Quando ir para o Egito: temperaturas em Cairo, Luxor e o que levar

Se alguém me perguntar pessoalmente quando ir para o Egito, eu vou responder com outra pergunta: e se você for para outro lugar?

Digo isso porque, independentemente da época do ano, uma viagem ao Egito deve ser muito bem planejada para evitar ciladas, perrengues e preços absurdos. Por isso, leia também o post sobre minha experiência com a agência de viagem no Egito.

Caso sua decisão de viajar ao Egito já esteja tomada, saiba que é importante evitar os meses de verão, que no Egito dura a metade do ano, de maio até outubro.

Quando ir ao Egito

Confira a seguir nossa tabela de temperaturas no Cairo, capital do Egito, e todas as dicas para você escolher bem quando realizado sua viagem.

Não tem ar-condicionado dentro dos templos. Escolha bem quando ir para o Egito. Estas abaixo são as médias históricas de temperaturas no Cairo.
.
.
Mais ao sul, em Luxor e Aswan, chove menos, faz mais calor durante o dia e mais frio durante a noite. Já em Hurghada, no litoral no Mar Vermelho, o clima é um pouco mais ameno do que no Cairo e praticamente não chove.

Melhor época para viajar ao Egito

Quanto mais frio, melhor para fazer os passeios no Egito. As visitas aos templos e pirâmides exigem caminhadas a céu aberto, então, quanto menos intensa a luz solar, melhor para conhecer as maravilhas egípcias.

Chuvas? Não se preocupe. O país é quase todo ocupado pelo deserto do Saara. No Cairo, capital do Egito, chove muito pouco. Mais ao sul, nas regiões de Luxor e Aswan, chove ainda menos.

Os meses de inverno, entre dezembro e março, são os mais agradáveis no Egito. Durante o dia, as temperaturas médias ficam entre 20 ºC e 25 ºC. E à noite esfria bastante, com médias abaixo dos 10 ºC de madrugada.

Temperaturas extremas mesmo na melhor época

Viajei ao Egito dentro da época recomendada, num mês de março. No Cairo, os dias começavam frios, por volta dos 8 ºC, e chegavam perto dos 30 ºC no meio da tarde. Suportável, até melhor do que em muitas cidades brasileiras.

Mas, nos últimos dias, já perto de abril, o calor começou a incomodar. Pegamos 35 ºC em Luxor.

Nos templos, quase não tem onde se esconder do sol. No máximo dá pra passar uns minutos na sombra de uma coluna. E os guias, acostumados, parecem não se importar com o calor. Ficávamos muito tempo parados ao sol do meio-dia, ouvindo explicações sobre as gravuras esculpidas nas pedras.

Inclusive, deixo aqui uma recomendação para as agências de viagem: por que não fazer mais passeios no início da manhã ou no final da tarde? Visitamos as pirâmides logo depois do almoço. Durante o Cruzeiro no Rio Nilo, os passeios também são quase todos no meio da tarde. Não tem lógica.

A pior época para viajar ao Egito

Entre maio e outubro, verão no Egito, as temperaturas máximas MÉDIAS no Cairo estão por volta dos 35 ºC. Se as médias já desencorajam, as temperaturas máximas assustam: acima de 40 ºC, sendo que já chegou a fazer 47 ºC num mês de junho.

Em Luxor, as temperaturas médias estão acima dos 40 ºC e o recorde é de 50 ºC, num mês de maio.

Por ser insuportável para turistas, essa é a época de baixa temporada no Egito. Se você quer encontrar pacotes mais baratos, promoções em hotéis e tarifas mais econômicas econômicas nos passeios, viaje nessa época. Claro, se você acha que pode sobreviver nesse calor do Saara, literalmente.

Além dos preços mais baixos, nessa época você encontra os templos e pontos turísticos mais vazios. Então, apesar do calor de matar, suas fotos vão ficar lindas.

Em maio e setembro o calor também é terrível.

abril e novembro são meses de transição. É possível que uma viajar no início de abril e no final de outubro seja um meio termo: não tão quente, não tão caro. Mas o clima de cada ano depende dos Deuses do Egito.

Temperatura das águas do Rio Nilo

Lembre-se que as temperaturas são extremas no deserto, e podem oscilar de 0 ºC a 40 ºC no mesmo dia.

Por isso, não espere por temperaturas agradáveis para nadar no Rio Nilo. Nos meses de inverno, melhor época para viajar ao Egito, as águas do maior rio da África costumam estar em temperatura abaixo dos 20 ºC.

Além disso, a temperatura varia bastante de acordo com a hora do dia e o local da medição, afinal o Rio Nilo possui 6.852 km de extensão, ao longo de 10 países do continente africano.

Que roupas levar para o Egito

Viajando na melhor época, entre dezembro e março, prepare-se para noites frias, entre 5 e 15 ºC, e dias quentes, entre 25 ºC e 35 ºC em média.

Por isso, leve calças, algumas camisas de manga e pelo menos um bom agasalho, e também bermudas e camisetas mais leves. Para os passeios, também é importante ter um tênis confortável.

Caso se esqueça de levar chapéu ou boné, você pode comprar algum de lembrança, pois estão à venda em quase todos os templos. Ou compre um turbante, e nesse caso prepare-se para receber “ajuda” dos locais, que adoram mostrar o jeito certo de amarrar a peça, em troca de uma gorjeta.

Passeios e o que fazer no Egito

Minha agência de viagem no Egito foi a principal responsável por minhas percepção ruim no país. Por isso, recomendo que você vá por conta própria e reserve apenas os passeios que realmente quiser fazer.

Confira algumas opções de atividades no Egito, que podem ser reservadas online por esta agência de viagem multinacional.


Continue planejando sua viagem ao Egito

Além de entender sobre o clima no Egito e a melhor época para viajar ao país, aqui você também encontra mais relatos sobre a nossa viagem e dicas para você montar o seu roteiro:

Boa viagem!

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um comentário