Não há dúvidas de que o Getsemaní é um dos melhores lugares para se hospedar em Cartagena. Passei 4 dias lá no Hotel Portal de San Antonio, que reservei pelo Airbnb. E aqui vai minha opinião sincera sobre o hotel, que na verdade é uma pequena pousada.

Vou comentar as coisas mais importantes pra quem está escolhendo um hotel: localização, estrutura do quarto, banheiro, café da manhã, equipe, preço e relação custo-benefício. Por ser dentro da cidade amuralhada e perto dos principais pontos turísticos e  do Centro, já adianto que pode ser considerado um hotel barato em comparação com outras pousadas de Cartagena.

Onde pesquisar preços e reservar esse hotel:

Localização do hotel Portal de San Antonio em Cartagena

O hotel fica dentro da cidade amuralhada, mas numa parte historicamente menos turística: Getsemaní. Mas esse é cada vez mais o bairro da moda. Está se enchendo de restaurantes, bares e hostels. Por isso o agito jovem é forte à noite, todos os dias da semana. A galera se concentra na praça da  Iglesia de la Santísima Trinidad, que é quase na porta do hotel. Então não falta onde comer e beber por perto, a qualquer hora. Aproveite e veja nosso Roteiro na Colômbia.

Praça da Igreja do Getsemaní, a poucos passos do hotel

Até o miolo do turismo em Cartagena, a Torre del Reloj, são cerca de 15 minutos de caminhada. Fiz esse caminho várias vezes, dia e noite, e achei seguro. À noite, é melhor escolher as ruas mais movimentadas. Prefira passar pelo Centro de Convenções do que pela região de La Matuna, onde estão os botecos risca-faca de Cartagena.

→ Ranking de melhores hotéis em Cartagena

Rua do Getsemaní

Estar cercado de bares e restaurantes tem uma desvantagem, o barulho. Principalmente pra quem está em quartos de frente pra rua. Passa gente bêbada gritando a noite toda.

Café Havana, no bairro Getsemaní

Quarto e banheiro

O quarto é muito amplo. Reservei um quarto para casal e fui colocado num quarto com duas camas de casal, sendo que uma delas era queen. O ar-condicionado, artigo vital em Cartagena, foi o melhor da viagem. Funcionamento perfeito. TV a cabo com muitos canais, a maioria de clipes colombianos de reggaeton. Problema: a janela do quarto não abre e a cortina é muito fina, o que significa tem que passar dia e noite com ar ligado e acordar cedo com a claridade.

Banheiro grande e novo. E, como quase todos em Cartagena, não tem água quente. Mas ela já vem naturalmente morna e o calor é garantido na cidade, então não faz falta. Problema: não tem janela e o ralo estava entupido. A cada banho, formava uma piscininha nojenta.

Entrada do hotel Portal de San Antonio

Atendimento e café da manhã

Os funcionários do hotel não são experientes, mas são simpáticos. Apesar de ser uma pousada muito pequena, tem sempre alguém na portaria.

O café da manhã é bom, estilo colombiano. São três opções, que você pede e a funcionária, muito simpática, prepara no hora. O melhor é sempre ovos com presunto e queijo, suco e café. Não tem erro.

Vale a hospedagem?

Depende do preço que estiver nas datas da sua viagem. Em dias normais, fora da alta temporada, não vale mais do que R$ 200. Se encontrar preços abaixo disso, pode reservar. Se não, por valores mais altos é possível encontrar hotéis melhores no Getsemaní ou em locais melhores dentro da cidade amuralhada.

De qualquer forma, não é um hotel ruim. Perde muitos pontos apenas por causa da cortina ruim e da janela sempre fechada, mas tem bom café da manhã, camas confortáveis e funcionários simpáticos. Veja mais dicas de Cartagena.

Viajar com tudo reservado é bem melhor
      • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
      • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
      • Touron: ingressos e tours em Buenos Aires e em todo o Brasil
      • Confidence: compra de moedas e cartão pré-pago internacional

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

→ Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguro Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem → Acesse o Airbnb por esse link e ganhe mais de  R$ 150 em crédito  de hospedagem se ainda não for cadastrado. → Chip internacional de dados e voz com  15% de desconto  se usar o cupom CHIPMAISBARATO.
Autor

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

7 Comments

  1. Maria de Fatima responder

    Gostaria de saber quando sao as altas e baixas temporadas em Cartagena! Por favor.

    • Nivaldo responder

      Olá, Maria. É considerada alta temporada em Cartagena a época mais seca do ano, quando chove menos: janeiro, fevereiro e março. Já a baixa temporada é de junho a novembro, quando chove mais e não é raro acontecer alagamentos na cidade amuralhada.

      Além desses meses de maior movimento por causa do clima, tem que ficar atenta também aos feriados religiosos. Os colombianos viajam muito nos feriados católicos, como na semana santa e no natal. Esse minha última viagem foi em abril, teoricamente média temporada, mas a cidade estava lotada, pois cheguei no Domingo de Páscoa.

      Pra escolher melhor seu bairro e seu hotel, barato ou não, dá uma olhada também nestas dicas de onde ficar em Cartagena e todas as outras dicas de Cartagena.

      Qualquer outra dúvida é só perguntar. Boa viagem!

      • Maria de Fatima responder

        Muito obrigada!!!
        Voce acha que se ir de junho a novembro corre risco da chuva atrapalhar o passeio?

        • Nivaldo responder

          Então, o clima como um todo e chuvas são sempre imprevisíveis, apesar de toda a tecnologia. Ainda mais assim com muita antecedência. Historicamente, os meses com mais chuvas em Cartagena são, nesta ordem: outubro, novembro e setembro. Mesmo assim, é possível que mesmo neles você aproveite lindos dias de sol. Ou que chova somente à noite, por exemplo. Ou que sejam chuvas rápidas. Nunca se sabe.

          Por isso recomendo passar mais dias. Aí, se chover em um, você tem o outro. Porque os passeios de praia são inviáveis com muita chuva, como para Islas Rosario ou Playa Blanca.

          Em Cartagena, dá pra fazer os principais passeios em 3 dias inteiros. Pra se prevenir, tente ficar pelo menos 5. E de preferência escolha um bom hotel com piscina, que poderá curtir até mesmo à noite, pra não perder um dia inteiro em caso de chuva.

          • Maria de Fatima

            otimo entao, pois estou programando para Julho!
            Muito obrigada pela atenção!!!

    • Nivaldo responder

      Olá, Suzana. Não é verdade. A maioria dos hotéis e pousadas de Cartagena realmente não têm chuveiros com água quente. Isso porque o calor na cidade é intenso, e como a parte histórica é protegida por uma muralha, aquilo vira um caldeirão. Em qualquer época do ano, a água sai praticamente morna das torneiras.

      Mesmo assim as pousadas de luxo e hotéis 5 estrelas têm água quente. Por exemplo, o Hilton Cartagena, que é uma boa opção de hospedagem fora da cidade amuralhada.

Comentários