| |

Praias de Cartagena: as melhores e as piores

Antes de conhecer Cartagena, é complicado entender essa questão das praias. Afinal, tem ou não tem praia em Cartagena? É Caribe ou não é? As praias de Cartagena são bonitas ou não? Dá pra ir a pé do hotel? Onde vale a pena conhecer? Aqui vou explicar tudo e mais um pouco.

No meu roteiro em Cartagena, percorri as principais praias da cidade e também visitei as ilhas próximas. Tive experiências positivas e negativas. Vi praias lindas, praias feias e praias que, mesmo lindas, eu não voltaria nunca mais.

Antes de viajar, entenda onde é melhor se hospedar em Cartagena, ou vá direto para a lista com preços de hotéis em Cartagena, assim você garante sua hospedagem perto das melhores atrações da cidade.

Mapa de praias em Cartagena. Separei os três principais tipos de praias por cores.

1. Islas Rosário: onde estão as melhores praias de Cartagena

Sem dúvidas as melhores praias de Cartagena estão nas Islas Rosário, um pequeno arquipélago a pouco mais de 1 hora de barco da cidade, cercado por águas mornas, tranquilas e naquele belíssimo azul caribenho. A forma mais barata e comum de chegar lá é comprando o passeio bate e volta. O preço depende da praia escolhida, pois são praias particulares, que pertecem a diferentes hotéis. Dependendo de qual escolher, custa em média de 120 mil a 190 mil COP um pacote com transporte, acesso à praia e refeição típica, quase sempre um prato de peixe com arroz de coco. Confira nos sites oficiais os números pra adicionar no WhatsApp. (Veja mais dicas de Cartagena)

Praia no Gente de Mar, na Isla Grande das Islas Rosario

Praias privadas na Isla Grande

A maior das ilhas arquipélago é a Isla Grande, onde está a maioria desses hotéis com praias particulares. Nem todos tem praia com faixa de areia, o que pode decepcionar os desavisados. Por isso pesquise bem antes de contratar o passeio.

Gente de Mar: foi onde eu passei o dia e recomendo. É o passeio mais caro, mas em compensação o hotel tem a melhor estrutura e tem duas praias de areia, voltadas para diferentes lados da ilha. Um paraíso e, pelo que vi e li até hoje, é o melhor hotel com a melhor praia das Islas Rosario. (site oficial)

San Pedro de Majágua: tem boa infraestrutura e recebe muitos elogios. Entre as críticas, está a questão da praia de areia sumir completamente de acordo com a maré.

Cocoliso Island Resort: a vantagem é que é um dos únicos resorts com piscina da ilha. A desvantagem é que não tem praia com faixa de areia, apenas um deque com cadeiras à beira mar. Os viajantes mais recentes estão reclamando da estrutura e da comida.

Bora Bora: a praia de areia é pequena, muito curta e estreita. As cadeiras de sol ficam acima de uma escada. O hotel cobra por benefício como camas próximas ao mar e outras coisas que os hóspedes reclamam.

Hotel Lizamar: tem piscinas, inclusive infantil e um pequeno toboágua que cai direto no mar. Mas não tem praia de areia, apenas um deque com cadeiras de sol. Atualmente as críticas são negativas, com muita gente reclamando da decadência na estrutura.

Praias privadas em ilhas menores das Islas Rosario

Outras ilhas das Islas Rosario são tão pequenas que tem espaço apenas para um hotel. A segunda maior ilha é a Isla Marina, onde estão diversos hotéis. Veja os principais hotéis com praias privativas que vendem passeios por dia. Melhor e mais barato do que comprar com agências de turismo, é reservar direto com as propriedades. Confira nos sites oficiais os números pra adicionar no WhatsApp.

Coralina Island: fica na Isla Marina e é uma dos mais bem avaliados por hóspedes e turistas que passam o dia. Muito elogiado pelo estrutura. Não tem praia de areia, apenas um deque com escada direto ao mar.

Isla del Pirata: único hotel da ilha de mesmo nome. Também não tem praia de areia, apenas deques com cadeiras de sol.

Bendita Beach: pequena e isolada, é a ilha mais distante do arquipélago. E um das únicas com faixa de areia. Sim, praia de verdade! Na Bendita Beach não tem hotel. Funciona apenas para o uso diário, que eles chamam de “pasadía”. Pacote no mesmo esquema, incluindo transporte, bebida de boas-vindas, almoço e cadeiras de sol na praia.

2. Praias urbanas: feias e próximas ao centro de Cartagena

Do outro lado da Cidade Amuralhada de Cartagena está o mar, mas não existem faixa de areia, bares ou qualquer infraestrutura. Apenas pedras, de um tipo que inviabiliza totalmente o banho. Mas, saindo do centro em direção aos bairros de Bocagrande e La Boquilla, há praias de areia, com hotéis próximos e a menos de 10 minutos de carro do Centro Histórico. Mais perto ainda, na lateral da muralha, tem uma pequena praia com pequena estrutura e aluguel de guarda-sol.

Praia de Bocagrande

É feia, não dá pra negar. O mar é marrom e há pedras disputando espaço na faixa de areia. Mesmo assim, há espaços razoáveis para cadeiras e pequenas tendas de praia, tipo um guarda-sol à moda colombiana. Em poucos minutos fui abordado por dezenas de vendedores e massagistas chatas. Mesmo assim, pra quem está hospedado nos hotéis de Bocagrande, é uma opção pra enfrentar o calor perto de casa, sem gastar nada. A parte que visitei, próxima ao Shopping, tinha um bar de praia e estrutura com banheiro público.

Praia de Marbella

Do outro lado da Cidade Amuralhada, próxima ao aeroporto, está a Praia de Marbella. Visitei apenas porque me hospedei uma noite na região. Igualmente feia à praia de Bocagrande, ela costuma ser muito mais vazia, por estar fora do eixo turístico. A parte que visitei, perto do hotel Velik Ocean, tem um simpático parque na orla, com parquinho para crianças e ciclovia. Não vale a pena se abalar da Cidade Amuralhada até aqui. Visite apenas se estiver hospedado na região, como era o meu caso.

Nas nossas Dicas de viagem a Cartagena você encontra mais detalhes sobre pontos turísticos e o que realmente vale a pena fazer na cidade.

Praia El Cabrero

É a praia mais próxima à cidade amuralhada e a única em que é possível ir a pé sem grande esforço. Fica a poucos metros da Plaza de las Bovedas. Feia como as outras duas acima. Tem hotéis com bom custo-benefício, com vista pro mar ou pra lagoa, afinal são apenas dois quarteirões de terra firme. Tipo uma Ipanema de Cartagena, mas muito mais feia e com um calor que assusta até os cariocas. Mas, se estiver hospedado na Cidade Amuralhada e quiser curtir uma praia a pé, essa é a melhor opção.

3. Playa Blanca da Isla Barú: a pior praia de Cartagena

Era uma vez uma linda praia de areias brancas e águas mornas, num tom de azul de fazer inveja. Aí chegaram milhares de turistas e um número ainda maior de vendedores, bares e ciladas. Assim é a Playa Blanca, localizada na Isla Barú.

A melhor forma de chegar lá é de barco, apesar de ser possível ir por terra, de ônibus ou táxi. De qualquer forma, o perrengue é quase garantido.

O pacote até a Playa Blanca é barato, custa apenas 50 mil COP (tipo R$ 60) por pessoa, incluindo transporte de barco e almoço. Mas sem dúvidas vai sair muito mais caro do que isso. Não se deixe tocar pelas massagistas, nem se elas oferecem de graça. Não aceite garçons, pois eles vão cobrar mais caro do que os pedidos. Entenda mais detalhes no post Playa Blanca, um dia no inferno.

Outras praias de Cartagena

Há muitas outras praias e hotéis pé na areia nas ilhas e penínsulas de Cartagena. A maioria está na Isla Barú, a mesma da famigerada Playa Blanca. Mas essas eu não conheço e não encontrei fontes confiáveis de informação. Mas é possível entender um pouco mais essas praias por meio da avaliação de hóspedes e turistas. Aqui vão algumas delas, com links para o Google Maps, que atualmente é a fonte mais sincera de avaliações na internet.

E você, tem alguma dica de praia em Cartagena?

Se conhece alguma dessas praias aqui logo acima, mande seu comentário, assim ajuda outros viajantes que tem interesse em conhecer lugares diferentes em Cartagena, além das praias mais famosas. E se tiver alguma dúvida sobre praias, litoral de Cartagena ou qualquer dica de viagem para o Caribe Colombiano, é só perguntar.

Boa viagem e boas praias em Cartagena!


Booking.com

Reserve hotéis, ingressos, passeios e seguros com os parceiros do Buenas Dicas.

Você não paga nada a mais, e o blog recebe uma comissão.

Conheça nossos parceiros

Gostou? Então veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 Comentários

  1. Diogo Luciano disse:

    oi, sem dúvida a melhor praia fica no Hotel Punta Faro na Isla Mucura, lugar calmo, privativo, natureza exuberante e pouca gente conhece e o melhor, não recebem passeios, só fica na praia quem está hospedado no Hotel mas pra tudo isto precisa gastar bem acima da média.

  2. Giuliane Monteiro disse:

    Olá, adorei seu estilo sincerão assim que tem que ser! Parabéns pelo blog. Estou voltando a Cartagena em dezembro, após 16 anos, dessa vez vou com meu marido ficaremos em boca grande por 10 dias, para não fazer nada corrido. Te pergunto: qual praia é essa da primeira foto da página?
    E vi que falou de um bar cubano, mas não consegui mais achar onde, pra saber o nome, poderia me dizer? Tem mais alguma dica de um bar com músicas bem caribenhas de preferência ao vivo? Obrigada desde já!

    1. Oi Giuliane.

      Essa primeira foto eu tirei no resort Gente de Mar. Mas infelizmente o local fechou este ano. Ficava nas Islas Rosario, um pequeno arquipélago perto de Cartagena. Mas há muitos outros bons lugares nas ilhas. Você pode ir para se hospedar, por exemplo no Hotel Coralina Island, ou vá apenas para passar o dia.

      O bar cubano que eu conheci foi o Cafe Havana, que fica no bairro artístico Getsemaní. Se gosta de vida noturna, essa região é a melhor de Cartagena.

      No Centro Histórico, não tive tempo de conhecer o Bar Tabaco y Run, que também me pareceu ser de estilo cubano, acho que com música ao vivo. Se não tiver banda nele, procure nos bares próximos que certamente vai encontrar.

  3. Nivaldo, estou lendo seus posts sobre Cartagena e estou adorando! Sensacional sua sinceridade e você escreve muito bem. Obrigadíssima pelas dicas, estão sendo muito úteis!

    1. Obrigado, Rafaela! Boa viagem pra você!

  4. Olá Nivaldo, adorei tuas dicas.
    Meu namorado e eu vamos em janeiro, e temos apenas o hotel escolhido (Bovedas de Santa Clara).
    Tenho lido muita coisa ruim, mais do que boa sobre as praias, e escolhemos o destino para contentar os 2 (cultura e vida boa de frente para o mar). Vamos apostar em uma ou duas pasadías no Gente de Mar, porque pelo visto o restante é só incômodo.
    Parabéns pelo blog

    1. Obrigado, Grazi. Isso aí, escolheu bem, Cartagena é realmente essa combinação de cultura e praias. E a comida ainda é ótima. Boa viagem.

  5. Ola Nivaldo tudo bem ?
    Bacana suas dicas e sinceridade sobre os fatos. Fiquei passada com a notícia que Playa Blanca é essa zona ! Kkkk…
    Estou indo agora em Outubro para lá passar 10 dias e estou na dúvida de como dividir a viagem. Quero fazer 3 coisas : 1) Centro Histórico; 2) Praias da ilha do Rosário; 3) SAN Andres. Vc recomenda eu me hospedar uma dias em cada ponto ?

    1. Oi Simone. Em Cartagena, a dica é se hospedar dentro da Cidade Amuralhada. 4 noites é o suficiente. Inclusive, leia aqui: Onde ficar em Cartagena. Sobre as Ilhas Rosário, eu fiz apenas o passeio de um dia para o Gente de Mar. Mas também tem a opção de dormir por lá ou em outros resorts das ilhas. Só que não tem nada nas Islas Rosário além de praias e os hotéis. Por isso, se for, 1 ou 2 noites bastam.

      Em San Andrés, fique no mínimo 3 noites. Também tem dicas aqui no blog: Onde ficar em San Andrés. Boa viagem!

  6. Bom dia Nivaldo, adorei as sinceras dicas, em Maio eu e minha noiva estaremos em lua de mel, e estamos cogitando ir para Cartagena, sera nossa primeira viagem internacional, por isso o tamanho receio, depois do seu artigo cheguei até ao hotel Decameron Barú, voce conhece o lugar? é confiavel?

    1. Olá João. Não conheci pessoalmente. Mas olhando essas fotos deles aqui, me pareceu um excelente hotel. E tem nota 8 baseada quase 300 avaliações, o que é bem consistente. Dê uma olhada nas opiniões dos hóspedes.

      1. Olá Nivaldo! Obrigada pelas dicas!
        Estou em Cartagena agora e realmente Playa Blanca tem um mar incrível, mas infelizmente é locada e recheada de inconvenientes. Porém, tem a opção de ir para Playa Tranquila, que foi o que fiz. O passeio é um pouco mais caro (paguei COP 120.000), mas compensa muito. De fato é bem mais tranquila. Fui ontem (domingo) e fiquei com receio de estar muito cheia, pelo fato de ser final de semana, mas não estava.
        Também há alguns ambulantes, mas não achei que tinham muitos, porém, caso não queiram ser importunados, nada que um
        “No! ¡gracias!” e ser firme na resposta não resolva. Eles gostam de um papo já para te seduzir a acabar comprando. Rsrsrs
        Se possível, já levem água e algumas coisas para beliscar, pois lá é tudo muito caro. Para ter uma idéia, pago COP 2.050 na água (centro de Cartagena) e na praia estava COP 10.000.
        Nesse passeio ganhamos um suco e lanchinho como cortesia da agência. Na praia, ganhamos uma bebida de boas-vindas e o almoço estava incluído. (4 opções).
        Como falei, a praia é bem mais tranquila, temos direito a tenda beira mar, a água é um azul surreal com temperatura agradabilíssima, tanto que não dá vontade de sair, e você consegue curtir de boa o seu passeio.
        A única coisa ruim é que achei o retorno muito cedo. Saímos por volta de 8:30 e retornamos às 15:00.
        Fomos de ônibus até Baru e de lá pegamos o barco até Playa Tranquila. Na volta, fomos direto de lancha até o cais de Cartagena.
        É um ótimo passeio!
        Ah! Outra dica! Procure por uma agência de confiança. Se não tem indicação, procure por agências físicas. Não façam com agenciadores de rua se não tiver uma agência física. Você pode cair em uma roubada. Antes de ir, pesquisei em vários. Fui com a Jireh Tour, mas tem várias no centro de Cartagena. Verifiquei se tinham redes sociais e entrei para ver as avaliações e comentários. Deixei de fechar com uma, agência física, pois vi que no insta tinham comentários horríveis sobre a agência. Todo cuidado é pouco!
        Se atentem ao comprarem e ao troco, alguns se fazem de desentendidos para não devolver.
        Espero ter contribuído de alguma forma.
        Um forte abraço!

        1. Oi Elaine! Muito obrigado por compartilhar sua experiência, que foi bem melhor do que a minha. Eu acabei ficando lá na Playa Blanca mesmo, levando golpe, hahahah.

          Foi a pior cilada que entrei na Colômbia, e realmente teria sido melhor buscar uma alternativa próxima.

          Espero que os próximos viajantes leiam seu comentário a tempo, pra evitar os perrengues.

          Inclusive, depois vou subir alguma parte das suas dicas para este post ou para meu relato sobre a Playa Blanca, que costuma assustar muita gente. Mas agora vi que tem jeito de salvar o dia.

          Boa viagem pra você e bom retorno para o Brasil!

  7. Rogeria Teixeira disse:

    Nivaldo, agradeço sua atenção. Vou dar mais uma olhada.

  8. Nivaldo, gostei muito das suas dicas. Moro em BH e comecei a programar uma vagem para Colômbia. Quero visitar Cartagena, Bogotá, Medelim e San Andrés. Já vi seus comentários de todas, que são muito interessantes. Preciso da sua dica de qual melhor roteiro, ainda não defini qtos dias, cheguei à conclusão que Março é o melhor mês. Help!!! Desde já agradeço

    1. Olá, Rogeria. Aqui tem dicas de roteiros de 6 a 10 dias na Colômbia. Não passei por Medellín, mas tenho vontade de conhecer e espero ir em breve. Acho que vale a pena. Dizem mais ser interessante do que Bogotá. Dá uma olhada lá e pergunte se tiver alguma dúvida ainda.

    2. Kefany Ramalho disse:

      Meu, super obrigada pelas dicas. São de grande valia. Ficaremos alguns dias em Cartagena, e essas informações foram super importantes.