Caribe

Praias de Cartagena: as melhores e as piores

Do lado de fora das muralhas de Cartagena, nas Ilhas Rosário, estão algumas das praias mais bonitas do Caribe. Mas, para não cair em cilada, é preciso entender melhor o litoral dessa vibrante cidade.

Antes de conhecer Cartagena, é complicado entender essa questão das praias. Afinal, tem ou não tem praia em Cartagena? É Caribe ou não é? As praias de Cartagena são bonitas ou não? Dá pra ir a pé do hotel? Onde vale a pena conhecer? Aqui vou explicar tudo e mais um pouco.

No meu roteiro em Cartagena, percorri as principais praias da cidade e também visitei as ilhas próximas. Tive experiências positivas e negativas. Vi praias lindas, praias feias e praias que, mesmo lindas, eu não voltaria nunca mais. (Veja mais dicas de Cartagena)

Mapa de praias em Cartagena. Separei os três principais tipos de praias por cores.

 

 

1. Islas Rosário: onde estão as melhores praias de Cartagena

Sem dúvidas as melhores praias de Cartagena estão nas Islas Rosário, um pequeno arquipélago a pouco mais de 1 hora de barco da cidade, cercado por águas mornas, tranquilas e naquele belíssimo azul caribenho. A forma mais barata e comum de chegar lá é comprando o passeio bate e volta. O preço depende da praia escolhida, pois são praias particulares, que pertecem a diferentes hotéis. Dependendo de qual escolher, custa em média de 120 mil a 190 mil COP um pacote com transporte, acesso à praia e refeição típica, quase sempre um prato de peixe com arroz de coco. Confira nos sites oficiais os números pra adicionar no WhatsApp. (Veja mais dicas de Cartagena)

Praia no Gente de Mar, na Isla Grande das Islas Rosario

Praias privadas na Isla Grande

A maior das ilhas arquipélago é a Isla Grande, onde está a maioria desses hotéis com praias particulares. Nem todos tem praia com faixa de areia, o que pode decepcionar os desavisados. Por isso pesquise bem antes de contratar o passeio.

Gente de Mar: foi onde eu passei o dia e recomendo. É o passeio mais caro, mas em compensação o hotel tem a melhor estrutura e tem duas praias de areia, voltadas para diferentes lados da ilha. Um paraíso e, pelo que vi e li até hoje, é o melhor hotel com a melhor praia das Islas Rosario. (site oficial)

San Pedro de Majágua: tem boa infraestrutura e recebe muitos elogios. Entre as críticas, está a questão da praia de areia sumir completamente de acordo com a maré. (site oficial)

Cocoliso Island Resort: a vantagem é que é um dos únicos resorts com piscina da ilha. A desvantagem é que não tem praia com faixa de areia, apenas um deque com cadeiras à beira mar. Os viajantes mais recentes estão reclamando da estrutura e da comida. (site oficial)

Bora Bora: a praia de areia é pequena, muito curta e estreita. As cadeiras de sol ficam acima de uma escada. O hotel cobra por benefício como camas próximas ao mar e outras coisas que os hóspedes reclamam.

Hotel Lizamar: tem piscinas, inclusive infantil e um pequeno toboágua que cai direto no mar. Mas não tem praia de areia, apenas um deque com cadeiras de sol. Atualmente as críticas são negativas, com muita gente reclamando da decadência na estrutura. (site oficial)

Praias privadas em ilhas menores das Islas Rosario

Outras ilhas das Islas Rosario são tão pequenas que tem espaço apenas para um hotel. A segunda maior ilha é a Isla Marina, onde estão diversos hotéis. Veja os principais hotéis com praias privativas que vendem passeios por dia. Melhor e mais barato do que comprar com agências de turismo, é reservar direto com as propriedades. Confira nos sites oficiais os números pra adicionar no WhatsApp.

Coralina Island: fica na Isla Marina e é uma dos mais bem avaliados por hóspedes e turistas que passam o dia. Muito elogiado pelo estrutura. Não tem praia de areia, apenas um deque com escada direto ao mar. (site oficial)

Isla del Pirata: único hotel da ilha de mesmo nome. Também não tem praia de areia, apenas deques com cadeiras de sol. (site oficial)

Bendita Beach: pequena e isolada, é a ilha mais distante do arquipélago. E um das únicas com faixa de areia. Sim, praia de verdade! Não tem hotel, funciona apenas para o uso diário, que eles chamam de “pasadía”. Pacote no mesmo esquema, incluindo transporte, bebida de boas-vindas, almoço e cadeiras de sol na praia. (site oficial)

 

2. Praias urbanas: feias e próximas ao centro de Cartagena

Do outro lado da Cidade Amuralhada de Cartagena está o mar, mas não existem faixa de areia, bares ou qualquer infraestrutura. Apenas pedras, de um tipo que inviabiliza totalmente o banho. Mas, saindo do centro em direção aos bairros de Bocagrande e La Boquilla, há praias de areia, com hotéis próximos e a menos de 10 minutos de carro do Centro Histórico. Mais perto ainda, na lateral da muralha, tem uma pequena praia com pequena estrutura e aluguel de guarda-sol.

Praia de Bocagrande

É feia, não dá pra negar. O mar é marrom e há pedras disputando espaço na faixa de areia. Mesmo assim, há espaços razoáveis para cadeiras e pequenas tendas de praia, tipo um guarda-sol à moda colombiana. Em poucos minutos fui abordado por dezenas de vendedores e massagistas chatas. Mesmo assim, pra quem está hospedado nos hotéis de Bocagrande, é uma opção pra enfrentar o calor perto de casa, sem gastar nada. A parte que visitei, próxima ao Shopping, tinha um bar de praia e estrutura com banheiro público.

Praia de Marbella

Do outro lado da Cidade Amuralhada, próxima ao aeroporto, está a Praia de Marbella. Visitei apenas porque me hospedei uma noite na região. Igualmente feia à praia de Bocagrande, ela costuma ser muito mais vazia, por estar fora do eixo turístico. A parte que visitei, perto do hotel Velik Ocean, tem um simpático parque na orla, com parquinho para crianças e ciclovia. Não vale a pena se abalar da Cidade Amuralhada até aqui. Visite apenas se estiver hospedado na região, como era o meu caso. (Veja mais dicas de Cartagena)

Praia El Cabrero

É a praia mais próxima à cidade amuralhada e a única em que é possível ir a pé sem grande esforço. Fica a poucos metros da Plaza de las Bovedas. Feia como as outras duas acima. Tem hotéis com bom custo-benefício, com vista pro mar ou pra lagoa, afinal são apenas dois quarteirões de terra firme. Tipo uma Ipanema de Cartagena, mas muito mais feia e com um calor que assusta até os cariocas. Mas, se estiver hospedado na Cidade Amuralhada e quiser curtir uma praia a pé, essa é a melhor opção.

 

3. Playa Blanca da Isla Barú: a pior praia de Cartagena

Era uma vez uma linda praia de areias brancas e águas mornas num tom de azul de fazer inveja. Aí chegaram milhares de turistas e um número ainda maior de vendedores, bares e ciladas. Fica localizada na Isla Barú e a melhor forma de chegar lá é de barco, apesar de ser possível ir por terra, de ônibus ou táxi.

O pacote até a Playa Blanca é barato, custa apenas 50 mil COP (tipo R$ 60) por pessoa, incluindo transporte de barco e almoço. Mas sem dúvidas vai sair muito mais caro do que isso. Não se deixe tocar pelas massagistas, nem se elas oferecem de graça. Não aceite garçons, pois eles vão cobrar mais caro do que os pedidos. Entenda mais detalhes no post Playa Blanca, um dia no inferno.

 

Outras praias de Cartagena

Há muitas outras praias e hotéis pé na areia nas ilhas e penínsulas de Cartagena. A maioria está na Isla Barú, a mesma da famigerada Playa Blanca. Mas essas eu não conheço e não encontrei fontes confiáveis de informação. Mas é possível entender um pouco mais essas praias por meio da avaliação de hóspedes e turistas. Aqui vão algumas delas, com links para o Google Maps, que atualmente é a fonte mais sincera de avaliações na internet.

Hotel Playa Manglares

Decameron Barú

Punta Iguana

Playa Agua Azul, onde fica o Agua Azul Beach Resort

Playa Scondida

Playa Agua Azul

Fênix Beach, na Isla de Tierra Bomba

E você, tem alguma dica de praia em Cartagena?

Se conhece alguma dessas praias aqui logo acima, mande seu comentário, assim ajuda outros viajantes que tem interesse em conhecer lugares diferentes em Cartagena, além das praias mais famosas. E se tiver alguma dúvida sobre praias, litoral de Cartagena ou qualquer dica de viagem para o Caribe Colombiano, é só perguntar.

Boa viagem e boas praias em Cartagena!

Para planejar sua viagem:  
  1. Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  2. Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  3. RentCars: aluguel de carro pelo menor preço nas principais locadoras do mundo
Viaje com descontos:
  1. 100 reais de desconto no Airbnb
  2. 5% ou mais de desconto em Seguro Viagem

Criador e editor-chefe do Buenas Dicas. Contato: nivaldo@buenasdicas.com

Escreva seu comentário