Já faz tempo que a culinária peruana é uma das mais amadas do mundo. E também não é de hoje que muitos pratos, além do tradicional ceviche, são conhecidos e preparados com maestria aqui no Brasil. Veja 10 comidas típicas do Peru que são as mais queridas no país das lhamas e do pisco sour. Algumas são ancestrais à chegada dos espanhóis e mesmo ao Império Inca.

Pra selecionar as comidas típicas do Peru, recorri a velhos diários de mochilão e fotos de viagem. Finalmente a mania de tirar fotos de cardápio serviu pra alguma coisa! Depois vasculhei a internet, comprovando a autenticidade peruana das comidas e em busca de boas fotos dos pratos.

Algumas destas comidas típicas do Peru são facilmente encontradas nas grandes cidades brasileiras, como São Paulo, Rio e Brasília. Outras, mais regionais, são limitadas realmente ao próprio Peru, como no circuito incomparável de restaurantes de Lima.  Ou estão em restaurantes típicos que sejam de fato peruanos, e não apenas inspirados na culinária andina do país.

Mais comidas típicas da América do Sul

• Comidas típicas do Chile

• Comidas típicas da Argentina 

• Comidas típicas da Colômbia

Antes de embarcar, pesquise aqui preços de hotéis em Lima e veja aqui as opções de hotéis e pousadas em Cusco, perto de Machu Picchu.

1. Olluquito con charqui

Impossível ser mais peruano: o prato é feito com uma batata que só cresce na Cordilheira dos Andes e carne seca de lhama ou alpaca. Que me desculpem os fãs desses simpáticos mascotes andinos, mas nunca comi nada mais macio do que carne de alpaca. Aliás, bifes de alpacas e lhamas estão em vários pratos da região andina, como no próprio Lomo Saltado, número 3 da lista.

alpaca lhama peru

Foi mal, Alpaca, mas você é mesmo muito gostosa. | Foto de Paprika

 

2. Picante de Cuy

Em bom português, porquinho-da-índia com molho de pimenta. Desde antes do início do Império Inca, o prato é comum na região onde hoje é o Peru. Apesar de ser ainda muito servido nos restaurantes do país, é mais comum encontrar frango sob o mesmo molho apimentado, com o nome também adaptado: Picante de Pollo. Uma das minhas preferidas entre as comidas típicas do Peru. Olha a receita do prato aqui, em espanhol.

 

3. Lomo Saltado

A imigração oriental foi muito forte no Peru e gerou pratos como esse, na minha opinião um dos melhores do país. Basicamente, fatias de filé, legumes e batatas fritas cobertos por um molho à base de shoyu. Tudo isso sobre uma camada bem servida de arroz.

lomo saltado comida tipica peru

Prefiro o arroz por baixo, mas nada que umas garfadas não resolvam | Foto de James

 

4. Ají de Gallina

No Brasil temos muitos pratos com frango desfiado, mas nenhum tão incrementado quanto esse, que nasceu da mistura de ingredientes espanhóis e quechuas, povos indígenas que há séculos habitam o Peru. Mais que desfiado, o frango é triturado e misturado com um molho de pimenta verde, leite e pão. Geralmente acompanha batata, azeitona e ovo cozido, embora com arroz seja muito mais gostoso. Olha a receita do prato aqui, em português.

 

5. Anticuchos

Gosta de espetinho? Então vai adorar essa típica comida de rua do Peru, vendida em Lima por ambulantes. Enquanto no Brasil o espetinho de carne geralmente é coberto de farinha e acompanha vinagrete e farofa, no Peru ele é coberto com molho de pimenta e acompanha legumes como milho e batata. Veja outras comidas de rua da América do Sul.

 

6. Rocoto Relleno

comida tipica peru rocoto relleno

Olha o tamanho dessa pimentinha dos Andes | Foto de Franz Conde

O “rocoto” é uma pimenta muito resistente ao frio, natural da América do Sul e mais comum no altiplano andino. Por ser grande e adocicada, quase do tamanho de uma maçã, é perfeita para ser recheada. O recheio mais comum leva carne, azeite, cominho e queijo fresco. Depois de assado no forno, o prato é servido com batatas douradas. É típico da região de Arequipa, mas também pode ser encontrado em restaurantes de cozinha regional em Lima ou mesmo no exterior. Olha a receita aqui, em espanhol.

 

7. Pollo a la Brasa

Mais uma coincidência com a culinária brasileira e as comidas tipicas do Peru. Por lá, o frango assado é um dos pratos mais consumidos e também um dos mais baratos, vendido em bares e restaurantes de norte a sul do país. Geralmente eles preferem batatas fritas pra acompanhar, mas o arroz no Peru é quase tão bom quanto no Brasil e merece entrar no prato.

 

8. Ceviche

É o prato típico do Peru mais conhecido no mundo. No Brasil já vi até pizzaria vendendo Ceviche, tamanha a fama do prato que leva peixe cru, cebola, pimenta, milho roxo e outros ingredientes cozidos num caldo de limão. Os ingredientes e o tipo do peixe podem variar, mas se bem feito, o resultado é sempre incrível.

ceviche peruano

Ceviche lindão servido na taça | Foto de pixabay

 

9.  Causa a la Limeña

Popular também na Colômbia e no Equador, é mais um prato que antecede a chegada dos espanhóis ao Peru. Preparado com batatas andinas, alface, milho, ovo cozido, palta (também popular na culinária chilena), queijo e azeitona, entre outros ingredientes opcionais, como frango, atum ou mariscos.

comida tipica peru causa

Causa Limeña com mariscos | Foto de Patrick Aljord

 

10. Arroz con Mariscos

O nome já entrega os ingredientes dessa que é uma das comidas típicas mais consumidas no Peru. O arroz branco é preparado com cebola, pimenta, camarões e mexilhões, além de outros frutos do mar a gosto. Uma forma regional de preparar o internacional risoto de frutos do mar.

Por fim, tudo vai bem com Pisco Sour e Chicha Morada. Mas tem que ser aquela Chicha fresquinha, feita na hora, e não aquele engarrafada, que nem gosto de milho tem. E viva as comidas típicas do Peru!

Viajar com tudo reservado é bem melhor
      • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
      • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
      • Passagens aéreas: melhores sites para pesquisar preços de passagens
      • Airbnb: reservas de quartos e apartamentos de temporada

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

        • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguro Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
        • Acesse o Airbnb por esse link e ganhe mais de  R$ 150 em crédito  de hospedagem se ainda não for cadastrado.
Autor

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

2 Comments

  1. boas Nivaldo,relativamente a cozinha peruana ,ser considerada das melhores do mundo e uma falsa questão.
    salvo um ou outro prato, a cozinha e horrível,muito condimentada,muito sal e gordura.as alpacas lamas e porcos da índia,e uma tristeza que comanda este tipo de animais…vou muito ao peru mas cozinho em casa a minha
    rica comida portuguesa….muito melhor que a peruana..

  2. Parabéns pelas dicas, muito boas! A descrição dos pratos já me deu água na boca e já tenho uma lista do que quero comer no Peru.

Comentários