Bahia

11 praias imperdíveis em Porto Seguro

Do centro da capital do axé, às mais remotas vilas, conheça as melhores praias de Porto Seguro.

No sul da Bahia, Porto Seguro tem algumas das praias mais bonitas do Brasil. Mas quais são as praias mais bonitas de Porto Seguro? Viajei pela região observando cada detalhe das principais praias do município.

Importante saber que algumas das mais famosas vilas de praias da Bahia, são distritos do município de Porto Seguro. Então, entre as melhores praias de Porto Seguro, estão praias mais próximas a Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva.

Não é um ranking. As praias de Porto Seguro e região não estão classificadas em ordem por votação ou preferências pessoais. Os números são apenas para direcionar a leitura.

1. Praia de Taperapuã

É a melhor praia perto do Centro de Porto Seguro. Além da facilidade para chegar, ela tem grande infraestrutura. Fica logo após a Praia de Mundaí.

Na Praia de Taperapuan estão as mais famosas barracas de praia de Porto Seguro, a Axé Moi e a Toa Toa, conhecidas pelas apresentações de danças coreografadas.

Agitada na água e na areia, é conhecida pelas ondas fortes e pelo grande número de vendedores ambulantes.

Antes de entrar na água, verifique as condições de balneabilidade. Devido à proximidade com o centro e saneamento inadequado, costuma ser imprópria para banho.

Para se hospedar nessa região, perto do agito e da praia, veja nosso guia de Onde ficar em Porto Seguro, com todas as dicas de localizações.

2. Praia do Mutá

Quer uma praia mais tranquila em Porto Seguro, sem ir muito longe do centro? Então vá direto para a Praia do Mutá, a menos movimentada da Av. Beira Mar.

Protegida por bancos de areia e arrecifes, a Praia do Mutá tem águas calmas, praticamente sem ondas, e em temperatura mais agradável do que as outras praias de Porto Seguro.

Na maré baixa, apresenta a formação de piscinas naturais.

Por tudo isso, e também por ser menos movimentada e ter barracas de praia com boa infraestrutura, é uma das praias preferidas das famílias com crianças em Porto Seguro.

3. Praia de Coroa Vermelha

Não tem como falar das praias de Porto Seguro sem citar Coroa Vermelha, no limite de Porto Seguro e Santa Cruz de Cabrália. Afinal, ela é muito famosa por ter recebido a primeira missa católica celebrada no Brasil pelos colonizadores portugueses.

Inclusive, o local da primeira missa é considerado um dos principais pontos turísticos de Porto Seguro.

Também é uma praia de ondas fracas, devido à barreira dos bancos de areia e dos arrecifes de corais. Por uma estreita faixa de areia, visível somente na maré baixa, é possível caminhar vários metros mar adentro.

Se precisa de uma base para almoçar e passar o dia, a Cabana da Jana é uma das melhores barracas na Praia de Coroa Vermelha.

4. Praia do Mucugê

Mucugê é o nome da principal avenida e também da mais famosa das praias de Arraial d’Ajuda. Fica perto do centrinho da vila.

Trata-se de uma praia de areias brancas e mar de ondas fortes. Possui algumas cabanas e bares, mas muito simples se comparados às grandes barracas nas praias da Beira Mar de Porto Seguro.

Mas, para quem está hospedado em Arraial d’Ajuda, é a praia a ser visitada todos os dias. Possui grande oferta de atividades esportivas e de lazer, como SUP, aluguel de pranchas e quadras de vôlei de praia.

5. Praia de Taípe

Cansado de ver muita gente nas praias de Porto Seguro?

Então você precisa se refugiar em Taípe, uma das mais bonitas e isoladas praias da região de Arraial d’Ajuda. Aliás, antes de ir para lá, recomendo ver nossas dicas de Arraial d’Ajuda.

O acesso é possível somente via estrada de terra ou depois do uma longa trilha pelo litoral, atravessando a Praia da Pitinga e a Praia da Lagoa Azul.

Areias praticamente desertas e mar de ondas fortes. Do outro lado, o visual das falésias completa o cenário cinematográfico dessa que é uma das mais bonitas praias de Porto Seguro.

6. Praia dos Coqueiros

Entre as praias de Trancoso, Coqueiros tem a maior infraestrutura para turistas. Grandes barracas de praia de praia servem de abrigo para que vai passar o dia, inclusive em passeios bate e volta a partir de Arraial d’Ajuda e Porto Seguro.

