A Itália tem o 15º litoral mais extenso do mundo, inclusive maior que o brasileiro. Ao longo de quase 8 mil quilômetros, se escondem belas praias e algumas das cidades mais charmosas do país. São tantos lugares incríveis, que não foi fácil selecionar as 10 cidades mais bonitas do litoral da Itália.

De Veneto à Sicília, passando por regiões consagradas como a Costa Amalfitana e a Cinque Terre, conheça agora algumas das mais lindas cidades da costa italiana. Ideal para quem vai em lua de mel ou está começando a montar um roteiro pelo país e ainda não sabe para onde ir.

1. Positano, Campania – Costa Amalfitana

(Hotéis em Positano)

Para muitos, ela é a cidade mais bonita da Itália. Desde quando era apenas uma pequena vila de pescadores aos tempos de entreposto comercial durante o renascimento, Positano sempre encantou os visitantes. Tanto que se transformou num dos mais disputados balneários de verão da Europa e cenário de clássicos do cinema, como O Talentoso Ripley e Sob o Sol da Toscana.

  • População: 3.862 habitantes
  • Distâncias: 57 km de Nápoles e 274 km de Roma

2. Veneza, Veneto

(Hotéis em Veneza)

Praticamente um museu de arte a céu aberto, Veneza tem presença cativa em listas de cidades mais bonitas do mundo. Mesmo tomada por turistas e pombos, ela não perde o brilho. Seus palácios e canais são românticos e irresistíveis. E pra quem não sabe, Veneza tem praias. Elas ficam na ilha de Lido, que também possui canais navegáveis e belas paisagens.


3. Portofino, Ligúria – Cinque Terre

(Hotéis em Portofino)

Perto de Gênova, essa antiga aldeia de pescadores tem menos de mil habitantes. É pequena, mas não é nada rústica. Destino de famosos desde os anos 1950, já recebeu nomes como Sophia Loren, Madonna e Tom Cruise. À beira da marina repleta de iates, estão lojas como Dior e Carter. Também não faltam pousadas de luxo, restaurantes de frutos do mar e cenário incríveis para visitar.

  • População: 416
  • Distância de Gênova: 39 km
  • Distância de Roma: 487 km

4. Nápoles, Campania

(Hotéis em Nápoles)

Mais conhecida pela décadas de máfia do que pelos séculos de um grandioso império, Nápoles é a síntese da Itália, com trânsito caótico, monumentos extravagantes e cheiro de pizza no ar. Mas ela vai além de arquitetura e gastronomia. Do calçadão na orla de Nápoles, se vê o grandioso vulcão Vesuvio, que um dia soterrou em lava toda a população de Pompeia. Grande, mais segura do que dizem e barata, Nápoles é sem dúvidas um dos melhores destinos para conhecer na Itália.


5. Capri, Campania – Mar Tirreno

(Hotéis em Capri)

A belíssima Ilha de Capri não é exatamente uma cidade, mas lá estão dois vilarejos que merecem entrar nessa lista: Capri e Anacapri. Destino de famosos, a ilha tem mirantes com vistas que alcançam Nápoles, o vulcão Vesúvio e a península de Sorrento. E ainda é possível navegar ao redor de Capri, passando por grutas onde a água alcança um inacreditável tom de azul.

  • População da ilha de Capri: 12.200 habitantes
  • Distância de Nápoles: 33 km (de balsa, são cerca de 50 minutos)
  • Dicas de hospedagem em Capri

6. Riomaggiore, Ligúria – Cinque Terre

(Hotéis em Riomaggiore)

Maior cidade da Cique Terre, Riomaggiore vai do mar ao alto das falésias com suas belas casinhas coloridas, que já possuem séculos de existência. A cidade tem bons cafés e restaurantes. Se quer provar algo típico, experimente o adocicado vinho Sciacchetra.

  • População de Riomaggiore : 1.802 habitantes
  • Distâncias: 121 km de Gênova e 187 km de Florença

7. Santa Cesarea Terme, Puglia

(Hotéis em Santa Cesarea Terme)

A região da Puglia está localizado bem no sul da Itália. Bem ali, no calcanhar da bota, a pequena é menos visada pelo turismo, o que tem muitas vantagens, como praias mais tranquilas e costumes bem preservados. E na costa estão algumas fontes de águas termais.

  • População de Santa Cesarea Terme: 3.023 habitantes
  • Distâncias:  48 km de Lecce e 629 km de Roma

8. Ravello, Campania – Costa Amalfitana

(Hotéis em Ravello)

Também na Costa Amalfitana e pertinho de Salerno, a impressionante Ravello combina paisagens naturais com um história milenar, que guarda resquícios dos tempos da Idade Média. Mas nem só de antiguidades vive Ravello. Exemplo disso é o Auditorium Oscar Niemeyer, obra do arquiteto brasileiro e de onde se tem uma bela vista do litoral da região.

  • População de Ravello: 2.500 habitantes
  • Distâncias: 55 km de Nápoles e 217 km de Roma

9. Salerno, Campania – Costa Amalfitana

(Hotéis em Salerno)

Acho justo incluir, entre as cidades mais bonitas do litoral da Itália, outra grande cidade. Apesar de não ter o charme das vilas de casinhas coloridas nas encostas, Salerno combina um simpático centro histórico, com as facilidades da vida moderna à beira-mar. Tem um longo calçadão na orla, além de uma pequena praia que fica lotada no verão.

  • População de Ravello: 134 mil habitantes habitantes
  • Distâncias: 55 km de Nápoles e 30 km de Roma

10. Cagliari, Sardenha

(Hotéis em Cagliari)

Capital da Sardenha, seu nome significa “castelo” na língua local, que não é o italiano, e sim o “sardo”. Repleta de ruínas dos tempos da Roma Antiga, a cidade guarda bem a sua história. Apesar de distante da Itália continental, é possível ir de barco até Nápoles e cidades da Sicília.

  • População de Ravello: 144 mil habitantes
  • Tempo de voo até Roma: 1h10m

Créditos das fotos: as imagens utilizadas são de bancos de imagens gratuitos, com direitos autorais livres, e também fotos próprias, clicadas por mim. A imagem em destaque no topo do post, é a cidade de Vernazza, na região de Cinque Terre, que tem outras representantes nesta lista de cidades do litoral italiano. Aproveite e veja mais dicas de viagem para a Itália.

Viajar com tudo reservado é bem melhor
  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  • RentCars: aluguel de carro pelo menor preço em dezenas de países
  • Get Your Guide: ingressos e tours para atrações no mundo inteiro

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

  • Utilize o cupom BUENASDICAS10 na EasySim4U e tenha  10% de desconto  em chip internacional
  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguro Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
Seguro viagem america do sul 300x250
Autor

Criador e principal editor do Buenas Dicas, o blog do viajante inteligente (que é você 😄). Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários