As 10 maiores cidades da Colômbia, por população

A Colômbia é o segundo país mais populoso da América do Sul, com 52 milhões de habitantes, atrás apenas do Brasil. Mas quais são as maiores cidades da Colômbia em população?

O último censo oficial na Colômbia foi realizado em 2018, e em 2023, o órgão responsável, o DANE, Departamento Administrativo Nacional de Estatística da Colômbia, fez uma projeção populacional atualizada.

Cidades mais populosas da Colômbia

Nesta lista, vamos apresentar as cidades mais populosas da Colômbia de acordo com a última projeção oficial, de 2023, ordenadas a partir da maior cidade colombiana em número de moradores.

E como estamos num blog de viagem, confira também as informações relacionadas os turismo em algumas dessas cidades colombianas.

1. Bogotá – 7.9 milhões de habitantes

Bogotá é a capital da Colômbia e a cidade mais populosa do país, com 7.968 milhões habitantes. Na América do Sul, é a terceira maior cidade, atrás apenas de São Paulo e Lima.

A 2.625 metros de altitude, Bogotá é conhecida por seu clima frio, seus excelentes cafés e por ter um interessante centro histórico, La Candelaria, repleta de construções em estilo espanhol e museus, como o imperdível Museu Botero.

2. Medellín – 2.6 milhões de habitantes

Capital do departamento de Antioquia, Medellín é a segunda maior cidade da Colômbia, com 2.653 milhões de habitantes.

Nos anos 1980, Medellín ganhou os noticiários mundiais por ser e sede do violento cartel de drogas de Pablo Escobar. Mas nos últimos anos a cidade se reinventou, tornando-se exemplo com seu moderno sistema de transporte público e um importante pólo de turismo na Colômbia.

3. Cali – 2.2 milhões de habitantes

Em terceiro lugar na lista de maiores cidades da Colômbia, está Cali, capital do departamento do Vale do Cauca, com 2.297 milhões de habitantes.

Também é conhecida por sua história relacionado ao tráfico de drogas, pois foi sede do temido Cartel de Cali. Apesar de não ser tão turística quando Bogotá ou Medellín, Cali têm suas atrações, como os edifícios preservados do centro histórico, e as peculiares estátuas de gatos, como a famosa “El Gato del Río”.

4. Barranquilha – 1.3 milhões de habitantes

A maior cidade do litoral da Colômbia é Barranquilha, localizada entre a foz do Rio Madalena e o Mar do Caribe. Compõe junto a Cartagena e Santa Marta uma das regiões mais populosas da Colômbia.

Apesar de estar na costa colombiana do Caribe, Barranquilla não é um destino de veraneio, sendo mais conhecida por sua filha ilustra: Shakira nasceu em Barranquilla em 1977, e já nos anos 1990 se tornou uma das cantoras mais conhecidas do mundo.

5. Cartagena – 1 milhão de habitantes

Com 1.065 pessoas vivendo em Cartagena de las Índias, a cidade é hoje a quinta mais populosa da Colômbia. Mas é sem dúvidas a mais importante para o turismo no país.

Cartagena possui um centro histórico fabuloso, a Cidade Amuralhada, repleto de sobrados seculares preservados, e mirantes sobre a muralha, que proporcionam uma vista inesquecível.

Além da riqueza histórica e cultural, Cartagena ainda é rodeada de praias paradisíacas, de águas azul turqueza. As melhores estão nas Ilhas Rosário, a apenas 1 hora de barco de Cartagena, sendo um passeio imperdível. Conheça as praias de Cartagena e se apaixone pelo Caribe Colombiano.

6. Soacha – 831 mil de habitantes

Soacha é uma cidade dormitório, na região metropolitana de Bogotá. Cresceu e se tornou uma das maiores cidades colombianas acompanhando o desenvolvimento da capital.

7. Cucuta – 795 mil habitantes

Capital e maior cidade do departamento Norte de Santander, a cidade de Cucuca está na fronteira com a Venezuela. Está localizada a 571 quilômetros de Bogotá.

8. Soledad – 692 mil habitantes

A cidade de Soledad faz parte da região metropolitana de Barranquilla, com a qual está conurbada. Está localizada a 120 quilômetros de Cartagena de las Índias, e a 998 quilômetros de Bogotá.

9. Bucaramanga – 623 mil habitantes

Capital do departamento de Santander, a histórica Bucaramanga é hoje a nona cidade mais populosa da Colômbia.

Fundada em 1622, Bucaramanga é a melhor base para quem vai explorar os exuberantes parques da região, como o Parque nacional del Chicamocha, entre outros destinos de ecoturismo.

10. Bello – 578 mil habitantes

No departamento de Antioquia, a cidade de Bello faz parte da região metropolitana de Medellín, junto à qual compõe uma das mais populosas conurbações da Colômbia, no vale do Rio Medellín.

Organize sua viagem à Colômbia

Agora que você já sabe quais são as maiores cidades da Colômbia por população, chegou o momento de planejar sua viagem ao país, para conhecer suas lindas praias, cidades históricas e grande riqueza cultural.

Recomendo começar o planejamento com as nossas Dicas de viagem à Colômbia, um post completo, um verdadeiro guia de viagem, que contém as informações mais importantes para sua viagem.

E navegue por todas as demais dicas, roteiros e listas originais publicadas aqui no blog.

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *