5 deliciosas comidas típicas de rua da América do Sul

Assim como o Brasil tem o pastel, a Alemanha tem o currywurst e os Estados Unidos tem o hotdog, os países hispânicos da América do Sul também têm suas deliciosas comidas típicas de rua.

É verdade que o Brasil tem o acarajé, a tapioca, o churrasco grego, o yakisoba e muitas outras. Mas, da mesma forma que acho que o pastel nos representa bem de norte a sul, escolhi, em cada um dos principais países da América do Sul, as comidas de rua mais características, sem regionalismos.

Melhores comidas de rua da América do Sul

Então, quando estiver andando por um dos seguintes países, já vai saber como economizar tempo e dinheiro, além da deliciosa imersão gastronômica cultural.

Choripan

Origem: Argentina

comidas tipicas uruguai choripan

Não tem jeito, os argentinos podem se dizer donos da melhor carne nobre do mundo, mas se acabam mesmo é na boa e velha linguiça. Ou, como ele chamam, chorizo.

O chorizo é uma espécie de linguiça toscana muito bem temperada, que, dentro de um pão francês, vira o mais argentino dos sanduíches, o choripan. No máximo acrescentam um chimichurri, molho tradicional argentino.

Tem choripan no país inteiro, mas os melhores estão no interior, em cidades como Mendoza, Bariloche, Córdoba e El Calafate. Em Buenos Aires é mais difícil encontrar e não são tão gostosos. Os vizinhos uruguaios também fazem uns excelentes nas calçadas de Montevidéu.

Completo

Origem: Chile

hotdog italiano com palta em santiago, no bairro paris-londres
Completo chileno do tipo Italiano

Resumidamente, o completo é o hotdog, o cachorro quente, o pão com salsicha dos chilenos. Mas eles foram criativos e subverteram alguns princípios do cachorro quente americano e criaram uma iguaria única.

O pão do completo é mais comprido, a salsicha é daquelas de conserva e no lugar do molho de tomate, vai conserva de  pepino e muita palta, um tipo de creme de abacate.

Como se já não fosse exótico o bastante, o completo também leva maionese (dessas de tubo sujo mesmo) e ketchup. Claro que você pode pedir pra tirar uma coisa ou outra, mas o completo só fica completo mesmo se for assim, completo.

DICA: se você não gosta de abacate, fuja do Chile. Ou pelo menos fique atento nos cardápios, pois eles sempre dão um jeito de misturar “palta” ou “aguacate” na comida.

Patacón

Origem: Colômbia

comidas tipicas patacon colombia
A banana vira isso e fica muito bom. Foto do site Yireth del Campo (CC)

Banana verde frita, bem frita. Pode parecer simples, mas é crocante e delicioso, principalmente se servido coberto de carne, queijo ou guacamole.

Só conheço a versão colombiana, embora o patacón também seja uma comida típica de outros países, principalmente os caribenhos, como Panamá, Costa Rica, Venezuela, Haiti, Cuba, Porto Rico e República Dominicana.

Cachapa

Origem: Venezuela

É a panqueca venezuelana, feita à base de milho e recheada com o que você quiser. Isso se não for em uma banca com cardápio limitado. Mas os recheios básicos e que mais caem bem na cachapa são a calabresa e o queijo.

Se for viajar para Caracas ou algum outro destino na Venezuela, não deixe de provar a cachapa e outras comidas de rua típicas do país.

Chivito

Origem: Uruguai

chivito uruguai
Nunca vi um chivito bonito assim na rua. Foto do blog Cozinha do Tenso.

Unanimidade em comida de rua no Uruguai. Seja no interior, em Montevidéu ou em Punta del Este, o que não falta no país é chivito.

Tem em quiosque de rua, em restaurante caro, em rodoviária e até nas chiviterias. Sim, pode acreditar, assim como existe pizzaria, sorveteria e pastelaria, no Uruguai tem as chiviterias.

Aí você experimenta ou vê a receita e simplesmente não entende essa mania: o chivito é basicamente um sanduíche com tomate, alface, queijo, ovo cozido e um bife bem fino.

Empanada

Origem: Chile, Argentina e Colômbia

empanadas chilenas

Empanada já virou farofa. Digo, lugar comum. Aqui em São Paulo é mais fácil comprar empanada do que tapioca.

Se no Brasil anda desse jeito, imagina onde a empanada é um prato típico, como Chile, Espanha, Peru, Paraguai, Colômbia e Argentina. Sendo que a empanada chilena é insuperável, principalmente a tradicional de carne: cubinhos de carne, azeitona, passas e ovo.

Ceviche

Origem: Peru

Apesar de ser mais comum em restaurantes, inclusive por ter uma preparado mais elaborado, o ceviche merece destaque entre as melhores comidas típicas da América do Sul.

Afinal, é um prato legítimo no nosso continente, nascido no Peru, onde é amplamente consumido, tanto por viajantes quando pelos locais.

O ceviche tradicional é feito com cubos de peixe branco cru, cebola, pimenta, pimentão e milho roxo, marinados em molho de limão. O caldo que se forma nessa mistura é o leite de tigre.

Veja mais comidas típicas do Peru e entenda por que nossos vizinhos estão entre os melhores países para viagens gastronômicas no mundo.

Mais comidas típicas de rua da América do Sul

É isso. Se você se lembrar de alguma comida típica essencial da América do Sul, é só comentar. E para entender um pouco mais sobre os avanços da culinária universal da América Latina.

Cadê os outros continentes?

Cansado de comer só as comidas de rua da América do Sul? Então embarque com o Buenas Dicas pra Londres, onde fomos provar os 10 melhores fish and chips da cidade.

Comidas típicas do mundo

Resolvemos abraçar o mundo pelo estômago! Aos poucos, estamos selecionando comidas típicas dos estados brasileiros e diversos países, incluindo, até hoje, América do Sul e Europa.

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Comentários

    1. Você sabe, agora que leu a lista. Mas ainda faltam comidas típicas do Equador, das Guianas, da Bolívia e de outros países da América do Sul. Esperando viajar mais pra atualizar. Abraço.