Bondiola ou Bondipan: o novo sabor das ruas de Buenos Aires.
Foi-se o tempo em que o Choripan* reinava absoluto como comida de rua em Buenos Aires.
O famoso pão com linguiça, uma das especialidades mais simples e admiradas da culinária argentina, bastante conhecido e encontrado em todo o país e até mesmo no Brasil, encontrou um importante concorrente em Buenos Aires.
Mas, afinal, qual iguaria é capaz de desafiar o Choripan em seu principal local de consumo? O nome você já viu lá em cima. Se trata de uma calórica comida de rua que atende pela alcunha de Bondiola, ou, para os íntimos, Bondipan.
Um legítimo mata-fome com quase tudo dentro, encontrado nos tamanhos grande, gigante e tiranossauro insaciável. Até merece lugar entre outras comidas típicas da Argentina, como a milanesa, a medialuna e a empanada argentina.
Vamos aos ingredientes da Bondiola
O sanduíche de Bondipan tem diversas variações, mas sua receita clássica, a mais básica de todas, leva os seguintes ingredientes:
- Pão francês (na Argentina, “pan felipe” ou “bolillo”)
- Bondiola
- Temperos a gosto: alho, mel, cebola roxa, pimenta e limão.
Leu até aqui e não descobriu o que é Bondiola?
Ao pé da letra, ou melhor, do mapa de cortes suínos, Bondiola é o ombro do porco.
Uma carne mais conhecida no Brasil como paleta ou sobrepaleta.
Embora alguns lugares vendam a Bondiola em sua versão de embutido temperado, tipo um salaminho italiano, a maioria dos sanduíches portenhos leva algumas finas fatias de carne de porco mesmo, geralmente bem passadas na chapa e com gordura nas bordas.
Imagino que, se preparado em casa com filé de porco, o sanduba fique ainda mais gostoso, embora um tanto mais distante da receita original argentina. Principalmente pela falta dos tradicionais e deliciosos germes que só uma boa comida de rua tem.
Onde comer Bondiola em Buenos Aires
Como falei acima, esse sanduíche tipicamente portenho é uma tradicional comida de rua, sendo encontrado em quiosques por toda a região metropolitana de Buenos Aires.
Sugestões:
- O quiosque (ou food truck fixo) El Rey de la Bondiola fica estacionado no calçadão da Avenida Costanera, entre o Aeroparque o o Rio de la Plata.
- Pouco abaixo do Parque El Roseal, em Palermo, o quiosque El Puestito del Tío também serve sanduíches de bondiola.
- Segundo o jornal argentino La Nación, também há boas opções de bondiola no famoso restaurante La Cabrera, em Palermo, e no La Biblioteca Cafe, um pitoresco e tradicional clube de música próximo ao Teatro Cólon e à pizzaria El Cuartito.
*Pra quem não entendeu o significado de choripan: CHORI (de chorizo, tipo uma linguiça toscana argentina) + PAN (ou seja, pão em espanhol). Agora, voltemos à Bondiola:
Aproveite que você está no blog que é referência em viagens para a Argentina, e confira nossas outras dicas, que vão desde roteiros completos a guias para ajudar na organização da sua viagem. Por exemplo:
- Principais pontos turísticos de Buenos Aires
- Roteiro Cultural: melhores museus de Buenos Aires
- Caminito: dicas e se vale a pena visitar?
- Dicas de viagem para a Argentina
- Roteiro barato por Argentina e Chile
Em caso de dúvidas sobre qualquer assunto relacionado a viagem para Argentina, fale comigo aqui pelo comentário abaixo, ou envie um email para nivaldo@buenasdicas.com. Eu mesmo respondo, o mais rápido possível, com dicas personalizadas para você e seu roteiro.
Reserve hotéis, ingressos, passeios e seguros com os parceiros do Buenas Dicas.
Você não paga nada a mais, e o blog recebe uma comissão.
A versão embutida se chama COPA aqui no RS.
En realidade esta errado o conceito da peça, a bondiola seria o que no brasil chaman copa.