Bebidas típicas indispensáveis na Argentina
A Argentina não tem um drink famoso inventado por lá, como é o caso da nossa caipirinha. Mas suas fortes bebidas típicas merecem ser conhecidas. E, acima de tudo, provadas.
Essas bebidas não foram necessariamente criadas na Argentina, mas são tão consumidas em bares, restaurantes e dentro de casa, que já se tornaram típicas. Mais uma prova de que a gastronomia não é feita só de comida.
Já aviso que o teor alcoólico deste post é bem elevado. Vamos lá, conhecer as principais bebidas típicas da Argentina.
- Veja também: Dicas de viagem para Buenos Aires
5. Vinho argentino
Nem pense em elogiar um vinho chileno na Argentina. Nossos hermanos, com arrogância orgulho peculiar, nem aceitam comparações.
Pra eles, os vinhos argentinos, cultivados principalmente em Mendoza, são os melhores do mundo, únicos dignos a acompanhar uma parrillada ou pasta italiana.
E quanto aos vinhos brasileiros? Esses eles nem consideram que é vinho e acham graça da mania brasileira de tomar vinho “suave”, que nada mais é que vinho com açúcar.
E os vinhos franceses e italianos? Pra eles, já são coisa do passado, ridículos se comparados à grandeza de um perfeito malbec argentino.
Vá entender…
4. Clericó
Os argentinos podem não gostar de vinho suave, mas, com toda razão, são viciados nessa bebida adocicada e cheia de frutas. O clericó nada maia é do que a versão com vinho branco da sangria. A receita é fácil. Na verdade, é só escolher bem os ingredientes:
– Vinho branco. Desde que seja argentino, claro.
– Frutas. De preferência as da estação. No geral, o clericó vai bem com uva, pêssego, cereja, maçã e abacaxi.
– Água com gás, pra borbulhar, e uma pequena dose de outra bebida, como Cointreau, pra dar um toque especial.
Alguns utilizam açúcar, mas acho desnecessário, já que as frutas cumprem bem o papel de adocicar a bebida.
3. Suco de pomelo
Conhecido também como cimboa ou laranja-natal, o pomelo é uma fruta natural do sudeste asiático. Apesar de ter surgido lá do outro lado do mundo, foi na Argentina que o pomelo se espalhou.
De norte a sul do país, o pomelo é utilizado na fabricação de refrigerantes, doces, geleias e até marmeladas. Mas se você quer provar o real sabor da fruta, é melhor experimentar o suco de pomelo.
Mas vá com calma: apesar de se parecer com uma laranja grande e docinha, o pomelo é amargo e azedo, embora bastante saboroso.
2. Mate argentino
Não, eu não estou incitando a violência. Mate argentino é, simplificando as coisas, o chimarrão deles. Trata-se de uma infusão de ervas (secas, cortadas, moídas e colocadas na água quente).
A erva em questão é a Ilex Paraguariensis.
O nome pode ser em latim-tupi-sei-lá-o-que, mas é muito fácil de decorar pra quem é fã de Engenheiros do Hawaii. Já lembrou da letra né? “Hoje eu acordei mais cedo / Tomei sozinho chimarrão…”.
Voltando ao assunto, a mistura é feita e servida em uma cuia, conhecida por lá como calabaza, e tomada com um canudo, a “bombilla”. Tradicionalmente os argentinos preferem tomar seu mate no conforto de casa, ao contrário dos uruguaios, que não conseguem ir ao mercado sem a cuia e uma garrafa térmica embaixo do braço.
Assim como o chimarrão dos gaúchos e o tereré dos paraguaios, dizem que o mate argentino tem efeito estimulante e faz bem pra digestão.
Particularmente, não sou fã dessas bebidas. Mate bom é o das praia do Rio de Janeiro, servido bem gelado.
1. Americano Gancia
Criado e produzido na Itália, Gancia é uma espécie de vinho combinado com uma mistura de ervas secretas, pimentas e frutas. O teor alcoólico da bebida não ultrapassa os 15%.
O Americano Gancia, também conhecido como Aperitivo Originale, pode ser tomado puro, mas os portenhos preferem adicionar a bebida a milk shakes e batidas de frutas.
Essas são apenas algumas das bebidas típicas da Argentina. Se lembrar de alguma que não foi mencionada por aqui, é só avisar nos comentários. Terei o prazer em pesquisar, provar e postar aqui no Buenas Dicas.
• Mais bebidas e comidas típicas do mundo
10 comidas típicas da Inglaterra
10 comidas típicas de São Paulo
Reserve hotéis, ingressos, passeios e seguros com os parceiros do Buenas Dicas.
Você não paga nada a mais, e o blog recebe uma comissão.
Me desculpa, eu sou argentino mas faltou o Fernet que é uma bebida nacional e sempre está presente!!!
Bem lembrado, Ernesto! Obrigado pelo contribuição. Vamos incluir na lista!
Antes de “HABLAR” de bebidas típicas…”TENÉS QUE APRENDER MUCHO” (tenés muy pocos km s’ rodados) vos sos bueno para blablabla.
E aí Ricardo, qual a sua dica? O que devemos beber na Argentina?