Capri

As 10 cidades mais bonitas da Itália

Dos Alpes à Sicília, passando pelo extenso litoral, conheça as cidades mais bonitas da Itália para montar seu roteiro.

Entre vilas de praia e grandes metrópoles, a Itália tem algumas das cidades mais lindas da Europa. Mas, afinal, quais são as cidades mais bonitas da Itália? O que cada uma tem de melhor para entrar nessa lista?

Fazer um roteiro pelas cidades mais bonitas da Itália é o sonho de muita gente. Por isso viajei, pesquisei bastante, olhei fotos, li outros rankings e também coloquei uma pitada de opinião pessoal nessa lista. Foi difícil escolher apenas 10. E se você tem alguma dica ou cidade preferida na Itália, mande pelos comentários.


Onde estão as cidades mais bonitas da Itália no mapa


1. Anacapri, Ilha de Capri

A Ilha de Capri é um dos melhores destinos da Costa Amalfitana. E a melhor vista da ilha se tem da pequena cidade de Anacapri. Ela ainda tem um simpático centrinho histórico e alguns dos melhores restaurantes da ilha. O melhor negócio por lá é alugar uma lambreta e sair em busca de praias e mirantes. E dar a volta completa de barco na ilhota, observado mansões de famosos como Giorgio Armani e pontos turísticos como a Gruta Azul.


2. Veneza, Veneto

Apesar da infestação de pombos e cruzeiros marítimos, é impossível não incluir Veneza entre as cidades mais bonitas da Itália. Seus canais repletos de gôndolas e pontes que são verdadeiras joias da arquitetura, como a Ponte de Rialto, são apenas o atrativo principal da cidade que parece flutuar no Mar Adriático.


3. Catania, Sicília

Aos pés do Vulcão Etna, Catania tem mais de mil anos de história. Sobrevivente de terremotos e erupções vulcânicas, ela preserva monumentos como o Castello Ursino e a Fonte do Elefante. E a cidade ainda tem praia e fácil acesso via trem ou barco. Por esse conjunto, vence a disputa com Palermo e Taormina pela vaga siciliana entre as cidades mais bonitas da Itália.


4. Vernazza, Cinque Terre

Na costa da Ligúria, perto de Gênova, cinco vilas praianas estão no roteiro de milhões de turistas: Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso al Mare. Dessas, Vernazza é a mais impressionante. Sua marina bucólica, sua pequena praia disputada no verão e suas vistas pro mar, do alto da vila, são de fazer qualquer um se apaixonar. Talvez por isso faça parte de muitos roteiros de Lua de Mel na Itália. Já pensou?


5. Nápoles, Campania

Odiada por uns, amada por milhões. A sombra da máfia ainda assusta os turistas. Mas Nápoles tem aroma de pizza no ar e a melhor gastronomia da Itália. A imponente Piazza del Plebiscito é o cartão de visitas dela que já foi a capital de um reino. Igrejas góticas, palácios e castelos compõem o visual com o vulcão Vesúvio ao fundo. Tudo isso a poucos minutos de outros destinos incríveis como Capri e Pompeia.


6. Lucca, Toscana

Enquanto hordas de turistas se espremem nas vizinhas Florença e Pisa, a pequena Lucca esbanja charme. Seu centro histórico é cercado por uma grande muralha medieval, sobre a qual foi criado um parque. Nas ruas estreitas, estão resquícios do Império Romano, uma igreja com fachada de ouro (Basílica de San Frediano) e atrações exóticas como o Museu da Tortura.


7. Roma, Lacio

Talvez a cidade mais grandiosa do mundo, Roma não poderia ficar de fora dessa lista de cidades mais bonitas da Itália. Seus monumentos são de cair o queixo. Sua história é milenar, viva em lugares como o Coliseu, o Vaticano, o Foro Romano, as grandes piazzas, igrejas e templos monumentais. Se quer aproveitar a cidade sem chuvas e menos lotada, entenda quando ir para Roma e comece a planejar a viagem.


8. Castelsardo, Sardenha

Pelo conjunto da obra, a Sardenha merece ter uma representante na lista de cidades mais bonitas da Itália. A escolhida foi Castelsardo, que se desenvolveu sobre uma colina rochosa, dando a ela belíssimos mirantes naturais. E a cidade ainda possui importantes monumentos históricos.


9. Auronzo di Cadore, Vêneto

Com pouco mais de 3 mil habitantes, a pequena Auronzo di Cadore ocupa uma lugar privilegiado na geografia italiana. Perto da fronteira com a Áustria, ela fica às margens de um lago alpino, com vista para as montanhas. É um charmoso destino para quem pretende esquiar na Itália.


10. Tropea, Calábria

O centro histórico de Tropea é um dos mais conservados do sul da Itália. De quebra, seus becos terminam com excelentes vistas para o mar. Turística, a cidade tem boa infraestutura de hotéis e restaurantes. Spiaggia Di Tropea, a praia principal da cidade, é razoavelmente bonita e fica lotada no verão.


Outras lindas cidades na Itália

  • Positano
  • Sorrento
  • Salerno
  • Riomaggiore
  • Florença
  • Pisa
  • Palermo
Viajar com tudo reservado é bem melhor
  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  • Touron: ingressos e tours em Buenos Aires e em todo o Brasil
  • Confidence: compra de moedas e cartão pré-pago internacional

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

→ Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguro Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem

→ Acesse o Airbnb por esse link e ganhe mais de  R$ 150 em crédito  de hospedagem se ainda não for cadastrado.

→ Chip internacional de dados e voz com  15% de desconto  se usar o cupom CHIPMAISBARATO.

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

2 Comments

  1. Amei suas dicas. Melhor q já vi até hoje. Eu e meu esposo estamos indo p Napolis em Maio de 2020, vamos em um cruzeiro e depois voltaremos p Napolis e ficaremos mais 1 semana aonde iremos até Pompeia, Sorrento, Positano, Capri e Amalfi. Muito obrigado pelo seu excelente trabalho.
    Marilene Fialho Fabri- Pinellas park, Florida

    • Nivaldo responder

      Obrigado, Marilene! Escolheram bem onde ir, são todos lindos destinos. Desejo uma viagem incrível pra vocês!

Comentários