O passeio de um dia ao hotel Gente de Mar, sem dúvidas, foi o melhor momento da viagem para Cartagena. Superou todas as expectativas: transporte em lancha nova, praia privativa, sombra natural, águas cristalinas e uma excelente estrutura. Por isso tudo, também é um dos passeios mais caros da cidade. Mas garanto que vale a pena.

(Antes de embarcar, leia 15 dicas de viagem para a Colômbia)

O hotel Gente de Mar fica na Isla Grande, a maior das Islas Rosário. Nesse pequeno arquipélago estão as melhores praias de Cartagena. Quase todas localizadas em áreas particulares, dentro de clubes e hotéis que se dizem resorts. Mas não são resorts. São apenas hotéis, a maioria com estrutura rústica.

Estátua no resort e hotel Gente de Mar

Pesquisei muito antes de escolher o Gente de Mar. Li todas as dicas em blogs de viagem, Google Locals e Tripadvisor. Comparando com outros lugares das Islas Rosario, como Hotel Cololiso, Isla del Pirata, San Pedro de Majagua e Hotel Lizamar, entre outros, vi que o Gente de Mar estava muito acima da concorrência. Problemas relatados sobre outros “resorts” incluem banheiros ruins, praia sem areia, comida ruim e excesso de gente. Preferi ir direto ao mais elogiado.

(Veja mais dicas de Cartagena)

O Gente de Mar também é hotel

Eu fiz apenas o passeio com day-use (ou “pasadia”, como se diz em espanhol) porque já tinha reservado meus hotéis em Cartagena e iria também para San Andrés. Mas se você comprou passagem apenas para Cartagena e quer curtir mais as praias do Caribe, a melhor escolha é passar pelo menos dois dias na Isla Grande. E como você vai ver nesse post, a melhor escolha por lá é o Hotel Gente de Mar. Olhando aqui na página do hotel no Booking, achei que vale o preço da hospedagem. Afinal, você vai acordar praticamente com o pé na areia de uma das praias mais bonitas do Caribe Colombiano.

E como se trata de uma praia particular, a tranquilidade é total para deixar suas coisas na praia e mergulhar nesse mar cristalino que tem o tom de azul mais bonito dessa parte do Caribe.

Onde comprar o passeio para o Gente de Mar

Recomendo reservar o day-use diretamente com o hotel. Peguei o contato na página do Gente de Mar no Gogle Maps e adicionei no Whatsapp. Me responderam em menos de 1 hora. Número: +57 310 6341105

(Para aparecer o contato no Whatsapp, é preciso realmente incluir o sinal de mais antes do prefixo da Colômbia, assim: +57. Na maioria dos celulares, basta manter o zero pressionado até surgir o sinal).

Preço: 190 mil pesos colombianos

Esse valor eu paguei na hora do embarque, no Muelle la Bodeguita, onde é preciso pagar um extra de 16.500 pelo embarque. Inclui transporte em lancha rápida, almoço típico com peixe e arroz de coco, day-use no hotel. A maior vantagem de reservar diretamente com o Gente de Mar, é que eles buscam o cliente de van no hotel em Cartagena.

Horários do passeio

Marcaram de me buscar no hotel às 8h15. A van chegou apenas às 8h40. Já estava preocupado com medo de ser esquecido, afinal ainda não estava pago, mas eles chegaram. Parece que é normal esse atraso.

A lancha partiu exatamente às 9h20 e chegou às 10h10 na Isla Grande. Ou seja, 50 minutos de viagem, em mar tranquilo. Todos com coletes salva-vidas. Barco novo e confortável. Recepção no hotel com suco de maracujá.

Permanência de quase 5 horas no hotel. Passou voando. Às 15h já estavam todos de volta à lancha. A viagem de volta foi maior, porque o mar é mais agitado à tarde. Então o piloto pegou um caminho alternativo, passando por um canal mais tranquilo. Chegada em Cartagena às 16h30. Ou seja, 1h30 de viagem. Na volta, não tem serviço de van. Por isso é legal estar hospedado dentro da cidade murada, perto do Muelle la Bodeguita.

Onde fica o Gente de Mar

O hotel está localizado na Isla Grande, que é a maior ilha das Islas Rosario, um arquipélago na costa de Cartagena. Região de águas mornas e tranquilas, em inacreditável tom de azul.  (no mapa)

Um dia no Gente de Mar Resort (Isla Grande, Islas Rosário, Cartagena)

Como falei no início, o passeio vale a a pena. Foram os pesos mais bem gastos na viagem. Já no caminho, a cor da água me surpreendeu: azul turquesa, no melhor padrão caribenho. O melhor do Gente de Mar em relação aos outros resorts, é a localização. Ele fica na ponta da Isla Grande, com praias para os dois lados. No total, são três praias. Duas delas tem cadeiras de praia, incluídas no preço do pacote.

A maior praia é a melhor delas. É lá que a maioria das pessoas passa o dia. Mesmo assim, nem metade das cadeiras foram ocupadas. Prova de que o resort realmente tem um número máximo de visitantes por dia. Nada de farofa.

O que fazer, almoço e quanto mais gastar no Gente de Mar

Eu gastei apenas o preço do passeio, não comprei mais nada por lá. Mas tem um cardápio, com petiscos e bebidas. Também é possível alugar caiaque e snorkel para mergulho. Ou você pode utilizar os caiaques grátis. Foi o que eu fiz. Remei, remei e mal saí do lugar, porque a aerodinâmica deles é péssima. Mas vale pela diversão na água.

A praia é toda de areia. Mas, dentro da água, parte do solo é rígida e desconfortável para os pés. Então, é melhor se manter na metade esquerda do mar, onde se pode caminhar sem sofrer. A água estava oscilando a temperatura, entre levemente fria e morna. Perfeita para se refrescar. Completamente sem ondas.

Pela qualidade da praia, pela limpeza e pela segurança, acho que é um bom passeio para fazer com crianças em Cartagena. Desde que não sejam moleques chorões e barulhentos, pra não estragar o passeio das outras pessoas.

O almoço foi melhor do que eu esperava. Já tinha visto a foto do clássico prato com peixe frito e arroz, e não achei nada apetitoso. Até provar ele. Realmente muito gosto.

Peixe fresco, salada bem temperada e o melhor arroz de coco que provei na Colômbia (aqui tem outras comidas típicas colombianas). E o melhor: pode repetir.  Depois de comer, a dia é dormir à beira da praia, nas cadeiras de sol ou no redário, bem ao estilo do nordeste brasileiro.

Aí acabou o dia. Foi triste ter que deixar a ilha e encarar a viagem de volta. Ainda bem que, como falei no início, o piloto pegou o caminho maior e mais seguro, sem ondas assustadoras.

Gente de Mar ou Playa Blanca?

Não pense duas vezes e vá direto para o Gente de Mar. Se estiver lotado, escolha outra resort para day-use nas Islas Rosario, como Bendita Beach, Isla del Pirata, Cocoliso, Majagua ou Lizamar.

Preço não é argumento para visitar a Playa Blanca. Entenda: o Gente de Mar custa 190 mil pesos e a Playa Blanca custa 50 mil pesos. É tipo 4 vezes mais barato. Mas tudo se cobra na Playa Blanca, até cadeira e guarda-sol. E o almoço é ruim. E o barulho do jetski é insuportável. E você não pode entrar no mar tranquilo, porque fica cheio de gente beirando suas coisas. Resumindo, Playa Blanca é o barato que sair caro. Melhor evitar.

Aliás, se você tiver que escolher apenas um passeio em Cartagena. Vá para o Gente de Mar nas Islas Rosario. Você ocupa a parte mais quente do dia à beira do mar e dentro de uma lancha. Aí, às 17h, quando o sol fica suportável em Cartagena, você sai para explorar as ruas históricas da cidade que mais inspirou Gabriel García Marquez.

Mais fotos do hotel Gente de Mar

Fotografei toda a estrutura do hotel e resort Gente de Mar, incluindo banheiro, praias, redário, deck, restaurantes e jardim. Assim fica mais fácil entender o que fazer e o que esperar de um dia de visita a esse que considero o melhor hotel da Isla Grande e que possui a melhor praia de Cartagena. Repare nos tons de azul, legitimamente caribenhos.

Viajar com tudo reservado é bem melhor
      • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
      • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
      • Touron: ingressos e tours em Buenos Aires e em todo o Brasil
      • Confidence: compra de moedas e cartão pré-pago internacional

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

→ Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguro Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem → Acesse o Airbnb por esse link e ganhe mais de  R$ 150 em crédito  de hospedagem se ainda não for cadastrado. → Chip internacional de dados e voz com  15% de desconto  se usar o cupom CHIPMAISBARATO.
Autor

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

18 Comments

  1. Olá, Nivaldo. Suas dicas são ótimas. Parabéns! Quanto ao passeio para o Gente de Mar, não é possível pernoitar lá e voltar no dia seguinte pela manhã, para evitar o mar agitado do fim da tarde? Você sabe se há embarcação de volta nesse horário? Desde já, agradeço.

    • Nivaldo responder

      Oi Katia. É possível dormir lá sim, aliás, deve ser uma experiência incrível acordar em frente àquelas praias. Dê uma olhada nos preços de diárias do Hotel Gente de Mar. Eles provavelmente oferecem transporte em lancha para hóspedes, por um custo extra. (site deles: https://www.gentedemar.co/?q=/en)

  2. Oi… estou amando seu blog. Nunca me senti tão confiante para fazer uma viagem. Obrigada por compartilhar sua experiência tão sinceras e aliás, estou fazendo meu roteiro apenas seguindo suas orientações. Só uma dúvida, eu queria muito conhecer o show dos golfinhos. Você sabe como faço. Não estou achando nenhum relato de gente que foi, ou onde reservar/como fazer…. já te agradeço desd já.

    • Nivaldo responder

      Olá e obrigado, Kenia!

      Esse show de golfinhos acontece no Oceanário das Islas Rosario (nesse local aqui no mapa). Eu não fiz essa atividade por não concordar com a exploração dos animais.

      Como ir ao Oceanarium

      Você pode comprar o passeio ou transporte até lá no Muelle de la Bodeguita (esse local aqui no mapa), que é o mesmo local onde será realizado o embarque. Também pode comprar com agências de turismo, mas será mais caro. A maioria vende o passeio até lá combinado com uma passada rápida na Playa Blanca. Quando chegar no Oceanário, é cobrado o valor do ingresso.

  3. Adorei seu relato! Me diga uma coisa, por favor. Como foi a sua volta no barco? Estou preocupada em fazer este passeio somente por conta de relatos de muitos viajantes que dizem que a volta é com muito balanço, as pessoas sentem enjoo e que é até perigoso… Li relatos de gente que quase foi lançada ao mar… Eu creio que o balanço depende do dia e da maré. Como foi sua experiência na volta? Balançou pouco ou muito? Chegou a se molhar muito? Você achou a viagem segura?

    • Nivaldo responder

      Oi Regina. Eu fui e voltei na lancha do próprio Gente de Mar. Na volta, pra evitar ondas fortes, o piloto fez um caminho mais longo e tranquilo. Ótima experiência. Não sei te dizer se o trajeto é sempre na lancha deles ou se tiver sorte ou se foi porque comprei direto com eles, reservando pelo Whatsapp.

      Mas fiz um outro passeio, para Playa Blanca (não recomendo) que na volta a lancha estava praticamente se partindo ao meio surfando ondas gigantes. Eu inclusive filmei e coloquei aqui no Youtube.

      • Muito obriga por sua atenção! Quando li sua resposta, de que a lancha estava praticamente se partindo ao meio, eu achei que você estava falando no sentido figurado. Mas, quando fui ver seu vídeo, vi que o sentido era literal! Nossa, que falta de responsabilidade deles! O caminho alternativo que você disse que o Gente de Mar fez deve ter sido por causa das condições climáticas. Eu falei com eles pelo Whatsapp há pouco e eles me disseram que a lancha bate forte mesmo nas ondas. E também falei com uma operadora de turismo de Cartagena que me adiantou que de dezembro a março é quando o barco bate mais porque é quando os ventos são maiores na cidade (eu vou em janeiro). Por causa da volta no barco estou até pensando em desistir das praias. Mais uma vez, obrigada!

  4. Adorei as dicas e q vc colocou os valores! Estou planejando ir em Maio e já tô usando suas dicas no meu roteiro!

  5. Oi, vou a Cartagena daqui 2 dias. É possível ir ao oceanário a partir de Gente de Mar? Obrigada

    • Nivaldo responder

      Apenas se tiver uma lancha particular por sua conta. São lugares próximos, mas vendidos em passeios diferentes.

  6. Bom dia, estou querendo visitar Cartagena e San Andres na segunda quinzena de Outubro. Estou com medo das praias não estarem tão bonitas devido ser um período chuvoso! E possivelmente após a temporada de furacões no Caribe. Muitas pessoas estão me dizendo que Cartagena não é atingida por furacões e as praias não perdem a beleza nesta época. Gostaria de saber sua Opniao Nivaldo.

    Atenciosamente,
    Mariana

    • Nivaldo responder

      Olá, Mariana. Outubro é realmente época de chuvas em Cartagena e San Andrés. Explquei em detalhes nos posts Clima em Cartagena e Quando ir para San Andrés. Claro que existe a chance de ter lindos dias de sol ou nublados sem chuva, por isso, se puder ir somente essa época, programe-se para passar mais tempo, assim tem mais chances de conseguir tempo bom pra curtir as praias. A chance de furacões é pequena em San Andrés e muito mais remota em Cartagena. E mar é isso mesmo, geralmente fica revirado após um temporal.

      Já conhece bem o Nordeste? É uma época boa de sol garantido entre o norte da Bahia e o Maranhão.

  7. João Francisco responder

    Boa noite, Nivaldo! Estou finalizando o roteiro da minha viagem à Cartagena + san andres que farei com a minha namorada e pensamos em reservar um dia para ir ao gente de mar na espécie de “pasadia”. Somente iremos em janeiro para lá, porém temos o receio de estar lotado o passeio e, consequentemente, não o realizar. Nesse sentido, poderias nos informar com quanto tempo, mais ou menos, de antecendência tu chegou a entrar em contato com eles e reservar o passeio?! Muito obrigado pelas informações! Um grande abraco.

    • Nivaldo responder

      Olá, João. Foi exatamente esse passeio que fiz. Eu entrei em contato apenas no dia anterior, já no final da tarde. Era abril, logo após um feriadão, e eles estavam com muitas vagas ainda. Tudo diretamente com o hotel, pelo WhatsApp (+57 310 634 1105). Não me pediram pagamento adiantado, nem entrada, confiaram mesmo e no dia seguinte chegaram no meu hotel.

      Mas acho que, pra garantir, vale pedir pra reservar com maior antecedência. Tipo pelo menos uma semana antes de embarcar. Se for se hospedar dentro da Cidade Amuralhada, eles pegam de van no hotel.

      • Olá Nivaldo! Estou indo com minha família em março para Cartagena! E ficaremos três noites em Islã Baru! O que acha disso! Procuramos um lugar mais tranquilo e por isso resolvemos ficar por lá… obrigado!

  8. Boa noite,
    Sei que a islas rosario é grande e para tanto temos que escolher o hotel onde devemos passar o dia, é isso mesmo? Como podemos realizar essa escolha? Cada lancha vai para um local diferente?
    Obrigada.

    • Nivaldo responder

      Oi Carina. É isso aí. Você escolhe o hotel que vai usar durante um dia e embarca diretamente para ele. Todos tem mar, mas nem todos tem praia de areia. Alguns tem piscina. São diferentes padrões. Eu fui para esse Gente de Mar aqui, que é o mais elogiado, tem praia de areia e o almoço é bom. Outro bem avaliado é o Isla Coralina. A diferença de preço entre esses resorts não é grande, por isso recomendo ir direto para os melhores.

      Aliás, se tiver tempo, vale a pena se hospedar em um deles, pra curtir a praia por mais tempo, pois os passeios são curtos.

Comentários