Ir a Roma e não ver o Papa é a coisa mais normal que existe. Agora, voltar de lá sem conhecer suas piazzas é imperdoável. Por isso, se tiver pouco tempo na cidade, vá direto para as mais famosas.

Para quem não sabe, as piazzas romanas não são praças como as brasileiras, geralmente com árvores, gramado e bancos. Na Itália, elas estão mais para o que nós chamamos de “Largos”, comuns em São Paulo. Piazzas italianas são grandes espaços públicos, algumas com monumentos, fontes e cercadas por igrejas e prédios importantes.

🇮🇹 Primeira vez na Itália? 10 dicas importantes

Em Roma existem dezenas, talvez centenas de piazzas. Mas sem dúvidas as mais famosas, que se tornaram importantes pontos turísticos na cidade, são as 7 piazzas que vou listar agora.

1. Piazza Navona (onde fica a embaixada brasileira)

No formato dos antigos estádio romanos, foi construída no século 1 D.C.. Seu principal monumento é a Fontana dei Quattro Fiumi. Entre os históricos prédios ao seu redor, está o Palazzo Pamphilj, que foi inaugurado em 1650 e hoje é propriedade do Brasil e sede da nossa embaixada.

2. Piazza del Popolo (e suas lindas vistas)

Esse grande espaço público tem algumas das vistas mais impressionantes de Roma. No seu centro está o grande Obelisco Flamínio, que tem 24 metros de altura e foi levado do Egito por Augusto, o primeiro imperador de Roma. Outra atração são as fontes nas suas extremidades.

3. Piazza di Spagna (e sua famosa escadaria)

Construída em 1627, é mais famosa por suas escadarias, chamadas em italiano de scalinata di spagna. São 135 degraus, que ligam a embaixada da Espanha, na base, à igreja Trinità dei Monti, na parte alta.

4. Piazza San Pedro (no Vaticano)

Para os Católicos, é a praça mais importante da Itália e provavelmente do mundo. Localizada no Vaticano, à sua frente está a Basílica de São Pedro. Se quer ver o Papa em Roma, aqui é onde isso pode acontecer. O centro da praça tem um obelisco de 40 metros de altura, levado do Egito para Roma pelo depravado imperador Calígula.

5. Piazza di Trevi (onde fica a Fontana di Trevi)

Está quase sempre lotada de turistas. Isso porque sua fonte é um dos pontos turísticos mais visitados de Roma e do mundo, a Fontana di Trevi. Sua versão atual, em estilo barroco, foi inaugurada em 1762. Curiosidade: de moeda em moeda, a Fontana di Trevi acumula mais de 1,5 milhões de Euros por ano, que costumam ser usados em obras de caridade.

6. Piazza della Rotonda (onde fica o milenar Panteão)

A construção do Panteão data da Roma Antiga, há mais de 1.900 anos. Pra se ter uma ideia, quando os portugueses chegaram ao Brasil, ele já tinha quase 1.500 anos. E continua muito bem preservado. O templo já foi uma igreja católica e lá estão enterrados reis e artistas. A praça ao seu redor, hoje lotada de cafés e turistas, já abrigou um grande feira de animas e vegetais.

7. Piazza Quirinale (e sua famosa troca de guarda)

Menos famosa, mas igualmente importante, a Piazzale Quirinale tem uma das vistas mais bonitas de Roma. Além do visual, lá está o Palácio do Quirinale, construído por volta de 1600 para ser a casa de verão do Papa. Hoje ele é a residência oficial do Presidente da Itália. No local, diariamente às 15h, acontece a cerimônia de troca de guarda, com direito a banda e marchas.

Continue planejando sua viagem para a Itália:

Viajar com tudo reservado é bem melhor
  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  • RentCars: aluguel de carro pelo menor preço em dezenas de países
  • Get Your Guide: ingressos e tours para atrações no mundo inteiro

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

Autor

Criador e principal editor do Buenas Dicas, o blog do viajante inteligente (que é você 😄). Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários