Passeio ao mirante do Edifício Martinelli

Após a suspensão das visitas em 2020, o Edifício Martinelli foi reaberto para o público em 2024. A subida ao mirante do edifício histórico continua sendo um passeio gratuito, mas agora é preciso agendar a visita com antecedência, através do perfil @edificiomartinelli, que também disponibiliza informações oficiais sobre a visitação.

Confira a seguir como foi minha visita ao Edifício Martinelli.

Em São Paulo estão alguns dos prédios mais altos do Brasil, que possuem vistas dramáticas sobre a capital. Um deles é o Edifício Martinelli, com 30 andares e 130 metros de altura. Foi inaugurado em 1934, e, até 1947, foi o maior arranha-céu da América Latina. Mas e daí? Daí que dá pra subir ao topo do Martinelli.

A visita até o mirante do Edifício Martinelli é gratuita, e por isso merece entrar nos melhores roteiros econômicos pela paulicéia. Melhor que isso, só o caminho até o prédio, que tem um metrô quase à porta e bons restaurantes ao redor. Um passeio interessante pra se fazer em São Paulo, tanto para turistas quanto para paulistanos.

Como chegar ao Edifício Martinelli

O transporte mais rápido, mais barato e, sem dúvidas, mais seguro e inteligente até o Edifício Martinelli, é o metrô.

A entrada do prédio está a apenas 200 metros da Estação São Bento, a mesma que também leva para a Rua 25 de Março.

Essa importante estação do metrô de São Paulo faz parte da Linha Azul, que se conecta às linhas Verde, Vermelha e Amarela. Resumindo, pegue o metrô e desça quase ao lado do Edifício Martinelli.

O que esperar da visita ao mirante do Edifício Martinelli

Se você gosta de arquitetura, história e geografia, certamente vai curtir muito a visita. Isso porque, lá do alto, dá pra observar alguns pontos interessante do São Paulo, como avenidas, praças, viadutos e outros prédios históricos. E a própria arquitetura do mirante é interessante, cheia de colunas e parapeitos estilosos.

Não sei se é o dia todo, mas na minha visita, tinha um guia lá no topo, explicando para todos um pouco da história do prédio.

Enquanto tive paciência pra ouvir, ele apresentou fatos da vida e da trajetória do construtor do edifício.

Senti falta de uma explicação sobre o que a vista alcança. Afinal, observar São Paulo do alto é, na minha opinião, o principal motivo da visita ao Martinelli.

Por isso, se você não souber o que está vendo, minha dica é abrir o Google Maps, e ficar procurando alguns dos principais pontos turísticos de São Paulo.

A vista do mirante do Martinelli

Minha visita ao mirante do Edifício Martinelli foi num típico dia de calor, poluição e muitas nuvens em São Paulo.

Então as fotos não ficaram nada simpáticas.

Mesmo assim, deu pra observar um pouco o panorama, com os principais destaques da metrópole gigante de concreto. Lá de cima, com todo o centro caótico abaixo e a capital inteira ao redor, pude até apreciar o silêncio.

Palácio dos Correios e Avenida São João

mirante sao paulo avenida vista

Esse belo prédio colonial no canto inferior esquerdo da foto é o Palácio dos Correios, inaugurado em 1922. Já a Avenida que segue pelo centro da foto é a famosa São João.

Quem conhece mais detalhes de São Paulo, mais ou menos nesse sentido do mirante, também vai conseguir encontrar a Galeria do Rock, o Shopping Light, o Viaduto do Chá e o Theatro Municipal de São Paulo.

A região da Avenida Paulista

Entre os dois prédio mais altos da foto, dá pra ver ao fundo outro paredão de prédios, muitos com torres em cima. Ali é a Avenida Paulista, um dos pontos geográficos mais elevados de São Paulo.

Edifício Mirante do Vale e viaduto Santa Ifigênia

mirante sao paulo mirante do vale

Apesar de parecer num nível mais baixo do que o Edifício Martinelli, o Mirante do Vale é o prédio mais alto de São Paulo e, por anos, foi o prédio malto alto do Brasil. Ele tem 170 metros, 40 a mais do que o Martinelli. Mas, como fica no Vale do Anhangabaú, não se destaca tanto no horizonte quanto poderia.

Na base desse colosso, dá pra ver o movimento no viaduto Santa Ifigênia. Um pouco mais pra direita, não enquadrados nessa foto, estão o CCBB SP e a Praça da Sé.

Banespão, a cópia brasileira do Empire State Building

mirante sao paulo martinelli banespao

O Edifício Altino Arantes, ou simplesmente Banespão, tem 5 andares a mais do que o Martinelli. Se contar com a torre onde está a bandeira de São Paulo, a diferença de altura aumenta ainda mais.

Horário de visitas ao mirante do Edifício Martinelli

Após a reabertura e com a necessidade de agendamento, a Prefeitura de São Paulo informa que as visitas podem ser realizadas aos sábados e domingos, 12h, 12h30, 13h e 13h30.

Confira também outras possibilidades de horários e eventos no perfil oficial do @edificiomartinelli no Instagram.

Organize seu roteiro e sua viagem a São Paulo

Enquanto morador de São Paulo, e depois como turista frequente, tive a oportunidade de escrever artigos completos sobre as principais atrações da cidade, além de guias de viagem completos e super sinceros.

Por isso, aproveite que está no Buenas Dicas e confira o que mais já postamos sobre São Paulo:


Texto escrito após a minha visita ao Edifício Martinelli em São Paulo. Um passeio de uma pessoa real, numa cidade real, sem auxílio de inteligência artificial. Portanto, esse conteúdo não pode ser reproduzido ou utilizado para a geração de textos automáticos.

Reserve hotéis, ingressos, passeios e seguros com os parceiros do Buenas Dicas.

Você não paga nada a mais, e o blog recebe uma comissão.

Conheça nossos parceiros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comentários

  1. Eu amo a vista do skye hotel unique, é maravilhosa! Um pedacinho de tranquilidade numa cidade totalmente agitada!

    1. Também gosto muito! Mas nunca tive sorte de pegar um dia de sol lá. Sempre que vou tá nublado ou chovendo. 😂

  2. Suzi Sarmento disse:

    Algum outro mirante em São Paulo que você indica?