Os 5 documentos obrigatórios para viajar à Itália (2024)

Listamos os documentos e comprovantes obrigatórios para brasileiros em viagem de turismo à Itália. Saiba também quais documentos NÃO são necessários.

A título de curiosidade, saiba também quais são os documentos realmente cobrados na imigração e quais são aqueles que costumam ficam em segundo plano na fiscalização dos aeroportos italianos. Mas já adianto: mesmo que não sejam sempre solicitados, recomendo embarcar com todos os documentos necessários, evitando assim qualquer risco de ser barrado na chegada à Itália.

COVID-19. Em junho de 2022, a Itália deixou de exigir o teste negativo e o certificado de vacinação ou recuperação. Portanto, não é mais preciso apresentar o Green Pass ou demais documentos relacionados à COVID-19 na Itália. Confira atualizações no site oficial: Italia.it.

Documentos NÃO obrigatórios. O Certificado Internacional de Vacinação (CIVP) com vacina contra febre-amarela e o visto de turista NÃO são necessários na Itália até o presente momento. Sobre o visto, é possível que se torne uma exigência na Europa a partir de 2024.

Documentos necessários em viagem à Itália

Apesar de ser possível ter quase tudo na memória do telefone celular, recomendamos que você tenha os documentos impressos, em local de fácil acesso na bagagem de mão. Assim fica mais fácil acessá-los para apresentação ao fiscal da imigração, caso sejam solicitados. Veja a lista:

1. Passaporte válido

Principal documentação de qualquer viajante internacional, o passaporte sempre é cobrado pelo fiscal da imigração na Itália. Regra importante: seu passaporte deve ter, no mínimo, 3 meses de validade na sua data de saída da Itália ou do Espaço Schengen. Exemplo: se o seu voo de volta é no dia 30 de abril, seu passaporte deve ser válido pelo menos até 30 de julho.

Como solicitar o passaporte:

A Polícia Federal é o único órgão emissor de passaporte comum no Brasil. Faça a solicitação no site oficial da PF.  Taxa de R$ 257,25 para o passaporte comum.

Devido à possibilidade de atrasos, a própria PF recomenda que você compre a passagem apenas se já tiver o passaporte em mãos. Dúvidas? Consulte o Portal Consular do Itamaraty.

2. Seguro viagem obrigatório válido na Itália

Como país membro do Espaço Schengen, a Itália exige seguro viagem de turistas brasileiros. Por regra, o seguro deve oferecer uma cobertura mínima de 30 mil euros, ou equivalente em outra moeda, para despesas médicas e hospitalares (sigla DMH).

Atente-se que seguros básicos, como oferecidos por cartões de crédito, não oferecem cobertura para tratamento de COVID-19. Por isso, ao fazer a cotação do seu seguro viagem, recomendo incluir essa cobertura, essencial em tempos de pandemia.

Apesar do seguro viagem ser um documento obrigatório para viajar à Itália, é pouco provável que seja cobrado na imigração. Já passei pela fiscalização no Aeroporto Fiumicino, em Roma, e no Aeroporto de Nápoles, entre outros em países do Espaço Schengen, e nunca me solicitaram comprovante do seguro. Mas não se arrisque, faça seu seguro antes de viagem.

3. Passagem de volta ou de saída do Espaço Schengen

O fiscal da imigração italiana pode solicitar um comprovante de saída do país ou do Espaço Schengen. Pode ser sua passagem aérea de volta ao Brasil ou para um país que não pertença ao tratado.

Lembre-se que o tempo de permanência nos países membros do Espaço Schengen, incluindo a Itália, é de no máximo 90 dias. Exemplos: você pode ficar até 90 dias corridos na Itália, ou 45 dias na Itália e 45 dias na França, ou 30 dias na Itália, 30 dias na Espanha e 30 dias na Alemanha.

Comprovante ocasionalmente solicitado na imigração na Itália. Já me aconteceu em Roma. O fiscal perguntou para onde eu iria depois de Itália. Respondi: Barcelona. Ele então pediu para ver a passagem de volta para o Brasil.

4. Comprovante de hospedagem na Itália

Leve com você o comprovante de hospedagem na Itália, seja hotel ou Airbnb. Embora esteja entre os documentos obrigatórios, não costuma ser pedido na imigração. De qualquer forma, tenha com você esses comprovantes, de preferência impressos.

Em caso de hospedagem domiciliar, é recomendável levar um carta convite do seu anfitrião, escrita por cidadão italiano ou estrangeiro legalmente residente, declarando disponibilidade para hospedagem, acompanhada de documento de identidade.

Documento ocasionalmente solicitado na imigração na Itália.

Além de ser um documento obrigatório, é muito confortável chegar à Itália com todas as hospedagens reservadas. Recomendo ler Onde Ficar em Roma, nosso guia completo com dicas de bairros e hotéis na capital italiana.

5. Comprovante financeiro na Itália

A comprovação de recursos financeiros para subsistência está entre os documentos que podem ser exigidos na chegada à Itália. Nas regras mais recentes de acesso ao país, segundo a Embaixada do Itália no Brasil, estão especificados os seguintes valores mínimos:

  • 1 a 5 dias de viagem – 269 euros no total
  • 6 a 10 dias de viagem – 44 euros por dia por pessoa
  • Quota diária por pessoa – 36 euros

Os meios financeiros podem ser comprovados de diferentes formas, como apresentação de dinheiro em espécie e limite disponível em cartões pré-pagos e cartões de crédito internacionais.

Confira a tabela de valores completa e informações atualizadas no site oficial da Embaixada da Itália.

Tanto na Itália quanto em outros países da Europa, nunca me aconteceu de precisar apresentar comprovantes financeiros. Tampouco ocorreu com amigos e familiares. Por isso, imagino estar entre as regras menos exigidas de fato. Mas não recomendo tentar a sorte: sempre leve todos os comprovantes necessários.

Atualmente a forma mais segura e econômica de levar dinheiro para a Itália, é por meio de um cartão em Euro, como o Cartão Wise, que cobra apenas 1,1% de taxa de IOF, a mesma tarifa atribuída a transações em dinheiro, e oferece câmbio competitivo, próximo à cotação oficial da moeda. Saiba mais: Wise ou C6.

Organize sua viagem para a Itália

Além dessa lista de documentos necessários em viagem à Itália, recomendo planejar também outros detalhes do seu roteiro pela velha bota.

Aqui no blog você encontra informações completas para cada detalhe da sua viagem, passando pelos principais destinos italianos, como Veneza, Bologna, Florença, Roma, Nápoles e Costa Amalfitana, entre outros. A dica é começar pelos guias com informações básicas e resumos, como estes:

documentos obrigatórios Itália

Em caso de dúvidas sobre a documentação necessária na Itália, leia com atenção as fontes oficiais indicadas ou envie sua pergunta pelos comentários.

Boa viagem!

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *