Roteiro em Pernambuco: Recife, Olinda, Porto de Galinhas e Carneiros

Organizar um roteiro de viagem pelo litoral de Pernambuco é uma tarefa relativamente simples. Os dois passos mais importantes são a escolha dos destinos e a ordem em que vai visitar cada lugar. Dessa forma, você economiza tempo, dinheiro e não se decepciona.

Decepção? É possível. Imagine, você conhecer primeiro a Praia dos Carneiros, uma das mais bonitas do Brasil, e depois chegar nas praias lotadas de Porto de Galinhas? Ou já chegar em Olinda cansado da viagem, sem pique para subir as ladeiras.

Por isso, esse roteiro em Pernambuco é pensado na melhor ordem possível. Entenda também outros detalhes, como quantos dias vale a pena ficar em cada lugar, como chegar nos destinos e a melhor época para viajar.

Primeiros passos para organizar seu roteiro
  • Melhor época – Quer garantia de sol? Vá verão, de dezembro a março. Mas há outras épocas boas, com menos gente e preços mais baixos. Saiba tudo: Quando ir a Porto de Galinhas.
  • Transporte – Nos primeiros dias, em Recife e Olinda, dá pra se virar bem de ônibus, táxi e aplicativos. Também é tranquilo ir até Porto de Galinhas dessa forma ou com agência de turismo. Mas o melhor custo-benefício é mesmo alugar um carro no último dia em Recife e devolver no retorno ao aeroporto. Entenda preços e trajetos no Viaje na Viagem.
  • Quantos dias ficar –Meu roteiro em Pernambuco teve 7 dias e achei corrido em algumas partes. É melhor passar pelo menos 9 ou 10 dias, assim dá tempo de conhecer o básico dos destinos e curtir as praias sem pressa.

Roteiro em Pernambuco – Melhores destinos e dicas de viagem

Considerando um roteiro de 10 dias e 9 noites, entenda o que é possível visitar nos 4 principais destinos do litoral de PE, com dicas de praias imperdíveis, hospedagem e o que fazer de melhor em cada lugar.

1. Recife

Tempo mínimo recomendado: 3 noites

Sua chegada será pelo Aeroporto do Recife, que fica a menos de 4km da famosa praia de Boa Viagem, onde estão os melhores hotéis da cidade, como o Hotel Jangadeiro, num dos melhores pontos da praia. Vá logo se acomodar e dar um volta pelo bairro, que tem bons restaurantes, como o elegante Ilha dos Camarões, pertinho do hotel.

No dia seguinte, acorde cedo e vá ao Recife Antigo (foto acima), a pequena ilha onde fica o Centro Histórico do Recife. Em menos de 1 km de caminhada, dá pra percorrer os pontos mais interessantes do bairro:

  • Praça do Marco Zero
  • Paço do Frevo
  • Centro Cultural Cais do Sertão
  • Embaixada dos Bonecos Gigantes
  • Centro de Artesanato de Pernambuco
  • Rua do Bom Jesus – Eleita em 2020 a  3ª Rua Mais Bonita do Mundo .

À tarde, vá descansar nas areias da Praia de Boa Viagem, com todos os cuidados recomendados contra ataques de tubarão, caso queira entrar no mar. Como evitar ataques de tubarões? Respeite o limite dos recifes, não entre no mar com a maré cheia e veja estas dicas que explicam porque tubarões atacam na Praia de Boa Viagem.


2. Olinda

Tempo mínimo: passeio de um dia / Entenda: Recife ou Olinda, onde se hospedar

Existem boas pousadas em Olinda e dá pra passar mais tempo se quiser, como o excelente Hotel 7 Colinas. Mas pra uma visita básica, uma tarde é o bastante. Vá de Uber mesmo. A corrida custa em média menos de R$ 25 desde Boa Viagem.

Terceira cidade mais antiga do Brasil, Olinda guarda igrejas seculares e vistas impressionantes. E dá pra visitar tudo a pé, numa caminhada cultural pelo centro histórico. Na parte baixa, a Igreja Nossa Senhora Do Carmo é a mais bonita. Ladeira acima, o Alto da Sé tem o melhor mirante, de onde se vê mais igrejas, coqueirais e a praia.

Tem dicas bem legais no blog Volto Logo pra você entender um pouco mais de Olinda.


3. Porto de Galinhas

Tempo mínimo: 4 dias e 3 noites / Veja também: praias de Porto de Galinhas

Do Recife até Porto de Galinhas, a viagem de carro dura cerca de 1 hora, sendo a maior parte em estradas de pista dupla, em ótimas condições. Nas dicas de como chegar em Porto de Galinhas tem mais detalhes sobre a estrada.

Chegando no seu hotel, vá curtir a praia mais próxima. No fim da tarde, vá curtir o pôr-do-sol no centrinho da vila, com a vista das jangadas balançando ao sabor do vento. E faça a caminhada pelas ruas da região, cheias de lojinhas e restaurantes.

No primeiro dia, se quiser conhecer um pouco de tudo, faça o famoso tour de praias de buggy. O passeio percorre as principais praias da região.

Aproveite o segundo dia para a atividade básica em Porto de Galinhas: piscinas naturais. Pode ir para as mais famosas, na Praia do Centro, fazendo o trajeto de jangada. Ou pode ir para o Pontal do Cupe, onde as piscinas são acessíveis para banhistas, sem necessidade de gastar com as jangadas.


4. Praia dos Carneiros

Tempo mínimo: 3 dias e 2 noites

A praia mais bonita deve ser o último destino, pra fechar com chave de ouro seu roteiro em Pernambuco. O caminho até lá não é dos melhores, por uma estradinha ruim e movimentada. A viagem dura cerca de 1 hora desde Porto de Galinhas. Recomendo ir durante o dia.

O que fazer na Praia dos Carneiros? Nada. O único ponto turístico de fato é a Capela de São Benedito, mais conhecida como Igrejinha de Carneiros. Ela fica localizada na foz do rio e é realmente charmosa, mas não é nada que justifique aquela fila de turistas pra tirar fotos.

Linda mesmo é a praia. De areias branca, águas mornas e coqueirais a perder de vista, a Praia dos Carneiros é paradisíaca. Importante saber que não é um destino barato. Tanto que as principais “barracas de praia” são restaurantes de alto nível, como o Beijupirá, e o Bora Bora, um pouco mais simples.


Continue planejando sua viagem por Pernambuco

Aqui no blog você encontra as dicas mais completas para fazer do seu roteiro em Pernambuco uma viagem inesquecível. Com informações importantes e relatos sinceros, compartilhei os detalhes dos meus dias no litoral pernambucano. Então aproveite e veja também:

E se tiver qualquer dúvida, crítica ou sugestão, envie seu comentário. Eu respondo sempre o mais rápido possível. Boa viagem!

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *