Se viajar é preciso, conhecer as pontes antigas mais bonitas do mundo é quase uma obrigação. Depois de pesquisar muito, viajar um pouco e pesquisar de novo, cheguei à conclusão que não existem pontes antigas mais bonitas do que estas…

Com uma única excessão, todas as pontes são anteriores a 1900. No mundo das pontes, considero que o século 20 foi um importante divisor de águas. Com esse trocadilho acidental, embarque com o Buenas Dicas de Viagem nessa verdadeira volta ao mundo.

• Veja também As 13 pontes modernas mais bonitas do mundo

Entre as pontes mais bonitas do mundo antigo, tem pontes de pedra, pontes de madeira e até uma ponte natural. Muitas chegaram a ser destruídas ou pegaram fogo, mas foram reconstruídas e hoje estão abertas para pedestres, turistas e algumas até para carros.

Confira as 15 pontes mais bonitas do mundo antigo

1. Tower Bridge

Londres, Inglaterra

Inaugurada em 1894, é um dos principais pontos turísticos de Londres e ainda recebe um intenso tráfego de veículos. Abriga a Tower Bridge Experience, uma exposição permanente sobre sua história. Já apareceu em dezenas de filmes, como O Diário de Bridget Jones, Sherlock Holmes e 007.

ponte tower bridge londres

Além de famosa, é linda noite e dia.

ponte tower bridge london

2. Pontes dos Canais de Amsterdam

Amsterdam, Holanda

Amsterdam tem cerca de 100 km de canais, sobre os quais passam mais de 1200 pontes, muitas construídas no século XVII. Uma das mais famosas é a Megere Brug. Mas a cidade merece entrar na lista das pontes mais lindas do mundo é pelo conjunto da obra…

pontes amsterdam

E pelo conjunto das coisas non-sense que só acontecem em Amsterdam.

ponte noiva amsterdam

 

3. Ponte de Rialto

Veneza, Itália

Uma ponte foi construída neste mesmo ponto do Grande Canal de Veneza pela primeira vez em 1181. Depois de queimada e destruída algumas vezes, a ponte de pedra que existe hoje foi inaugurada em 1591. Sobre ela estão dezenas de lojas de vidro artesanal de Veneza e Murano. Atualmente está em reforma.

ponte de rialto veneza

4. Ponte Carlos (Karlův Most)

Praga, República Tcheca

Encomendada pelo rei Carlos IV em 1357, foi inaugurada no início do século XV, sendo a segunda ponte mais antiga da República Tcheca. Sobre o rio Vltava, liga o centro histórico ao Castelo de Praga. Ao seu redor estão ótimos bares pra tomar uma cerveja tcheca com vista privilegiada.

ponte carlos praga

E ao longo dos seus 516 metros, estão dezenas de estátuas barrocas, réplicas das originais, construídas principalmente no século XII.

ponte carlos praga estatuas

 

5. Ponte Inca (Puente del Inca)

Mendoza, Argentina

Única ponte da lista que é uma formação natural. Fica na região da cidade argentina de Mendoza. O visual exótico e difícil de entender se deve, além da natureza rochosa da Cordilheira dos Andes, à estrutura abandonada de um hotel termal. A cor de cobre também é resultado das águas quentes minerais.

mendoza-puente-del-inca

 

6. Shaharah Bridge

Yemen (Oriente Médio)

Ponte em arco construída no século 17 a mando de um lorde local. A intenção era unir duas vilas, então separadas por um profundo abismo na montanha que também se chama Shaharah. E isso é quase tudo que se sabe sobre essa bela ponte que parece um cenário de Indiana Jones.

Shahara Bridge

 

7. Ponte do Gard (Pont du Gard)

Remoulins, França

Na travessia do Rio Gard, os romanos construíram este belo aqueduto em 3 níveis, servindo também para a passagem de exércitos e veículos da época. A data mais provável de sua inauguração é no século I antes de Cristo. Além de bonita, é uma das mais bem conservadas pontes romanas que restam.

pont-du-gard-romana-frança

 

 

8. Kintai Bridge

Iwakuni, Japão

Histórica ponte de madeira construída em 1673, ligando as extremidades do Rio Nishiki. É um popular ponto turístico do Japão, especialmente durante o Festival da Cereja.

ponte kintai japão

 

9. Ponte da Capela (Chapel Bridge / Kapellbrücke)

Lucerna, Suíça

Esta ponte coberta, exclusiva para pedestres, foi inaugurada em 1333 e destruída por alguns incêndios, o último em 1993. Sobre o Rio Reuss, ela chama atenção não só por sua arquitetura medieval, mas principalmente por seu interior…

ponte chapel suíça

Já que ali dentro estão pinturas sacras do renomado artista suíço Hans Heinrich Wägmann.

ponte chapel suíça 2

 

 

10. Ponte Vento e Chuva (Chengyang Bridge)

Chengyang, China

Inaurgurada em 1912, é a mais nova das pontes antigas dessa lista. Em seus 64 metros de comprimento, abriga 3 piers, 5 pavilhões e 19 varandas. Tem um intenso movimento de pedestres entre as duas vilas que une. Belíssimo visual, com este típico telhado da arquitetura chinesa.

ponte chengyang china

 

11. Brooklyn Bridge

Nova Iorque, Estados Unidos da América

Talvez a mais famosa ponte do mundo, mesmo que muitas pessoas não saibam seu nome. Isso porque aparece em centenas de filmes americanos, com cenas importantes em sucessos de bilheteria como Homem Aranha e O Poderoso Chefão, além de destaque em muitas séries ambientadas em NY. Inaugurada em 1833, liga o bairro do Brooklyn a Manhatan. Na sua base está o Brooklyn Bridge Park, ponto turístico e cartão-postal de NY.

ponte brooklyn ny

 

12. Ponte dos 33 arcos (Siosepol Bridge /Allah-Verdi Khan)

Isfahan, Irã

É uma das 11 pontes da província de Isfahan e importante símbolo da Dinastia dos Safávidas, que governou a Pérsia de 1502 a 1722. Considerada uma das mais belas pontes do Oriente Médio, tem 297 metros de comprimento e foi inaugurada em 1602.

ponte 33 arcos irã

 

13. Ponte das Correntes (Chain Bridge / Széchenyi Lánchíd)

Budapeste, Hungria

Ponte pênsil sobre o Rio Danúbio, inaugurada em 1849. Sua vista para o Castelo de Buda é uma das mais belas paisagens da Europa. Perto da ponte está outro importante ponto turístico e histórico de Praga: o memorial “Sapatos às margens do Danúbio”, uma homenagem aos judeus atirados no rio durante a II Guerra Mundial.

ponte das correntes budapeste

 

14. Ponte Nova (Puente Nuevo)

Ronda, Espanha

puente nuevo espanha

Começou a ser construída em 1751 e levou 42 anos para ficar pronta, causando a morte de 50 operários. O abrigo embaixo de seu arco principal já foi usado de prisão e, mais recentemente, de câmara de tortura durante a Guerra Civil Espanhola.

 

15. Ponte de Bastei

Próxima a Dresden, Alemanha

ponte bastei alemanha

A ponte de madeira que ligou as impressionantes formações rochosas no Vale do Elba passou a ser atração turística há mais de 200 anos, o que só aumentou quando foi substituída por essa ponta de pedra a 194 metros de altura.

••• NOTA: sentiu falta da Ponta Velha (Ponte Vecchio) de Florença? Eu estive lá e escrevi isso aqui sobre ela.

Gostou das pontes antigas mais bonitas do mundo? Então veja também as 13 pontes modernas mais lindas do mundoE depois pegue as melhores dicas de viagem e vá logo conhecer uma por uma. 

Créditos das fotos – Minhas, de bancos grátis e com Creative Commons

Amsterdam (noiva), London Bridge (dia) e Puente del Inca: Buenas Dicas de Viagem / London Bridge (noite), Ponte Rialto, Ponte Carlos e Pont du Gard:Pixabay / Ponte Kintai: cyber0515 / Ponte dos 33 Arcos: Picolo P / Ponte Chengyang: Nick Cloke / Ponte Chapel (exterior): Allison Richards / Ponte Chapel (exterior): Mark and Allegra / Amsterdam (noite): Jim Nix / Ponte das Correntes: Synwell / Puente Nuevo: Judith / Bastei Bridge: Ronny Siegel

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

        • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
        • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO
Autor

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários