Bariloche é o primeiro lugar que vem à cabeça dos brasileiros quando a assunto é neve. Mas não é só de esqui no Cerro Catedral que vive uma das cidades mais visitadas (e charmosas) da América do Sul.

Pra saber o que fazer, onde ficar, quando ir, onde comer e outras dicas exclusivas de Bariloche, conversei com a Adriana Magalhães, do blog Atravessar Fronteiras.  Ela já morou em Bariloche e também entende muito de Villa la Angostura, cidadezinha com cenários cinematográficos e também às margens do Lago Nahuel Huapi. Confira os principais tópicos que apresentei, com as dicas de Bariloche escritas pela Adriana.

Quando ir para Bariloche | A melhor época

Isso vai depender muito de que tipo de passeio você quer fazer. Muita gente me pergunta se vai ver a neve. Olhe bem, geralmente as estações de esqui em Bariloche abrem em meados de julho e ficam abertas até setembro. Pode ser que um ano a neve chegue mais cedo ou mais tarde. Desde março/abril, já se pode ter algumas nevascas nas montanhas, mas não são suficientes para cobrir de branco as estações de esqui.
O problema do inverno é que você fica limitado a passeios internos, porque o frio é muito grande e quase não dá para aproveitar o meio ambiente. A menos que você queira realmente esquiar o tempo todo, o passeio num frio exagerado acaba ficando limitado, quando, por exemplo, você está com crianças pequenas ou com idosos. Pense nisso.
bariloche-lago-nahuel-huapi
Se você, ao contrário, quiser curtir o verão em Bariloche, então deixe para ir em janeiro. O verão na patagônia é uma delícia, as praias ficam lotadas, e a taxa de ocupação da rede hoteleira no verão é inclusive mais alta do que no inverno. Os argentinos e chilenos curtem muito as praias de lago daquela região. Eu também já curti e te digo que é muito bom.

Onde se hospedar | As melhores regiões de Bariloche

No centro de Bariloche você se locomove a pé, vai às lojinhas de roupa, chocolate e restaurantes sem se preocupar com carro. A parte chata é que os hotéis do centro não são tão charmosos. Na Av. Bustillo, que margeia o lago Nahuel Huapi e se afasta do centro, ficam as cabanas e bangalôs mais sofisticados, mais agradáveis, sempre com a bela vista do lago. Daí, você tem que escolher quais são suas prioridades. (Dicas completas no post Onde ficar em Bariloche)

O que fazer | Passeios, praias e neve

bariloche-Verão-caiaque

• Inverno
A estação de esqui de Bariloche é o Cerro Catedral. No inverno é para lá que todo mundo vai para curtir a neve. Temos também o Cerro Otto, uma montanha que é acessada por teleféricos, em que se pode fazer esquibunda (é o meu preferido).
• Verão
A dica é curtir as praias dos lagos ou até mesmo alugar um caiaque. Em vários locais são instalados estruturas de tirolesa (canopy) e também é possível praticar parapente.
• Outras estações do ano
Recomendo fazer passeios nos lagos Nahuel Huapi, Mascardi e Gutierrez, além do passeio de um dia até o Cerro Tronador, a maior montanha da região.

Onde comer | Restaurantes e cervejarias

Para mim, o melhor restaurante de Bariloche é o El Patacon, que fica na Av. Bustillo, ou seja, um pouco distante do Centro. Outro lugar que me encanta é a Cerveceria Blest, onde temos cerveja artesanal e uma pizza deliciosa. No Centro, a Família Weiss é um restaurante icônico e imperdível. Na alta estação, tem que reservar.

Dica exclusiva

A apenas 80 km de Bariloche, do outro lado do Lago Nahuel Huapi, fica o “jardim da patagônia”, a linda e simpática aldeia de Villa la Angostura. Eu, particularmente, gosto mais da tranquilidade de Villa. Se você vai a Bariloche, reserve pelo menos um dia para passar nessa cidade. Quem sabe você se encanta por ela como eu?

Explore mais Bariloche com a especialista

A Adriana entende e gosta tanto dessa bela região da Patagônia Argentina que até escreveu o seu Guia Essencial de Bariloche e Villa la Angostura.

 

Mais Buenas Dicas na Argentina
Viajar com tudo reservado é bem melhor
  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  • Touron: agência de turismo online para reservar passeios e traslados
  • RentCars: aluguel de carro pelo menor preço nas principais locadoras do mundo

Descontos para economizar na viagem

 
Autor

Criador e principal editor do Buenas Dicas, o blog do viajante inteligente (que é você 😄). Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários