Quando viajar a Pucón: melhor época, clima e temporadas

Já viajei para Pucón no inverno e no verão. Primeiro, fui para esquiar na encosta do vulcão Villarrica. Depois, o plano era fazer a famosa escalada do vulcão. Em épocas completamente diferentes, conheci os dois extremos da cidade. Decida agora quando viajar para Pucón.

Analisando também outras experiências de viagem, históricos de chuvas e temperaturas, resolvi finalmente escrever essas dicas de quando ir para Pucón. Então primeiro planeje seu roteiro em Pucón, pois só assim você vai saber qual a melhor época para você na capital da aventura no Chile.

→ Temperaturas médias em Pucón, mês a mês

Inverno: frio, neve e a única época para esquiar

Junho, julho, agosto e setembro – Muita chuva e temperaturas médias entre 0 ºC e 14 ºC

783 km ao sul de Santiago e pouco mais ao norte do que Bariloche, é de se esperar que sempre faça um friozinho em Pucón. Mas no inverno o frio lá é pra valer. Tanto que começa a nevar, geralmente, na metade do mês de junho. Apesar da temperatura mínima ficar por volta de 0 ºC na cidade, os termômetros já registraram 12 ºC NEGATIVOS em Pucón. Na encosta do vulcão e rodeado de neve, o frio é ainda mais intenso. Você pode alugar roupas para esquiar, mas é bom ter sua própria jaqueta corta vendo e outras peças de inverno para andar na cidade.

A temporada de neve abre oficialmente em julho, quando a neve na encosta do vulcão Villarrica já tem volume o bastante para ser esquiada. Eu contei aqui minha viagem para esquiar em Pucón. Para acompanhar notícias sobre neve na região e saber quando vai abrir a pista a cada ano, este é o site para isso.

Então em julho, agosto e setembro, meses de inverno, esquiar é a melhor programação na cidade. Mas também é uma boa época para curtir as águas termais nas Thermas Geométricas e nas Termas de Huife, afinal frio combina muito com águas quentes. Mas evite dias de tempestade de neve, principalmente se você for dirigindo, pois as estradas são irregulares e neve na pista é complicado.

Além de esquiar, outro passeio possível somente no inverno em Pucón é andar nos trenós de neve puxados por cachorros. Tem mais detalhes aqui, no número 9 da lista.

Verão: melhor época para escalar o vulcão Villarrica

Dezembro, janeiro, fevereiro e março – Poucas chuvas e temperaturas médias entre 7 ºC e 22 ºC

Planejando fazer a famosa subida ao vulcão Villarrica (não é uma escalada, é para amadores com bom condicionamento físico), fiz minha segunda viagem para Pucón em dezembro. Era início do verão no Chile, e a cidade estava bem mais cheia, inclusive com muitos hotéis lotados. Peguei fila em restaurantes, engarrafamento na estrada para Villarrica e até para alugar carro tive que ficar na espera do único veículo que voltaria naquele dia. Problemas de viajar na alta temporada.

E infelizmente não consegui fazer a subida ao vulcão, pois não encontrei vaga em nenhuma agência de turismo que faz o passeio. Então, se você vai no verão, especialmente entre o final de dezembro e o início de janeiro, é melhor reservar o passeio pela internet ou chegar com bastante antecedência para reservar por lá memso.

Com poucas chuvas e muitos dias de céu limpo, o verão é a melhor época para subir ao vulcão. Mas como o vulcão fumegante tem seu próprio microclima, pode acontecer de ter dias nublados ou de chuva, o que impede o passeio. Por isso, nunca fique apenas duas noites em Pucón, mesmo no verão.

Outra atração que ficar bem melhor no verão é a praia do Lago Villarrica. A extensa faixa de areia escura fica cheia de gente. Os hotéis na orla, como o Enjoy Pucón, disponibilizam guarda-sóis e cadeiras para seus hóspedes. E tem caiaque e prancha de SUP para alugar. Parece realmente uma praia, só que é um gelado lago vulcânico. Com o calor da tarde, dá pra encarar a água gelada e nadar.

Outros passeios que vão bem no verão são as trilhas, as cachoeiras e o rafting. Além das termas e do passeio de barco no lago, que vão bem em qualquer estação.

Outono e primavera em Pucón

Abril, maio, outubro e novembro – Chove pouco mais do que no verão e temperaturas médias de 4 ºC a 17 ºC

Esses são os meses inteiros em que é outono ou primavera em Pucón. É tempo de média temporada. Apesar de ter mais chances de chuvas e tempo ruim, muita gente chega para subir o vulcão Villarrica. Como as pousadas ficam um pouco mais em conta nessa época, dá pra passar um mais tempo na cidade.

Faz frio, mas não tanto quanto no inverno. Dá pra fazer trilhas, conhecer as termas, navegar no lago e explorar as cidades vizinhas como Villarrica e Caburgua. Em qualquer época, não deixa de experimentar a empanada frita e outras comidas típicas.

Temperaturas médias mínimas e médias máximas em Pucón

  1. Janeiro: mínima 7 ºC, máxima 22 ºC
  2. Fevereiro: mínima 7 ºC, máxima 21 ºC
  3. Março: mínima 6 ºC, máxima 18 ºC
  4. Abril: mínima 5 ºC, máxima 17 ºC
  5. Maio: mínima 4 ºC, máxima 13 ºC
  6. Junho: mínima 2 ºC, máxima 11 ºC
  7. Julho: mínima 1 ºC, máxima 10 ºC
  8. Agosto: mínima 1 ºC, máxima 12 ºC
  9. Setembro: mínima 3 ºC, máxima 14 ºC
  10. Outubro: mínima 14 ºC, máxima 15 ºC
  11. Novembro: mínima 5 ºC, máxima 16 ºC
  12. Dezembro: mínima 6 ºC, máxima 19 ºC

Continue planejando sua viagem para o Chile

Agora que você já sabe qual a melhor época para viajar a Pucón, de acordo com suas necessidades, aproveite para organizar outros detalhes da sua viagem ao Chile. Aqui no blog tem posts que são verdadeiros guias, com informações completas e as dicas mais sinceras que você vai encontrar. Veja também:

* Os dados relacionados ao clima em Pucón foram pesquisados na Wikipedia. As fotos utilizadas são todas de autoria e propriedade do Buenas Dicas .

 

Reserve hotéis, ingressos, passeios e seguros com os parceiros do Buenas Dicas.

Você não paga nada a mais, e o blog recebe uma comissão.

Conheça nossos parceiros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 Comentários

  1. Boa tarde Nivaldo
    Gostaria de ir em 03/08 unicamente para esquiar e conhecer as termas
    as pistas são boas? esquiamos todos os anos e gostaria de conhecer novas estações.
    Qual a melhor forma de ir do aeroporto em Temuco para o centro de Pucon? como vc ja foi 2 vezes tem algum transfer para indicar? somos 4 adultos.
    e transfer para subir para o vulcão para praticar o ski?
    Gosto de viajar com tudo ja fechado e organizado rsrsrsrs
    desde ja muito obrigada

    1. Oi Valeria. As pistas de esqui da região de Santiago, como o Valle Nevado, e as pistas de Bariloche, no cerro catedral, são bem superiores às pistas de Pucón. A estrutura de Pucón também é bem mais simples.

      Uma empresa confiável que faz o transfer de Temuco a Pucón é a Agência Puconia.

      Na cidade tem muitas agências e diferentes formas de transporte até a base do vulcão, vá tranquila em relação a isso.

      Boa viagem.

  2. Oi Nivaldo, tudo bem ? Obrigado pelas dicas.
    Eu irei a Pucon no inicio de Outubro e tenho muito desejo de fazer a caminhada no Vulcão e visitar as térmicas geométricas, é uma boa época pra ir ? Outra coisa que, se possível, gostaria que me desse umas dicas, pretendo ir até Torres Del Paine também, é melhor passar em Pucon antes ou depois de ir pra Torres ?
    Abraço

    1. Olá, Abel. Em outubro o inverno já foi embora, então provavelmente o clima será favorável para subir ao vulcão. Recomendo dar uma folga no roteiro, assim se não puder subir num dia, ainda terá tempo em outro. As termas podem ser visitadas do ano inteiro.

      Ainda não conheço Torres del Paine. Mas, de qualquer forma, depende de como montar o seu roteiro. Particularmente, eu iria a Torres del Paine primeiro, afinal a trilha é cansativa, então é bom chegar com pique máximo. Só uma opinião sem analisar muito e sem saber como você vai. Boa viagem!

  3. Tatiane Prestes disse:

    Olá. Programei a viagem para 20 a 26 de agosto, ficaremos em Pucón. Estou receosa de me arrepender da época escolhida. Será que há alguma possibilidade de podermos subir o vulcão? Desde já agradeço.

    1. Olá, Tatiane. Por medidas de segurança, geralmente a subida não pode ser feita por amadores no inverno, especialmente nos meses de julho e agosto. Nessa época, a melhor atividade é esquiar na base do vulcão. Aqui e no post O que fazer em Pucón têm mais dicas.

  4. Olá Nivaldo, gostei muito dos seus posts, estou planejando ir a Pucón em Junho/19, por uma questão de período de férias, a idéia é ver neve e quem sabe esquiar, mas tenho lido muitos relatos que neve mesmo só começa em Julho e que em junho chove muito e não é boa época por ser transição, voce acha que na 1ª quinzena de junho já da pra fazer passeios de neve?

    1. Olá. Historicamente começa a nevar na região de Pucón a partir de maio, e geralmente a temporada de esqui em Pucón começa em meados de junho. Isso é quando as pistas já estão com neve o bastante para o esporte. Se quiser esquiar, acompanhe preços e clima pelo site oficial (http://www.skipucon.cl/). Mas a tendência é já ter neve em junho. Mas, tirando a possibilidade de esquiar, isso faz é atrapalhar os outros passeios, como a subida na montanha, as atividades no lago e esportes nas corredeiras, que são melhores no verão. Dê uma olhada no post O que fazer em Pucón, que tem dicas pro inverno.

  5. Estou indo para Pucón em novembro. Agora fiquei desanimado, pois gostaria muito de ir para conhecer a neve.

    1. Olá, Marco. Não precisa desanimar. A região dos lagos, onde ficar Pucón, é linda em qualquer época do ano. Você vai ver neve eterna no topo dos vulcões. Na encosta do vulcão Villarrica tem chance de ver neve que sobrou do inverno, embora já mexida. E novembro é uma boa época pra fazer a escalada (não precisa ser profissional, é somente uma caminhada rumo ao topo), e tem muita neve vulcão acima.

  6. Tem neve no vulcão Villarica o ano inteiro? Estou planejando uma viagem ao Chile em novembro por meu filho de 4 anos conhecer a neve.

    1. Oi Juliana. Na encosta, onde pode chegar de carro, tem neve com volume pra esquiar apenas na temporada de inverno, entre o final de maio e o início de setembro. Também fui no verão, em dezembro e janeiro: nessa época não tem neve pra esquiar, mas sobraram uns montes na base. Dá pra ver, brincar um pouco e tal, só que é neve velha, já estava suja, pisada. E não é garantido, pois depende do clima.

      Já o visual do pico nevado dura o ano inteiro.

  7. Olá, gostaria de saber quanto tempo demorou para ir de carro de santiago para pucón, e se depois voltou para santiago ou foi para outros locais… Outra coisa, pesquisei e vi que tem voos de santiago para pucón, acha que compensa mais o carro? Pretendo ir em janeiro, ficar 4 dias Obrigada!

    1. Olá, Camila. Como eu falei no post Ônibus no Chile, eu fiz ida e volta pra Pucón de ônibus. O plano inicial era ir de carro, mas sairia mais que o dobro do preço, considerando que eram apenas duas pessoas pra dividir o aluguel do carro e 4 dias em Pucón. Aí, em Pucón mesmo, aluguei um carro apenas por um dia para fazer os principais passeios (que coloquei no post O que fazer em Pucón).

      No meu caso, que não queria gastar muito, outra vantagem de ir de ônibus foi viajar de madrugada e economizar duas diárias de hotel. Os ônibus chilenos costumam ser bons. Acho que fiz uma boa escolha em não ir de carro, evitando preocupações com estrada, pedágios, gasolina, garagem…

      Tem voo de Santiago pra Pucón somente na alta temporada e costumam custar caro. Então talvez tenha mesmo em janeiro. Mas o mais comum é voar pra Temuco e de lá ir de ônibus ou carro pra Pucón.

  8. Dá para atravessar a fronteira de neuquén e pucón de carro, no mês de julho?

    1. Olá, Francisco. Julho é auge do inverno, tem que ficar atento às previsões de nevasca e às condições das estradas, inclusive porque os trajetos mais conhecidos tem longos trechos de pista de terra. Eu fui somente até o asfalto acabar, depois de Ojos de Caburgua, e voltei a Pucón.

      Tem um relato de quem fez a travessia aqui:

      http://www.viagenseandancas.com.br/2014/09/caminho-para-o-paso-internacional-mamuil-malal-fronteira-chile-x-argentina/

      Procurando no Google Chile, a única resposta para uma dúvida como a sua foi esta:

      Hola Aenaen. El mejor paso y m ás directo para cruzar de Argentina a Chile y llegar a Pucón es el paso fronterizo Mamuil Malal el cual en la parte chilena está 100% pavimentado.

      “debes mirar le clima previo a tu paso con tal de evitar sorpresas.”