5 restaurantes históricos para conhecer em Roma

Já imaginou conhecer um restaurante com mais de 500 anos de história? Em Roma isso é possível. Na capital italiana, famosa pela excelente gastronomia, há mais de um dezena de restaurantes históricos.

Além de bons restaurantes antigos, Roma preserva também a sorveteria mais antiga do mundo. E a maioria desses lugares funciona no Centro Histórico, perto de pontos turísticos e hotéis.

Então, aproveite seus dias em Roma para experimentar pratos que serviram geração de romanos e de turistas. Todos são bem avaliados pelos frequentadores.

Restaurantes antigos em Roma – 5 lugares centenários para comer bem

O que você prefere, um restaurante da moda, que pode não existir ano que vem, ou um restaurante com décadas ou séculos de tradição? Numa viagem, eu fico sempre com a segunda opção. É um jeito de conhecer um pouco mais da história da cidade.

Ainda mais em Roma, com seus mais de 2.700 anos de idade e suas dezenas de restaurantes antigos. Por isso, quando me perguntam onde comer em Roma, eu prefiro indicar restaurantes antigos do que lugares que ainda não fazem parte da tradição da cidade.

Essa é a prova irrefutável de que comida também é cultura. Confira quais são os restaurantes mais antigos de Roma:

1. La Campana

O negócio que começou como uma bodega de vinhos e depois foi uma pousada, tem o ano de 1518 em seus primeiros registros. Nessa época, Pedro Álvares Cabral ainda era vivo e faltavam mais de 200 anos para nascer Napoleão Bonaparte.

A trattoria La Campana, além de histórica, também é conhecida por seus pratos tipicamente romanos. Experimente clássicos como os peixes fritos, a alcachofra e os pratos com queijo pecorino, tipicamente romano.

E o melhor: os preços não assustam. Não espera pompa, o lugar é simples e o atendimento costuma ser ríspido, como infelizmente acontece em quase toda a Itália.

Fica próximo de pontos turísticos importantes, sendo um boa parada, por exemplo, no passeio entre a Piazza Navona e o Castelo Sant’Angelo.

  • Endereço: Vicolo della Campana, 18

2. Ristorante Piperno

O segundo restaurante mais antigo de Roma abriu as portas em 1860. Entre massas e frutos do mar, seu prato que mais de destaca é o tipicamente romano Carciofi alla giudia.

Traduzindo ao português, “alcachofras ao judeu”. Basicamente, são alcachofras fritas. A carta de bebidas do restaurante também é tipicamente romana, com muitas opções de vinhos e grapas.

Ótimo lugar para ir nos dias de sol, almoçar nas mesas da área externa do restaurante.

  • Endereço: Via Monte dè Cenci, 9

3. Checchino dal 1887

O nome entrega a idade. Fundado em 1887 e até hoje nas mãos da mesma família, o restaurante é conhecido por seus pratos à base de miúdos de carne e por lá ter sido inventado o “coda alla vaccinara”, um ensopado de rabo de boi.

Mas também não faltam massas, que tornam o ambiente de “cantina italiana” ainda mais aconchegante.

Para viajar ainda mais no tempo, você pode provar o menu histórico, que serve uma sequência de pratos antigos no cardápio, como o intestino de cordeiro, sobremesas e harmonização de queijos e licores.

  • Endereço: Via di Monte Testaccio, 30

4. Due Ladroni

A tradução é isso mesmo que você está pensando: Dois Ladrões. O nome inusitado do restaurante, nascido no início do século passado, se deve a uma piada da vizinhança.

Antes conhecido como um lugar mais simples, o restaurante trocou de gerência nos anos 50 e passou a vender pratos refinados e um tanto mais caros. Assustados com os preços, os locais apelidaram os proprietários de “os dois ladrões”.

No cardápio, alguns dos principais pratos típicos da Itália, como o spaghetti alle vongole (espaguete com conchas) e o Riso al Salto (arroz grelhado, geralmente feito com sobras de risoto).

  • Endereço: Piazza Nicosia, 24

5. Palazzo del Freddo di Giovanni Fassi

Pra fechar a lista de restaurantes mais antigos de Roma, nada melhor do que uma boa sobremesa. A sorveteria mais antiga do mundo fica localizada na região da Termini, o principal pólo de transportes na região central de Roma.

Sim, não é exagero. A sorveteria Palazzo del Freddo di Giovanni Fassi é a mais antiga “gelateria” não só de Roma, como de todo o planeta.

O local foi fundado em 1880 por Giovanni Fassi, que era até então o sorveteiro da família real italiana. E ainda hoje é parada obrigatória para os amantes da mais tradicional das sobremesas italianas.

No mesmo endereço desde sempre, a sorveteria pouco mudou ao longo dos seus mais de 140 anos. O salão guarda notícias em páginas amareladas de jornais, propagandas antigas e equipamentos que remontam à velha forma de fazer sorvete.

Então, além de experimentar o sorvete mais tradicional da Roma, aproveite a visita para viajar no tempo e incluir mais um lugar interessante no seu roteiro de viagem.

  • Endereço: Via Principe Eugenio, 65-67

Continue planejando sua viagem para a Itália

Além de dicas de restaurantes e onde comer em Roma, aqui no blog você encontra informações completas para montar seu roteiro de viagem pelos principais destinos da Itália. Então aproveite e veja também:

Fontes: Google Maps e os blogs The Roman Foodie e Musement. Foto em destaque de Rob Wicks.

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *