Cruzeiro no Rio Nilo, Egito: navio, preços, comida, roteiro, se vale a pena

O Cruzeiro no Rio Nilo é um dos passeios mais tradicionais do Egito. E foi justamente a rota mais comum que eu fiz: o cruzeiro de 3 dias, entre Assuã e Luxor, com paradas em alguns das maiores templos da país, mas também em locais desnecessários.

Entenda agora como é fazer o famoso Cruzeiro no Rio Nilo, num relato bem sincero sobre o navio, os quartos, as comidas incluídas, as paradas e passeios pelo caminho, preços, onde comprar e, sobretudo, se vale a pena.

Confira as dicas para fazer (ou não) seu Cruzeiro no Rio Nilo, um dos passeios mais emblemáticos pelo Egito.

Cruzeiro no Rio Nilo, Egito

Onde reservar um Cruzeiro no Rio Nilo, Egito

Se estiver indo para o Egito com agência de turismo, o Cruzeiro no Rio Nilo provavelmente será incluído no roteiro básico. Nesse caso, tire todas as suas dúvidas antes de fechar contrato, para não cair na mesma cilada que eu (entenda ao longo do texto).

Caso vá por conta própria, pode comprar o pacote do cruzeiro em agências multinacionais, como Get Your Guide, Viator e Civitatis, ou em agências locais do Egito, mas essas eu não tenho indicações para fazer.

Outra possibilidade é reservar o cruzeiro diretamente pelo Booking.com, onde inclusive dá pra ver notas e avaliações de cada navio, como o The Boutique Nile e o Champolion II.

O cruzeiro que fiz e todos os navios que pesquisei navegam apenas entre Luxor e Assuã, em ambos os sentidos. Apesar do Rio Nilo cortar a capital do Egito e de alguns pacotes venderem a opção de começar o cruzeiro no Cairo, observe que existe um “transfer” do Cairo para Luxor ou Assuã, de trem ou avião. Atenção pra não cair em pegadinha.

Preços do Cruzeiro no Rio Nilo

No meu caso, o cruzeiro estava incluído no pacote de viagem, assim como algumas das visitas aos templos entre Assuã e Luxor. Mas como falei no post Agência de turismo no Egito, foi um erro comprar todos os passeios diretamente com a agência do pacote.

Por isso, recomendo que você viaje ao Egito por conta própria. Uma das vantagens vai ser reservar o navio que preferir.

O Nile Cruize Luxor, por exemplo, cobra em média a partir de 480 dólares pelo cruzeiro de 3 noites, já incluídos os impostos.

Pesquisando a tabela de valores do meu navio, o River Nile Story, descobri que existe a tarifa de verão, de maio a setembro, a partir de 370 dólares, e a tarifa de inverno, de outubro até abril, a partir de 440 dólares. Por ser baixa temporada no Egito, devido ao calor extremo, é mais barato fazer o cruzeiro no verão. As datas mais caras são para os cruzeiros especiais de Páscoa, Natal e Ano Novo.

Sentido da navegação: ir de Luxor para Assuã, ou o contrário?

Todos os navios levam 7 dias para fazer ida e volta entre Luxor e Assuã. Dessa forma, repare que uma “perna” da viagem terá 4 dias e a outra 3 dias. O sentido que será mais demorado varia entre os navios.

Não me atentei muito a esse detalhe antes de viagem. Mas agora, analisando isso, fico feliz de ter passado apenas 3 noites no cruzeiro. Fiz o trajeto no sentido Assuã-Luxor.

Uma vantagem do roteiro de 3 dias, é que ele custa um pouco menos.

Dicas para ajudar você a se decidir: Do Cairo, leva-se 1h10 de voo até Luxor e 1h25 até Assuã. De trem, a viagem para Assuã demora cerca de 3 horas a mais do que para Luxor. Muitos acham o templo de Abu Simbel o mais bonito do roteiro, o que eu discordo. Mas, caso queira deixá-lo para o final, comece a viagem por Luxor.

Comprou um cruzeiro de luxo? Atenção na cilada.

Sempre que eu perguntava para o dono da agência de viagem que montou meu roteiro, que é egípcio, como era o navio do cruzeiro, ele dizia a mesma coisa:

“NAVIO MARAVILHOSO, MUITO LUXO, COMIDA PERFEITA”.

Nunca me convenceu, porque de todas as fotos de navios que pesquisei, os cruzeiros oscilavam entre o padrão muquifo flutuante e no máximo um padrão hotel 3 estrelas.

Chegando lá, comprovei. Meu “cruzeiro de luxo” tinha instalações confortáveis, mas também muitos defeitos. Se fosse um hotel, teria entre 2 e 3 estrelas.

Segundo o guia egiptólogo que acompanhou meu grupo, nosso navio não era dos piores. E entre os medianos, tinha a melhor comida (calma, vamos chegar lá). Para ter mais conforto, deveria ter reservado um navio de “padrão superior”.

Um dos únicos navios que pode ser de alto padrão a navegar pelo Rio Nilo é o Iberotel Crown Empress Nile Cruise, esse da foto acima, que realiza cruzeiros de 3, 4 e 7 noites. Mesmo assim, não chega a ser equivalente a um hotel 5 estrelas.

Se realmente faz questão de luxo, procure o navio que levou a atriz Gal Gadot no filme Morte no Nilo.

Por dentro do navio do Cruzeiro no Rio Nilo

Apesar de estar longe de ser um navio grande e completo como um transatlântico, o navio do Cruzeiro no Rio Nilo também é um hotel flutuante.

Possui instalações como um bar, um restaurante, lojinhas, sala de massagem, terraço com piscina e quartos em três andares, todos eles voltados para fora, com vista pro rio. Tudo isso com alguns poréns.

Quarto do navio

Fiquei num quarto com duas camas de solteiro, banheiro, TV e uma grande janela, de onde eu esperava ver o Rio Nilo em tempo integral. Me enganei.

Pra mim, essa foi a grande decepção no cruzeiro: das 3 noites a bordo do navio, somente uma foi com o navio em movimento. Nas outras noites, e também em boa parte dos dias, o navio ficava estacionado COLADO em outro navio, que bloqueava a vista de qualquer coisa.

Às vezes, tinha um navio de cada lado. Dessa forma, nenhum quarto têm vista em boa parte do tempo.

Isso foi legal! Olha que divertida a escultura de toalha que fizeram no quarto.

Voltando ao conforto do quarto do navio, quase não tenho do que reclamar. Tudo muito simples, mas confortável e funcional. Camas decentes, suportes para malas e TV a cabo. Sinal de Wi-Fi ruim, mas o 3G dava conta do recado.

O banheiro é pequeno, mas a ducha aquecia bem e tinha boa pressão.

Mas a privacidade é zero. As paredes são muito finas. Ouvia tudo que acontecia no quarto ao lado, até o barulho da urina batendo na água da privada.

No navio Nile Story também há opções de quartos para casal, casal com crianças e cabine tripla.

O restaurante e a comida do navio

As três refeições do dia, café da manhã, almoço e jantar, estavam inclusas no valor do pacote do cruzeiro. Pesquisando outros navios, reparei que o sistema de pensão-completa é um padrão. Não encontrei nenhum navio all inclusive, que inclui também as bebidas.

Mas ter que ficar “preso” 3 dias na navio, comendo a mesma comida, foi o maior problema.

O sistema é “self-service” de bufê. Sempre tinha arroz, batata, pão e alguns pratos exóticos à base de carne, peixe e frango. Quase todos ao molho curry ou em ensopados picantes. Nada que se possa chamar de comida típica do Egito.

No primeiro dia, tudo bem. O grupo todo, com fome, comeu até feliz. Depois, foi ladeira abaixo.

A impressão que eu tive, é que a janta era sempre o almoço requentado e transformado. A carne estranha do dia, vira uma carne moída estranha à noite. O peixe esquecido do almoço, se transforma num patê com cheiro de peixe no jantar.

Se fosse só a comida ruim, tudo bem.

O problema era precisar percorrer o bufê sendo seguido por um chef carrancudo, que dava broncas em quem recolocava mal alguma tampa.

No último dia da viagem, um fato bizarro: foi entregue um questionário pra avaliarmos tudo no navio, inclusive a comida. E ali mesmo no restaurante, na frente de todo mundo, os garçons e cozinheiros tiveram acesso aos papéis, e começaram a se revoltar com as avaliações, a ponto de chamarem os funcionários da recepção para reclamarem.

Terraço e piscina do navio

Sem dúvidas o terraço é a parte mais bacana do navio. Ali estão mesas, espreguiçadeiras e um pequeno bar. Nos raros momentos sem passeios, era ali que ficávamos falando verdades sobre as comidas e as atividades.

A vista do Rio Nilo e suas margens férteis não têm preço (tem sim, a partir de 480 dólares)

Inclusive, se você for na proa do navio, pode recriar a famosa cena do Titanic.

Já a piscina, serve apenas para compor o cenário das fotos. Bonitinha, mas estava claramente suja e as águas eram tão geladas quanto as do Nilo. E ainda tem o vento gelado. Não vi ninguém encarando um banho.

Roteiro do navio: paradas e passeios ao longo do Cruzeiro no Rio Nilo

Todos os navios de cruzeiro que trafegam pelo Rio Nilo fazem paradas em locais próximos aos templos.

Por isso, se for comprar seu pacote de cruzeiro por conta própria, sem agência de turismo, fique atento aos locais que você pretende visitar. Ou já compre um pacote que de cruzeiro que inclua as visitas aos templos e passeios.

Dia 1 – Philae, check-in no navio e Vila Núbia

No primeiro dia, antes de embarcar no navio, visitamos o Templo de Philae. Lugar bonito, numa ilha. Foi legal ir de barco. Recomendo fazer esse passeio.

Depois embarcamos no navio. No final do dia, visita à Vila Núbia. A ida de barco foi legal, assim como a parada numa Praia do Rio Nilo. Mas a Vila Núbia é montada pra turista ver e me senti mal pelos jacarés e camelos maltratados.

Dia 2 – Abu Simbel e Kom Ombo

No segundo dia, acordamos 3h30 da madrugada para fazer o tour para Abu Simbel. A viagem é longa até lá e a agência cobrou um preço absurdo. Pra mim, uma péssima experiência.

Ao final da tarde, vistamos o Templo de Kom Ombo. O navio parou perto e fomos andando. Pra mim, um dos mais bonitos do Egito. Ter ido no pôr do sol ajudou bastante nas fotos. Visita imperdível.

Dia 3 – Edfu e passagem pela eclusa do Rio Nilo

O terceiro dia começou com uma visita ao Templo de Edfu. O navio ancora lá perto, mas é preciso ir de van ou carroça. Escolhemos a opção que não maltrata os animais. Local bonito, mas estava extremamente lotado.

Nesse dia, o navio atravessou a Eclusa de Esna. Foi interessante ver o navio subindo no canal para continuar navegando em outro nível. Mas a fila de navios na barragem nos fez perder a hora passeio, que passou para o dia seguinte.

Pra mim, esse foi o melhor dia do cruzeiro, pois visitamos apenas um templo e tivemos tempo para curtir as paisagens ao longo do Rio Nilo.

Já o dia seguinte, que herdou um passeio extra, foi uma correria além do “normal” em nosso roteiro.

Dia 4 – Vale dos Reis, Hatshepsut, Luxor e Karnak

No quarto e último dia, deixamos as malas na recepção do navio e fomos de van ao Vale dos Reis, onde estão as tumbas e faraós e nobres egípcios. Mas o mais interessante são os corredores subterrâneos, que preservam as gravuras coloridas nos tetos e paredes.

Ainda no Vale dos Reis, está a tumba de Tutancâmon, onde é preciso comprar um ingresso extra.

Em seguida, fomos ao Templo de Hatshepsut, dedicado à primeira mulher faraó do Egito. Na base de um montanha, é um dos templos mais impressionantes do Egito.

Depois de fazer uma parada turística numa loja de objetos de pedra, chegamos ao Templo de Luxor com o sol a pino. Grandioso e diferente dos outros templos, pois ali está a mesquita Abul Hagague, que foi construída séculos depois do templo, mas os fiéis não permitiram que fosse removida nas restaurações.

Pra fechar o roteiro, visitamos o Templo de Karnak. Ele é conectado ao Templo de Luxor pela Avenida das Esfinges, mas o caminho foi obstruído por casas. Além de mais uma sequência de colunas majestosas, o templo é conhecido também por ter o Lago Sagrado de Karnak.

Almoçamos num restaurante à beira do Rio Nilo, no padrão de qualidade que estávamos acostumados, e seguimos para o aeroporto de Luxor, para retornar ao Cairo.

Enquanto isso, outra parte do grupo seguiu viagem para Hurghada, balneário egípcio no Mar Vermelho.

Vale a pena fazer um Cruzeiro no Rio Nilo?

Na minha opinião, apesar dos pesares, vale a pena sim. É fascinante navegar pelo rio mais famoso do mundo, admirando o vale fértil em meio ao deserto do Saara e os templos no caminho.

Mas tenho algumas recomendações:

  • Escolha um navio melhor, especialmente em relação à comida.
  • Não precisa visitar todos os templos. São lindos e milenares. Mas as visitas vão se tornando entediantes. Conhecer um ou dois por dia é o bastante.
  • Gostei de fazer o roteiro de 3 noites. Mais do que isso, só seria bom se estivesse num navio muito maior e melhor.
  • Não confie em excesso na sua agência de viagem, caso vá com uma.

Todas as fotos deste post foram tiradas durante minha viagem ao Egito e estão protegidas por direitos autorais. Quer utilizar alguma foto? Fale comigo pelo email nivaldo@buenasdicas.com.


Continue planejando sua viagem ao Egito

Além das dicas sobre o Cruzeiro no Rio Nilo, aqui no blog você também encontra mais relatos sobre a nossa viagem ao Egito:

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *