De norte a sul em seu extenso território, o Chile possui dezenas de comidas típicas. As receitas são variadas: de frutos do mar a diferentes tipos de carne, além de sanduíches, frutas e massas.

Apesar dessa imensa variedade de comidas típicas, apenas algumas estão realmente presentes todos os dias do ano nos principais centros urbanos chilenos. Isso porque grande parte dos pratos típicos, assim como acontece no Brasil, são restritos a certas regiões ou feitos somente durante festas populares e eventos gastronômicos.

• O que fazer em Santiago do Chile

Seguro viagem é obrigatório no Chile?

O melhor exemplo de comida típica chilena bastante restrita é o Curanto, tradicional de Chiloé, um arquipélago no sul do país, próximo da Patagônia.

O que é o Curanto?

Resumindo, o Curanto é um churrasco subterrâneo: carnes, linguiças, pães e mariscos são colocados sobre pedras quentes, embaixo da terra, e cobertos por grandes folhas de Nalca, uma planta característica do sul do Chile.

Mas cozinhar embaixo da terra não é invenção chilena. Receitas assim estão presentes em vários países, como aqui no Brasil. O melhor exemplo é o Barreado, prato típico do Paraná, que na receita tradicional dos tropeiros a carne também é cozida embaixo da terra.

Como o mundo moderno pede pratos mais rápidos, essas receitas vão se perdendo no tempo. Ao contrário das comidas típicas mais simples, que são fáceis de fazer e marcam presença em qualquer lugar, desde as feiras livres aos mais sofisticados restaurantes.

Veja também:

• Onde ficar em Santiago

Os 7 melhores hostels de Santiago

Onde ficar: Valparaiso ou Viña del Mar?

Confira as comidas realmente típicas do Chile

 

5. Congrio Rosa

congrio-chile

Peixe típico da imensa costa do Chile, o congrio rosa está presente em diversas receitas. Seja grelhado ou assado, o pescado é bastante saboroso, principalmente se coberto por um bom azeite chileno e acompanhado por batatas e legumes.

Não é difícil encontrar receitas com congrio rosa nos restaurantes, especialmente se estiver em Santiago ou em grandes cidades litorâneas, como Valparaíso, Viña del Mar e La Serena.

 

4. Chacarero

chacarero tipico chile
Chacarero chileno gourmet. Foto de Gem.

O clássico sanduíche chileno com tudo dentro. Tudo não, algumas coisas normais para nós brasileiros e um ingrediente um tanto quanto exótico. A receita mais conhecida do Chacarero é assim:

– Pão

– Bife de carne bovina

– Grandes fatias de tomate

– Grãos cozidos e frios de feijão verde

– Pimenta

Já experimentei alguns bons e outros bem ruins, especialmente no quesito carne. É preciso experimentar num lugar que inspire confiança.

 

3. Empanada Chilena

empanada-chilena

Sim, as empanadas são chilenas. Pelo menos é o que os chilenos acham. Agora tente dizer isso para um argentino ou boliviano.

Polêmicas à parte, a empanada realmente é uma das comidas típicas mais populares do Chile. Ela está na feira da Plaza de Armas de Santiago (embora eu não tenha provado as melhores por ali), nos bistrôs de San Pedro de Atacama e nos café de Valdívia. Está até nos voos da Lan Chile, se você der sorte.

Acho inclusive que empanada está para a gastronomia chilena num patamar superior ao do pastel para nós brasileiros.

Empanada Chilena x Empanada Argentina

Voltando à rivalidade, nunca percebi diferenças grandes diferenças entre as empanadas chilenas e argentinas. Apenas quanto ao tamanho e aos recheios:

As empanadas chilenas costumam ser maiores e com mais diversidade no recheio. O mais famoso é o da “empanada de pino”, que traz carne moída, azeitonas, passas e ovo cozido.

No Brasil, a melhor empanada dita chilena que já provei foi no Bar do Seu Zé, no Itaim Bibi, em São Paulo. O lugar tem várias opções, como empanadas de frutos do mar, bacalhau, shimeji e versões abrasileiradas, como a empanada de abobrinha com carne seca.

 

2. Lomo a lo Pobre

lomo-a-lo-pobre-chile

Filé de vaca + batatas fritas + ovo frito com a gema mole + cebola frita = ser feliz no Chile.

Simples assim. O lomo a lo pobre é a mais brasileira das comidas típicas do Chile. Seria ainda mais se fosse possível trocar as batatas por um bom arroz temperado com alho.

Seja nas cadeias de fast food chilenas ou em restaurantes gourmet, vá de lomo a lo pobre que é sucesso.

 

1. Completo

(cachorro quente chileno – chilean hot dog – perrito caliente chileno)

completo italiano chile
Carrinho de hot dog. Digo, de Completo. Foto de Owlpacino.

Um cachorro quente estranho. De igual aos outros hot dogs do mundo, o completo só tem o pão. A salsicha é daquelas de conserva e parece ser meio frita. Ou algo do tipo. Não tem molho. Se você quiser, que coloque ketchup frio de tubo. Na maioria dos lugares é possível colocar legumes de conserva. Os famosos picles.

Os mais pedidos são do tipo Italiano, que levam palta. Sim, aquela pasta de abacate que os chilenos colocam em tudo quanto é comida. Se quiser sem, melhor avisar antes, porque no Chile um completo sem palta é tipo um hambúrguer sem carne.

Apesar dessa receita tão diferente, sou fã do Completo. Aliás, não existe nada melhor depois de uma boa balada no Chile.

hotdog italiano com palta em santiago, no bairro paris-londres
Completo chileno do tipo Italiano. Delicioso, no bairro Paris-Londres.

Mais comidas típicas do mundo

• 10 comidas realmente típicas de Goiás

10 comidas realmente típicas de São Paulo

• 7 comidas realmente típicas da Argentina

• 7 comidas realmente típicas da Colômbia

• 10 comidas realmente típicas da Inglaterra

• 5 comidas típicas de rua da América do Sul

• 10 comidas realmente típicas do Peru

Essas são as comidas típicas chilenas que me lembrei até agora. Se por acaso perceber mais alguma que merece entrar na lista, atualizarei assim que possível. E como sempre, dicas são bem-vindas ao Buenas Dicas.

Para planejar sua viagem:  
  1. Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  2. Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  3. RentCars: aluguel de carro pelo menor preço nas principais locadoras do mundo
Viaje com descontos:
  1. 100 reais de desconto no Airbnb
  2. 5% ou mais de desconto em Seguro Viagem
Autor

Criador e principal editor do Buenas Dicas, o blog do viajante inteligente (que é você 😄). Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

4 Comments

  1. Concordo, a comida até é bonita mas,…. Sem nenhum tempero, por isso fica tudo meio sem gosto e pálido. Sem contar que ainda tive o desprazer de comer em alguns lugares ( nobres e simples ) onde a comida vinha com um retrogosto de frutos do mar. Todavia, as salada estão aprovadas.

  2. Experimentem…
    Pastel (nada a ver com o pastwl brasileiro… É outra comida) de jaiba (caranguejo um poco menor a centolha).
    Machas parmesana.
    Salmão
    Paila Marina
    E todos os mariscos que puder…

  3. Pedro Henrique responder

    Dos paises da america do sul me pareceu o mais fraco no quesito comida.

    • Tive essa mesmo impressão na primeira viagem, mas agora em 2015 foi bem melhor. Se for voltar, passa aqui que tenho alguns lugares legais pra comer em Santiago, Pucón e Vina del Mar.

Comentários