A longa faixa de areias brancas proporciona uma visual paradisíaco, junto ao mar azul de ondas calmas. Circulam alguns ambulantes, mas eles não incomodam tanto quando nas praias centrais.

Devido à sua boa estrutura, seja para almoçar, estacionar e fazer passeios à cavalo pela praia, além da tranquilidade do mar, é uma das praias mais procuradas por famílias com crianças nessa região de Porto Seguro.

7. Praia dos Nativos

Apesar de separada da Praia dos Coqueiros apenas por um riacho, que pode ser atravessado a pé, a Praia dos Nativos tem um estilo completamente diferente.

Aqui o mar é um pouco mais revolto e perigoso. Por isso mesmo, é uma praia mais frequentada por jovens e surfistas.

Tem algumas boas barracas de praia e pousadas próximas, como a charmosa Pousada Som do Mar, ótima para quem busca um lugar perto da praia, mas que possa ir andando até o Quadrado de Trancoso, onde ficam os melhores restaurantes da vila.

8. Praia de Itaquena

O acesso é complicado. Mas quem faz as longas trilhas ou enfrenta as estradas de terra sem sinalização para chegar lá, jura que essa é uma das praias mais bonitas da Bahia.

Como meu roteiro pelas praias de Porto Seguro não previa lugares “off road”, acabei não conhecendo essa que é uma das praias preferidas dos surfistas da região.

De ondas fortes e praticamente sem banhistas, as condições são ideais para o surf. Inclusive ela foi palco do 1º Campeonato de Surfe de Trancoso.

Não tem barracas de praia ou pousadas nessa praia. Se quer conhecer, a melhor base para ficar é a Praia do Espelho. Mas em Trancoso tem mais opções, como explica o post Onde ficar em Trancoso.

9. Praia do Espelho

Escolhida pelo Guia Quatro Rodas como a terceira praia mais bonita do Brasil em 2009, a Praia do Espelho viu sua popularidade disparar nos últimos anos.

Tanto que, ao longo de sua baía de águas calmas e mornas, surgiram dezenas de pousadas e restaurantes (a maioria cobra consumação mínima). Então, se por um lado não é mais tão pacata, por outro melhorou muito em infraestrutura.

O acesso é somente por estradas de terra, trilhas pela praia a partir de Caraíva ou de lancha. Foi assim que eu cheguei lá, numa passeio bate e volta pelo mar. Faz parte da nossa lista de melhores praias da Bahia.

10. Praia dos Amores

Separada da Praia do Espelho por um conjunto de falésias, a antiga Praia de Setiquara hoje é mais conhecida por seu apelido: Praia dos Amores, que surgiu devido aos “passeios” demorados de casais.

Também de águas calmas e piscinas naturais, a Praia dos Amores é um refúgio para quem vai à Praia do Espelho e busca um lugar menos barulhento. Mas, devido ao vai e volta de turistas, ficou complicado para os mais salientes.

Fica entre a mata, as falésias e o mar, sem barracas ou restaurantes. Se estiver em Caraíva, você também pode ir andando pela praia, na trilha que está em todas as dicas sobre O que fazer em Caraíva nos blogs de viagem.

11. Praia da Barra de Caraíva

Entre as melhores praias de Porto Seguro, essa é a mais distante do aeroporto e do centro da cidade.

Fica localizada no distrito de Caraíva. Mais do que uma das melhores praias de Caraíva, essa é a praia principal da vila, perto do centrinho turístico.

Particularmente, gosto muito dessa praia por ser duas em uma: de uma lado, está o Rio Caraíva, de águas calmas e mornas, de onde se vê o pôr-do-sol mais bonito de Porto Seguro. Do outro lado, na mesma faixa de areia, a praia de mar aberto e ondas fortes.

Tem mais dicas de praias em Porto Seguro?

Então mande sua sugestão pelos comentários. Como falei no início, é impossível conhecer todas as praias de Porto Seguro, afinal o município é imenso. Mas é sempre bom ter uma dica extra de praia bacana para conhecer. Inclusive se for uma pouco turística.

Aproveite e salve essa imagem no seu Pinterest, para compartilhar com outros viajantes.

Viajar com tudo reservado é bem melhor
      • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
      • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
      • Touron: ingressos e tours em todo o Brasil.
      • Airbnb: reservas de quartos e apartamentos de temporada.

Descontos paraco economizar na viagem (e antes dela)

        • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguro Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
        • Acesse o Airbnb por esse link e ganhe mais de  R$ 150 em crédito  de hospedagem se ainda não for cadastrado.

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários