Maiores cidades do Nordeste – 10 mais populosas

Com mais de 56 milhões de habitantes, o Nordeste é a segunda região mais populosa do país, atrás apenas do Sudeste. Mas quais são as maiores cidades do nordeste e quantas pessoas moram em cada um delas?

A seguir, confira o ranking das maiores cidades no Nordeste do Brasil. Já adianto que todos os estados da região tem uma representante nessa lista, que conta com 9 capitais e apenas 1 cidade do interior. Veja também qual é a menor capital do Nordeste.

Ranking de maiores cidades da Região Nordeste por população

O último censo geral do Brasil foi em 2010 e a pesquisa de 2020 foi adiada para 2021 devida à pandemia da COVID-19. Estes dados populacionais abaixo são estimativas divulgadas pelo IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Nas informações de cada cidade, veja também a população de suas respectivas regiões metropolitanas.

1. Salvador – População: 2.872 milhões de habitantes

Maior cidade do Nordeste e quarta maior cidade do Brasil, Salvador é uma das cidades mais miscigenadas do mundo, o que favoreceu sua cultura e sua gastronomia. Entre 1549 e 1763 foi a capital do Brasil colonial. A Grande Salvador, que inclui também cidades como Camaçari e Lauro de Freitas, caminha para alcançar a marca de 4 milhões de moradores.

2. Fortaleza – População: 2.669 milhões de habitantes

Rodeada de belezas naturais, numa das regiões turísticas mais importantes do Brasil, Fortaleza tem uma população de mais de 2,5 milhões de habitantes. Sua região metropolitana, que inclui outras grandes cidades como Caucaia e Maracanaú, soma hoje mais de 4 milhões de moradores e, segundo a última projeção do IBGE, ultrapassou a Grande Recife e hoje tem a maior população do Nordeste.

3. Recife – População: 1.645 milhões de habitantes

Considerada por muitos como a “Capital do Nordeste”, Recife cresceu junto às exportações de cana-de-acúcar e nos últimos anos se tornou um importante pólo de tecnologia. Além de ser ponto de partida para importantes destinos turísticos do estado, como Porto de Galinhas e a Praia dos Carneiros. A Grande Recife era a maior do Nordeste, sendo recentemente ultrapassada pela Grande Fortaleza.

4. São Luís – População: 1.101 milhões de habitantes

Única cidade fundada por franceses no Brasil, a capital do Maranhão também teve forte influência de holandeses, portugueses, africanos e povos nativos. Quanto ao turismo, possui um dos centros antigos mais ricos do Nordeste e é a principal porta de entrada para os Lençóis Maranhenses. Sua região Metropolitana, a Grande São Luís, inclui, entre outras, a cidade histórica de Alcântara, que fica do outro lado da baía.

5. Maceió – População: 1.018 milhões de habitantes

Capital e maior cidade do Estado de Alagoas, Maceió fui fundada em 1815. Sua região metropolitana inclui cidades como Rio Largo, Marechal Deodoro e Atalaia. No campo do turismo, Maceió é conhecida por suas lindas praias em “azul caribenho” e por ser o ponto de partida para alguns dos melhores destinos do estado, como as praias de São Miguel dos Milagres e Maragogi.

6. Natal – População 884 mil habitantes

Fundada em 1599, Natal é a capital e maior cidade do Rio Grande do Norte. Nas últimas décadas se tornou um importante destino turístico, devido às suas lindas praias e dunas. Seu aeroporto é o mais usado para quem vai a destinos como Pipa, em Tibau do Sul, e Touros, no litoral norte do estado.

7. Teresina – População 864 mil habitantes

Única capital da região Nordeste que não fica no litoral, Teresina teve sua fundação em 1852. Pouco visitada por turistas, a capital do Piauí é mais conhecida por ser a segunda cidade mais quente do Brasil, com temperaturas máximas médias acima dos 33ºC. A Grande Teresina, que inclui também as cidades de Timon, União e Altos, entre outras, tem mais de 1 milhão de habitantes.

8. João Pessoa – População: 809 mil habitantes

Quem nasce em João Pessoa é “pessoense”. Foi lá na capital da Paraíba, fundada em 1585, que veio ao mundo o escritor Ariano Suassuna, entre outras figuras ilustres. Em meio a uma região de belíssimas praias, João Pessoa é uma das capitais mais visitadas por turistas no Nordeste.

9. Jaboatão dos Guararapes – População: 702 mil habitantes

Integrante da conurbação que forma boa parte da Grande Recife, Jaboatão dos Guararapes é a única cidade do interior (apesar de estar no litoral) que garante presença entre as maiores cidades do Nordeste brasileiro.

10. Aracaju – População: 657 mil habitantes

Capital de Sergipe, o menor estado do Brasil, Aracaju é a menor capital do Nordeste em população. Fundada em 1855, atualmente é um importante centro de comércio e serviços no estado. No turismo, tem como destaques a orla da Praia de Atalaia, onde estão os melhores restaurantes da cidade e atrações como os Arcos de Atalaia e o Oceanário de Aracaju. Dica de gramática: Aracaju não tem acento no u.


Agora que você ja sabe quais são as maiores cidades do Nordeste em número de habitantes, que tal começar a planejar sua viagem? Aqui no blog você conhece os melhores destinos do Nordeste e ainda encontra dicas especializadas sobre cada lugar, com roteiros e informações importantes.

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *