Os 3 documentos obrigatórios em viagem ao Egito

Depois de visitar a terra das pirâmides, chegou a hora de ajudar os próximos viajantes. Fiz esta lista com os documentos obrigatórios em viagem ao Egito, além de itens recomendáveis e dicas importantes.

Entenda quais são os documentos realmente necessários no Egito, com detalhes sobre validade, valores e informações sobre como é passar pela imigração no Aeroporto do Cairo.

Veja também as diferentes coberturas e compare preços de seguro viagem para o Egito, item que não é obrigatório no país das pirâmides, mas é de extrema importância em qualquer viagem.

Documentos necessários em viagem ao Egito

3 documentos obrigatórios + 2 itens importantes

Além de ter providenciado todos estes documentos na minha viagem ao Egito, conferi novamente a lista oficial nos órgãos responsáveis.

No momento o portal brasileiro Gov.br não possui uma página com a lista de documentos. Já os portugueses contam com o Portal das Comunidades Portuguesas, onde constam os documentos necessários.

As regras para cidadãos de Brasil e Portugal viajarem ao Egito são praticamente as mesmas. O que muda é que brasileiros precisam apresentar o CIVP, e os portugueses não.

1. Passaporte / Obrigatório

O passaporte é um documento estritamente necessário em viagem ao Egito. Por regra do Governo do Egito, é preciso que o passaporte tenha no mínimo mais 6 meses de validade no dia da sua entrada no Egito.

  • Exemplo: seu voo chega ao Cairo no dia 10 fevereiro. Nesse caso, seu passaporte precisa ser válido pelo menos até 10 de agosto.

Por isso, verifique a validade do seu passaporte antes de comprar a passagem aérea. O documento deve ser solicitado no site da Polícia Federal, mediante taxa de R$ 257,25.

2. Visto do Egito / Obrigatório

Brasileiros precisam de visto de turista para viajar ao Egito. O documento é obrigatório e realmente é exigido pelas autoridades do país.

Mas sabe onde você consegue seu visto para o Egito? No próprio Egito ou na internet.

  • O visto de turista é vendido no Aeroporto do Cairo, e custa 25 USD por pessoa. O balcão do visto fica antes da imigração. A dica é ter o valor trocado em dólares, para não precisar receber troco.
  • Também é possível fazer um visto online, o chamado E-VISA, no portal oficial Visa2Eypt. O valor é o mesmo, 25 USD. Deve ser solicitado entre 90 e 7 dias antes da viagem.

O visto é válido para 30 dias de permanência no Egito, e pode ser renovado para mais 30 dias. Como um roteiro de viagem ao Egito tem em média de 7 a 15 dias, é tempo mais do que suficiente.

No meu caso, como contratei uma agência de turismo para fazer o transfer até o hotel, havia um funcionário da empresa me esperando ANTES da imigração. Foi ele quem recebeu os 25 USD e colou o visto do Egito no meu passaporte. Junto a ele, passei pela imigração sem precisar falar nada. Apenas mostrei o passaporte com o visto.

Conversei com algumas pessoas que foram sem agência, e precisaram enfrentar uma maior burocracia na chegada.

3. Certificado Internacional de Vacinação / Obrigatório

O CIVP, Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia, documento comprova que o viajante está vacinado contra a febre amarela, é obrigatório para brasileiros no Egito.

  • A vacina precisa ser aplicada pelo menos 10 dias antes da data da viagem.
  • Pessoas que tomaram a vacina a partir de 30/12/2022, o CIVP pode ser obtido online, pelo ConecteSUS.
  • A vacina contra febre amarela é gratuita pelo SUS.

CIVP vencido ainda é válido. Em 2017, foi descoberto que a vacina contra a febre amarela é válida por toda a vida, e não apenas por 10 anos. Desde então, não é preciso emitir outro CIVP caso o seu tenha expirado. Já viajei com o meu “vencido” várias vezes e sempre foi tranquilamente aceito.

4. Seguro viagem no Egito / Recomendável

A portadores de passaporte brasileiro, não é obrigatório ter seguro viagem no Egito.

Mas o Egito é um dos países em que eu mais recomendo que você tenha um bom seguro viagem.

Aliás, mesmo que você tenha um seguro viagem gratuito do cartão de crédito, faça um seguro mais completo. Digo isso pois os seguros de cartão não indicam hospitais ou médicos, funcionando apenas por reembolso.

O Egito é um país muito pobre, onde encontrar um hospital de qualidade, mesmo no Cairo, pode ser bem complicado. Por isso, compare preços de seguro viagem e contrate um plano com as melhores coberturas, e ainda tenha atendimento em português se precisar de ajuda no Egito.

Além de importante, é um gasto relativamente baixo, pois há seguros bons e baratos, que custam menos de R$ 15 por dia de viagem.

5. Chip internacional no Egito / Recomendável

Eu já cheguei no Egito com um chip internacional no celular. Facilitou muito, pois já entrei em contato com a agência de turismo e confirmei que estavam me esperando no aeroporto. Aliás, não consegui utilizar o Wi-Fi do Aeroporto.

Infelizmente o Passaporte Mundo da Claro, que cobre vários países da África, não está disponível no Egito.

Recomendo comprar na Casa do Chip, que possui o Chip Internacional Global, válido em mais de 140 países, entre eles o Egito. Se o seu celular já é mais moderno, pode comprar o chip virtual eSim pelo mesmo valor.

Meu amigo deixou para comprar o chip dele direto no Egito, com a agência de turismo. Também funcionou, mas ele não conseguia realizar chamadas de voz por Whatsapp.

O sinal de internet funciona bem nas maiores cidades do Egito, como Cairo e Luxor. Não reparei em sinal 5G, apenas 3G e 4G. Durante o Cruzeiro no Rio Nilo, às vezes ficávamos sem sinal.

Continue planejando sua viagem ao Egito

Além da lista de documentos e regras para viajar ao Egito, aqui no blog tem muitas informações para você planejar outros detalhes da sua viagem à terra da Grande Esfinge.

Confira nossas dicas sobre o Egito até o momento:

Gostou? Então veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *