Booking.com

A Argentina não tem um drink famoso inventado por lá, como é o caso da nossa caipirinha. Mas suas fortes bebidas típicas merecem ser conhecidas. E, acima de tudo, provadas.

Essas bebidas não foram necessariamente criadas na Argentina, mas são tão consumidas em bares, restaurantes e dentro de casa, que já se tornaram típicas. Mais uma prova de que a gastronomia não é feita só de comida.

Já aviso que o teor alcoólico deste post é bem elevado. Vamos lá, conhecer as principais bebidas típicas da Argentina. Depois veja também as melhores comida típicas da Argentina.

5. Vinho argentino

Nem pense em elogiar um vinho chileno na Argentina. Nossos hermanos, com arrogância orgulho peculiar, nem aceitam comparações.

Vinho de Mendoza

Pra eles, os vinhos argentinos, cultivados principalmente em Mendoza, são os melhores do mundo, únicos dignos a acompanhar uma parrillada ou pasta italiana.

E quanto aos vinhos brasileiros? Esses eles nem consideram que é vinho e acham graça da mania brasileira de tomar vinho “suave”, que nada mais é que vinho com açúcar.

E os vinhos franceses e italianos? Pra eles, já são coisa do passado, ridículos se comparados à grandeza de um perfeito malbec argentino.

Vá entender…

4. Clericó

Os argentinos podem não gostar de vinho suave, mas, com toda razão, são viciados nessa bebida adocicada e cheia de frutas. O clericó nada maia é do que a versão com vinho branco da sangria. A receita é fácil. Na verdade, é só escolher bem os ingredientes:

– Vinho branco. Desde que seja argentino, claro.

– Frutas. De preferência as da estação. No geral, o clericó vai bem com uva, pêssego, cereja, maçã e abacaxi.

– Água com gás, pra borbulhar, e uma pequena dose de outra bebida, como Cointreau, pra dar um toque especial.

Alguns utilizam açúcar, mas acho desnecessário, já que as frutas cumprem bem o papel de adocicar a bebida.

3. Suco de pomelo

Conhecido também como cimboa ou laranja-natal, o pomelo é uma fruta natural do sudeste asiático. Apesar de ter surgido lá do outro lado do mundo, foi na Argentina que o pomelo se espalhou.

De norte a sul do país, o pomelo é utilizado na fabricação de refrigerantes, doces, geleias e até marmeladas. Mas se você quer provar o real sabor da fruta, é melhor experimentar o suco de pomelo.

pomelo_argentina

Mas vá com calma: apesar de se parecer com uma laranja grande e docinha, o pomelo é amargo e azedo, embora bastante saboroso.

2. Mate argentino

Não, eu não estou incitando a violência. Mate argentino é, simplificando as coisas, o chimarrão deles. Trata-se de uma infusão de ervas (secas, cortadas, moídas e colocadas na água quente).

A erva em questão é a Ilex Paraguariensis.

O nome pode ser em latim-tupi-sei-lá-o-que, mas é muito fácil de decorar pra quem é fã de Engenheiros do Hawaii. Já lembrou da letra né? “Hoje eu acordei mais cedo / Tomei sozinho chimarrão…”.

Voltando ao assunto, a mistura é feita e servida em uma cuia, conhecida por lá como calabaza, e  tomada com um canudo, a “bombilla”. Tradicionalmente os argentinos preferem tomar seu mate no conforto de casa, ao contrário dos uruguaios, que não conseguem ir ao mercado sem a cuia e uma garrafa térmica embaixo do braço.

Assim como o chimarrão dos gaúchos e o tereré dos paraguaios, dizem que o mate argentino tem efeito estimulante e faz bem pra digestão.

Particularmente, não sou fã dessas bebidas. Mate bom é o das praia do Rio de Janeiro, servido bem gelado.

Mais Buenas Dicas na Argentina

Os melhores bairros para ficar em Buenos Aires

Os 7 melhores hostels de Buenos Aires

• 10 pontos turísticos imperdíveis em Buenos Aires

1. Americano Gancia

Criado e produzido na Itália, Gancia é uma espécie de vinho combinado com uma mistura de ervas secretas, pimentas e frutas. O teor alcoólico da bebida não ultrapassa os 15%.

O Americano Gancia, também conhecido como Aperitivo Originale, pode ser tomado puro, mas os portenhos preferem adicionar a bebida a milk shakes e batidas de frutas.

Essas são apenas algumas das bebidas típicas da Argentina. Se lembrar de alguma que não foi mencionada por aqui, é só avisar nos comentários. Terei o prazer em pesquisar, provar e postar aqui no Buenas Dicas.

Quer  mais curiosidades sobre Buenos Aires?  Veja o guia completo.

 

• Mais bebidas e comidas típicas do mundo

5 comidas típicas do Chile

10 comidas típicas da Inglaterra

10 comidas típicas de São Paulo

10 comidas típicas de Goiás

5 bebidas típicas do Chile

7 comidas típicas da Colômbia

Viajar com tudo reservado é bem melhor
  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  • RentCars: aluguel de carro pelo menor preço nas principais locadoras do mundo

Descontos para economizar na viagem

Autor

Criador e principal editor do Buenas Dicas, o blog do viajante inteligente (que é você 😄). Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

2 Comments

  1. Antes de “HABLAR” de bebidas típicas…”TENÉS QUE APRENDER MUCHO” (tenés muy pocos km s’ rodados) vos sos bueno para blablabla.

    • Nivaldo responder

      E aí Ricardo, qual a sua dica? O que devemos beber na Argentina?

Comentários