Maiores cidades de Santa Catarina: 10 mais populosas em 2023 (último censo)

Com uma população estimada hoje em 7.250 milhões de habitantes, o Estado de Santa Catarina é o décimo mais populoso do Brasil. E é um dos raros casos onde a capital não é a maior cidade. Afinal, quais são as maiores cidades de Santa Catarina em 2022?

Confira abaixo o ranking oficial com as 10 cidades mais populosas de Santa Catarina, com informações gerais sobre elas e suas respectivas populações.

Maiores cidades de Santa Catarina, por população

O último censo populacional do IBGE no Brasil e em Santa Catarina foi realizado em 2022 e os dados populacionais foram divulgados ao longo de 2023.

A seguir, confira como ficou o ranking populacional atualizado em SC de acordo com o último censo realizado pelo Instituto Brasileiros de Geografia e Estatística:

1. Joinville – População: 616 mil habitantes

Habitada há milênios, a região de Joinville, além de histórica, é uma das mais ricas do Brasil, sendo o terceiro maior pólo industrial da região sul. Sua região metropolitana, denominada de Norte/Nordeste Catarinense, é também a maior do estado, incluindo cidades como Jaraguá do Sul, São Bento do Sul e Mafra.

Não é exatamente um cidade turística, mas tem interessantes atrações, como o Pórtico de Joinville, em estilo alemão enxaimel, com seu bonito moinho, e o Mirante de Joinville, que proporciona a melhor vista da cidade. E também é porta de entrada para São Francisco do Sul, onde está uma das praias mais bonitas de Santa Catarina.

2. Florianópolis – População: 537 mil habitantes

Fundada em 1727, Florianópolis é a capital de Santa Catarina e a terceira cidade mais antiga do estado. É um dos raros casos no Brasil em que a capital do estado não é a maior cidade. Inclusive sua região metropolitana, a Grande Florianópolis, está em segundo lugar no estado, com uma população estimada em 1.152 milhões de habitantes, considerando também outras cidades como São José, Palhoça e Biguaçu.

Rica em praias e belezas naturais, Floripa é a cidade mais visitada de Santa Catarina e, segundo levantamento do Ministério do Turismo, foi o segundo destino turístico mais desejado pelos brasileiros em 2019, atrás apenas do Rio de Janeiro.

3. Blumenau – População: 361 mil habitantes

Localizada no vale do Rio Itajaí-açu, Blumenau é um Importante pólo nacional da indústria têxtil. Boa parte de sua população é de descendentes de alemães. Seu principal atrativo turístico a Vila Germânica, local que é palco de grandes eventos, como a verão brasileira da Oktoberfest e o Magia de Natal.

E são esses eventos que garantem o maior número de visitantes a Blumenau. Se quiser viajar para lá, recomendo ver O que fazer em Blumenau, entre dicas de passeios e pontos turísticos.

4. São José – População: 270 mil habitantes

Parte da região metropolitana de Florianópolis, São José teve grande aumento populacional nas últimas décadas por se tornar uma cidade-dormitório, ou seja, boa parte da população mora em São José e trabalha na capital.

E a cidade cresceu mais uma vez acima das estimativas, mantendo-se entre as maiores cidades de Santa Catarina em população.

5. Itajaí – População: 264 mil habitantes

No litoral de Santa Catarina, localizada entre as cidades de Navegantes e Balneário Camboriú, Itajaí é sede do quarto maior porto do Brasil, de grande importância na exportação de carne, tabaco e outros produtos.

É uma das cidades mais ricas do país, com o 9º mais alto valor de receita per capita. A Região Metropolitana da Foz do Rio Itajaí também é uma das mais importantes e populosas do estado.

6. Chapecó – População: 254 mil habitantes

No oeste de Santa Catarina e no limite com o Rio Grande do Sul, Chapecó é uma das mais importantes cidades dessa região do país, com sua economia baseada no agronegócio.

Assim como outras grandes cidades de Santa Catarina, Chapecó ganhou milhares de habitantes nos últimos anos. Segundo estimativas do IBGE, tinha 227 mil habitantes em 2019, e no Censo de 2022 foram contabilizadas 254.785 pessoas vivendo em Chapecó.

7. Palhoça – População: 222 mil habitantes

No litoral central de Santa Catarina e muito próxima à capital, Palhoça faz parte da região metropolitana de Florianópolis. Sua população cresceu bastante nos últimos anos, elevando a cidade no ranking das maiores de Santa Catarina.

Palhoça também é de grande importante turística, sendo conhecida por ter algumas das praias mais bonitas do estado, como Guarda do Embaú.

8. Criciúma – População: 214 mil habitantes

Oitava maior cidade de Santa Catarina, Criciúma fica localizada no sul do estado, e é a principal cidade da sua região, denominada como Mesorregião do Sul Catarinense. Tem forte presença na indústria química e de plásticos.

Foi uma das poucas grandes cidades de Santa Catarina que contabilizou menos habitantes no Censo de 2022 do que nas estimativas de 2019. Apesar do decréscimo populacional, perdeu apenas uma posição.

9. Jaraguá do Sul – População: 182 mil habitantes

No vale do Rio Itapocu, Jaraguá do Sul faz parte da Região Metropolitana do Norte/Nordeste Catarinense.

É uma importante cidade para a economia de Santa Catarina, sendo um pólo têxtil de referência nacional.

10. Lages – População: 164 mil  habitantes

Com 2.631 km² de área total, Lages é o maior município do Estado de Santa Catarina. Sua economia é baseada na agricultura e na agropecuária.

Fechando a lista de maiores cidades de SC, Lages também se destaca no cenário turístico e já foi declarada como a Capital Nacional do Turismo Rural, sendo rica em fazendas históricas e atividades relacionadas de ecoturismo.

• Veja nossas dicas de viagem para Santa Catarina

Melhor do que conhecer as maiores cidades, é conhecer os lugares mais interessantes e bonitos de Santa Catarina. E aqui no blog você encontra muitas informações para sua viagem, além de roteiros completos pelos principais destinos do estado.

Então, na hora de planejar sua viagem a Santa Catarina, confira algumas de nossas dicas, como estas:

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *