Os 20 países mais populosos do mundo

Em novembro de 2022, a ONU noticiou que o mundo chegou a 8 milhões de habitantes. A maior parte dessa imensa população vive na Ásia, onde estão os países mais populosos do mundo.

Quando o assunto é continental, a população mundial está distribuída assim: cerca de 60% vive na Ásia, 17% na África, 13% na América e 9% na Europa e menos de 1% na Oceania.

20 países mais populosos do mundo – Ranking 2022

Estes são os países com as maiores populações do mundo atualmente. Os números são dados oficiais dos órgãos responsáveis de cada país, como o IBGE no Brasil. A maioria dos censos foi realizado em 2020. Mas alguns dados são das últimas projeções populacionais divulgadas pelos respectivos governos.

1. China – 1.4 bilhões de habitantes

Em 1982 a China alcançou a marca de 1 bilhão de habitantes. O país segue como o mais populoso do mundo. Mas, devido aos severos meios de controle de natalidade, em breve deve ser ultrapassado pela Índia. As maiores cidades chinesas são, nesta ordem, Xangai, Pequim e Cantão.

2. Índia – 1.3 bilhões de habitantes

A Índia foi o segundo país do mundo alcançar 1 bilhão de habitantes, feito noticiado em maio do ano 2000. Diferente da China, sua população segue em franco crescimento e deve ultrapassar em breve seus vizinhos. As maiores cidades indianas são Bombaim, com 12.4 milhões de habitantes, e Deli, onde vivem 9.8 milhões de pessoas.

Estudos da ONU informaram que em meados de 2023, a índia terá uma população maior que a da China, o que, até o presente momento, ainda não ocorreu.

3. Estados Unidos – 331 milhões de habitantes

Terceiro país mais populoso do mundo, os Estados Unidos da América crescem principalmente devido ao grande fluxo de imigrantes. Sua população é relativamente bem distribuída no amplo território, sendo que New York City é a maior cidade do país. Veja quais são as 10 maiores cidades do EUA, com fotos e dicas de viagem.

4. Indonésia – 273 milhões de habitantes

Composto por mais de 17 mil ilhas, a Indonésia é o quarto país mais populoso do mundo. Sua capital, Jacarta, é a maior cidade do país, com 10 milhões de habitantes segundo o último censo realizado. No turismo do país, se destacam as ilhas Bali e Java, repletas de praias paradisíacas.

5. Paquistão – 220 milhões de habitantes

Localizado no sul da Ásia, abaixo do Afeganistão e acima da Índia, o Paquistão é hoje o quinto país mais populoso do mundo. Sua capital, Islamabade, é a cidade mais populosa, com 1.9 milhões de habitantes.

6. Brasil – 217 milhões de habitantes

Nosso Brasil é o sexto país mais populoso do mundo, além de possuir o quinto maior território do planeta. Entretanto, estatísticos apontam que, devido às baixas taxas de natalidade, em breve seremos ultrapassados por países asiáticos e africanos. No Brasil, São Paulo é a cidade mais populosa.

7. Nigéria – 215 milhões de habitantes

A Nigéria é o país mais populoso da África e o sétimo mais populoso do mundo. Sua capital, Lagos, possui 9.7 milhões de habitantes, sendo também líder em população entre as cidades africanas. Em alguns anos, segundo estimativas, estará à frente do Brasil.

8. Bangladesh – 164 milhões de habitantes

Menor do que o estado do Paraná, Bangladesh está localizado a leste da Índia. Sua densidade populacional é uma das maiores do mundo. O país se notabilizou pelo excesso populacional: vêm de lá aquelas imagens chocantes de milhares de pessoas abarrotadas em trens.

9. Rússia – 145 milhões de habitantes

O maior país do mundo em território, é apenas o nono em população. Interessante observar que mais de 70% dessa população vive no extremo oeste do país, principalmente entre as cidades de Moscou e São Petersburgo, as duas maiores da Rússia. Conheça as 10 maiores cidades da Europa em população.

10. México – 128 milhões de habitantes

País com a segunda maior população da América Latina, logo após o Brasil, o México está em décimo lugar no ranking populacional mundial. Sua capital, a Cidade do México, é a mais populosa do país, com mais de 22 milhões de habitantes.

11. Japão – 126 milhões de habitantes

Com um território pouco maior do que o do estado de Goiás, o Japão é atualmente o 11º país mais populoso do mundo. Tóquio, capital e centro financeiro nipônico, é a cidade com a maior população mundial: 37.2 milhões de habitantes na região metropolitana.

12. Etiópia – 114 milhões de habitantes

Segundo país mais populoso da África, a Etiópia está em 12º lugar no ranking global. Grande parte dos etíopes vive na capital, Adis Abeba, que possui hoje 3.3 milhões de habitantes e é a porta de entrada para o turismo no país, que se destaca, entre outras coisas, por ser a terra-natal do café.

13. Filipinas – 109 milhões de habitantes

Formado por mais de 7 mil ilhas, as Filipinas são um país insular no sudeste da Ásia. As duas maiores cidades do país são Quezon, com 2.6 milhões de habitantes, e a capital Jacarta, onde vivem mais de 1.6 milhões de pessoas.

14. Egito – 102 milhões de habitantes

País de histórias milenares, o Egito se destaca também por ser bastante populoso, sendo o terceiro território mais habitado da África e o 14º no mundo. A capital do país, Cairo, com seus 9.2 milhões de habitantes, está em 6º lugar entre as maiores cidades do mundo.

15. Vietnã – 97 milhões de habitantes

Muito mais do que o palco de uma intensa guerra, o Vietnã é um país de história riquíssima e lindas paisagens naturais. Além de ser um destino muito barato para viajantes. Sua capital, Ho Chi Minh, também conhecida como Saigon, possui mais de 9 milhões de habitantes.

16. Congo – 89 milhões de habitantes

Quarto país da África nesta lista de mais populosos do mundo, a República Democrática do Congo é a segunda maior nação do continente africano em território. No oeste do país, sua capital, Quinxassa, possui mais de 14 milhões de habitantes.

17. Turquia – 84 milhões de habitantes

Com uma parte na Europa e a outra na Ásia, a Turquia é hoje o lar de 84 milhões de pessoas. Sua cidade mais populosa é Istambul, também dividida entre os dois continentes. Em segundo lugar vem a capital, Ancara, e em terceiro, a histórica Esmirna.

18. Irã – 83 milhões de habitantes

País mais populoso do Oriente Médio, o Irã possui atualmente mais de 83 milhões de habitantes. Suas maiores cidades são a capital, Teerã, com 8.4 milhões de habitantes, e Mexede, no leste do país, onde vivem 2.5 milhões de pessoas.

19. Alemanha – 83 milhões de habitantes

Apesar de ser o país mais populoso da Europa Ocidental e o 19º do mundo, a Alemanha possui um baixíssimo índice de natalidade. Inclusive, sua população reduziu nos últimos anos. A capital, Berlim, é a cidade mais populosa do país, atualmente com 4.3 milhões de habitantes.

20. Tailândia – 69 milhões de habitantes

A lista de maiores cidades do mundo termina na mesma região onde começou: na Ásia. Conhecida por ter algumas das praias mais bonitas do mundo, a Tailândia possui quase 70 milhões de habitantes. A capital, Bancoque, é a principal metrópole tailandesa, onde vivem 8.2 milhões de pessoas.


Viaje com a gente

Agora que você já sabe quais são os países mais populosos do mundo, é hora de planejar sua viagem para os destinos mais incríveis do planeta. E aqui no blog você encontra dicas de viagem e roteiros prontos para usar.

Créditos: a foto em destaque, de Guangzhou, na China, é de Mandy L (CC). A base do mapa mundi utilizado é de autoria de Jose Carlos Garcia Lopez (CC BY-SA 3.0).

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *