Muita gente não sabe o que é Malta. Eu mesmo nunca tinha ouvido falar desse lugar antes de começar a planejar meu intercâmbio. E muitas pessoas pelo caminho até lá, inclusive no avião, me perguntaram se era uma ilha, uma cidade ou um país. Afinal, o que é Malta?

A resposta é simples: Malta é realmente um país. Minúsculo, insular, perdido no Mediterrâneo, mas, ainda assim, um país.

Curiosidades e informações sobre Malta

  • Um dos menores países do mundo:  Com uma área total é 316 km², Malta ocupa o décimo lugar na lista de menores países do planeta.
  • Um dos países mais povoados do mundo: 514 mil habitantes é a população estimada de Malta. Com tanta gente em tão pouco espaço, Malta é o quinto país do mundo com maior densidade populacional.
  • Paraíso fiscal: apesar de não gosta desse título, Malta oferece muitos benefícios para milionários estrangeiros fugirem dos impostos em seus países. O que faz o setor bancário um dos mais relevantes na economia em Malta, junto à indústria tecnológica e ao turismo

Onde fica Malta – Localização no mapa

Olha ali, Malta fica no Mar Mediterrâneo, entre a Itália e a Tunísia. Aproveite e saiba como chegar em Malta.

Mais especificamente, o país soberano Malta situa-se numa Ilha rochosa a 93 quilômetros ao sul da Sicília, aquela grande ilha italiana – que os locais julgam ser um país, mas isso é assunto pra outro post.

Os outros países mais próximos de Malta estão no litoral norte do continente africano: Tunísia e Líbia. São desses dois países que saem grande parte dos imigrantes que tentam cruzar o Mediterrâneo rumo à Europa e acabam naufragando próximos à costa de Malta.

Apesar do tamanho, não falta o que fazer em Malta, que tem um rico patrimônio arquitetônico, praias paradisíacas e uma intensa vida noturna.

Certo, Malta é um país. Mas Malta é Europa, África ou Ásia?

malta-comino-praia

Apesar de estar próximo da África e de ter um pé nas arábias, Malta é um país Europeu. Inclusive, Malta faz parte de importantes tratados europeus e desde 2004 é um país membro da União Europeia.

Em 2007, Malta entrou também para o Tratado de Schengen, uma convenção entre países europeus para a abertura de fronteiras e livre circulação de pessoas entre os países membros. Esse acordo é bastante benéfico para os intercambistas brasileiros, já que facilita a entrada em Malta e as viagens pelo Europa, especialmente em relação a documentos. Em breve falarei sobre documentação.

Qual o tamanho de Malta?

malta-aviao

Dá pra ver no mapa que Malta é um simples pontinho no Mediterrâneo. O país tem apenas 316 km², sendo o décimo menor país do mundo em superfície.

Pra se ter uma ideia, Malta é um pouco menor do que Ilhabela, no litoral de São Paulo, que tem 348 km².

Isso se somadas as 3 principais ilhas do arquipélago maltês, que são:

  • Malta, a maior ilha, onde estão o Aeroporto de Malta, a capital Valetta e os principais pontos turísticos;
  • Comino, onde está a famosa Blue Lagoon e onde vivem apenas 4 pessoas;
  • Gozo, onde está a bela cidade de Rabat, além de lugares históricos e praias.

Resumo da história de Malta

Habitada desde a pré-história, Malta já foi dominada por Fenícios, por povos gregos, romanos, árabes e pelo Império Turco-Otomano, entre outros. O que faz do país um pequeno combinado disso tudo, o que se vê na culinária, na cultura e no idioma.

Falando em idioma, me lembrei que Malta fez parte do Império Britânico entre 1814 e 1964. A principal herança dos súditos da rainha foi o idioma, sendo que hoje o inglês é uma das línguas oficiais de Malta, junto ao maltês.

Agora que você já sabe o que é Malta, que tal conhecer essa ilha de rara beleza?

Malta tem se tornado um destino turístico cada vez mais importante. Suas ruínas milenares e praias já foram cenário de filmes como o Conde de Montecristo e séries como Game of Thrones, entre outras produções.

E é um popular destino de intercambistas brasileiros, que vão a Malta estudar inglês e aproveitar as paisagens paradisíacas e o clima, considerado um dos melhores da Europa. Veja também:

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

        • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
        • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO
Autor

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

10 Comments

  1. Boa tarde ,gostaria de saber como é os times de futebol e o mercado nesse esporte

  2. Bdia
    Entao eu quero sair do Brasil no maximo em 1 ano ou até antes … mas nem sei por onde comecar . E tô pesquisando país que aceita melhor p trabalhar, estudar quem sabe ( mas nao falo ingles nadinha); e quero informacoes tambem sobre os costumes e cultura e, penso em Malta, Portugal Australia… mas conheco nada nem ninguem …e to pesquisando geral ….se tiver grupo de whatsapp p me adicionarem por favor.
    Email fmmonicaa@gmail.com
    perolamonik@gmail.com
    Meu zap 34 9 88458212

    Se alguem tiver algumas dicas e informacoes eu agradeco .
    Ótimo fim de semana

  3. George Gaudêncio responder

    Penso em ir estudar inglês em maio ou junho de 201, e passar de 20 a 26 dias. Meu nível é intermediário, pois estudei 74 dias na ILAC em Toronto. Dicas que preciso:

    Casa de família, Hostel ou apartamento?
    Qual escola recomenda?
    Passeios nos países próximos, contrata antes de ir ou quando chegar ?

    Grato,

    • Nivaldo responder

      Olá, George. Eu fiquei em apartamento e gostei bastante. Dá mais privacidade do que um hostel e mais liberdade do que uma casa de família. E ainda proporciona maior interação com os colegas de escola.

      Estudei apenas na ESE. Recomendo verificar a porcentagem de brasileiros na escola que se interessar. Se tiver muitos, não vale a pena viajar pra tão longe.

      Não precisa contratar passeios com antecedência não. Tudo se resolve lá e inclusive muitas escolas tem parcerias com agências de turismo e oferecem descontos pra alunos. Selecionei as melhores programações da ilha, dá uma olhada: O que fazer em Malta.

      Qualquer outra dúvida é só perguntar.

  4. Não existe embaixada Maltesa no Brasil e o consulado honorário não tem poder para tirar visto. O visto é tirado somente em Malta. Não existe prazo máximo de intercâmbio, você pode estudar do iniciante até o pós avançado pelo tempo que quiser. Tenho 10 anos de experiência e residência em Malta, se quiser mais informações me manda um e-mail para tiagohaickel@hotmail.com

    • Nivaldo responder

      Tiago, se quiser mandar dicas mais completas sobre vistos, documentação e outras informações sobre Malta, escreve pro buenasdicas@gmail.com que eu publico um post no blog, com seus contatos, para ajudar outros viajantes.

  5. Antonia Alice de Araújo Porto responder

    Sou brasileira, funcionaria publica (aposentada) quero estudar em Malta . Preciso saber o início de cursos (inglês iniciante para adulto) . Estou me programando para ir em maio, ou conforme orientação.

    • buenasdicas responder

      Oi Antônia. Os cursos “general”, que são um programa básico em diferentes níveis, tem início toda segunda feira nas principais escolas. Eu Fiz na ESE (http://ese-edu.com/), mas tem muitas outras boas escolas de inglês em Malta. Ou você pode procurar antes uma agência de intercâmbio. As principais, físicas e online, tem Malta como destino.

    • Oi Vera.

      Visto em Malta para brasileiros não é obrigatório para estadias de até 90 dias. Seja estudo ou turismo.

      Para ficar mais de 90 dias, você precisa conseguir diretamente com uma embaixada ou consulado de Malta. E acho que eles estão sem representação no Brasil por enquanto.

Comentários