Maio. O mês que sempre começa com o feriado do Dia do Trabalhador, é uma das melhores épocas para viajar pelo Brasil. É quando o frio e a seca começam a surgir em boa parte do Brasil. Por isso, apesar de ainda ser outono, os destinos de inverno começam a se agitar. Mas também ainda é tempo de praia no Sudeste. Capitais e cidades históricas também podem entrar no roteiro.

Selecionei os 5 melhores destinos para viajar em maio no Brasil, de acordo com experiências próprias, previsões do tempo e blogs de viagem especialistas em cada lugar indicado.

 

1. Gramado e Serra Gaúcha, RS | Frio, antes da alta temporada

Maio é o mês menos chuvoso do ano em Gramado. E as temperaturas dificilmente ultrapassam os 20 ºC e facilmente podem ficar abaixo de 10 ºC. Perfeito para aproveitar os ótimos restaurantes e passeios de inverno na capital da Serra Gaúcha. Principalmente se você gosta das comidas tradicionais do Rio Grande do Sul. Aproveite para explorar também a natureza de Canela e atrativos em cidades como Caxias do Sul, Carlos Barbosa, Bento Gonçalves e Garibaldi. E como a alta temporada começa pra valer só em junho, em maio vai gastar menos nos ótimos hotéis de Gramado.

 

2. Búzios, RJ | Praias mais ensolaradas em maio

Na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, Búzios é um dos melhores lugares do Brasil para pegar praia em maio, com poucas chances de chuva. Como já passou o Carnaval e a alta temporada já acabou faz tempo, as praias ficam mais tranquilas e você pode encontrar hospedagem mais barata.

 

3. Florianópolis, SC | Na torcida pelo veranico

Apesar das temperaturas mínimas em média a 15 ºC, pode fazer alguns dias de calor em maio em Florianópolis. São os chamados “veranicos”. Se tiver essa sorte, vai aproveitar ótimos dias de praia. Se não, ainda vale a pena visita Floripa para aproveitar a culinária e o lindo visual da ilha quase sem chuvas. Outra boa pedida pra os dias de fio na ilha, é alugar uma bicicleta para pedalar na orla e conhecer lugares históricos, como o Mercado Centro e o bairro de Santo Antônio de Lisboa.

Praia do Campeche, Florianópolis

Outras praias de Santa Catarina também dão o último suspiro na temporada. Antes que o frio chegue com tudo no inverno, ainda vale tentar a sorte do veranico na Praia do Rosa, Bombinhas, Guarda do Embaú, BC e Garopaba.

Centrinho histórico de Garopaba

 

4. Vitória, ES | Clima de praia

O litoral do Espírito Santo tem um dos melhores climas de praia do Brasil no mês de maio, principalmente na faixa entre Vitória e a divisa com o Rio de Janeiro. A capital é o melhor ponto de partida para quem vem de outros estados, afinal tem o maior aeroporto do Espírito Santo. Aproveite para conhecer também as praias de Guarapari e Marataízes.

 

5. Campos do Jordão, SP | Frio, antes da alta temporada

Que tal comer um fondue quentinho enquanto faz quase 0 ºC do lado de fora? Em maio isso já é possível em Campos do Jordão. Com a vantagem de poder encontrar hotéis a preços mais em conta e a cidade muito mais vazia do que na alta temporada, que começa pra valer em junho. Além do friozinho, há poucas chances de chuva. Pra não errar na hospedagem, veja nosso guia Onde Ficar em Campos do Jordão. E se estiver em São Paulo e não quiser gastar com hotel, pode fazer só um bate e volta.

 

6. Goiânia, GO | Pecuária é festa sertaneja

A capital goiana está longe de ser um cidade turística. Em dias “normais”, o que tem pra fazer lá é só comer as melhores comidas típicas de Goiás e tomar cerveja nas centenas de bares da cidade. Mas, em maio, Goiânia é palco de uma das maiores feiras agropecuárias do país. Chamada simplesmente de Pecuária de Goiânia. O evento reúne exposições de gado, cavalos e implementos agrícolas. E acontecem shows de artistas populares, especialmente sertanejos. Em 2018, Gusttavo Lima, Marília Mendonça e Naiara Azevedo já estão confirmados. Vai de 18 a 26 de maio.

Parque Vaca Brava, numa das melhores localizações para se hospedar em Goiânia

 

7. Bonito, MS | Águas cristalinas e reabertura da Lagoa Misteriosa

Depois de uma longa temporada de chuvas e águas turvas, em maio começa a temporada seca, quando as águas ficam lindamente cristalinas. E o maior atrativo de Bonito abre novamente: a Lagoa Misteriosa, que fica fechada para turistas entre outubro e abril.

Mergulho na Lagoa do Sucuri | Foto de Ambiental Turismo

 

8. Pirenólipos, GO | Gastronomia e cachoeiras

Outro destino goiano que fica ainda melhor em maio é Pirenópolis. A pequena cidade histórica, dos tempos do ciclo do outro, tem muitos atrativos que combinam com o friozinho desse mês. O maior deles é a gastronomia. Em Pirenópolis, estão alguns dos melhores exemplares das comidas típicas de Goiás. E como as chuvas diminuem bastante, é uma boa época para explorar as cachoeiras da região.

Rua do Lazer, centro do turismo e bom lugar para se hospedar em Pirenópolis

 

9. Ilhabela, SP

Sempre pode chover em Ilhabela, que tem uma das 10 melhores praias de São Paulo. Mas em maio a probabilidade de dias de sol é bem maior. E com o frio chegando ao Estado de São Paulo, fica um pouco complicado entrar no mar. Mesmo assim, Ilhabela é um lindo destino para curtir no mês de maio, principalmente para quem gosta de comer bem e de curtir o visual de lindas praias.

 

10. Paraty, RJ | História e cultura

Apesar de ser no litoral, Paraty não depende da beleza das praias na região. O melhor na cidade são os passeios históricos e culturais. Depois de uma longa temporada muito chuvosa, em maio o clima começa a dar uma trégua. Perfeito para passear pelas ruas de casarões seculares, curtir os restaurantes e cafés e o visual de Paraty.

Casarões preservador em Paraty

 

E você, tem mais alguma dica de viagem pro mês de maio?

Num país imenso como o Brasil, repleto de destinos incríveis de norte a sul, é impossível lembrar de todos os lugares que merecem uma visita em maio. Por isso selecionei apenas alguns dos destinos mais famosos. E como não conheço nada da região norte, o foco vai para as outras regiões.

Entre outros destinos que são boas escolhas esse mês, estão parques nacionais como a Chapada dos Veadeiros, a Chapada Diamantina, a Chapada dos Guimarães e o Pantanal. Isso porque maio é início da estação seca, melhor época para avistar animais, fazer trilhas e aproveitar rios e cachoeiras. Já destinos que ficam ainda melhores com o frio são boas pedidas, como Caldas Novas, Petrópolis e Monte Verde.

Boa viagem!

Para planejar sua viagem:  
  1. Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  2. Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  3. RentCars: aluguel de carro pelo menor preço nas principais locadoras do mundo
Viaje com descontos:
  1. 100 reais de desconto no Airbnb
  2. 5% ou mais de desconto em Seguro Viagem
Autor

2 Comentários

    • Nivaldo Responda

      Olá, Juliana. Que bom que gostou. Agora é encontrar tempo pra viajar em maio. Bom que tem mais um feriado no fim do mês esse ano.

Escreva seu comentário