Fácil de fazer e mais fácil ainda de ser encontrada pelas ruas de Buenos Aires, a empanada argentina é deliciosa a qualquer hora do dia. Mas é preciso saber onde comer essa iguaria.

Buenos Aires tem centenas de empanaderías, desde as mais simples do subúrbio às mais tradicionais de bairros como Palermo e Recoleta. (Falando em bairros, planeje sua viagem com nossas de onde ficar em Buenos Aires)

Por isso é importante ir direto ao ponto. Ou melhor, aos pontos. Já que é impossível escolher apenas uma melhor empanada de Buenos Aires, vamos conhecer uma lista com as melhores da cidade.

Em nome do Buenas Dicas – e da fome, é claro – já percorri algumas dezenas de lugares especializados em empanadas. E outros nem tão especialistas assim, como restaurantes e pizzarias que se arriscam – e acertam – na arte das empanadas.

Somei às minhas favoritas a seleção compilada pela revista Planeta Joy, que já incluía alguns dos restaurantes com o selo Buenas Dicas de qualidade. Então vamos lá e confira onde comer as melhores empanadas de Buenos Aires:

La Continental

As deliciosas empanadas desta pizzaria de San Telmo foram praticamente a única coisa que comi na minha última visita a Buenos Aires. De tamanho médio, crocantes, bem recheadas e geralmente muito, muito quentes, elas servem de café da manhã, almoço, jantar ou lanche pós-balada.

  • Endereço: Defensa, 701 – San Telmo. Tem outras unidades, mostradas no site oficial.

El Sanjuanino

Presente em quase todas as listas sobre As melhore empanadas de Buenos Aires e citada até pelo New York Times, o pequeno restaurante El Sanjuanino está sempre lotado. Experimente quantas empanadas conseguir. O Matraqueando fez um post inteiro sobre o lugar.

  • Endereço: Posadas, 1515 – Recoleta

Los Chilenos

Apesar de toda a richa com os chilenos, os argentinos se renderam a este restaurante, que entre outros pratos típicos do Chile, serve sua deliciosa empanada. A dica da revista Planet Joy é pedir a empanada de camarão com queijo. O restaurante é bem avaliado no TripAdvisor.

  • Endereço: Suipacha, 1024 – Microcentro

La Querencia

Aberto em 1986, o restaurante serve de pizzas a carnes assadas na parrilla. Mas o destaque vai para as empanadas, com massa artesanal e carnes cortadas com faca.

  • Endereço: Aguilar, 2365 – Belgrano. Outro endereço e mais informações no site oficial.

La Cocina

Quem atende são os próprios donos, orgulhosos de suas tradições do noroeste argentino. A carne é cortada de maneira artesanal e as massas são leves e crocantes. Peça pelo menos uma do tipo “Pikachu”, com quejo, cebola caramelizada e molho de pimenta boliviano.

  • Onde fica: Av Pueyrredon 1508 – Recoleta

La Quebrada

Um lugar pequeno e discreto, especializado na mais típica empanada de Jujuy. Elas podem ser fritas ou assadas, sem exageros no recheio ou no azeite, bem sequinhas e apimentadas. A revista recomenda que se peça a empanada de cebola e queijo.

  • Endereço: Castillo, 501 – Villa Crespo
empandas buenos aires
Quadro de 1955, retratando Carlos Gardel ao lado do restaurante, na Avenida Corrientes.

Los Inmortales

Quanto mais queijo melhor. Essa é a lei que vem dando certo nas empanadas desse histórico restaurante do Centro. No cardápio, empanadas de múltiplas variedades, como caprese, muçarela e carne.

  • Endereço principal: Corrientes, 1369 – Centro

Outros endereços no site do restaurante e redes sociais.

La Casita de Tucumán

A cozinha de Tucumán é conhecida como uma das melhores da Argentina. E suas deliciosas empanadas saíram do norte da país para conquistar porteños e turistas, em seu concorrido espaço na Recoleta. Além das empanadas clássicas, fabrica recheios “exóticos” como quinoa.

  • Endereço: Ecuador, 1507 – Recoleta

La Salateñita

Se tem uma culinária típica argentina mais apreciada que a de Tucumán, só a de Salta. A província, também do norte, é especialista em pequenas e bem recheadas empanadas, em sabores tradicionais como carne e queijo. E essa pequena de parrilla de Palermo oferece os melhores exemplares da cidade.

  • Endereço: Malabia, 730 – Palermo

Ña Serapia

Essa típica mercearia portenha vende suas crocantes empanadas de massa artesanal a um preço bastante camarada.  Aproveite para alimentar também a sua casa, com itens diversos e peculiares.

  • Endereço: Las Heras, 3357 – Palermo

La Americana

Pizzaria que resiste desde 1935, fabricando ótimas empanadas, sejam de carne caprichadas no azeite ou de cebola e queijo com pedacinhos suculentos de tomate.

  • Endereço: Callao, 83 – Centro

Nossos parceiros em Buenos Aires

Booking | O maior site de reservas do mundo tem centenas de hotéis, hostels e pousadas em Buenos Aires, muitos com ótimas ofertas.

Real Seguro Viagem | Compare preços de seguro viagem entre as maiores operadoras do mercado, com opções sob medida para a América do Sul.

Mais dicas de restaurantes e especialidades de Buenos Aires:

Tem muito mais do que boas empanadas em Buenos Aires. Exploramos algumas das melhores especialidades da culinária argentina e selecionamos o que há de melhor pra você. Se liga nas dicas.

Viajar com tudo reservado é bem melhor
      • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
      • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
      • Touron: ingressos e tours em todo o Brasil.
      • Airbnb: reservas de quartos e apartamentos de temporada.

Descontos paraco economizar na viagem (e antes dela)

        • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguro Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
        • Acesse o Airbnb por esse link e ganhe mais de  R$ 150 em crédito  de hospedagem se ainda não for cadastrado.
Autor

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários