Já viajei para Pucón no inverno e no verão. Primeiro, fui para esquiar na encosta do vulcão Villarrica. Depois, o plano era fazer a famosa escalada do vulcão. Em épocas completamente diferentes, conheci os dois extremos da cidade. Decida agora quando viajar para Pucón.

Analisando também outras experiências de viagem, históricos de chuvas e temperaturas, resolvi finalmente escrever essas dicas de quando ir para Pucón. Então primeiro planeje seu roteiro em Pucón, pois só assim você vai saber qual a melhor época para você na capital da aventura no Chile.

→ Temperaturas médias em Pucón, mês a mês

 

Inverno: frio, neve e a única época para esquiar

Junho, julho, agosto e setembro – Muita chuva e temperaturas médias entre 0 ºC e 14 ºC

783 km ao sul de Santiago e pouco mais ao norte do que Bariloche, é de se esperar que sempre faça um friozinho em Pucón. Mas no inverno o frio lá é pra valer. Tanto que começa a nevar, geralmente, na metade do mês de junho. Apesar da temperatura mínima ficar por volta de 0 ºC na cidade, os termômetros já registraram 12 ºC NEGATIVOS em Pucón. Na encosta do vulcão e rodeado de neve, o frio é ainda mais intenso. Você pode alugar roupas para esquiar, mas é bom ter sua própria jaqueta corta vendo e outras peças de inverno para andar na cidade.

A temporada de neve abre oficialmente em julho, quando a neve na encosta do vulcão Villarrica já tem volume o bastante para ser esquiada. Eu contei aqui minha viagem para esquiar em Pucón. Para acompanhar notícias sobre neve na região e saber quando vai abrir a pista a cada ano, este é o site para isso.

Então em julho, agosto e setembro, meses de inverno, esquiar é a melhor programação na cidade. Mas também é uma boa época para curtir as águas termais nas Thermas Geométricas e nas Termas de Huife, afinal frio combina muito com águas quentes. Mas evite dias de tempestade de neve, principalmente se você for dirigindo, pois as estradas são irregulares e neve na pista é complicado.

Além de esquiar, outro passeio possível somente no inverno em Pucón é andar nos trenós de neve puxados por cachorros. Tem mais detalhes aqui, no número 9 da lista.

 

Verão: melhor época para escalar o vulcão Villarrica

Dezembro, janeiro, fevereiro e março – Poucas chuvas e temperaturas médias entre 7 ºC e 22 ºC

Planejando fazer a famosa subida ao vulcão Villarrica (não é uma escalada, é para amadores com bom condicionamento físico), fiz minha segunda viagem para Pucón em dezembro. Era início do verão no Chile, e a cidade estava bem mais cheia, inclusive com muitos hotéis lotados. Peguei fila em restaurantes, engarrafamento na estrada para Villarrica e até para alugar carro tive que ficar na espera do único veículo que voltaria naquele dia. Problemas de viajar na alta temporada.

E infelizmente não consegui fazer a subida ao vulcão, pois não encontrei vaga em nenhuma agência de turismo que faz o passeio. Então, se você vai no verão, especialmente entre o final de dezembro e o início de janeiro, é melhor reservar o passeio pela internet ou chegar com bastante antecedência para reservar por lá memso.

Com poucas chuvas e muitos dias de céu limpo, o verão é a melhor época para subir ao vulcão. Mas como o vulcão fumegante tem seu próprio microclima, pode acontecer de ter dias nublados ou de chuva, o que impede o passeio. Por isso, nunca fique apenas duas noites em Pucón, mesmo no verão.

Outra atração que ficar bem melhor no verão é a praia do Lago Villarrica. A extensa faixa de areia escura fica cheia de gente. Os hotéis na orla, como o Enjoy Pucón, disponibilizam guarda-sóis e cadeiras para seus hóspedes. E tem caiaque e prancha de SUP para alugar. Parece realmente uma praia, só que é um gelado lago vulcânico. Com o calor da tarde, dá pra encarar a água gelada e nadar.

Outros passeios que vão bem no verão são as trilhas, as cachoeiras e o rafting. Além das termas e do passeio de barco no lago, que vão bem em qualquer estação.

 

Outono e Primavera

Abril, maio, outubro e novembro – Chove pouco mais do que no verão e temperaturas médias de 4 ºC a 17 ºC

Esses são os meses inteiros em que é outono ou primavera em Pucón. É tempo de média temporada. Apesar de ter mais chances de chuvas e tempo ruim, muita gente chega para subir o vulcão Villarrica. Como as pousadas ficam um pouco mais em conta nessa época, dá pra passar um mais tempo na cidade.

Faz frio, mas não tanto quanto no inverno. Dá pra fazer trilhas, conhecer as termas, navegar no lago e explorar as cidades vizinhas como Villarrica e Caburgua. Em qualquer época, não deixa de experimentar a empanada frita e outras comidas típicas.

Temperaturas médias mínimas e médias máximas em Pucón

Janeiro: mínima 7 ºC, máxima 22 ºC

Fevereiro: mínima 7 ºC, máxima 21 ºC

Março: mínima 6 ºC, máxima 18 ºC

Abril: mínima 5 ºC, máxima 17 ºC

Maio: mínima 4 ºC, máxima 13 ºC

Junho: mínima 2 ºC, máxima 11 ºC

Julho: mínima 1 ºC, máxima 10 ºC

Agosto: mínima 1 ºC, máxima 12 ºC

Setembro: mínima 3 ºC, máxima 14 ºC

Outubro: mínima 14 ºC, máxima 15 ºC

Novembro: mínima 5 ºC, máxima 16 ºC

Dezembro: mínima 6 ºC, máxima 19 ºC

E agora, ficou mais fácil decidir quando viajar para Pucón? Se tiver alguma dúvida, é só perguntar nos comentários aqui embaixo. Tudo para você viajar na melhor época do ano, de acordo com o seu roteiro. Boa viagem!

* Os dados relacionados ao clima em Pucón foram pesquisados na Wikipedia

* As fotos utilizadas são todas de autoria e propriedade do Buenas Dicas 

 

Para planejar sua viagem:  
  1. Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  2. Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  3. RentCars: aluguel de carro pelo menor preço nas principais locadoras do mundo
Viaje com descontos:
  1. 50 reais de desconto no Booking
  2. 100 reais de desconto no Airbnb
  3. 5% ou mais de desconto em Seguro Viagem
Autor

2 Comentários

  1. Dá para atravessar a fronteira de neuquén e pucón de carro, no mês de julho?

    • Nivaldo Responda

      Olá, Francisco. Julho é auge do inverno, tem que ficar atento às previsões de nevasca e às condições das estradas, inclusive porque os trajetos mais conhecidos tem longos trechos de pista de terra. Eu fui somente até o asfalto acabar, depois de Ojos de Caburgua, e voltei a Pucón.

      Tem um relato de quem fez a travessia aqui:

      http://www.viagenseandancas.com.br/2014/09/caminho-para-o-paso-internacional-mamuil-malal-fronteira-chile-x-argentina/

      Procurando no Google Chile, a única resposta para uma dúvida como a sua foi esta:

      Hola Aenaen. El mejor paso y m ás directo para cruzar de Argentina a Chile y llegar a Pucón es el paso fronterizo Mamuil Malal el cual en la parte chilena está 100% pavimentado.

      “debes mirar le clima previo a tu paso con tal de evitar sorpresas.”

Escreva seu comentário