Na hora de planejar a viagem pela América do Sul, muita gente fica nessa dúvida entre Santiago e Buenos Aires. Não tem uma melhor do que a outra. Ambas são cidades incríveis. Se possível, vá nas duas. Se não, aqui vão algumas dicas para você escolher Santiago ou Buenos Aires.

São dicas bem atuais, com preços, condições climáticas e políticas, principais atividades turísticas, comida e outros fatores que podem influenciar na escolha do seu destino, seja Buenos Aires ou Santiago. E se tiver qualquer dúvida, basta perguntar.

Qual a época do ano da sua viagem?

Importante se lembrar que ambas as cidades estão no hemisfério sul e têm estações do ano bem definidas. A maior diferença está na época das chuvas. Buenos Aires é como no Brasil e chove mais no verão, entre dezembro e março. Já em Santiago chove mais no inverno, entre junho e setembro, e com baixo volume de água.

Pode visitar Santiago ou Buenos Aires em qualquer época do ano. Sempre tem coisas legais pra fazer. Mas vamos às ressalvas em algumas épocas do ano.

  • Em março, outubro e novembro, saiba que chove muito em Buenos Aires.
  • Em dezembro e janeiro, o calor é infernal em Buenos Aires.
  • Em dezembro e janeiro, além de certo calor, o tempo é muito seco em Santiago.
  • Em junho e julho, meses de inverno em Santiago, não é raro o governo decretar “emergência ambiental” devido à poluição.

Qual cidade é mais segura?

Comparadas com as capitais brasileiras, Buenos Aires e Santiago são muito tranquilas. Mas também acontecem assaltos, principalmente nas áreas centrais e com presas fáceis, que são os turistas. Roubos violentos são incomuns. Acontecem mais trapaças, como o famoso golpe do troco no táxi, mais frequente em Santiago. Furtos dentro do metrô são famosos em Buenos Aires.

Apesar de o Chile ter índices de segurança mais elevados do que a Argentina, pouco muda para os turistas no Centro das capitais, onde é melhor evitar andar só à noite. Com a onda de protestos em Santiago, pesquise com andam as tensões políticas por lá antes de comprar a passagem.

Qual o foco da sua viagem?

Cada viajante tem um perfil ou pelo menos uma ideia do que mais pretende fazer numa viagem. Então, na dúvida entre Santiago e Buenos Aires, é importante saber algumas coisas.

A comida em Buenos Aires é quase sempre melhor e mais farta. Além de mais barata.

Gastar pouco. Hoje é 30% mais barato viver em Buenos Aires  do que em Santiago. Isso também influencia no bolso do turista. Hotéis de mesmo padrão são mais em conta em Buenos Aires, assim com transporte e comida. Pra se ter uma ideia, com R$ 40 dá pra comer em bons restaurantes de Buenos Aires, mas mal se compra um sanduíche em Santiago.

Comer. Em ambas as cidades se come muito bem. Então pense no seu próprio paladar. Se prefere peixes e frutos do mar, o Chile é imbatível. Se gosta mais de carnes, pizza, comidas italianas, árabes, mediterrâneas e outras nacionalidades, melhor ir para  Buenos Aires . Vegetarianos são bem representados nas duas capitais. Entenda onde comer em Buenos Aires.

Esquiar. No inverno, entre junho e setembro, faz bastante frio em ambas a cidades. A vantagem de  Santiago  nessa época é a possibilidade de esquiar nas montanhas próximas. A desvantagem são os preços e filas devido à superlotação da temporada.

Pontos turísticos urbanos. Ambas as cidades tem belos monumentos e atrações. Mas é preciso destacar a grandiosidade da arquitetura em  Buenos Aires . A capital argentina também vence fácil no quesito cultural, com museus, teatros e projetos mais relevantes.

Vida noturna. Se quer festas, baladas, pubs e bares animados,  Buenos Aires  ganha de goleada. A capital argentina dorme tarde e dá pra sair todos os dias, sem hora pra voltar. E são vários núcleos de animação, como as festas alternativas em San Telmo e os “boliches” chiques em Palermo.

Quer dar uma escapada a destinos próximos?

Se pensa em combinar sua viagem a Santiago ou Buenos Aires com um bate e volta ou algumas noites em destinos próximos, também é preciso comparar. Pensando somente em destinos a menos de 3 horas de distância, sem usar avião.

A paisagem dos Andes, perto de Santiago, é bem diferente para brasileiros

Santiago fica em localização privilegiada, a menos de duas horas do mar ou das montanhas. Dá pra fazer um bate e volta fácil a Viña del Mar e Valparaíso, inclusive com a possibilidade de pegar uma praia se for no verão. Para o outro lado, no inverno é possível esquiar em lugares como Valle Nevado, Portillo e Farellones. Nos outros meses, tem a beleza andina pra apreciar em Cajón del Maipo. E ainda tem as vinícolas do vale.

Buenos Aires não é tão eclética, mas também tem muitas possibilidades. Por exemplo, do outro lado do rio está o Uruguai. Uma travessia até Colonia del Sacramento leva apenas 1h15. Se é verão e quer praia, nos subúrbios de Buenos Aires tem lugares pra curtir o Rio de la Plata.

Afinal, Santiago ou Buenos Aires?

Se ponderou todos os fatores, provavelmente já tomou uma decisão. Se não, vou resumir aqui e talvez direcione melhor sua escolha.

Buenos Aires é uma cidade muito mais barata. E é muito “mais cidade”. De modo geral, há mais variedade de restaurantes, onde se come mais e melhor. A arquitetura é rica e a oferta cultural é incomparável. E dá pra fazer um bate e volta no Uruguai. Por outro lado, tem um verão muito quente e chuvoso e no inverno não tem como esquiar por perto. Veja mais dicas de Buenos Aires.

Santiago tem mais diferenças culturais com o Brasil e permite um exotismo maior na viagem. A paisagem dos Andes nevados impressiona. O litoral próximo é mais bonito. No inverno, tem a possibilidade de esquiar. Como desvantagem principal, os preços altos e a atual instabilidade política, com um recente histórico de protestos com violenta repressão. Veja mais Dicas de Santiago.

Seja Santiago ou Buenos Aires, boa viagem pra você!

Viajar com tudo reservado é bem melhor
      • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
      • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
      • Touron: ingressos e tours em Buenos Aires e em todo o Brasil
      • Confidence: compra de moedas e cartão pré-pago internacional

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

        • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguro Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
        • Acesse o Airbnb por esse link e ganhe mais de  R$ 150 em crédito  de hospedagem se ainda não for cadastrado.
Autor

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários