Pipa ou Porto de Galinhas ou Caraíva: qual é melhor para você?

Não existe um destino melhor do que o outro. Ambas são vilas e praias que estão entre as melhores do Nordeste e do Brasil. Para decidir se viaja a Pipa ou Porto de Galinhas ou Caraíva, é preciso pensar nas suas preferências.

Com este comparativos de praias, passeios, preços, gastronomia, acesso e outros quesitos, entenda se é Porto de Galinhas ou Pipa ou Caraíva que combina mais com você.

 Acesso – Onde é mais fácil e barato pra chegar 

Caraíva fica a 60 km de distância do Aeroporto de Porto Seguro. Mas a viagem mais curta possível envolve uma travessia de balsa, estradas de terra e a travessia final em canoa. No mínimo 2 horas de viagem.

Pipa fica a 1h40 do Aeroporto de Natal, pelo caminho mais curto, sendo a maior parte em estrada de pista dupla. Há também a Rota do Sol, estrada com mirantes pelo caminho.

Porto de Galinhas fica a apenas 50 minutos do Aeroporto do Recife, por estradas em ótimas condições. Outra vantagem é que voar para a capital de Pernambuco costuma ser mais barato.

  • Ponto para Porto de Galinhas.

 Hospedagem – Qual tem maior variedade de preços e hotéis 

Caraíva é a melhor opção para quem gosta de pousadas charmosas pertinho para praia e do centro. A vila não tem iluminação noturna, o que dá um clima meio selvagem. O que não tem? Hotéis grandes.

Em Pipa a variedade é imensa. De hotéis charmosos no topo das falésias, como o Hotel Ponta do Madeiro, a pousadas pé na areia no Centro, como a Mar & Sol, e grandes hotéis com dezenas de piscinas.

Porto de Galinhas é imbatível para que prefere condomínios de praia. São muitos e bem estruturados, como o XXX. Também tem pousadas medianas pé na areia e resorts de luxo. O que não tem? Pousadas boas e baratas no centro.

  • Ponto para Pipa.

Veja também nosso guia Onde ficar em Pipa, um artigo super completo com dicas de pousadas nas melhores praias e uma seleção exclusiva de hotéis em diferentes faixas de preço.

 Gastronomia – Qual tem os melhores restaurantes e comidas típicas 

Não tem como ser imparcial nesse quesito. Cada paladar é único.

Gostei de tudo o que comi em Caraíva. Apesar da “gastronomia internacional” presente, foi relativamente fácil encontrar práticos típicos da Bahia nos restaurantes.

Em Pipa não teve comida que não gostei. Mas também não tive nenhuma refeição memorável, mesmo em restaurantes famosos, como a Fazenda do Camarão. Na lista sobre Onde comer em Pipa tem mais opções.

Só tive refeições de ruins a razoáveis em Porto de Galinhas, mesmo em restaurantes bem avaliados. Senti falta de ver comidas típicas de Pernambuco no cardápio.

  • Ponto para Caraíva.

 Praias 

Caraíva é a melhor opção para quem gosta de ir para a mesma praia todo dia, sem estresse. Entre o rio e o mar, a praia principal é duas em uma: de um lado, ondas fortes, do outro, às calmas e um pôr-do-sol espetacular. Tem um bar na praia, com atendimento nas cadeiras, mas sem grande estrutura. Tudo simples.

Entre as praias de Pipa, a mais bonita é a Baía dos Golfinhos. Há também praias boas para surf, como a Ponta do Madeiro, praias quase desertas e praias lotadas, com grande estrutura, como no Centro. Melhor destino para quem gosta de variar de praia.

Em Porto de Galinhas o foco é nas piscinas naturais. É imbatível nesse quesito. Mas também há praias de mar aberto. Em todas há bares e alguma estrutura.

  • Ponto para Pipa.

 Passeios – Qual região tem os melhores atrativos 

A região de Caraíva é a mais completa. Um bom roteiro deve incluir Arraial d’Ajuda, Trancoso e os passeios para Ponta do Corumbau e a Praia do Espelho. Tem tudo na lista sobre O que fazer em Caraíva.

As praias de Pipa estão entre as mais bonitas do Rio Grande do Norte. Há também algumas dunas e atrações como a Lagoa das Guaraíras, com suas águas calmas e seu pôr-do-sol.

Se gosta de história, combine Porto de Galinhas com Recife e Olinda. Se o foco é praia, inclua a paradisíaca Praia dos Carneiros. Também oferece passeios de buggy, mas não são tão essenciais quanto nas concorrentes.

Ponto para Caraíva.

 Preços – Qual é o destino mais barato 

Caraíva é um lugar muito pequeno, focado no charme. Há poucas opções de comidas e pousadas realmente econômicas.

Pipa vai aos extremos. Tem luxo, mas também tem muitas opções acessíveis de transporte, passeios, restaurantes e pousadas.

Porto de Galinhas, apesar de ser o destino mais popular desse comparativo. Não é o mais barato. O que pega é principalmente o quesito hospedagem, pois não é fácil encontrar um lugar bom e barato para dormir.

  • Ponta para Pipa.

Afinal, para onde viajar?

Depende do seu perfil, como falei no início.

  • Viagem em família – Porto de Galinhas é o destino mais completo e viável para famílias com crianças e adolescentes, por possuir uma maior gama de atrativos e ter acesso mais fácil.
  • Viagem em casal – A disputa é complicada entre Pipa e Caraíva.
  • Viajante solo – Pipa e Caraíva. A primeira se prefere mais natureza, a segunda se quiser um pouco mais de infraestrutura.
  • Viagem econômica – Porto de Galinhas ou Pipa, depende da época do ano e das suas preferências.
  • Viagem de luxo – Pipa se prefere pousadas charmosas e vistas incríveis. Porto de Galinhas se quer ficar num grande resort.

 

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *