Booking.com

A poucas horas de voo das principais cidades brasileiras, a capital argentina está pronta para qualquer tipo de visitante. Os pontos turisticos Buenos Aires agradam de românticos a apaixonados por história, baladas, parrilla argentina e sorvetes artesanais.

Entre os principais pontos turisticos de Buenos Aires, estão atrações clássicas, como museus, monumentos e edifícios do governo, mas você também pode enriquecer seu passeio conhecendo estádios de futebol, livrarias, parques, praias e até mesmo restaurantes que trazem o melhor da cultura argentina.

Para não precisar gastar muito com transporte até as atrações, é melhor escolher uma localização estratégica para se hospedar. Pensando nisso, fiz o guia Onde ficar em Buenos Aires e economizar muito.

Vamos começar a lista pelos pontos turisticos mais famosos de Buenos Aires, considerados até mesmo clichês, para depois explorarmos os passeios mais alternativos da cidade.

Casa Rosada

pontos turisticos buenos aires casa rosada

Claro que a lista tinha que começar por ela, onipresente nas fotos de qualquer turista que já passou pela capital argentina. Afinal, a Casa Rosada é parada obrigatória em Buenos Aires.

Em plena Praça de Maio, em meio a vários outros prédios históricos, a Casa Rosada foi inaugurada em 1898 para servir de sede ao governo da Argentina, função que mantém até os dias de hoje.

Entre seus moradores mais ilustres, estão Juan Domingo Perón e sua esposa Evita Perón. Inclusive, no filme Evita, protagonizado em 1996 por Madonna e Antonio Banderas, a Casa Rosada serviu como set de filmagem.

Já abrigou o Museo Presidencial Casa Rosada, que fechou suas portas em 2011. A atração interna em funcionamento atualmente é o Museo del Bicentenario.

A Casa Rosada é aberta para visitação. Antes de marcar sua viagem, dê uma olha em seu site oficial.

Catedral Metropolitana de Buenos Aires

• Reserve seu hotel ou hostel no Centro de Buenos Aires

Também ao redor da Praça de Mayo e a poucos passos da Casa Rosada, está a monumental Catedral Metropolitana de Buenos Aires. Sua imponência é marcada pelo estilo neoclássico da fachada.

Ela é sede da Arquidiocese de Buenos Aires, que já esteve sob o arcebispado de Jorge Mario Bergoglio, o argentino que foi eleito para o cargo mais alto da Igreja Católica e passou a ser conhecido como Papa Francisco.

O seu interior é rico em estátuas seculares e guarda o corpo de José de San Martín, “El Libertador” General San Martín, famoso por ter liderado Chile, Peru e Argentina a caminho da independência. Conhecer o majestoso túmulo de uma dos maiores heróis da América do Sul já faz valer o passeio.

Praça de Maio (Plaza de Mayo)

• Reserve seu hotel ou hostel no Centro de Buenos Aires

A Praça de Maio não está apenas cercada de pontos turisticos, como ela própria é um deles, talvez o mais significativo da capital argentina.

Ela é, desde sua construção, o centro da vida política argentina. Já foi palco de incontáveis manifestações populares e protestos. Alguns, inclusive, estão presentes na Praça de Maio há anos, como as faixas das Mães da Praça de Maio, que reclamam seus filhos desaparecidos durante a ditadura.

pontos turisticos plaza de mayo buenos aires

Veteranos da Guerra das Malvinas também buscam seu lugar na praça.

Resumidamente, a Praça de Maio é um ponto turistico mais por sua importância histórica na cultura argentina do que por sua beleza. E cuidado com os pombos.

Rua Florida (Calle Florida)

• Reserve seu hotel ou hostel no Centro de Buenos Aires

Mais que centro de compras, um centro de brasileiros em Buenos Aires. É para a “calle” Florida que hordas de turistas tupiniquins se dirigem para comprar produtos de marcas consagradas a preços menores que os praticados no Brasil.

Marcas como Puma, Prada, Nike, Adidas, Reebok, Louis Vuitton, Armani e muitas outras se amontoam nas vitrines ao longo da rua, exclusiva para pedestres, que começa no quarteirão seguinte à Catedral Metropolitana e segue agitada até a Avenida Córdoba.

Além de lojas das roupas e eletrônicos, a Rua Florida também possui cafés, restaurantes, bares e lojas de departamentos, como a Falabella. Verdadeiros shopping centers também se ergueram na rua, como a Galerías Pacífico.

Artistas de rua também costumam se apresentam por ali, na expectativa de garantirem sua parte do dinheiro dos turistas. E falando em dinheiro, fique ligado enquanto percorre a Rua Florida, que além de ponto turistico para compras, é ponto de batedores de carteira, que agem até mesmo dentro das lojas.

Obelisco

Sombra do Obelisco

Erguido em 1936, com seus 67 metros de altura, é ponto de referência e garantia de ótimas fotos em Buenos Aires. Fica no coração da cidade, no cruzamento das avenidas Corrientes e 9 de Julio.

A região no seu entorno é rica em bares e restaurantes, de onde é sempre uma boa pedida se sentar e ficar apreciando o monumento, seja dia ou noite, entre um gole e outro de uma bela Quilmes gelada. Nessa região estão alguns dos mais famosos hostels de Buenos Aires.

Puerto Madero

• Reserve seu hotel em Puerto Madero

PONTOS TURISTCOS BUENOS AIRES PUERTO MADERO

Pode ser feito para turista ver. Pode não captar a verdadeira identidade argentina. Pode ser inflacionado e cheio de ciladas para turistas. Mas conhecer Puerto Madero é essencial.

O bairro, criado na década de 90 para revitalizar uma decadente região portuária, se tornou um dos mais importantes pontos turísticos em Buenos Aires, graças aos seus sofisticados restaurantes, suas baladas e boates de nível internacional, hotéis de luxo como o Hilton Buenos Aires e diques repletos de iates.

Em Puerto Madero também está a Puente de La Mujer, criada pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, que soube representar nas curvas da ponte o movimento de um casal dançando tango. Moderno, é um excelente lugar onde ficar em Buenos Aires.

Livraria El Ateneo Grand Splendid

pontos turisticos buenos aires

No número 1860 da Avenida Santa Fé, está uma dos pontos turisticos mais bonitos de Buenos Aires. É a Livraria El Ateneo, que ocupa o espaço que pertenceu ao Teatro Grand Splendid.

Hoje, no mesmo palco em que se apresentaram mestres do tango como Ingacio Corsini e Carlos Gardel, funciona o simpático café da livraria.

Assim como o visual literalmente teatral, o acervo de livros também é rico e merece ser explorado sem pressa. Especialmente se você for fã de Jorge Luis Borges, o mais influente escritor argentino, ou das tirinhas da Mafalda, do cartunista argentino Quino.

La Boca

pontos turisticos buenos aires caminito la boca

O bairro em si não é um ponto turístico, como acontece nos casos de Palermo, Recoleta e San Telmo. La Boca é um bairro de classe média baixa, geograficamente próximo a Puerto Madero, mas bem distante em termos de estrutura para o turismo.

O que atrai os visitantes ao bairro é o famoso Caminito, um conjunto de ruas multicoloridas, célebres por terem inspirado o tango “Caminito”, de Juan de Dios Filiberto.

Entre dezenas de casinhas coloridas, estão lojas de artigos turísticos, restaurantes, bares que ocupam calçadas e vias, artistas dançando tango e várias referências ao maior ídolo local: Diego Armando Maradona.

Mas por que Maradona?

O craque argentino não nasceu na região, mas defendeu as cores do Boca Juniors, time que tem em La Boca sua famosa sede, o estádio de La Bombonera.

LA-BOMBONERA-LA-BOCA

E é La Bombonera, ao lado do Caminito (literalmente), que também atrai milhares de turistas a La Boca, interessados em assistir a clássicos como Boca Juniors x River Plate ou simplesmente tirar uma foto no gramado. Vai ser difícil resistir às centenas de tipos de chaveiro na loja do estádio.

Em La Boca, é importante tomar alguns cuidados para não ser explorado ou roubado. Tem um artigo aqui no Buenas Dicas só sobre isso, olha só: La Boca Buenos Aires.

Peru Beach

Praia Buenos Aires

Na grande Buenos Aires, a alguns minutos de trem a partir da estação Maipú, está a praia de Peru Beach. A praia, que tem a melhor estrutura da orla de Buenos Aires, é bem diferente do que estamos acostumados no Brasil.

Pra começar, os dias de sol e calor na Argentina não são tão frequentes e a faixa de areia está mais para faixa de gramado. Tampouco existem ondas pra pegar um “jacaré”. A onda em Peru Beach é aproveitar a estrutura do lugar, que possui parede para escalada, escola de windsurf e caiaques.

E não se preocupe, em Peru Beach também tem um bar para você saborear sua Quilmes enquanto admira o movimento marrom das águas do Río de La Plata.

Aqui no Buenas Dicas tem um post com mais detalhes sobre essa praia argentina.

Parques de Buenos Aires

Reserve seu hotel, albergue ou pousada em Palermo

parques buenos aires

Buenos Aires não economizou na hora de criar parques para seus habitantes. São dezenas deles nos principais bairros da cidade, como Recoleta e Palermo.

Nos parques da Recoleta, estão pontos turisticos como Floralis Generica, aquela enorme flor de metal, e a Feria de Artesanos de Plaza Francia.

Já nos parques de Palermo, estão o Jardim Japones de Buenos Aires, o planetário Galileo Galilei, o Zoológico de Buenos Aires e o Parque del Rosadal. Todos pontos turisticos que merecem lugar no seu roteiro, mesmo que para um passeio rápido.

Veja mais detalhe sobre estes importantes pontos turísticos de Buenos Aires aqui: Parques Buenos Aires.

Em breve, mais alguns pontos turísticos de Buenos Aires, com destaque para restaurantes, principalmente especializados em parrilla argentina, e sorveterias. Enquanto isso, saiba mais sobre o assunto clicando aqui (sorveterias Buenos Aires) e aqui (restaurantes Buenos Aires).

Além dos pontos turísticos, entenda o que mais tem pra fazer em Buenos Aires.  Veja o guia completo.

Nossos parceiros em Buenos Aires

Booking | O maior site de reservas do mundo tem centenas de hotéis, hostels e pousadas em Buenos Aires, muitos com ótimas ofertas.

Real Seguro Viagem | Compare preços de seguro viagem entre as maiores operadoras do mercado, com opções sob medida para a América do Sul.

Get Your Guide | Reservas de passeios e experiências em Buenos Aires, como jantares, shows de tango e roteiros de bicicleta.

Viajar com tudo reservado é bem melhor
  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  • RentCars: aluguel de carro pelo menor preço nas principais locadoras do mundo

Descontos para economizar na viagem

Autor

Criador e principal editor do Buenas Dicas, o blog do viajante inteligente (que é você 😄). Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

4 Comments

  1. Isso aí, Thiago, esse é o básico do básico. Mas é sempre bom fazer seu próprio roteiro com o que for achando interessante por lá. Logo vou aumentar essa lista ou criar mais dicas de roteiro e outros pontos turísticos em Buenos Aires. Mas pra um primeiro passeio, esses lugares aqui são essenciais.

  2. Thiago Silva responder

    Gostei! Pra minha primeira viagem, acho que é o básico. Depois conheço os outros pontos turisticos de buenos aires numa segunda oportunidade na cidade… bora lá conhecer a argentina!

  3. Legal o post, mas acho que poderia incluir na lista a Feira de San Telmo, que rola todo domingo no bairro que leva o mesmo nome (San Telmo)… é uma feira bem bacana que vale a pena citar.
    E a Reserva Ecológica, no ”fundo” do bairro Puerto Madero, também é um bom lugar para quem gosta de natureza, tranquilidade… lá também tem uma ”praia” e, no lugar da areia, tem pedras… é lindo!

    Abraços e parabéns pelo blog! Adoro acompanhar as publicações!

    • Oi Paula, valeu pelas dicas. Já estacionei na avenida desse limite de Puerto Madero, mas não sabia que ali era um reserva e que dava pra fazer passeios por lá. Vou procurar conhecer e colocar na parte 2 desse post de pontos turísticos. Se conhecer mais alguma praia interessante em Buenos Aires me avisa! E obrigado pelo elogio e por acompanhar o Buenas Dicas. ;)

Comentários