Maiores cidades da Espanha – 10 mais populosas

Sétimo país mais populoso da Europa, a Espanha possui uma população de 47 milhões de habitantes, segundo a última estimativa oficial, divulgada em janeiro de 2022.

Cerca de 20% dessa população vive nas 10 maiores cidades da Espanha, que estão espalhadas de norte a sul do país e ainda mais longe: uma delas está nas Ilhas Canárias, próxima à África.

Antes de viajar, confira a lista de documentos obrigatórios na Espanha, para que você organize tudo certo e não passe perrengue na imigração.

10 cidades mais populosas da Espanha

Listamos as maiores cidades da Espanha por população, considerando os respectivos municípios, e não suas zonas metropolitanas. Dados obtidos em divulgação do INE – Instituto Nacional de Estadística, órgão responsável pelos censos e estimativas populacionais na Espanha, função semelhante à do IBGE no Brasil.

1. Madrid – 3.3 milhões de habitantes

Capital e maior cidade da Espanha, Madrid é também uma das cidades mais bonitas do país. Seus museus possuem um acervo riquíssimo, como o Museu do Prado, e sua vida noturna está entre as mais animadas da Europa.

2. Barcelona – 1.6 milhões de habitantes

A capital da Catalunha, província que luta por sua independência, continua a ser parte da Espanha. Barcelona é conhecida por suas praias, seu centro medieval preservado e pela criatividade de Antoni Gaudí, arquiteto responsável pelo Templo da Sagrada Família, entre outras obras emblemáticas.

Descubra quais são os Melhores bairros de Barcelona, uma seleção exclusiva do Buenas Dicas com as melhores localidades para se hospedar na capital catalã.

3. Valência – 789 mil habitantes

Terceira maior cidade da Espanha, Valência está na costa leste do país. De clima mediterrâneo, possui verões quentes, com temperaturas que podem ultrapassar os 40 ºC, especialmente em agosto. A Cidade das Artes e das Ciências é um museu imperdível. O Mercado Central de Valência também vale a vista.

4. Sevilha – 684 mil habitantes

Além de ser uma das maiores cidades da Espanha, Sevilha é também uma das mais tradicionais. Terra de touradas, berços do flamenco e lar de monumentos impressionantes, como a Catedral de Sevilha, o terceiro maior templo cristão da Europa.

5. Saragoça – 675 mil habitantes

Localizada entre Madrid e Barcelona, às quais é interligada pelo Avlo, um dos trens mais rápidos da Europa, “Zaragoza” é a maior cidade da comunidade autônoma de Aragão. No turismo, se destaca seu palácio La Aljafería, construído pelos mouros, muçulmanos que dominaram a região por mais de 100 anos.

6. Málaga – 677 mil habitantes

No sul da Península Ibérica, às margens do Mar Mediterrâneo, Málaga é hoje a sexta cidade mais populosa da Espanha. O Aeroporto Internacional de Málaga é a principal porta de entrada da Costa del Sol, onde estão algumas das praias mais bonitas da Espanha, como a Playa de Cabopino, em Marbella, e a Playa de Burriana, em Nerja.

7. Múrcia – 460 mil habitantes

Importante cidade industrial e universitária, o município de Múrcia é atualmente o sétimo mais populoso da Espanha. Está a 450 km de distância de Madri e a 620 km de Barcelona. Na província de Múrcia está Cartagena, importante cidade história e portuária.

8. Palma de Maiorca– 419 mil habitantes

Maior cidade das Ilhas Baleares, Palma é a porta de entrada deste paradisíaco arquipélago espanhol no Mar Mediterrâneo. Seu porto e seu aeroporto são os mais importantes das ilhas. De Palma é possível navegar, por transporte comercial, até Barcelona e Valência.

9. Las Palmas – 378 mil habitantes

Bem mais próximas da costa africana do que do continente europeu, as Ilhas Canárias são um dos principais destinos turísticos da Espanha. Sua maior cidade é Las Palmas, que já foi eleita a cidade com o melhor clima do mundo.

10. Bilbao – 346 mil habitantes

Capital do separatista País Basco, Bilbao fecha com estilo a lista de 10 maiores cidades da Espanha. Cortada pelo rio Nervión e delimitada ao norte pelo Oceano Atlântico, Bilbao oferece lindas paisagens naturais e um charmoso centro histórico. Mas seu atrativo mais famoso é o edifício futurista do Museu Guggenheim.

Maiores cidades de outros países europeus

Além das cidades mais populosas da Espanha, aqui no blog você também encontra rankings de números de habitantes de outras cidades de países da Europa, além de outras listas interessantes:

Créditos: as imagens utilizadas possuem direitos autorais livres (CC) e foram baixadas em sites de imagens gratuitas, dos seguintes autores: Olga Iacovlenco (Valência) / Jordi Navarro (Zaragoza) / Reuben Mcfeeters (Málaga) / Hans-Jürgen (Bilbao) / Tom Podmore (Palma) / Anna Vi (Las Palmas)

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *