Em São Paulo estão alguns dos prédios mais altos do Brasil, que possuem vistas dramáticas sobre a capital. Um deles é o Edifício Martinelli, com 30 andares e 130 metros de altura. Foi inaugurado em 1934, e, até 1947, foi o maior arranha-céu da América Latina. Mas e daí? Daí que dá pra subir ao topo do Martinelli.
A visita até o mirante do Edifício Martinelli é grátis, por isso está na lista de dicas de pontos turísticos grátis em SP. Melhor que isso, só o caminho até o prédio, que tem um metrô quase à porta e bons restaurantes ao redor. Um passeio interessante pra se fazer em São Paulo, tanto para turistas quanto para paulistanos.
Como chegar ao Edifício Martinelli
O transporte mais rápido, mais barato e, sem dúvidas, mais inteligente até o Edifício Martinelli é o metrô. A entrada do prédio está a apenas 200 metros da Estação São Bento (a mesma que também leva para a Rua 25 de Março). Essa estação faz parte da Linha Azul, que se conecta às linhas Verde, Vermelha e Amarela do metrô de São Paulo, além de linhas de trem. Resumindo, pegue o metrô e desça quase ao lado do Edifício Martinelli.
Como subir ao Mirante
De elevador, dãn. Brincadeira, não resisti. Mas o tópico não é inútil. O Edifício Martinelli tem uma entrada para quem trabalha nos escritórios do prédio, com um entrada movimentada pela Avenida São Bento. Não é a entrada para o mirante e pode ter fila na volta do almoço. Digo isso porque eu mesmo passei meia hora na fila e depois tive que achar a portaria certa.
Pois bem, a portaria certa fica na ladeira, no número 35 da Avenida São João. É uma pequena porta de ferro e ela só abre de 30 em 30 minutos. Como assim!? Isso mesmo, o horário de visitação ao mirante do Edifício Martinelli é de segunda a sexta, das 9h às 11h30 e das 14h30 às 16h30, mas não é só chegar e subir. A visita funciona em turmas. Por exemplo, chegue às 14h30, cadastre-se na mesa de entrada e suba direto. Se chegar às 14h41, provavelmente vai ter que esperar até 15h para se formar a próxima turma.
O que esperar do mirante do Edifício Martinelli
Se você gosta de arquitetura, história e geografia, certamente vai curtir muito a visita. Isso porque, lá do alto, dá pra observar alguns pontos interessante do São Paulo, como avenidas, praças, viadutos e outros prédios históricos. E a própria arquitetura do mirante é interessante, cheia de colunas e parapeitos estilosos.
Não sei se é o dia todo, mas na minha visita, tinha um guia lá no topo, explicando para todos um pouco da história do prédio. Enquanto tive paciência pra ouvir, ele apresentou mais a trajetória do construtor do que as vistas ao redor. Então, se quer saber exatamente para onde está olhando, recomendo ficar com o Google Maps em mãos.
O que observar lá do alto
Minha visita ao mirante do Edifício Martinelli foi num típico dia de calor, poluição e muitas nuvens em São Paulo. Então as fotos não ficaram nada simpáticas. Mesmo assim dá pra observar um pouco o panorama, com os principais destaques dessa gigante de concreto. Lá de cima, com todo o centro caótico abaixo e a capital inteira ao redor, pude até apreciar o silêncio.
Palácio dos Correios e Avenida São João
Esse belo prédio colonial no canto inferior esquerdo da foto é o Palácio dos Correios, inaugurado em 1922. Já a Avenida que segue pelo centro da foto é a famosa São João. Quem conhece mais detalhes de São Paulo, mais ou menos nesse sentido do mirante também vai conseguir encontrar a Galeria do Rock, o Shopping Light, o Viaduto do Chá e o Theatro Municipal de São Paulo.
Entre os dois prédio mais altos da foto, dá pra ver ao fundo outro paredão de prédios, muitos com torres em cima. Ali é a Avenida Paulista, um dos pontos geográficos mais elevados de São Paulo.
O Edifício Mirante do Vale e viaduto Santa Ifigênia
Apesar de parecer num nível mais baixo do que o Edifício Martinelli, o Mirante do Vale é o prédio mais alto de São Paulo e do Brasil. Ele tem 170 andares, 40 a mais do que o Martinelli. Mas, como fica no Vale do Anhangabaú, não se destaca tanto no horizonte tanto quanto poderia. Na base desse Colosso, dá pra ver o movimento no viaduto Santa Ifigênia. Um pouco mais pra direita, não enquadrados nessa foto, estão o CCBB SP e a Praça da Sé.
O Banespão, a cópia brasileira do Empire State Building
O Edifício Altino Arantes, ou simplesmente Banespão, tem 5 andares a mais do que o Martinelli. Se contar com a torre onde está a bandeira de São Paulo, a diferença de altura aumenta ainda mais.
Horário de visitas ao mirante do Edifício Martinelli
Segunda a sexta, das 9h às 11h30 e das 14h30 às 16h30.
Atualmente fechado aos sábados e domingos.
Preço: entra gratuita
Veja todas as dicas de São Paulo
-
-
- Booking: hotéis, resorts e apartamentos de temporada
- Get Your Guide: passeios, ingressos e traslados
- Real Seguros: compare preços de seguro viagem
- Wise ou C6: melhores cartões de viagem em Dólar e Euro
- Aluguel de carro: saiba como alugar mais barato
-
Descontos para economizar na viagem
-
-
-
-
- Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha 5% de desconto em seguro viagem
- Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha 15% de desconto usando o cupom CHIPMAISBARATO
-
-
-
4 Comments
Eu amo a vista do skye hotel unique, é maravilhosa! Um pedacinho de tranquilidade numa cidade totalmente agitada!
Também gosto muito! Mas nunca tive sorte de pegar um dia de sol lá. Sempre que vou tá nublado ou chovendo. 😂
Algum outro mirante em São Paulo que você indica?
Tem! Fiz a lista com 5 mirantes imperdíveis em SP: https://www.buenasdicas.com/mirantes-sp-1787/