Quando ir a Lisboa, Portugal (melhor época para viajar)

De janeiro a dezembro, Lisboa está lotada de turistas. Mas nem sempre o clima é o ideal para curtir a cidade e suas principais atrações. Por isso, dependendo do que você gosta mais de fazer, é importante viajar em determinadas épocas.

Entenda aqui como é o clima em Lisboa, como são as estações do ano e as temperaturas mínimas e máximas em cada mês. E se ainda tiver alguma dúvida sobre quando ir para Lisboa, pergunte nos comentários.

Quando ir a Lisboa, Portugal

Estas dicas são baseadas em registros climáticos históricos. Mas as temperaturas e índices de chuvas podem variar muito de um ano pra outro.

Portanto, não se desanime caso já tenha comprado passagem para uma época considerada ruim, pois você pode encontrar condições muito diferentes durante sua viagem.

Em Lisboa, não é impossível que haja lindos dias de sol no inverno. E que o verão tenha dias de temperaturas amenas.  Então, além de planejamento, é sempre bom contar com a sorte.

Tabela – Médias de temperaturas e chuvas em Lisboa

Montei esta tabela abaixo, com base nos registros do IPMA, o serviço oficial meteorológico de Portugal.

Inverno em Lisboa – Chuva e frio em Lisboa

De dezembro a março

O inverno em Lisboa, assim como em todo o hemisfério norte, vai de 22 de dezembro a 20 de março. Nessa época, os dias são mais curtos na capital portuguesa.

Em janeiro, o sol nasce em média às 7h50h e se põe às 17h30 em Lisboa.

As temperaturas mínimas médias ficam por volta dos 8 ºC. Mas as temperaturas mínimas absolutas podem ser até negativas. Apesar do frio, é muito raro nevar em Lisboa.  As temperaturas máximas médias não passam de 15 ºC em janeiro e dezembro.

O que atrapalha o turista nessa época do ano são as chuvas, especialmente em dezembro, mês mais chuvoso do ano na capital portuguesa.

Vai viajar nessa época para aproveitar os preços baixos? Então atente-se aos comentários dos hóspedes nos hotéis, pois é comum ver reclamações sobre o frio e a falta de aquecimento interno. Nosso guia onde ficar em Lisboa tem muitas dicas de hotéis para você.

A vantagem de viajar para Lisboa no inverno é encontrar a cidade menos lotada de turistas, especialmente se viaja em fevereiro e março, depois dos meses de férias. Dessa forma, vai encontrar menos filas em pontos turísticos e restaurantes, e os hotéis ficam um pouco mais em conta.

Verão em Lisboa – Sol, calor e tempo seco

De junho a setembro

O verão em Lisboa, assim como em todo o hemisfério norte, vai de 21 de junho a 23 de setembro. Nessa época, os dias são mais longos na capital portuguesa.

Em julho, o sol nasce em média às 6h30 e se põe depois das 20h . As temperaturas médias oscilam entre 18 ºC e 28 ºC, mas ondas de calor podem elevar os termômetros a mais de 40 ºC. E o verão lisboeta é seco, com poucas chances de chuvas.

Com esse calor de matar, subir as ladeiras de Lisboa é uma tortura. O mesmo vale para outros passeios a céu aberto. Pior ainda é dentro dos bondes elétricos. Foi num mês de agosto que os termômetros registraram 44 ºC, a maior temperatura da história de Lisboa.

Pra piorar, é alta temporada na Europa, especialmente em Portugal, devido à fama das praias do Algarve. E quase todo mundo aproveita pra dar uma passadinha em Lisboa. Sinceramente, se vai viajar no verão, melhor ir em junho ou em setembro, quando as temperaturas são menos absurdas e a capital fica menos cheia.

Outono em Lisboa – Clima ameno e chuvas moderadas

De setembro a dezembro

O outono em Lisboa, assim como em todo o hemisfério norte, vai de 23 de setembro a 21 de dezembro. Nessa época, os dias são parecidos com os nossos, com o sol nascendo por volta de 7h30 e se pondo às 18h.

As temperaturas oscilam bastante ao longo dos meses, esfriando gradativamente de setembro até dezembro. Em média, espere pegar de 9 ºC a 25 ºC.

A estação começa quente e seca, até com chance de praia no finalzinho de setembro. Em outubro começa a esfriar. Quando chega em novembro, já é normal fazer menos de 10 ºC e começa a chover muito.

Então, se está na dúvida entre esses meses, recomendo que vá em setembro ou outubro, quando o clima é mais favorável ao turista. E ainda é tempo de vindima na maioria das vinícolas portuguesas, perfeito para combinar sua viagem a Lisboa com uma passada nas vinícolas do Centro e do Norte de Portugal.

Primavera em Lisboa – Clima amenas e chuvas moderadas

De março a junho

Assim como em toda a Europa, a primavera é uma estação especial para o turismo em Portugal. De março a junho, as temperaturas aumentam aos poucos. As mínimas do início da estação ficam por volta de 10 ºC e as máximas no final, já em junho, atingem cerca de 23 ºC. A luz também é favorável aos turistas, com o pôr-do-sol depois das 20h em abril e depois das 21h em junho.

E a tendência ainda é chover relativamente pouco. Combinando muitas horas de sol, com tempo fresco e poucas chances de chuvas, chegamos a um clima perfeito para fazer turismo. Bom pra andar muito, curtir os roteiros a céu aberto na Alfama, em Belém, as noites no Bairro Alto, passeios de barco, de bicicleta e outras atividades que pedem tempo bom.

Entre esses meses, abril e maio têm as temperaturas mais agradáveis, sendo as épocas mais indicada para viajar a Lisboa em tempos de primavera.

Melhor época em Lisboa

Tem gosto pra tudo. Há quem prefira frio, há que goste mais de calor e tem até aqueles que gostam de curtir Lisboa com chuva.

Se você é como eu e gosta de fazer seus roteiros a pé, caminhando quilômetros por dia, sem dúvidas a melhor época em Lisboa é nos meses de abril, maio e outubro, quando chove pouco e as temperaturas são amenas.

Se não se importa com o frio e as chuvas, ou em andar mais de carro, ou em focar seu roteiro em lugares fechados como museus e palácios, não tem problema em viajar no inverno. A vantagem é gastar menos com hospedagem, pegar menos filas e quem sabe esquiar na Serra da Estrela, onde fica a única estação de esqui em Portugal.

Se vai a Lisboa apenas de passagem e seu plano é curtir as lindas praias do Algarve, com clima quente para encarar as águas geladas, melhor viajar no verão. Agora, se busca praias sem tanta gente e com clima menos árido, vá bem no início da temporada, em maio ou junho, ou no finalzinho, em setembro.

Viagem a Lisboa: como organizar

Além de planejar bem quando ir a Lisboa, também é preciso organizar outras etapas importantes da viagem, como os voos de ida e volta, a hospedagem e os passeios. Confira a seguir um resumo sobre esses tópicos:

↳ Passagens para Lisboa: preços e onde comprar

Atualmente voos diretos do Brasil para Lisboa partindo de Porto Alegre, São Paulo, Campinas, Brasília, BH, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Natal, Fortaleza e Belém.

As cias aéreas que interligam os dois países são as brasileiras Azul e LATAM, e a portuguesa TAP, responsável pela maior parte dessas rotas.

É possível encontrar voos promocionais a partir de R$ 3.000, mas a maioria dos voos de ida e volta custa a partir de R$ 5.000.

Recomendo que você busque no Booking Voos, plataforma de compra de passagens do Booking.com. Por lá é possível comparar preços em todas as cias aéreas que fazem o trecho.

↳ Hospedagem em Lisboa

Lisboa possui um centro histórico imenso e diverso. Bairros como Cidade Alta, Alfama, Baixa e Cais do Sodré são completamente diferentes entre si. Em cada área, a experiência de hospedagem vai ter oferecer um ponto de vista único sobre Lisboa.

  • Com o nosso guia sobre os Melhores Bairros de Lisboa, você entende as diferenças entre as regiões e o que fazer de melhor em cada uma, com muitas dicas de hotéis em diferentes faixas de preço.
  • Para uma viagem de luxo, confira quais são os Melhores hotéis 5 estrelas de Lisboa, e hospede-se em alto padrão.

↳ Atividades e atrações em Lisboa

Não deixe de conferir nossas dicas de pontos turísticos e passeios imperdíveis antes de embarcar a Lisboa.

  • Aqui no blog temos este Roteiro de 3 dias em Lisboa, incluindo passeios a Belém e Sintra, que são cidades próximas imperdíveis.
  • Nossas dicas de viagem a Lisboa também oferecem um verdadeiro guia de atrações da cidade, com uma lista de pontos turísticos e lugares interessantes para visitar.
  • E veja nossas Fotos de Lisboa, um post com muitas imagens dos lugares mais bonitos da capital.

Fontes: Sunrise and sunset, estações do ano em Portugal, IPMA

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *