As 15 pontes antigas mais bonitas do mundo
Se viajar é preciso, conhecer as pontes antigas mais bonitas do mundo é quase uma obrigação. Depois de pesquisar muito, viajar um pouco e pesquisar de novo, cheguei à conclusão que não existem pontes antigas mais bonitas do que estas…
Com uma única excessão, todas as pontes são anteriores a 1900. No mundo das pontes, considero que o século 20 foi um importante divisor de águas. Com esse trocadilho acidental, embarque com o Buenas Dicas de Viagem nessa verdadeira volta ao mundo.
• Veja também As 13 pontes modernas mais bonitas do mundo
Entre as pontes mais bonitas do mundo antigo, tem pontes de pedra, pontes de madeira e até uma ponte natural. Muitas chegaram a ser destruídas ou pegaram fogo, mas foram reconstruídas e hoje estão abertas para pedestres, turistas e algumas até para carros.
Confira as 15 pontes mais bonitas do mundo antigo
1. Tower Bridge
Inaugurada em 1894, é um dos principais pontos turísticos de Londres e ainda recebe um intenso tráfego de veículos. Abriga a Tower Bridge Experience, uma exposição permanente sobre sua história. Já apareceu em dezenas de filmes, como O Diário de Bridget Jones, Sherlock Holmes e 007.
Além de famosa, é linda noite e dia.
2. Pontes dos Canais de Amsterdam
Amsterdam, Holanda
Amsterdam tem cerca de 100 km de canais, sobre os quais passam mais de 1200 pontes, muitas construídas no século XVII. Uma das mais famosas é a Megere Brug. Mas a cidade merece entrar na lista das pontes mais lindas do mundo é pelo conjunto da obra…
E pelo conjunto das coisas non-sense que só acontecem em Amsterdam.
3. Ponte de Rialto
Uma ponte foi construída neste mesmo ponto do Grande Canal de Veneza pela primeira vez em 1181. Depois de queimada e destruída algumas vezes, a ponte de pedra que existe hoje foi inaugurada em 1591. Sobre ela estão dezenas de lojas de vidro artesanal de Veneza e Murano. Atualmente está em reforma.
4. Ponte Carlos (Karlův Most)
Encomendada pelo rei Carlos IV em 1357, foi inaugurada no início do século XV, sendo a segunda ponte mais antiga da República Tcheca. Sobre o rio Vltava, liga o centro histórico ao Castelo de Praga. Ao seu redor estão ótimos bares pra tomar uma cerveja tcheca com vista privilegiada.
E ao longo dos seus 516 metros, estão dezenas de estátuas barrocas, réplicas das originais, construídas principalmente no século XII.
5. Ponte Inca (Puente del Inca)
Única ponte da lista que é uma formação natural. Fica na região da cidade argentina de Mendoza. O visual exótico e difícil de entender se deve, além da natureza rochosa da Cordilheira dos Andes, à estrutura abandonada de um hotel termal. A cor de cobre também é resultado das águas quentes minerais.
6. Shaharah Bridge
Yemen (Oriente Médio)
Ponte em arco construída no século 17 a mando de um lorde local. A intenção era unir duas vilas, então separadas por um profundo abismo na montanha que também se chama Shaharah. E isso é quase tudo que se sabe sobre essa bela ponte que parece um cenário de Indiana Jones.
7. Ponte do Gard (Pont du Gard)
Remoulins, França
Na travessia do Rio Gard, os romanos construíram este belo aqueduto em 3 níveis, servindo também para a passagem de exércitos e veículos da época. A data mais provável de sua inauguração é no século I antes de Cristo. Além de bonita, é uma das mais bem conservadas pontes romanas que restam.
8. Kintai Bridge
Iwakuni, Japão
Histórica ponte de madeira construída em 1673, ligando as extremidades do Rio Nishiki. É um popular ponto turístico do Japão, especialmente durante o Festival da Cereja.
9. Ponte da Capela (Chapel Bridge / Kapellbrücke)
Lucerna, Suíça
Esta ponte coberta, exclusiva para pedestres, foi inaugurada em 1333 e destruída por alguns incêndios, o último em 1993. Sobre o Rio Reuss, ela chama atenção não só por sua arquitetura medieval, mas principalmente por seu interior…
Já que ali dentro estão pinturas sacras do renomado artista suíço Hans Heinrich Wägmann.
10. Ponte Vento e Chuva (Chengyang Bridge)
Chengyang, China
Inaurgurada em 1912, é a mais nova das pontes antigas dessa lista. Em seus 64 metros de comprimento, abriga 3 piers, 5 pavilhões e 19 varandas. Tem um intenso movimento de pedestres entre as duas vilas que une. Belíssimo visual, com este típico telhado da arquitetura chinesa.
11. Brooklyn Bridge
Nova Iorque, Estados Unidos da América
Talvez a mais famosa ponte do mundo, mesmo que muitas pessoas não saibam seu nome. Isso porque aparece em centenas de filmes americanos, com cenas importantes em sucessos de bilheteria como Homem Aranha e O Poderoso Chefão, além de destaque em muitas séries ambientadas em NY. Inaugurada em 1833, liga o bairro do Brooklyn a Manhatan. Na sua base está o Brooklyn Bridge Park, ponto turístico e cartão-postal de NY.
12. Ponte dos 33 arcos (Siosepol Bridge /Allah-Verdi Khan)
Isfahan, Irã
É uma das 11 pontes da província de Isfahan e importante símbolo da Dinastia dos Safávidas, que governou a Pérsia de 1502 a 1722. Considerada uma das mais belas pontes do Oriente Médio, tem 297 metros de comprimento e foi inaugurada em 1602.
13. Ponte das Correntes (Chain Bridge / Széchenyi Lánchíd)
Budapeste, Hungria
Ponte pênsil sobre o Rio Danúbio, inaugurada em 1849. Sua vista para o Castelo de Buda é uma das mais belas paisagens da Europa. Perto da ponte está outro importante ponto turístico e histórico de Praga: o memorial “Sapatos às margens do Danúbio”, uma homenagem aos judeus atirados no rio durante a II Guerra Mundial.
14. Ponte Nova (Puente Nuevo)
Ronda, Espanha
Começou a ser construída em 1751 e levou 42 anos para ficar pronta, causando a morte de 50 operários. O abrigo embaixo de seu arco principal já foi usado de prisão e, mais recentemente, de câmara de tortura durante a Guerra Civil Espanhola.
15. Ponte de Bastei
Próxima a Dresden, Alemanha
A ponte de madeira que ligou as impressionantes formações rochosas no Vale do Elba passou a ser atração turística há mais de 200 anos, o que só aumentou quando foi substituída por essa ponta de pedra a 194 metros de altura.
••• NOTA: sentiu falta da Ponta Velha (Ponte Vecchio) de Florença? Eu estive lá e escrevi isso aqui sobre ela.
Gostou das pontes antigas mais bonitas do mundo? Então veja também as 13 pontes modernas mais lindas do mundo. E depois pegue as melhores dicas de viagem e vá logo conhecer uma por uma.
Créditos das fotos – Minhas, de bancos grátis e com Creative Commons
Amsterdam (noiva), London Bridge (dia) e Puente del Inca: Buenas Dicas de Viagem / London Bridge (noite), Ponte Rialto, Ponte Carlos e Pont du Gard:Pixabay / Ponte Kintai: cyber0515 / Ponte dos 33 Arcos: Picolo P / Ponte Chengyang: Nick Cloke / Ponte Chapel (exterior): Allison Richards / Ponte Chapel (exterior): Mark and Allegra / Amsterdam (noite): Jim Nix / Ponte das Correntes: Synwell / Puente Nuevo: Judith / Bastei Bridge: Ronny Siegel
Reserve hotéis, ingressos, passeios e seguros com os parceiros do Buenas Dicas.
Você não paga nada a mais, e o blog recebe uma comissão.