7 bebidas típicas do Peru para experimentar na viagem (ou num restaurante peruano)

Sabia que o Peru é o berço de algumas das bebidas mais saborosas do mundo? Conheça agora quais são as principais bebidas típicas do Peru, e prepare-se para uma profusão de sabores na sua viagem.

De um suco único no mundo, preparado com ingredientes da Cordilheira dos Andes, a drinks de reconhecimento internacional, o Peru proporcionada experiências líquidas maravilhosas.

As 7 principais bebidas típicas do Peru

Já falamos aqui no blog sobre as comidas típicas do Peru. Agora, chegou a hora de harmonizar seu conhecimento com estas bebidas imperdíveis numa viagem ao país. Ou numa ida a algum restaurante peruano da sua cidade.

1. Chicha Morada

Essa é a mais peruana das bebidas. A Chicha Morada foi criada pelos Incas, e ainda hoje é uma das bebidas mais consumidas do país.

É um suco, não alcoólico, produzido a partir do “maiz morado”, um milho roxo colhido na Cordilheira dos Andes, rico em antioxidantes e outras substâncias benéficas ao organismo.

O milho então é fervido junto a cascas de abacaxi ou laranja, cravo, canela e açúcar. Também há versões com maçã e limão.

Como resultado dessa mistura única, a Chicha Morada é uma bebida adocicada e muito saborosa. Deve ser servida gelada, e vai muito bem em qualquer refeição do dia.

2. Pisco Sour

Os chilenos se dizem os criadores do pisco sour, que inclusive está listado entre as bebidas típicas do Chile. Mas os peruanos clamam pela autoria da bebida, e têm um forte argumento: a cidade de Pisco, que fica no Peru.

Pra apimentar essa discussão, preciso confessar que os melhores pisco sours que experimentei foram em Lima.

O pisco sour é uma bebida alcoólica feita com suco de limão, açúcar, clara de ovo, amargo de angostura e pisco, um destilado de uva.

Essa é a composição do pisco sour tradicional. Mas o drink possui variações que considero muito mais saborosas, como o pisco sour de lima e o pisco sour de maracujá.

3. Chá de coca

A folha da coca é utilizada há milênios pelos povos andinos para amenizar os efeitos da altitude no organismo, pois ela estimula a oxigenação do sangue e impede sua coagulação, entre outros benefícios.

E a melhor forma de extrair o sabor da folha de coca, é através do chá, muito comum no Peru e na Bolívia. Pode ser feito com sachês ou com a infusão direta das folhas na água quente.

Além de reduzir o “mal da montanha” e aquecer o corpo, o chá de coca é bastante saboroso. Mas infelizmente é proibido trazer folhas de coca ao Brasil, apesar de ser um hábito milenar na América do Sul.

4. Cafés do Peru

Apesar de não possuir uma indústria cafeeira tão desenvolvida quanto Brasil e Colômbia, o Peru produz cafés muito saborosos.

Além de poder provar o café nas melhores cafeterias de grandes cidades como Lima e Cusco, também é possível visitar fazendas produtoras, em plena Cordilheira dos Andes.

Aos amantes de cafés especiais, recomendo uma visita a Santa Teresa, vila de Cusco, pertinho de Machu Picchu, onde é possível acompanhar todo o processo de produção e ter uma verdadeira aula sobra a história do café peruano.

Em Lima, recomendo uma visita à cafeteria Puko Puko, que vende grãos de alguns dos melhores cafés do Peru.

5. Inka Cola

A Inka Cola já foi um refrigerante legitimamente peruano. Mas aí a Coca-Cola, sempre ela, comprou parte da empresa, assim como fez com o Guaraná Jesus no Maranhão.

Mas sua história e seu nome fazem com que a Inka Cola ainda mereça fazer parte das bebidas típicas do Peru.

Amarelo, o refrigerante chega a brilhar nas prateleiras e quando é servido no copo. Já o seu sabor é complicado de entender. Segundo a embalagem, a Inka Cola é de tutti-frutti, ou seja, todas as frutas.

Já tomei algumas vezes e não gostei. Mas é impossível ir ao Peru e não provar o refri nacional. Esteja você em Lima ou numa ilha do Lago Titicaca, sempre tem Inka Cola no cardápio.

6. Vinhos do Peru

Com mais de 11 mil hectares de vinhedos, o Peru tem como meta ser um dos principais produtores de vinhos do mundo. Esse dia pode demorar a chegar, mas o país já tem bons rótulos.

Segundo o blog Sonoma, as principais cidades produtoras de vinho no Peru são Ica, Lima, Arequipa, Moquegua, Ancash e La Libertad, enquanto as uvas mais cultivadas são Tannat, Petit Verdot, Malbec, Cabernet Sauvignon, Sauvignon Blanc, Sémillon e Albillo.

7. Cervejas do Peru

Não, a cerveja não foi inventada pelos Incas. Na verdade, a bebida tem origem na Mesopotâmia, região que é berço da civilização, e hoje é parte do território do Iraque.

Mas, se você faz questão de provar cervejas peruanas durante sua viagem ao país, estas são as principais marcas nacionais do Peru:

  • Cristal
  • Cusqueña
  • Arequipeña

Continue planejando sua viagem ao Peru

Além de drinks e bebidas tradicionais do Peru, aqui no blog você encontra muitas informações importantes para planejar sua viagem.

Comece pelas nossas Dicas de viagem a Lima, um guia completo sobre a capital peruana. Lá tem dicas de restaurantes e bares, além de passeios e atividades imperdíveis.

E veja também:

Créditos: a foto do chá de coca é de Rune. Demais imagens pertencem ao acervo do blog.

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *