Onde comer em Lima: melhores restaurantes por especialidade

A vibrante capital do Peru, Lima, é referência na gastronomia mundial. Alguns dos melhores restaurantes do planeta estão na cidade. Mas também é possível comer muito bem sem gastar uma quantidade absurda de dinheiro.

Para este guia de onde comer em Lima, selecionei os restaurantes mais tradicionais por especialidade.

Afinal, cada restaurante tem seu carro-chefe. Saiba onde comer ceviche, causa, tacu-tacu e outras das melhores comidas típicas do Peru.

Melhores restaurantes de Lima, por especialidade

Vá direto ao melhor restaurante de Lima especialista em cada prato. Nesta lista tem botecos bons e baratos, restaurantes com ótimo custo-benefício e lugares históricos e super tradicionais na cena gastronômica peruana.

1. La Mar Restaurante

  • Melhores restaurante de Lima para provar ceviche clássico

O La Mar Restaurante, em Miraflores, é o mais procurado em Lima pelos amantes do cebiche. Todos os dias, especialmente no almoço, turistas e locais fazem fila para provar os pratos do restaurante. O mais pedido é o ceviche clássico.

Aliás, uma dica: não invente muito. Apesar das dezenas de variações de ceviche no Peru, apenas o clássico e o misto costumam valer a pena.

Endereço: Avenida Mariscal La Mar, 770

2. Pescados Capitales

  • Melhores restaurante de Lima para provar ceviche misto

O trocadilho no nome é bom, mas os pratos do Pescados Capitales, também em Miraflores, são melhores ainda. Provei um exótico ceviche quente, que não gostei, e depois o ceviche misto, que além dos ingredientes básicos, também tem frutos do mar, inclusive polvo.

Foi o melhor “cebiche” que comi no Peru, e o pisco sour deles estava excelente. Salve com uma estrelinha no seu guia de onde comer em Lima e não deixe de jantar ou almoçar por aqui.

Endereço: Avenida Mariscal La Mar, 1337

3. El Rincón Que No Conoces

  • Melhores restaurante de Lima para provar causa limeña

A causa limeña é um prato revolucionário e feminista: foi criado pelas mulheres peruanas para angariar fundos na guerra de independência do país. Deu tão certo que se tornou um prato tradicional em Lima.

E o melhor lugar para provar a causa limeña é no restaurante El Rincón Que No Conoces, no Bairro Lince, onde, dizem em Lima, ser o único lugar que segue a receita original do prato.

Endereço: Rua José Bernardo Alcedo, 363, Lince

4. Isolina – Especialidade: ají de gallina

  • Melhores restaurante de Lima para provar ají de gallina

“Ají” é como os peruanos se referem à pimenta, que tempera o cremoso frango desfiado deste que é um dos principais pratos típicos do país.

E o melhor lugar de Lima para prová-lo é no Restaurante Isolina, um charmoso restaurante de esquina no bairro Barranco.

O restaurante é famoso e está sempre cheio. Por isso, a primeira dica é chegar cedo. A segunda dica, caso a primeira não resolva, é deixar seu nome na lista e ficar passeando pelo Barranco, enquanto aguarda a sua vez.

Endereço: Avenida San Martín, 101, Barranco

5. Al Toke Pez

  • Melhores restaurante de Lima para provar o combinado peruano

O pequeno Al Toke Pez ocupa uma lojinha rústica em área comercial de Lima. Antes frequentado por trabalhadores da região, ele saltou à fama após aparecer no programa Street Food, da Netflix.

Hoje, todos os dias turistas do mundo inteiro passam pelo menos 1 hora na fila para provar pratos legítimos do Peru, com ceviche, arroz com mariscos e chicharrón, um robusto sanduíche com carne de porco.

O prato mais pedido é o combinado, que vem com três especialidades peruanas e um copo de chicha morada, a melhor das bebidas típicas do Peru.

Endereço: Avenida Angamos Este, 886

6. Maido

  • Melhores restaurante de Lima para provar a culinária oriental peruana

Junto ao Brasil, o Peru é um dos países que mais recebeu imigrantes japoneses, que influenciaram fortemente sua gastronomia, especialmente na capital.

Para experimentar a chamada culinária nikkei peruana, a referência em Lima é o Restaurante Maido, que já foi eleito o melhor restaurante da América Latina.

Mas prepare o bolso, pois o eles trabalham no esquema de menu, e as sequências de pratos não saem por menos de R$ 1.000 por pessoa. Veja pelo lado bom: é mais barato do que o Central, também em Lima, eleito em 2023 o melhor restaurante do mundo.

E mesmo sendo caríssimo, é preciso reservar sua mesa pelo site oficial com bastante antecedência.

Endereço: Rua San Martín, 399, Miraflores

7. Canta Rana

  • Melhores restaurante de Lima para degustar comidas de boteco

No coração do Barranco, bairro boêmio de Lima, o Canta Rana é pura tradição. O atendimento é camarada e os pratos e petiscos saem rápido.

Se arroz com feijão já é bom, imagine essa mistura frita? Esse é o tacu-tacu, prato muito comum no dia a dia do Peru, e uma das especialidades do Canta Rana. Provei também o Lomo Saltado e aprovei.

Endereço: Rua Genova, 101, Barranco

Pisco Sour – Melhores bares de drinques em Lima

Sabia que o pisco foi criado no Peru? Os chilenos não aceitam, mas foi no Peru que surgiu essa aguardente à base de uva, e também seu drinque mais famoso, o Pisco Sour, que também leva limão, xarope de açúcar e clara de ovo.

Onde tomar pisco sour em Lima:

  • Gran Hotel Bolívar – O bar do hotel, no Centro Histórico de Lima, popularizou o piscou sour na década de 1920, e ainda hoje é referência no assunto.
  • Republica del Pisco – No coração de Miraflores, é um pub moderno, com muitas variações de pisco sour e um clima mais jovial e animado.
  • Antigua Taberna Queirolo – Funcionando desde 1880, é um dos bares históricos de Lima. Além de bons sanduíches e pratos típicos, serve um pisco sour de excelência.
  • Museo del Pisco – Na esquina da Plaza Mayor de Lima, esse bar histórico serve dezenas de variações do pisco sour e tem um lojinha com produtos típicos.

Organize sua viagem a Lima

Agora que você já sabe onde comer em Lima, confira também nossas outras dicas sobre a capital do Peru. Temos guias dos principais destinos, informações sobre estradas, pontos turísticos, praias e roteiros completos. Assim você organiza sua viagem da melhor forma possível.

Veja também:

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *