Minha experiência com o Edreams passagens aréreas

Pesquisando passagens aéreas na Colômbia pelo Skyscanner, os voos mais baratos que encontrei estavam sendo vendidos por uma tal de Edreams. Nunca tinha ouvido falar. Até que fui pesquisar no linkedin e vi um conhecido que trabalha lá, na sede da empresa em Barcelona. Bom, se existe (analisei também de outras formas, como explico no texto) resolvi confiar e seguir a compra.

As passagens entre San Andrés e Cartagena estavam mais baratas pelo Edreams do que pelo site da própria companhia aérea, no caso a Viva Colombia. Como eles conseguem vender mais barato do que a própria empresa, não faço a menor ideia. Esse foi justamente o maior motivo de desconfiança. Resolvi encarar e finalizei a compra sem maiores problemas, pelo próprio site da Edreams.

O que é a Edreams e quais são as companhias parceiras

Pelo que entendi, a Edreams é tipo um Decolar, um Submarino Viagens da vida, um site que busca voos, hotéis, locadoras de carro e monta pacotes de viagem, geralmente fazendo um combo de hotel e voo. Nesses casos, eles costumam oferecer descontos. E como outras empresas do ramo, eles tentam empurrar outros serviços.

Por exemplo, mesmo selecionando apenas a busca por passagens aéreas, depois de escolher o voo, a próxima página é para reserva de hotéis. E o botão pra sair dela é difícil da achar. Bate até aquela dúvida de que você fez a busca certa mesmo. Imagino que a comissão deles com hotéis seja bem mais alta do que com voos, por isso a insistência.

Pegadinha: tente achar o botão para prosseguir a compra sem reservar hotel:

Outra coisa importante a reparar é nas companhias aéreas pesquisadas. Buscando passagens na Colômbia, foram mostrados voos das empresas Latam, Viva Colômbia e Avianca. Sei que os mesmos trechos também são operados pela Wingo, e ela não foi considerada. Pesquisando voos no Brasil, foram listadas as empresas Azul, Gol e Latam, sendo deixada de lado a Avianca e talvez alguma outra menor.

Pra saber quais companhias estão sendo pesquisadas, repare na barra do lado esquerdo. Se quiser buscar em alguma específica, é possível desmarcar as outras que estão consideradas.

Recebi na hora a confirmação e os tickets

Confirmado o pagamento, recebi rapidamente a confirmação dos meus voos por e-mail. Tanto por parte da Edreams quanto da Viva Colombia. A partir desse momento, não tive mais notícias da Edreams.

Tudo então passou a ser resolvido pelo empresa aérea, como pendências de documentos e informação na compra. Acho que o formulário da aérea e do atravessador não se conversam 100%. Por exemplo, a parte de “contato de emergência”. Isso não é pedido pela Edreams, mas é uma informação obrigatória na Viva Colombia. Faltando poucos dias para o embarque, reparei num e-mail da Viva Colombia na caixa de SPAM, dizendo que, se eu não informasse um contato de emergência, não poderia embarcar.

Terror e pânico. Como assim uma mensagem dessa importância vai pra caixa de SPAM? E a Edreams não avisou nada, somente a Viva Colombia. Como expliquei no post sobre essa companhia aérea, não foi fácil adicionar essas informações. E quando pareceu que estava tudo OK, eles voltaram a mandar o mesmo e-mail. Parece que a coisa não salva. E pra cada voo, tem que preencher tudo de novo. Acho que essa é uma falha dupla, tanto da companhia quanto da Edreams. Os sistemas deveriam pedir exatamente as mesmas informações e ser mais inteligentes para ligar os pontos entre os voos.

Então a Edreams é de confiança?

De acordo com minha experiência, achei seguro comprar passagem pela Edreams. Tive esse problema de informações incompletas, que poderia ter sido muito maior se eu não tivesse visto a tempo. Mas o fato de poder tratar diretamente com a companhia aérea facilita o processo. Imagine a novela. Se um telemarketing com poder de resolver problemas já enrola, pense como é um telemarketing que precisa falar com outro telemarketing. Era o que acontecia na Decolar da última vez que comprei com eles. Fiquei sendo jogado de um lado pro outro. Felizmente isso não aconteceu na Edreams.

Bom, agora pelo menos você já sabe que a empresa existe e funciona. Além de buscar relatos como esse, outra dica pra estudar a procedência de uma empresa é buscar se ela tem página com número razoável de curtidas no Facebook, e se as postagens e comentários são frequentes. E o teor dessas conversas. Outra dica é buscar a página da empresa no Reclame Aqui. Afinal não adianta nada existir e ter fãs, se o serviço é muito criticado.

Então vale a pena comprar na Edreams?

Depende. Eu comprei porque a diferença de preços era muito grande. Comprando três passagens internas na Colômbia, gastei R$ 300 a menos do que se tivesse comprado no site da própria companhia. Considero que somente nesses casos de grande diferença de preço vale a pena comprar com o atravessador.

Se a economia for, por exemplo, inferior a R$ 100, ou se o preço estiver o mesmo, compensa mais comprar diretamente com a companhia aérea. Assim fica tudo mais claro, você já informa o que eles realmente precisam saber e, se tiver dúvidas ou problemas, o contato direto com a empresa aérea é garantido.

Em caso de hotéis, não cheguei a reservar com eles, pois sempre utilizo o Booking, onde consegui ser cliente Genius, com 10% de desconto em diversos hotéis. Além de ser um site mais fácil de utilizar e ter políticas claras quanto a pagamentos, cancelamento grátis e outras coisas. (Veja os comparativos Booking ou Trivago ou Hotéis.com e o novo Booking ou Airbnb)

Alguma dúvida?

Se você ainda estiver na dúvida sobre a Edreams, busque também outras opinões. E se eu puder ajudar, é só perguntar aqui nos comentários abaixo. Eu respondo sempre o mais rápido possível. Boa viagem!

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comentários

  1. Meu nome é Carolina e vou comemorar meu casamento de maneira simples e viajar depois.

    Data: final de novembro ou início de outubro de 2020. Será agendado na próxima semana.

    Gostaria de verificar um pacote para duas pessoas por 7 dias nesta data. Com passagens aéreas e, de preferência com translado incluso de ida e volta.

  2. Oi Nivaldo! Estou na maior dúvida sobre comprar na E-Dreams. Você foi a primeira pessoa que falou bem dela e olha que já estou procurando há um tempinho no google! rsrs! no reclame aqui ela tem reputação péssima! queria saber se o valor que vc viu no site foi o mesmo cobrado na sua fatura, ou semelhante ao menos. Porque esta é uma das principais queixas dos consumidores… a brusca alteração para maior… no preço … em razao da cotação do euro e etc…

    obrigada pelas dicas ! o blog é muito legal!!!!

    1. Oi Ana. Então, eu fiz essa compra na Edreams no começo do ano passado. Nunca tinha ouvido falar. Só fui em frente porque vi que um conhecido trabalhava na sede dela, em Barcelona, e procurei saber mais pra confiar. A única cobrança a mais que tive foi a taxa de 6,38% de IOF. Mesmo assim saiu bem mais barato do que se tivesse comprado direto no site da cia aérea. Recebi os bilhetes normalmente. O único problema foi o atraso pra receber os comunicados da cia aérea, o que é comum nesses casos de compra em site de revenda.

      Tive problemas de alteração posterior de preços apenas quando comprei pela Maxmilhas. Mesmo assim, dê uma olhada lá também, porque pode compensar.