Com uma população estimada hoje em 7.250 milhões de habitantes, o Estado de Santa Catarina é o décimo mais populoso do Brasil. E é um dos raros casos onde a capital não é a maior cidade. Afinal, quais são as maiores cidades de Santa Catarina?

Confira abaixo o ranking oficial com as 10 cidades mais populosas de Santa Catarina, com informações gerais sobre elas e suas respectivas populações.

Ranking de maiores cidades de Santa Catarina, por população

O último censo populacional do IBGE no Brasil e em Santa Catarina foi realizado em 2010. A pesquisa programada para 2020 foi adiada devido ao COVID-19. Os dados abaixo são relativos à população estimada pelo IBGE para 2019. Veja também qual é o IDHM (índice de desenvolvimento humano municipal) de cada cidade, lembrando que SC está em 3ª lugar nacional nesse quesito, atrás apenas de São Paulo e do Distrito Federal.

1. JoinvillePopulação: 590.466 mil habitantes

Habitada há milênios, a região de Joinville, além de histórica, é uma das mais ricas do Brasil, sendo o terceiro maior pólo industrial da região sul. Sua região metropolitana, denominada de Norte/Nordeste Catarinense, é também a maior do estado, com 1.163 milhões de habitantes, incluindo cidades como Jaraguá do Sul, São Bento do Sul e Mafra.

Não é exatamente um cidade turística, mas tem interessantes atrações, como o Pórtico de Joinville, em estilo alemão enxaimel, com seu bonito moinho, e o Mirante de Joinville, que proporciona a melhor vista da cidade. E também é porta de entrada para São Francisco do Sul, onde está uma das praias mais bonitas de Santa Catarina.

  • IDH de Joinville: 0,809

2. FlorianópolisPopulação: 500.973 mil habitantes

Fundada em 1727, Florianópolis é a capital de Santa Catarina e a terceira cidade mais antiga do estado. É um dos raros casos no Brasil em que a capital do estado não é a maior cidade. Inclusive sua região metropolitana, a Grande Florianópolis, está em segundo lugar no estado, com uma população estimada em 1.152 milhões de habitantes, considerando também outras cidades como São José, Palhoça e Biguaçu.

Rica em praias e belezas naturais, Floripa é a cidade mais visitada de Santa Catarina e, segundo levantamento do Ministério do Turismo, foi o segundo destino turístico mais desejado pelos brasileiros em 2019, atrás apenas do Rio de Janeiro.

  • IDH de Florianópolis: 0,847

3. BlumenauPopulação: 357.199 mil habitantes

Localizada no vale do Rio Itajaí-açu, Blumenau é um Importante pólo nacional da indústria têxtil. Boa parte de sua população é de descendentes de alemães. Seu principal atrativo turístico a Vila Germânica, local que é palco de grandes eventos, como a verão brasileira da Oktoberfest e o Magia de Natal.

E são esses eventos que garantes o maior número de visitantes a Blumenau. Se quiser viajar para lá, recomendo ver O que fazer em Blumenau, entre dicas de passeios e pontos turísticos.

  • IDH de Blumenau: 0,806

4. São JoséPopulação: 246.586 mil habitantes

Parte da região metropolitana de Florianópolis, São José teve grande aumento populacional nas últimas décadas por se tornar uma cidade-dormitório, ou seja, boa parte da população mora em São José e trabalha na capital.

  • IDH de São José: 0,809

5. ChapecóPopulação: 220.367 mil habitantes

No oeste de Santa Catarina e no limite com o Rio Grande do Sul, Chapecó é uma das mais importantes cidades dessa região do país, com sua economia baseada no agronegócio. Se tornou mais conhecida nacionalmente quando a equipe de futebol Chapecoense chegou à série A da campeonato brasileiro. E, infelizmente, com a queda do avião com a equipe na Colômbia.

  • IDH de Chapecó: 0,790

6. ItajaíPopulação: 219.536 mil habitantes

No litoral de Santa Catarina, localizada entre as cidades de Navegantes e Balneário Camboriú, Itajaí é sede do quarto maior porto do Brasil, de grande importância na exportação de carne, tabaco e outros produtos. É uma das cidades mais ricas do país, com o 9º mais alto valor de receita per capita. A Região Metropolitana da Foz do Rio Itajaí tem população estimada em 672 mil habitantes.

  • IDH de Itajaí: 0,795

7. CriciúmaPopulação: 215.186 mil habitantes

Sétima maior cidade de Santa Catarina, Criciúma fica localizada no sul do estado, e é a principal cidade da sua região, denominada como Mesorregião do Sul Catarinense. Tem forte presença na indústria química e de plásticos.

  • IDH de Criciúma: 0,788

8. Jaraguá do SulPopulação: 177.697 mil habitantes

No vale do Rio Itapocu, Jaraguá do Sul faz parte da Região Metropolitana do Norte/Nordeste Catarinense. Atualmente sua população é estimada em pouco mais de 177 mil habitantes.

  • IDH de Jaraguá do Sul: 0,803

9. PalhoçaPopulação: 171.797 mil habitantes

No litoral central de Santa Catarina e muito próxima à capital, Palhoça faz parte da região metropolitana de Florianópolis, com uma população que, segundo a última projeção, ultrapassou os 170 mil habitantes. É conhecida por ter algumas das praias mais bonitas do estado, como Guarda do Embaú, entre outras atividades turísticas.

  • IDH de Palhoça: 0,757

10. LagesPopulação: 157.544 mil  habitantes

Com 2.631 km² de área total, Lages é o maior município do Estado de Santa Catarina. Sua economia é baseada na agricultura e na agropecuária. Se destaca no cenário turístico e já foi declarada como a Capital Nacional do Turismo Rural, sendo rica em fazendas históricas e atividades relacionadas de ecoturismo.

  • IDH de Lages: 0,770

Veja nossas dicas de viagem para Santa Catarina

Melhor do que conhecer as maiores cidades, é conhecer os lugares mais interessantes e bonitos de Santa Catarina. E aqui no blog você encontra muitas informações para sua viagem, além de roteiros completos pelos principais destinos do estado.

Então, na hora de planejar sua viagem a Santa Catarina, confira algumas de nossas dicas, como estas:

Viajar com tudo reservado é bem melhor
      • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
      • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
      • Passagens aéreas: melhores sites para pesquisar preços de passagens
      • Airbnb: reservas de quartos e apartamentos de temporada

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

        • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguro Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
        • Acesse o Airbnb por esse link e ganhe mais de  R$ 150 em crédito  de hospedagem se ainda não for cadastrado.
Autor

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários