Em São Paulo estão alguns dos prédios mais altos do Brasil, que possuem vistas dramáticas sobre a capital. Um deles é o Edifício Martinelli, com 30 andares e 130 metros de altura. Foi inaugurado em 1934, e, até 1947, foi o maior arranha-céu da América Latina. Mas e daí? Daí que dá pra subir ao topo do Martinelli.

A visita até o mirante do Edifício Martinelli é grátis, por isso está na lista de dicas de pontos turísticos grátis em SP. Melhor que isso, só o caminho até o prédio, que tem um metrô quase à porta e bons restaurantes ao redor. Um passeio interessante pra se fazer em São Paulo, tanto para turistas quanto para paulistanos.

Mais dicas de São Paulo

Como chegar ao Edifício Martinelli

mirante martinelli sao paulo como chegar metroO transporte mais rápido, mais barato e, sem dúvidas, mais inteligente até o Edifício Martinelli é o metrô. A entrada do prédio está a apenas 200 metros da Estação São Bento (a mesma que também leva para a Rua 25 de Março).  Essa estação faz parte da Linha Azul, que se conecta às linhas Verde, Vermelha e Amarela do metrô de São Paulo, além de linhas de trem. Resumindo, pegue o metrô e desça quase ao lado do Edifício Martinelli.

Como subir ao Mirante

De elevador, dãn. Brincadeira, não resisti. Mas o tópico não é inútil. O Edifício Martinelli tem uma entrada para quem trabalha nos escritórios do prédio, com um entrada movimentada pela Avenida São Bento. Não é a entrada para o mirante e pode ter fila na volta do almoço. Digo isso porque eu mesmo passei meia hora na fila e depois tive que achar a portaria certa.

Pois bem, a portaria certa fica na ladeira, no número 35 da Avenida São João. É uma pequena porta de ferro e ela só abre de 30 em 30 minutos. Como assim!? Isso mesmo, o horário de visitação ao mirante do Edifício Martinelli é de segunda a sexta, das 9h às 11h30 e das 14h30 às 16h30, mas não é só chegar e subir. A visita funciona em turmas. Por exemplo, chegue às 14h30, cadastre-se na mesa de entrada e suba direto. Se chegar às 14h41, provavelmente vai ter que esperar até 15h para se formar a próxima turma.

O que esperar do mirante do Edifício Martinelli

mirante sao paulo martinelli 3

Se você gosta de arquitetura, história e geografia, certamente vai curtir muito a visita. Isso porque, lá do alto, dá pra observar alguns pontos interessante do São Paulo, como avenidas, praças, viadutos e outros prédios históricos. E a própria arquitetura do mirante é interessante, cheia de colunas e parapeitos estilosos.

mirante sao paulo martinelli casa do comendador

Não sei se é o dia todo, mas na minha visita, tinha um guia lá no topo, explicando para todos um pouco da história do prédio. Enquanto tive paciência pra ouvir, ele apresentou mais a trajetória do construtor do que as vistas ao redor. Então, se quer saber exatamente para onde está olhando, recomendo ficar com o Google Maps em mãos.

 

O que observar lá do alto

Minha visita ao mirante do Edifício Martinelli foi num típico dia de calor, poluição e muitas nuvens em São Paulo. Então as fotos não ficaram nada simpáticas.  Mesmo assim dá pra observar um pouco o panorama, com os principais destaques dessa gigante de concreto. Lá de cima, com todo o centro caótico abaixo e a capital inteira ao redor, pude até apreciar o silêncio.

Palácio dos Correios e Avenida São João

mirante sao paulo avenida vista

Esse belo prédio colonial no canto inferior esquerdo da foto é o Palácio dos Correios, inaugurado em 1922. Já a Avenida que segue pelo centro da foto é a famosa São João. Quem conhece mais detalhes de São Paulo, mais ou menos nesse sentido do mirante também vai conseguir encontrar a Galeria do Rock, o Shopping Light, o Viaduto do Chá e o Theatro Municipal de São Paulo.

A região da Avenida Paulistamirante sao paulo vista avenida paulista

Entre os dois prédio mais altos da foto, dá pra ver ao fundo outro paredão de prédios, muitos com torres em cima. Ali é a Avenida Paulista, um dos pontos geográficos mais elevados de São Paulo.

O Edifício Mirante do Vale e viaduto Santa Ifigênia

mirante sao paulo mirante do vale

Apesar de parecer num nível mais baixo do que o Edifício Martinelli, o Mirante do Vale é o prédio mais alto de São Paulo e do Brasil. Ele tem 170 andares, 40 a mais do que o Martinelli. Mas, como fica no Vale do Anhangabaú, não se destaca tanto no horizonte tanto quanto poderia. Na base desse Colosso, dá pra ver o movimento no viaduto Santa Ifigênia. Um pouco mais pra direita, não enquadrados nessa foto, estão o CCBB SP e a Praça da Sé.

O Banespão, a cópia brasileira do Empire State Building

mirante sao paulo martinelli banespao

O Edifício Altino Arantes, ou simplesmente Banespão, tem 5 andares a mais do que o Martinelli. Se contar com a torre onde está a bandeira de São Paulo, a diferença de altura aumenta ainda mais.

Horário de visitas ao mirante do Edifício Martinelli

Segunda a sexta, das 9h às 11h30 e das 14h30 às 16h30.

Atualmente fechado aos sábados e domingos.

Preço: entra gratuita

Veja todas as dicas de São Paulo

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

        • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
        • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO
Autor

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

4 Comments

  1. Eu amo a vista do skye hotel unique, é maravilhosa! Um pedacinho de tranquilidade numa cidade totalmente agitada!

    • Nivaldo responder

      Também gosto muito! Mas nunca tive sorte de pegar um dia de sol lá. Sempre que vou tá nublado ou chovendo. 😂

Comentários