Lisboa

Quando ir para Lisboa (melhor época e clima)

Entenda quando é melhor viajar para Lisboa. E épocas chuvosas, super quentes ou lotadas para evitar.

De janeiro a dezembro, Lisboa está lotada de turistas. Mas nem sempre o clima é o ideal para curtir a cidade e suas principais atrações. Por isso, dependendo do que você gosta mais de fazer, é importante viajar em determinadas épocas.

Entenda aqui como é o clima em Lisboa, como são as estações do ano e as temperaturas mínimas e máximas em cada mês. E se ainda tiver alguma dúvida sobre quando ir para Lisboa, pergunte nos comentários. Enquanto meio mundo está em quarentena devido ao Coronavírus, não custa nada sonhar e planejar essa viagem.

Importante lembrar que previsão do tempo não é uma ciência exata. Essas dicas são baseadas principalmente em registros históricos. Então não desanime se já tem passagem numa época menos indicada. Saiba que não é impossível que haja lindos dias de sol no inverno. Eu mesmo já passei 10 dias em Portugal em fevereiro sem ver uma gota de chuva. Ou que o verão seja ameno. Então, além de planejamento, é sempre bom contar com a sorte.

Inverno em Lisboa – Meses mais frios do ano

De dezembro a março

O inverno em Lisboa, assim como em todo o hemisfério norte, vai de 22 de dezembro a 20 de março. Nessa época, os dias são mais curtos na capital portuguesa. Em janeiro, o sol nasce em média às 7h50h e se põe às 17h30. As temperaturas mínimas ficam por volta dos 8 ºC, podendo fazer até 1 ºC. As máximas médias não passam de 14 ºC. É muito raro nevar, embora seja a  época mais chuvosa do ano , o que atrapalha passeios a céu aberto e fotos.

Apesar de não ser tão frio, Portugal é o país europeu onde mais pessoas morrem nas noites de inverno, devido à escassa infraestrutura. Isso também afeta o turismo. Ao ler comentários de hóspedes em hotéis, é comum ver reclamações sobre o frio e a falta de aquecimento interno. Inclusive por isso é importante pesquisar bem onde ficar em Lisboa e evitar ciladas.

A vantagem de viajar para Lisboa no inverno é encontrar a cidade menos lotada de turistas, especialmente se viaja em fevereiro e março, depois dos meses de férias. Dessa forma, vai encontrar menos filas em pontos turísticos e restaurantes, e os hotéis ficam um pouco mais em conta.

Verão em Lisboa – Meses mais quentes do ano

De junho a setembro

O verão em Lisboa, assim como em todo o hemisfério norte, vai de 21 de junho a 23 de setembro. Nessa época, os dias são mais longos na capital portuguesa. Em julho, o sol nasce em média às 6h30 e se põe depois das 20h . As temperaturas médias oscilam entre 18 ºC e 28 ºC, mas ondas de calor podem elevar os termômetros a mais de 40 ºC. E o verão lisboeta é seco, com poucas chances de chuvas.

 Com esse calor de matar, subir as ladeiras de Lisboa é uma tortura . O mesmo vale para outros passeios a céu aberto. Pior ainda é dentro dos bondes elétricos. Foi num mês de agosto que os termômetros registraram 44 ºC, a maior temperatura da história de Lisboa.

Pra piorar, é alta temporada na Europa, especialmente em Portugal, devido à fama das praias do Algarve. E quase todo mundo aproveita pra dar uma passadinha em Lisboa. Sinceramente, se vai viajar no verão, melhor ir em junho ou em setembro, quando as temperaturas são menos absurdas e a capital fica menos cheia.

Outono em Lisboa – Clima ameno

De setembro a dezembro

O verão em Lisboa, assim como em todo o hemisfério norte, vai de 23 de setembro a 21 de dezembro. Nessa época, os dias são parecidos com os nossos, com o sol nascendo por volta de 7h30 e se pondo às 18h. As temperaturas oscilam bastante ao longo dos meses, esfriando gradativamente de setembro até dezembro. Em média, espere pegar de 9 ºC a 25 ºC.

A estação começa mais quente e seca, até com chance de praia no finalzinho de setembro. Em outubro começa a esfriar. Quando chega em novembro, já é normal fazer menos de 10 ºC e começa a chover muito.

Então, se está na dúvida entre esses meses, recomendo que vá em setembro ou outubro, quando o clima é mais favorável ao turista. E ainda é tempo de vindima na maioria das vinícolas portuguesas, perfeito para combinar sua viagem a Lisboa com uma passada nas vinícolas do Centro e do Norte de Portugal.

Primavera em Lisboa

De março a junho

Assim como em toda a Europa, a primavera é uma estação especial para o turismo em Portugal. De março a junho, as temperaturas aumentam aos poucos. As mínimas do início da estação ficam por volta de 10 ºC e as máximas no final, já em junho, atingem cerca de 23 ºC. A luz também é favorável aos turistas, com o pôr-do-sol depois das 20h em abril e depois das 21h em junho.

E a tendência ainda é chover relativamente pouco. Combinando muitas horas de sol, com tempo fresco e poucas chances de chuvas, chegamos a um clima perfeito para fazer turismo . Bom pra andar muito, curtir os roteiros a céu aberto na Alfama, em Belém, as noites no Bairro Alto, passeios de barco, de bicicleta e outras atividades que pedem tempo bom.

Entre esses meses, abril e maio têm as temperaturas mais agradáveis, sendo as épocas mais indicada para viajar a Lisboa em tempos de primavera.

Melhor época em Lisboa

Tem gosto pra tudo. Há quem prefira frio, há que goste mais de calor e tem até aqueles que gostam de curtir Lisboa com chuva.

Se você é como eu e gosta de fazer seus roteiros a pé, caminhando quilômetros por dia, sem dúvidas a melhor época em Lisboa é nos meses de  abril, maio e outubro , quando chove pouco e as temperaturas são amenas.

Se não se importa com o frio e as chuvas, ou em andar mais de carro, ou em focar seu roteiro em lugares fechados como museus e palácios, não tem problema em viajar no inverno. A vantagem é gastar menos com hospedagem, pegar menos filas e quem sabe esquiar na Serra da Estrela, onde fica a única estação de esqui em Portugal.

Se vai a Lisboa apenas de passagem e seu plano é curtir as lindas praias do Algarve, com clima quente para encarar as águas geladas, melhor viajar no verão. Agora, se busca praias sem tanta gente e com clima menos árido, vá bem no início da temporada, em maio ou junho, ou no finalzinho, em setembro.


Fontes: Sunrise and sunset, estações do ano em Portugal, IPMA

Viajar com tudo reservado é bem melhor
      • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
      • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
      • Passagens aéreas: melhores sites para pesquisar preços de passagens
      • Airbnb: reservas de quartos e apartamentos de temporada

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

        • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguro Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
        • Acesse o Airbnb por esse link e ganhe mais de  R$ 150 em crédito  de hospedagem se ainda não for cadastrado.

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários