5 comidas realmente típicas do Chile
De norte a sul em seu extenso território, o Chile possui dezenas de comidas típicas. As receitas são variadas: de frutos do mar a diferentes tipos de carne, além de sanduíches, frutas e massas.
Apesar dessa imensa variedade de comidas típicas, apenas algumas estão realmente presentes todos os dias do ano nos principais centros urbanos chilenos. Isso porque grande parte dos pratos típicos, assim como acontece no Brasil, são restritos a certas regiões ou feitos somente durante festas populares e eventos gastronômicos. O melhor exemplo de comida típica chilena bastante restrita é o Curanto, tradicional de Chiloé, um arquipélago no sul do país, próximo à Patagônia.
Veja também:
O que é Curanto?
Resumindo, o Curanto é um churrasco subterrâneo: carnes, linguiças, pães e mariscos são colocados sobre pedras quentes, embaixo da terra, e cobertos por grandes folhas de Nalca, uma planta característica do sul do Chile. Mas cozinhar embaixo da terra não é invenção chilena. Receitas assim estão presentes em vários países, como aqui no Brasil. O melhor exemplo é o Barreado, prato típico do Paraná, que na receita tradicional dos tropeiros a carne também é cozida embaixo da terra.
As 5 melhores comidas típicas do Chile
1. Congrío Rosa, o melhor peixe do Chile
Peixe típico da imensa costa do Chile, o congrio rosa está presente em diversas receitas. Seja grelhado ou assado, o pescado é bastante saboroso, principalmente se coberto por um bom azeite chileno e acompanhado por batatas e legumes.
Não é difícil encontrar receitas com congrio rosa nos restaurantes, especialmente se estiver em Santiago ou em grandes cidades litorâneas, como Valparaíso, Viña del Mar e La Serena.
2. Chacarero
O clássico sanduíche chileno com tudo dentro. Tudo não, algumas coisas normais para nós brasileiros e um ingrediente um tanto quanto exótico. A receita mais conhecida do Chacarero leva pão , bife de carne bovina, grandes fatias de tomate, grãos cozidos e frios de feijão verde e pimenta Já experimentei alguns bons e outros bem ruins, especialmente no quesito carne. É preciso comer num lugar que inspire confiança.
3. Empanada Chilena
Sim, as empanadas são chilenas. Pelo menos é o que os chilenos acham. Agora tente dizer isso para um argentino ou boliviano. Polêmicas à parte, a empanada realmente é uma das comidas típicas mais populares do Chile. Ela está na feira da Plaza de Armas de Santiago (embora eu não tenha provado as melhores por ali), nos bistrôs de San Pedro de Atacama e nos café de Valdívia. Está até nos voos da Lan Chile, se você der sorte. Acho inclusive que empanada está para a gastronomia chilena num patamar superior ao do pastel para nós brasileiros.
Empanada Chilena x Empanada Argentina
Voltando à rivalidade, nunca percebi diferenças grandes diferenças entre as empanadas chilenas e argentinas. Apenas quanto ao tamanho e aos recheios: as empanadas chilenas costumam ser maiores e com mais diversidade no recheio. O mais famoso é o da “empanada de pino”, que traz carne moída, azeitonas, passas e ovo cozido.
No Brasil, a melhor empanada dita chilena que já provei foi no Bar do Seu Zé, no Itaim Bibi, em São Paulo. O lugar tem várias opções, como empanadas de frutos do mar, bacalhau, shimeji e versões abrasileiradas, como a empanada de abobrinha com carne seca.
4. Lomo a lo Pobre
Filé de vaca + batatas fritas + ovo frito com a gema mole + cebola frita = ser feliz no Chile. Simples assim. O lomo a lo pobre é a mais brasileira das comidas típicas do Chile. Seria ainda mais se fosse possível trocar as batatas por um bom arroz temperado com alho. Seja nas cadeias de fast food chilenas ou em restaurantes gourmet, vá de lomo a lo pobre que é sucesso.
5. Completo, cachorro quente chileno (perrito caliente, chilean hot dog)
Um cachorro quente estranho. De igual aos outros hot dogs do mundo, o completo só tem o pão. A salsicha é daquelas de conserva e parece ser meio frita. Ou algo do tipo. Não tem molho. Se você quiser, que coloque ketchup frio de tubo. Na maioria dos lugares é possível colocar legumes de conserva. Os famosos picles.
Os mais pedidos são do tipo Italiano, que levam palta. Sim, aquela pasta de abacate que os chilenos colocam em tudo quanto é comida. Se quiser sem, melhor avisar antes, porque no Chile um completo sem palta é tipo um hambúrguer sem carne. Apesar dessa receita tão diferente, sou fã do Completo. Aliás, não existe nada melhor depois de uma boa balada no Chile.
Mais comidas típicas do mundo
- 10 comidas realmente típicas de Goiás
- 10 comidas realmente típicas de São Paulo
- 7 comidas realmente típicas da Argentina
- 7 comidas realmente típicas da Colômbia
- 10 comidas realmente típicas da Inglaterra
- 5 comidas típicas de rua da América do Sul
- 10 comidas realmente típicas do Peru
Essas são as comidas típicas chilenas que me lembrei até agora. Se por acaso perceber mais alguma que merece entrar na lista, atualizarei assim que possível. E como sempre, dicas são bem-vindas ao Buenas Dicas.
Reserve hotéis, ingressos, passeios e seguros com os parceiros do Buenas Dicas.
Você não paga nada a mais, e o blog recebe uma comissão.
Quando estive lá em 2016, comi a chorrillana (batata frita coberta com ovo e isca de carne). Confesso que não morri de amores por ela (talvez pelo estranhamento de não sentir crocancia nenhuma nas fritas), mas valeu a experiência.
Comi frutos do mar por preços mais acessíveis (em relação, por exemplo, ao Mercado Central) no Mercado de Abastos Tirso de Molina. Fica essa dica também aos viajantes.
Aproveito para cumprimentá-lo pelo blog: meus parabéns! Tudo muito legal.
Valeu pela dica, Rafael! E se voltar lá, dê uma nova chance pra chorrillana. Abraço.
Concordo, a comida até é bonita mas,…. Sem nenhum tempero, por isso fica tudo meio sem gosto e pálido. Sem contar que ainda tive o desprazer de comer em alguns lugares ( nobres e simples ) onde a comida vinha com um retrogosto de frutos do mar. Todavia, as salada estão aprovadas.
Experimentem…
Pastel (nada a ver com o pastwl brasileiro… É outra comida) de jaiba (caranguejo um poco menor a centolha).
Machas parmesana.
Salmão
Paila Marina
E todos os mariscos que puder…
Dos paises da america do sul me pareceu o mais fraco no quesito comida.
Tive essa mesmo impressão na primeira viagem, mas agora em 2015 foi bem melhor. Se for voltar, passa aqui que tenho alguns lugares legais pra comer em Santiago, Pucón e Vina del Mar.