| | | |

Águas quentes: 7 incríveis destinos termais

Eu não confio em quem gosta de água gelada. Por isso prefiro seguir a rota das águas quentes. Em todo o mundo, existem centenas de estâncias termais, com piscinas quentinhas pra gente relaxar.

Além de ser gostosa, a água quente natural ainda tem conhecidas propriedades medicinais. Seja em busca busca dos benefícios pra saúde, da beleza das termas ou simplesmente de momentos de descanso na piscina, vale a pena mergulhar em cada uma dessas termas.

Melhores destinos de águas quentes no Brasil e no mundo

Selecionei apenas 7 destinos termais, localizados nos quatro cantos do mundo. Tem termas na Turquia, no Chile, na Islândia, na Inglaterra, na Hungria, no Japão e no Brasil.  Vem com a gente dar a volta ao mundo das águas quentes.

1. Pumakkale, o Castelo de Algodão, Turquia

A mais exótica experiência termal que você pode ter na vida. Isso porque além da água ser termal, em média a 36 ºC, ela é rica em minerais e as piscinas naturais ficam no alto de uma montanha, em formato de cascata. A visual é incrível, justificando o nome Pumakkale, que significa “Montanha de Algodão”. Fica a menos de 3 horas de carro da cidade de Esmirna (Izmir). Antes de ir, vale a pena ler as dicas do blog London Sô, que são bem sinceras.

Antes de ir para a Turquia, leia também nosso Roteiro em Istambul, com relatos das nossas visitas aos principais pontos turísticos da metrópole turca.

2. Pucón, Chile

No sul do Chile, Pucón é mais conhecida pelo vulcão Villarrica, que pode ser escalado por amadores e tem uma estação de esqui na encosta. No verão, o Lago Villarrica é a maior atração. Mas em qualquer época do ano, vale a pena conhecer as termas de Pucón, com piscinas de fumegantes águas vulcânicas. A mais bonita é a Thermas Geométricas, com visual oriental.

3. Islândia (Blue Lagoon e outras lagoas termais)

lagoa azul quente islandia Essa lagoa de águas quentes, soltando fumaça dia e noite, é uma das principais atrações da gélida Islândia. A lagoa é artificial, mas as águas quentes, ricas em minerais, vêm direto das profundezas da Terra. Fica a apenas 30 minutos da capital, Reykjavik. O melhor relato sobre a Blue Lagoon está no blog Dondeando, com muitas fotos, dicas, preços e informações sobre o ponto turístico mais famoso da Islândia. E se tiver tempo de sobra, aproveite que na Islândia tem muitas outras lagoas e piscinas termais.

4. Budapeste, Hungria

Budapeste se gaba de ser a única cidade grande no mundo com abundância de águas termais. Em 1934, o título de “Cidade Spa” só fez aumentar a fama e o número de interessados nos banhos terapêuticos, cicatrizantes e, principalmente, relaxantes.

Na maior das Termas de Budapeste, os termômetros das piscinas marcam temperaturas em média de 20 ºC a 38 ºC de temperatura, mesmo nos meses de inverno.

Segundo o Lonely Planet, existem cerca de 125 termas em Budapeste. Se você gosta muito de águas quentes, a dica é escolher um hotel perto de uma das termas, de olho no guia Onde ficar em Budapeste, onde listamos os melhores bairros da cidade.

5. Bath, Inglaterra

As Termas Romanas são a principal atração da cidade de “Bath”, que tem banho até no nome. Tombado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, o lugar é lindo, histórico, tem uma piscina termal… Mas ninguém pode entrar na água, como você pode reparar na foto abaixo.

Então não perca tempo e vá procurar outras alternativas na cidade. Um exemplo é o Thermae Bath Spa,  que tem águas bem mais limpas e atraentes do que as ruínas romanas. E ainda tem essa vista da piscina no terraço:

6. Beppu, Japão

Conhecidas como “onsen”, as fontes termais são um grande atrativo no Japão. São mais de 3 mil em todo o país. A maior de todas e com o segundo maior volume de águas termais do mundo é Bepu Onsen, na ilha de Kiushu. No blog Skdesu, especialista em Japão, tem mais fotos e dicas sobre as termas de Beppu.

7. Rio Quente e Caldas Novas, Brasil

Descobertas em 1777, as águas quentes de Caldas Novas hoje são as mais exploradas do mundo. Diferente das outras cidades da lista, que têm apenas um SPA ou algumas poucas termas, Caldas Novas tem centenas de clubes e resorts, a maioria com piscinas, poços e cascatas de águas quentes. Na cidade vizinha de Rio Quente, está a única praia artificial de águas quentes do mundo.

Piscina do Parque das Fontes, no Rio Quente Resorts

Agora chega de ler e vamos mergulhar nas melhores piscinas de águas quentes do mundo!

Créditos das fotos: Blue Lagoon Ponte: Heather / Blue Lagoon Geral: Toni / Pumakkale: Letizia Barbi / Pucón: Buenas Dicas / Islândia em destaque: Dconvertini Fontes pesquisadas: Lonely Planet, Huffingtonpost, Buenas Dicas em Pucón e wikipedia.

Reserve hotéis, ingressos, passeios e seguros com os parceiros do Buenas Dicas.

Você não paga nada a mais, e o blog recebe uma comissão.

Conheça nossos parceiros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 Comentários

  1. Claudia Oliveira disse:

    Olá, Boa Noite…..Tudo bem?
    Em primeiro lugar, quero Parabenizá -lo pelo Blog….Amei…..Super esclarecedor….e Objetivo.
    Estou buscando informações sobre , o Rio Quente Resort’s , e seus “Benefícios “em se hospedar lá dentro do Complexo.
    Só estou com uma dúvida…..Se poder me responder Ficarei muito Feliz……
    Bom estou planejando ir para o Rio Quente e me Hospedar no Hotel Turismo dentro do Complexo, vamos Eu Cláudia, meu Esposo, e minha Filha de 09 anos, que Amaaaa Piscina, praia, enfim….Minha dúvida éh se para aproveitar Tudooooo que têm
    lá no Hot Park e Parque das Fontes, é melhor ficarmos 03 dias ou 04 …..para conhecer tudooooo , e explorar ao máximo.
    Desde já agradeço, todos os seus comentários que são muito ÚTEIS…..O MEU MUITO OBRIGADA….CLÁUDIA OLIVEIRA SÃO PAULO…GUARULHOS.(15/09/2018).

    1. Oi Cláudia. Bom, isso depende da animação de vocês e de quanto tempo ficarem em cada atração. Por exemplo, já fui e passei o dia inteiro somente em uma piscina, cozinhando feliz. Também já passei tardes inteiras nos toboáguas do HotPark. O Rio Lento do HotPark é outro lugar que a gente entra e tem vontade de passar horas… O mesmo vale para a Praia do Cerrado.

      Mas, para conhecer e passar apenas um tempo pequeno em cada atração, dá pra conhecer tudo em dois dias inteiros lá. Pode, por exemplo, passar a manhã e a tarde do HotPark, onde tem bares e piscinas boas para adultos e crianças. Aí, passa o fim da tarde e a noite no Parque das Fontes (mais perto do Hotel Turismo), onde a água é mais limpa e mais quente, além de ser um lugar mais tranquilo, exclusivo para hóspedes e sócios.

      (Provavelmente no primeiro dia, que você der uma volta geral, vai descobrir de que lugar gosta mais e vai dedicar melhor seu tempo. Porque as distâncias são grandes lá dentro, então é bom ter se lugar preferido, senão vai passar o dia inteiro caminhando).

      Alguma dúvida ainda?

      1. Claudia Oliveira disse:

        Olá, BOM DIAAAAA!!!!!!
        Nossa, muito obrigada, me ajudou muito, é muito Bom ter a opinião de quem já foi …lá no Rio Quente….
        Muito, mais muito Obrigada pelo seu trabalho….PARABÉNSSSSS!!!! Desejo tudo de bom pra você e muitas Viagensssss…..
        Eu Viajo pouco, por falta de grana mesmo , mais quando posso Gosto de Aproveitar ao Máximo…tudo do lugar escolhido….Obrigadúuuuuuu. Devo ir em Fevereiro , depois volto aqui para deixar meu depoimento….Grata.Cláudia Oliveira S.P.Guarulhos.
        Um Abraço. d

        1. Obrigado, Claudia! E muitas viagens pra você também! Espero que goste muito do Rio Quente. E volte mesmo pra dizer o que achou, é sempre bom ter opiniões diferentes. ;)

          1. Boa tarde Nivaldo, tu conhece a região de Gravatal, SC, entre as melhores águas termais do mundo. Tem um hotel nesta cidade muito top, Hotel Internacional Gravatal, vale muito apena conhecer este lugar.

          2. Olá, Roder. Ainda não conheço a região. Vou conferir esse hotel, que sabe na próxima viagem.