Serra Gaúcha

Gramado ou Canela – Diferenças e o que esperar de cada uma

Muito iguais, só que bem diferentes. Entenda porque escolher Gramado ou Canela.

Uma cidade não é melhor do que a outra. Entre Gramado ou Canela, existem muitas diferenças, mas principalmente, muitas semelhanças.

Do Centro de Gramado até o Centro de Canela, são apenas 8 km de distância. Na avenida entre elas, estão dezenas de hotéis, restaurantes e pontos turísticos. Elas são praticamente um cidade só, mas é importante entender algumas diferenças na hora de planejar sua viagem.

Semelhanças entre Gramado e Canela

Antes de se decidir qual delas é melhor para você, confira como Gramado e Canela são cidades muito parecidas, desde sua história até sua economia.

  • Clima – As temperaturas em Gramado são quase sempre as mesmas medidas em Canela. Tanto que, quando neva em Gramado, geralmente também neva em Canela. O mesmo vala para médias de chuvas e dias de sol.
  • População – Gramado tem 35 mil habitantes. Canela tem 44 mil habitantes, sendo portanto um pouco mais populosa, embora isso não seja tão discrepante.
  • Economia – Ambas as cidades dependem do turismo como principal fonte de renda do município e da população.
  • Pontos turísticos – Tem muitos pontos turísticos em Gramado e ela a cidade é mais famosa. Mas também tem muitos pontos turísticos em Canela, alguns deles mais importantes que os da cidade vizinha. Difícil dizer qual é melhor nesse aspecto.
  • Imigração: Gramado e Canela receberam milhares de imigrantes europeus de países como Alemanha e Itália, que moldaram a arquitetura, a gastronomia e outros hábitos culturais da região.

Diferenças entre Gramado e Canela

Para o turista, essa comparação de Gramado x Canela faz mais sentido no fator hospedagem. Afinal, o viajante busca estar o mais próximo possível dos principais atrativos turísticos de uma região. E esse é um aspecto bem diferente em cada cidade.

Entenda também sobre a essência de cada uma. Afinal, há quem prefira focar em pontos turísticos e gastronomia, e quem goste mais de fazer uma imersão cultural e entrar no ritmo de uma cidade.

Vantagens de se hospedar em Gramado

Gramado é a principal base da Serra Gaúcha e concentra o maior número de hotéis e pousadas da região. Tem também o maior número de restaurantes. Mas o grande diferencial de Gramado é ter tudo isso numa área pequena, ótima para caminhar.

O centrinho turístico, com pólos gastronômicos como a Rua Coberta e de compras e lazer, como a Av. Borges de Medeiros, são fatores importantes para Gramado ser a cidade mais disputada da região. E a vida noturna também é muito mais animada.

Por exemplo, o Micheline Tricot é um dos melhores hotéis nessa localização privilegiada.

É um charme único no Brasil poder se hospedar num lugar tão bonito e seguro, para fazer tudo a pé, de visitar pontos turísticos a sair para jantar e voltar tarde da noite.

Vantagens de se hospedar em Canela

O número de pousadas e hotéis em Canela é bem menor do que em Gramado. Apesar de ser menos visada por turistas, os preços não são tão mais baixos. Pode pesquisar. Mas preço não é o único fator que justificaria uma hospedagem em Canela.

Se a oferta de hotéis é pequena, tem muitos apartamentos de temporada, como esse apê aqui pelo Airbnb, em ótima localização.

O diferencial de Canela é ser uma cidade mais autêntica. Enquanto Gramado parece uma cidade cenográfica para turistas, Canela segue sendo uma cidade de verdade. E a igreja na praça de Canela, a famosa Catedral de Pedra, é um monumento mais bonito do que qualquer coisa em Gramado.

Canela tem menos opções de tudo, mas não falta nada, de casas de chocolate a bons restaurantes. A vantagem é evitar as longas filas de espera para qualquer coisa, mais comuns em Gramado.

Canela ou Gramado, qual é melhor?

Como falei no início, não tem como dizer que uma é melhor do que a outra. Mas, dependendo de onde será sua base, terá experiências completamente diferentes.

Entre ficar no miolo do centro turístico de Gramado ou  vivenciar uma cidade mais autêntica como Canela, tenho algumas sugestões para você:

  • Divida suas bases. Pode passar, por exemplo, 2 noites em Canela para focar em pontos turísticos da região, como o Parque do Caracol, o Mundo a Vapor e o Alpen Park. Depois passe mais 2 noites em Gramado, para curtir o centrinho e atrações como o Mini-Mundo e o Snowland.
  • Fique no meio do caminho. Ao longo da Av. das Hortênsias, tem bons lugares para se hospedar. Por exemplo, o Hotel Bertoluci, que ainda é perto de atrações como O Reino do Chocolate, o Museu de Cera e o Coelho Café Colonial.
  • Se vai de carro: pode escolher um hotel mais tranquilo, como nos bairros afastados de Gramado ou Canela. Assim gasta menos com hospedagem e tem mais conforto.
  • Prefere não depender de carro: melhor ficar no Centro de Gramado, para fazer quase tudo a pé. E faça um passeio de táxi ou Uber um dia para Canela e suas atrações.
  • Não gosta de multidão: melhor ficar em Canela ou nos bairros de Gramado no meio do caminho, como Dutra e Carniel.

Vá além de Gramado ou Canela

A Serra Gaúcha é muito maior do que apenas Gramado e Canela. Tem atrações interessantes e diversas em outras cidades da região.

Tenho algumas sugestões de passeios pelos arredores de Gramado e Canela:

  • Se gosta de vinhos e quer explorar mais a história da imigração italiana, não tem destino melhor do que Bento Gonçalves, onde estão lugares como o Vale dos Vinhedos e o Roteiro Caminhos de Pedra. Pode fazer bate e volta, mas Bento merece pelos menos 3 dias do seu roteiro.
  • Para saborear o melhor da culinária alemã no Rio Grande do Sul, não deixe de fazer um passeio ou até mesmo passar uma noite em Nova Petrópolis, pertinho de Gramado.
  • Lindas cachoeiras e trilhas estão entre as atrações de São Francisco de Paula, a apenas 36 km de distância de Canela. Ótimo passeio para os dias quentes de verão.

Mais dicas de viagem para Gramado e Canela

Aproveite que você está no blog que especialista em destino da Serra Gaúcha. Já visitei as principais atrações de Gramado e Canela e sei bem como é a expectativa e a realidade de cada lugar.

Para que sua viagem tenha o melhor planejamento possível, seja para Gramado ou Canela ou qualquer outro destino da região, confira nossas dicas e tire suas dúvidas sempre que precisar. Veja também:

Ainda na dúvida se fica em Gramado ou Canela? Confira mais dicas aqui no blog.
Viajar com tudo reservado é bem melhor
      • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
      • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
      • Touron: ingressos e tours em todo o Brasil.
      • Airbnb: reservas de quartos e apartamentos de temporada.

Descontos paraco economizar na viagem (e antes dela)

        • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguro Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
        • Acesse o Airbnb por esse link e ganhe mais de  R$ 150 em crédito  de hospedagem se ainda não for cadastrado.

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários