Seguindo a nossa série Viagem Brasil, onde seleciono os melhores destinos de cada mês em nosso país, chegamos a junho. No sexto mês do ano, o frio já tomou conta de boa parte do Sul e do Sudeste. Chove pouco em quase todo o país e as praias do nordeste voltam com tudo pro calendário do turismo nacional.

Descubra agora para onde viajar no Brasil em junho. Selecionei apenas os 6 melhores destinos. No final, tem uma lista extra com outras boas opções de viagem nesse mês, com muitas praias e destinos de inverno.

Para onde viajar no Brasil em junho

Abaixo, os 6 melhores destinos do mês, com presença de Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Depois da seleção, veja também:

• Melhores praias em junho no Brasil

• Melhores destinos de inverno no Brasil

1. Lençóis Maranhenses | Lagoas cheias e início de temporada

Depois de três meses chuvosos, em junho as lagoas já estão cheias e começa a alta temporada nos Lençóis Maranhenses. Poucas chances de chuva. Aproveite que ainda não chegaram as férias de julho para curtir as lagoas ainda mais limpas e com menos gente em volta.

Vista inacreditável no passeio para a Lagoa Bonita, nos Lençóis Maranhenses.

 

2. Caldas Novas e Rio Quente | Clima bom e sem muvuca

Entre maio e agosto o clima em Caldas Novas é o melhor possível para curtir as piscinas de águas quentes. A chance de chover é quase zero a as temperaturas são agradáveis, na média entre 17 e 27 ºC. E se não quer disputar cada palmo de piscina, é melhor viajar logo em junho, antes do caos das férias escolares.

Piscina do Parque das Fontes, no Rio Quente Resorts. Entenda quando ir para Caldas Novas.

 

3. Paraty | Clima bom e poucas chuvas

Se em Ubatuba a água gelada e a chance de fazer frio podem espantar alguns viajantes em junho, em Paraty o clima de outono dá ainda mais charme à cidade. Afinal, o maior atrativo de Paraty são suas ruas históricas, sua arquitetura colonial e o conforto de seus cafés. E se a temperatura subir, a cidade também tem lindas praias, como a Praia do Sono. O blog Viciada em Viajar tem mais dicas de praias em Paraty.

Casas históricas em Paraty. Ignore a rua alagada da foto. Em junho, a chance de chover é muito abaixo da média anual.

 

4. Jericoacoara | Lagoas cheias, lindas como nunca

Com a redução das chuvas, em junho as melhores praias do Ceará voltam ao mapa do turismo nacional. Especialmente Jericoacoara, que depois da época chuvosa, está com suas lagoas cheias. Então é uma excelente época para curtir a Lagoa do Paraíso e admirar as lagoas temporárias nas dunas do parque nacional.

Barco para passeio com turistas na Lagoa do Paraíso.
No mangue-seco, durante passeio pra Tatajuba, perto de Jericoacoara

 

5. Gramado | Chegue junto com o frio!

Gramado pode ser aproveitada em qualquer época do ano. Mas, cá entre nós, no frio é muito mais gostoso. Junto a Canela e outras cidades da Serra Gaúcha, Gramado é rica em trações naturais e parques temáticos. Embora o melhor mesmo a se fazer seja se esbaldas em comidas típicas, queijos, chocolates e vinhos.

 

6. Manaus e Amazônia | Poucas chuvas, antes do calor

Junho é o melhor mês do ano para fazer turismo na floresta amazônica. É quando inicia a temporada seca, com menos chuvas, e o nível dos rios ainda está alto. O que é bom para navegar em canoas e observar os animais silvestres. Outra vantagem de junho é que o clima ainda está agradável.


Como em julho o calor e o número de turistas aumenta, aproveite para ir logo em junho! Vá para Manaus, conheça seus monumentos históricos e rume floresta adentro, onde estão pontos turísticos como o encontro dos rios Negro e Solimões e o Arquipélago de Anavilhanas. Ótima oportunidade para se hospedar nos excelentes hotéis de selva da região.

 

Melhores praias do Brasil em junho

Praia de Atins, Maranhão.

Nordeste – Como falei no início, junho marca a volta das praias da parte alta do nordeste ao mapa do turismo. Especialmente a região entre Fortaleza e São Luís do Maranhão. Então aproveite para curtir as praias, os Lençóis e fazer a Rota das Emoções. Resumindo, no nordeste, Ceará, Maranhão e Piauí são as melhores opções no nordeste. Na Bahia, de Porto Seguro para baixo, rumo a Itacaré e Caraíva. a chance de dar praia também é grande.

Sudeste – As praias menos chuvosas da região no mês de junho estão no Espírito Santo e no Rio de Janeiro.  É uma boa época em Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Ilha Grande, Vitória e Guarapari, por exemplo. No litoral de São Paulo, as praias do norte são a melhor escolha, como Ubatuba e Ilhabela.

Sul – Parou de chover, o que é bom pra curtir o visual das praias. Por outro lado, o frio costuma atrapalhar os planos de quem gosta de entrar no mar. Em Balneário Camboriú e em Bombinhas, no meio da tarde pode fazer menos de 20 ºC, com mínimas médias de 11 ºC. Em Garopaba, onde fica a Praia do Rosa, os termômetros oscilam entre  12 ºC e 19 ºC.  No Rio Grande do Sul, o perigo (exagerando) é o vento gelado te levar embora.

Serras, chapadas e destinos de inverno

Chapada dos Veadeiros, Goiás

Enquanto o frio atrapalha os dias de sol em algumas praias, por outro lado ele leva mais gente para destinos no interior. Em Goiás, por exemplo, junho é um ótimo mês na Chapada dos Veadeiros, em Pirenópolis e na Cidade de Goiás. Também é tempo de seca (antes da época dos incêndios), bom para a turismo, na Chapada Diamantina, na Bahia , e na Chapa dos Guimarães, no Mato Grosso.

Além da Serra Gaúcha, outros destinos de inverno entram na alta temporada, como Campos do Jordão, Monte Verde, Serra Catarinense e Petrópolis. A vantagem de ir em junho, é aproveitar esses destinos menos lotados, antes das férias escolares. Junho também é época de aproveitar o raro frio no nordeste, em cidades serranas como Areia, na Paraíba, e Gravatá e Triunfo, em Pernambuco, a mais de mil metros de altitude.

E você, para onde gosta de viajar no Brasil em junho?

Impossível citar e lembrar de todos os destinos para viajar no Brasil no mês de junho. Por isso foquei em cidades, praias e parques nacionais mais conhecidos. Perto de cada lugar desses, há outras centenas de destinos a serem explorados. E se você conhece alguma lugar que esteja fora da rota comum, e que também seja excelente para conhecer em junho, é só indicar abaixo pelos comentários. Assim mais gente fica conhecendo mais destinos para viajar este mês.

 

Para planejar sua viagem:  
  1. Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  2. Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  3. RentCars: aluguel de carro pelo menor preço nas principais locadoras do mundo
Viaje com descontos:
  1. 100 reais de desconto no Airbnb
  2. 5% ou mais de desconto em Seguro Viagem
Autor

Escreva seu comentário