11 destinos para viajar em junho no Brasil

Seguindo a nossa série de viagens pela Brasil, chegamos a junho. No sexto mês do ano, o frio já tomou conta de boa parte do Sul e do Sudeste. Chove pouco em quase todo o país e as praias do nordeste começam a despontar no calendário do turismo nacional.

Descubra agora para onde viajar no Brasil em junho. Selecionei 11 destinos com o clima ideal e também as Melhores praias em junho no Brasil para você escolher.

No final, tem uma lista extra com outras boas opções de viagem no mês de junho, incluindo mais destinos de inverno, serras e chapadas.

Brasil em junho – 11 melhores destinos de viagem

Com vocês, os melhores lugares para viajar pelo Brasil no sexto mês do ano, com a presença importantes destinos das regiões Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste.

Pra começar a lista, um dos lugares mais bonitos do mundo.

1. Lençóis Maranhenses – Maranhão

  • Porque ir em junho: lagoas cheias e limpas, no início da alta temporada.

Depois de três meses chuvosos, em junho as lagoas já estão cheias e começa a alta temporada nos Lençóis Maranhenses. Poucas chances de chuva. Aproveite que ainda não chegaram as férias de julho para curtir as lagoas ainda mais limpas e com menos gente em volta.

↪ Nossa dicas: Melhores hotéis no Lençóis Maranhenses


2. Caldas Novas e Rio Quente – Goiás

  • Porque ir em junho: clima bom e sem muvuca.

Entre maio e agosto o clima em Caldas Novas é o melhor possível para curtir as piscinas de águas quentes. A chance de chover é quase zero a as temperaturas são agradáveis, na média entre 17 e 27 ºC. E se não quer disputar cada palmo de piscina, é melhor viajar logo em junho, antes do caos das férias escolares.

↪ Nossas dicas: Melhores hotéis de Caldas Novas


3. Paraty – Rio de Janeiro

  • Porque ir em junho: Clima bom e alguma chance de praia.

Se em Ubatuba a água gelada e a chance de fazer frio podem espantar alguns viajantes em junho, em Paraty o clima de outono dá ainda mais charme à cidade. Afinal, o maior atrativo de Paraty são suas ruas históricas, sua arquitetura colonial e o conforto de seus cafés. E se a temperatura subir, a cidade também tem lindas praias, como a Praia do Sono.

↪ Nossas dicas: O que fazer em Paraty
↪ Confira: Melhores pousadas em Paraty


4. Jericoacoara – Ceará

  • Porque ir em junho: lagoas cheias e menos chuvas que nos meses anteriores.

Com a redução das chuvas, em junho as melhores praias do Ceará voltam ao mapa do turismo nacional. Especialmente Jericoacoara, que depois da época chuvosa, está com suas lagoas cheias. Então é uma excelente época para curtir a Lagoa do Paraíso e admirar as lagoas temporárias nas dunas do parque nacional.

↪ Viagem em família: Melhores resorts do Ceará
↪ Litoral maravilhoso: Melhores praias de Jericoacoara


5. Gramado – Rio Grande do Sul

  • Porque ir em junho: início oficial do inverno na Serra Gaúcha.

Gramado pode ser aproveitada em qualquer época do ano. Mas, cá entre nós, no frio é muito mais gostoso. Junto a Canela e outras cidades da Serra Gaúcha, Gramado é rica em trações naturais e parques temáticos. Embora o melhor mesmo a se fazer seja se esbaldas em comidas típicas, queijos, chocolates e vinhos.

↪ Viagem em casal: Hotéis mais românticos do Brasil
↪ Conheça também: Bento Gonçalves, vinhos e história perto de Gramado


6. Porto Seguro – Bahia

  • Porque ir em junho: região com melhor clima no litoral da Bahia.

Enquanto o norte da Bahia já está sob chuva, no extremo sul do estado o clima é de praia. Em Porto Seguro estão as melhores praias da região, nas vilas de Trancoso, Caraíva e Arraial d’Ajuda, que ainda são cheias de charme.

↪ Saiba mais: O que fazer em Caraíva
↪ Grande estrutura: Melhores resorts de Porto Seguro


7. Santo André – Bahia

  • Porque ir em junho: menos chuvas, ainda menos gente

Em Santa Cruz de Cabrália, pertinho de Porto Seguro, está a pacata vila de Santo André. Com clima bom em junho, sua praia é pouco movimentada e é possível encontrar boas promoções nos resorts da praia, como o familiar Vila Angatu, e em pousadinhas charmosas.

↪ Hospede-se como os famosos, no luxuoso Campo Bahia, onde Sabrina Sato e Ronaldo Fenômeno já passaram o réveillon.


8. Manaus e Amazônia – Amazonas

  • Porque ir em junho: poucas chuvas, antes do calor.

Junho é o melhor mês do ano para fazer turismo na floresta amazônica. É quando inicia a temporada seca, com menos chuvas, e o nível dos rios ainda está alto. O que é bom para navegar em canoas e observar os animais silvestres. Outra vantagem de junho é que o clima ainda está agradável.

↪ Veja também: Hotéis em Manaus


9. Campos do Jordão – São Paulo

  • Porque ir em junho: o charme do frio, ainda sem tanta gente

Conhecida como a “Suíça Brasileira”, Campos do Jordão é a cidade mais alta e uma das mais frias do Brasil. Entre seus atrativos, estão sua arquitetura, cervejarias, o Morro do Elefante e o Parque Capivari.

Em junho, com temperaturas mínimas que podem chegar a 0 ºC, começa a alta temporada de inverno em Campos do Jordão. Nessa época já é grande o número de turistas, mas nada que se compare às multidões que virão em julho.

↪ Escolha bem: Onde ficar em Campos do Jordão


10. Florianópolis – Santa Catarina

  • Porque ir em junho: poucas chuvas e clima ameno

Com temperaturas médias mínimas na casa dos 15 ºC, é verdade que faz um pouco de frio em Florianópolis em junho. Mas é um dos meses menos chuvosos do ano, com lindos dias de sol que podem encorajar o banho de mar.

Além disso, é uma boa época para fazer passeios culturais, como à Fortaleza de São José da Ponta Grossa, da foto acima, além de praticar esportes náuticos.

Aproveite que junho é baixa temporada em Florianópolis, então há boas promoções nas pousadas, voos mais baratos e o trânsito costuma ser melhor.

↪ Escolha bem: Onde se hospedar em Florianópolis


11. Rio de Janeiro, Búzios e Cabo Frio – Rio de Janeiro

  • Porque ir em junho: poucas chuvas e temperaturas agradáveis

Se você é como eu e não suporta calor excessivo, junho é um dos melhores meses do ano no Rio de Janeiro. Com temperaturas médias entre 16 ºC e 25 ºC, o clima é ideal para curtir as praias e ainda fazer passeios como ao Cristo Redentor, praticamente com a certeza de um lindo dia de sol e poucas nuvens.

Outra vantagem é que junho ainda é baixa temporada no Rio de Janeiro. Claro que a Cidade Maravilhosa é repleta de turistas o ano todo, mas junho e muito mais tranquilo do que julho.

↪ Escolha sua praia: Onde ficar em Cabo Frio


Melhores praias do Brasil em junho

Praia de Atins, Maranhão.

Nordeste – Como falei no início, junho marca a volta das praias da parte alta do nordeste ao mapa do turismo. Especialmente a região entre Fortaleza e São Luís do Maranhão. Então aproveite para curtir as praias, os Lençóis e fazer a Rota das Emoções. Resumindo, no nordeste, Ceará, Maranhão e Piauí são as melhores opções no nordeste. Na Bahia, de Porto Seguro para baixo, rumo a Itacaré e Caraíva. a chance de dar praia também é grande.

Sudeste – As praias menos chuvosas da região no mês de junho estão no Espírito Santo e no Rio de Janeiro.  É uma boa época em Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Ilha Grande, Vitória e Guarapari, por exemplo. No litoral de São Paulo, as praias do norte são a melhor escolha, como Ubatuba e Ilhabela.

Sul – Parou de chover, o que é bom pra curtir o visual das praias. Por outro lado, o frio costuma atrapalhar os planos de quem gosta de entrar no mar. Em Balneário Camboriú e em Bombinhas, no meio da tarde pode fazer menos de 20 ºC, com mínimas médias de 11 ºC. Em Garopaba, cidade próxima à Praia do Rosa, os termômetros oscilam entre  12 ºC e 19 ºC.  No Rio Grande do Sul, o perigo (exagerando) é o vento gelado te levar embora.

Para onde viajar no Brasil em cada mês do ano:
JaneiroFevereiroMarçoAbril – Maio – JunhoJulho  – AgostoSetembroOutubro – Novembro – Dezembro

Serras, chapadas e destinos de inverno

Chapada dos Veadeiros, Goiás – Trilha no Paraíso dos Pândavas

Enquanto o frio atrapalha os dias de sol em algumas praias, por outro lado ele leva mais gente para destinos no interior. Em Goiás, por exemplo, junho é um ótimo mês na Chapada dos Veadeiros, em Pirenópolis e na Cidade de Goiás. Também é tempo de seca (antes da época dos incêndios), bom para a turismo, na Chapada Diamantina, na Bahia , e na Chapa dos Guimarães, no Mato Grosso.

Além da Serra Gaúcha, outros destinos de inverno entram na alta temporada, como Campos do Jordão, Monte Verde, Serra Catarinense e Petrópolis. A vantagem de ir em junho, é aproveitar esses destinos menos lotados, antes das férias escolares. Junho também é época de aproveitar o raro frio no nordeste, em cidades serranas como Areia, na Paraíba, e Gravatá e Triunfo, em Pernambuco, a mais de mil metros de altitude.

E você, para onde gosta de viajar no Brasil em junho?

Impossível citar e lembrar de todos os destinos para viajar no Brasil no mês de junho. Por isso foquei em cidades, praias e parques nacionais mais conhecidos. Perto de cada lugar desses, há outras centenas de destinos a serem explorados. E se você conhece alguma lugar que esteja fora da rota comum, e que também seja excelente para conhecer em junho, é só indicar abaixo pelos comentários. Assim mais gente fica conhecendo mais destinos para viajar este mês.

Boa viagem em junho pelo Brasil – Lençóis Maranhenses
Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 Comentários

  1. Obrigado, Nivaldo. Que ótimo texto, abriu bastante as minhas opções. Terei uma semana de férias em Junho e quero fugir do frio de SP e pegar uma praia, estou em dúvida entre Ceará e Maranhão, pesquisei passagens e estão na mesma faixa… ;)

  2. Olá Nivaldo, tudo bem? Adorei o blog! Quais desses 6 destinos de junho tem aquele melhor custo benefício??

    Valeu!!

    1. Oi Bruna. Boa pergunta!

      Primeiro, depende de onde você está e para onde os voos daí são mais baratos. Ou para onde é mais perto e tranquilo ir de carro.

      Agora, falando propriamente do destino, o melhor-custo benefício está nos Lençóis Maranhenses. Ganha fácil, pois é o lugar mais bonito e também o mais barato dessa lista. Nenhum outro chega perto. Fui em 2017 e todo ano sinto vontade de voltar.

      Aproveita que junho ainda não é mês de férias e as lagoas estarão cheias. Fique dois dias em Barreirinhas para fazer os principais passeios e depois mais 2 ou 3 dias em Atins para curtir as praias e lagoas menos conhecidas. Aqui tem dicas de roteiro e preços, dá uma olhada.

  3. Olá, só uma correção ao texto que por sinal é muito bom – A Praia do Rosa na verdade fica na cidade de Imbituba! ;)