O turismo é uma importante fonte de receita para dezenas de países. E quando mais turistas, mais dinheiro. De olho em dados da World Tourism Organization (Oraganização Mundial de Turismo), vou mostrar agora quais são os 10 países que mais lucram com o turismo.

O relatório oficial considera os principais países do mundo e é baseado em dados do ano de 2017. Ele mostra a evolução do turismo em todos os continentes e a variação dos valores gastos em dólares. Além de outras informações interessantes, como principais meios de transporte e propósito da visita, entre outras.

Então aqui vão os 10 países onde turistas mais gastam dinheiro no mundo, com o valor gasto em cada um deles. Crise? Que crise? Essa é a prova de que o turismo é uma das indústrias mais resistentes do planeta. Já adianto que simplesmente a metade desses países fica na Europa.

O Brasil está no ranking?

Nosso país não passa nem perto os campeões. Com apenas 6 bilhões gastos pelos turistas por aqui, o Brasil está atrás de países bem menores, como Portugal, Marrocos, África do Sul, Israel e Nova Zelândia. Pra se ter uma ideia, o Brasil costuma receber o mesmo número de turistas que um único ponto turístico de Roma, o Coliseu. Imagine estão conseguir vaga nessa lista. Mas quem sabe um dia, com muito investimento em educação, segurança e no próprio turismo, a gente chegue lá.

 

1. Estados Unidos da América: 211 bilhões

Com esse valor, os Estados Unidos conquistaram nada menos do que 16% de todo o dinheiro gasto com turismo no planeta em 2017. Isso é quase 10 vezes mais do que o valor arrecadado por toda a América do Sul. (Veja nosso roteiro em Nova Iorque).

 

2. Espanha: 68 bilhões

Atrás de França e Estados Unidos no ranking de países mais visitados, a Espanha passa à frente dos vizinhos franceses quando o assunto é lucro com o turismo. E como Barcelona é a cidade mais visitada do país, acima coloquei uma bandeira da Catalunha, que há décadas tenta a independência.

 

3. França: 61 bilhões

Durante anos a França foi o país mais visitado do mundo. Mas, no quesito dinheiro gasto pelos turistas, ela garantiu “apenas” o terceiro lugar no ranking com dados de 2017. Vamos esperar os próximos relatórios para ver como ela se sai.

 

4. Tailândia: 57 bilhões

Impulsionado por filmes como A Praia, com Leonardo di Caprio e Se Beber Não Case 2, o turismo na Tailândia não para de crescer. Em suas praias paradisíacas e cidades caóticas como Bangkok, os turistas gastaram nada menos do que 57 bilhões de dólares no último ano. Prova de que um país pobre pode disputar turistas com os ricos.

 

5. Reino Unido (Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte): 51 bilhões

Terceiro lugar entre as cidades mais visitadas do mundo, Londres contribuiu muito para colocar o Reino Unido nesse ranking. Na Escócia, outra cidade que recebe muitos turistas é Edimburgo, capital do país.

 

6. Itália: 44 bilhões

Um dos país mais desejados por viajantes do mundo. A Itália se destaca pelas praias paradisíacas, pelas gastronomia e principalmente por suas cidades históricas como Roma, Veneza e Florença.

 

7. Austrália: 42 bilhões

Isolada no distante Oceania, a distância parece não intimidar os turistas. Com 42 milhões de dólares obtidos com o turismo, a Austrália crava o sétimo lugar do ranking.

 

8. Alemanha: 40 bilhões

O história de Berlim, as festas e paisagens de Munique e o turismo de negócios em Frankfurt ajudaram a Alemanha a conquistar a oitavo lugar no ranking, com uma arrecadação de 40 bilhões de dólares no setor turístico.

 

9. China: 36 bilhões

Cada vez mais visitada, a China promete subir ainda mais posições no ranking de lucro com o turismo. Terra de história milenares, paisagens naturais fantásticas e pontos turísticos mundialmente famosos como a Muralha da China, essa gigante asiático arrecadou 36 bilhões no último ano, um pouco mais do que seus concorrentes abaixo.

 

10. Japão: 34 bilhões

Tóquio é uma das cidades mais caras do mundo. Talvez isso tenha ajudado o Japão a conquistar o décimo lugar no ranking, com 34 bilhões de dólares gastos pelos turistas em apenas um ano.

 

Para planejar sua viagem:  
  1. Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  2. Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  3. RentCars: aluguel de carro pelo menor preço nas principais locadoras do mundo
Viaje com descontos:
  1. 100 reais de desconto no Airbnb
  2. 5% ou mais de desconto em Seguro Viagem
Autor

Criador e principal editor do Buenas Dicas, o blog do viajante inteligente (que é você 😄). Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários