As 20 maiores cidades de Goiás – Ranking populacional 2023

A população do estado de Goiás (GO) foi de 6.001.789 habitantes em 2010, para 7.055.228 habitantes em 2022. Um aumento acima de 17%, um dos maiores do Brasil.

Goiânia, a capital, continua a ser a cidade mais populosa do estado. Mas quais são as outras maiores cidades de Goiás? Confira agora o ranking, segundo dados obtidos pelo IBGE no último censo populacional, realizado em 2022 e divulgado em 2023.

Maiores cidades de Goiás, por população

(Na foto acima, a estrada GO-414, em Corumbá de Goiás, a caminho de Pirenópolis – Fonte: Buenas Dicas)

A seguir, confira a lista oficial com as 20 cidades mais populosas do estado de Goiás segundo o último censo do IBGE, considerando apenas a sede de cada município.

1. Goiânia – 1.4 milhões de habitantes

A capital goiana saltou de 1.302.001 de habitantes em 2010 para 1.437.237 habitantes em 2022, tornando-se assim a décima cidade mais populosa do Brasil. É também a maior cidade do Centro-Oeste, considerando o erro absurdo do IBGE em contabilizar toda a população do Distrito Federal como sendo apenas uma cidade.

Antes de viajar à capital de Goiás, leia nosso post Onde ficar em Goiânia, um guia completo com os melhores bairros e hotéis da cidade.

2. Aparecida de Goiânia – 527 mil habitantes

Parte da região metropolitana de Goiânia, Aparecida de Goiânia forma com a capital a maior conurbação do Centro-Oeste. Possui o 3º maior PIB de Goiás, atrás apenas de Goiânia e Anápolis.

Em números exatos, o IBGE contabilizou 527.550 pessoas vivendo em Aparecida de Goiânia no último censo realizado.

3. Anápolis – 398 mil habitantes

Historicamente considerada a segunda cidade mais importante de Goiânia, Anápolis já havia sido ultrapassada em população por Aparecida de Goiânia, e segue como a terceira cidade mais populosa do estado.

A pesquisa do IBGE constatou que 398.817 pessoas viviam em Anápolis em 2022. Sua economia segue como uma das mais importantes do Centro-Oeste, impulsionada por setores como a indústria e o agronegócio.

4. Rio Verde – 225 mil habitantes

Dona de uma das economias mais fortes do Centro-Oeste, puxada pelo agronegócio, Rio Verde é hoje a quarta maior cidade de Goiás em população, com 225.696 habitantes. Curiosidade: quem nasce em Rio Verde pode ser chamado tanto de rio-verdino, quanto de rio-verdense.

5. Águas Lindas de Goiás – 225 mil habitantes

A população de Águas Lindas de Goiás continua em crescimento. Com 225.671 habitantes, ultrapassou Luziânia e se tornou a maior cidade do entorno do DF, localizada em seu limite oeste, a apenas 20 km de distância de Ceilândia, maior cidade do Distrito Federal.

6. Luziânia – 208 mil habitantes

Fundada em 1746, Luziânia é a sexta cidade mais antiga de Goiás. Segundo o último censo, divulgado pelo IBGE em 2023, o número de habitantes da cidade é de 208.725. Está localizada no leste de Goiás, a 60 km de distância de Brasília e a 196 km de Goiânia.

7. Valparaíso de Goiás – 198 mil habitantes

Com 198.861 moradores, Valparaíso é hoje a segunda maior cidade do entorno do DF e a sétima cidade mais populosa do estado de Goiás. Assim como Águas Lindas, Valparaíso também cresceu no embalo do Distrito Federal.

8. Senador Canedo – 155 mil habitantes

Sabia que a população de Senador Canedo foi a que mais cresceu proporcionalmente no Brasil? De 84.443 habitantes em 2010, a cidade saltou para 155.635 moradores em 2022. Um aumento pouco acima de 84%. Faz parte da Grande Goiânia, a região metropolitana da capital.

9. Trindade – 142 mil habitantes

Capital estadual da fé, onde fica a Igreja Matriz do Divino Pai Eterno, Trindade continua entre as maiores cidades de Goiás. Segundo o último censo, no município de Trindade habitam 142.431 pessoas pessoas. É também uma das principais cidades turísticas do estado de Goiás, sobretudo devido ao turismo religioso.

10. Formosa – 115 mil habitantes

No entorno do Distrito Federal, Formosa é atualmente a décima cidade mais populosa do estado de Goiás. O último censo do IBGE informa que 115.669 pessoas vivem em Formosa.

11. Catalão – 114 mil habitantes

No sudeste de Goiás, Catalão é a quarta cidade mais antiga do estado, e atualmente está em 11º lugar no ranking populacional, com 114.427 pessoas registradas pelo último censo oficial.

12. Itumbiara – 107 mil habitantes

No extremo sul da Goiás, separada de Minas Gerais pelas águas do Rio Paranaíba, a cidade de Itumbiara possui atualmente mais de 107 mil habitantes. Pra ser mais exato, o censo de 2022 registrou 107.970 pessoas vivendo no município.

13. Jataí – 105 mil habitantes

Localizada no sudoeste de Goiás, Jataí tem uma forte economia com base no agronegócio e atualmente possui a 13º maior população do estado, com 105.729 habitantes catalogados no último censo do IBGE.

14. Planaltina – 105 mil habitantes

A cidade de Planaltina, também conhecida como Planaltina de Goiás para se diferenciar da homônima no DF, é hoje a terceira maior cidade do entorno de Brasília e a 14º cidade mais populosa de Goiás, contabilizando 105.031 habitantes.

15. Novo Gama – 103 mil habitantes

Enquanto o DF tem o Gama, Goiás possui o Novo Gama. São cidades limítrofes, formando uma das maiores conurbações interestaduais do Centro-Oeste. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística apontou que 103.804 pessoas vivem na cidade.

16. Caldas Novas – 98 mil habitantes

Autodeclarada como a Capital Mundial das Águas Quentes, Caldas Novas é uma cidade em franco crescimento. Hoje mais de 98 mil pessoas vivem no município, que garante assim seu lugar entre as 20 maiores cidades de Goiás. Possui grande importância no setor de turismo, sendo uma das cidades mais visitadas do Centro-Oeste.

Leia o post O que fazer em Caldas Novas e planeje todos os detalhes da sua viagem.

17. Cidade Ocidental – 91 mil habitantes

No entorno do Distrito Federal, a Cidade Ocidental é atualmente a 17º maior cidade do estado de Goiás, com uma população de 91.767 pessoas, segundo dados divulgados pelo IBGE em 2023.

18. Goianésia – 73 mil habitantes

Localizada na região central de Goiás, a 177 km de distância de Goiânia, Goianésia contabilizou 73.708 pessoas no último censo oficial.

19. Santo Antônio do Descoberto – 72 mil habitantes

Logo ao sul de Águas Lindas de Goiás, também no entorno do Distrito Federal, a cidade de Santo Antônio de Descoberto possui 72.134 habitantes. Gentílico: quem nasce em Santo Antônio do Descoberto é descobertense.

20. Goianira – 71 mil habitantes

Pra fechar a lista de maiores cidades de Goiás, mais um município com o nome derivado da tribo indígena dos Goyazes. Com 71.916 habitantes, Goianira é também uma das maiores cidades da região metropolitana de Goiânia.


Veja também:

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 Comentários

  1. Por que a cidade onde eu nasci não está na lista? Eu nasci em Pontalina Goiás!

  2. O resultado censo em Anápolis é falso, pois a minha casa e também a minha rua não foram visitadas pelos agentes do IBGE. Eu até fui ao escritório do órgão solicitando a pesquisa em minha rua, mas não fui atendido. Como a minha rua não foi pesquisada, acredito que outras ruas também podem ter sido ignoradas.

  3. Nossa!!! 40% das cidades mais populosas de Goiás, ficam no Entorno do DF. Região carente, com falta de infraestrutura. A população dessa região depende de Brasília na área de saúde, educação e emprego. Região abandonada pelo poder público do estado de Goiás.

  4. Nunhum erro em considerar Brasilia como uma úníca cidade. O DF tem apenas um município e o IBGE faz o censo por municipio. Nossas “cidades” na verdade são bairros, assim como em Goiânia onde os bairros são chamafos de setores.
    Absurdo é esse site chamar buenas dicas numa clara desvalorização da nossa língua pátria.

    1. Olá, Paulo.

      O Gama fica a mais de 30 km do centro de Brasília. O Gama inclusive tem seu próprio centro e outros bairros.
      Ceilândia também está a mais de 30 km do centro de Brasília. É a maior cidade do DF, dividida em vários bairros.

      Só pra te dar dois exemplos. É um desrespeito do IBGE ignorar a existência dessas cidades. Elas tem inclusive sotaques diferentes. Brasília sempre foi o Plano Piloto, no máximo podemos considerar a anexação de áreas conurbadas, como Sudoeste e Lago Sul, quem sabe até mesmo o Guará.

      Goiânia é a maior cidade do Centro-Oeste, sem precisar contar a população de cidades da região metropolitana. Aparecida de Goiânia, por exemplo, é conurbanada a Goiânia. Muita gente não sabe onde começa uma e terminada outra. Isso não acontece no DF.