Em 22 de abril de 1500, Pedro Álvares Cabral ancorou sua caravela na costa de Porto Seguro. Sorte dele, pois não tem época melhor para descobrir o Brasil. Afinal, abril é quando começa a chover um pouco menos em boa parte do país e as temperaturas ficam mais agradáveis. É tempo de retomar pra valer as viagens nacionais.

Selecionei 10 lugares no brasil que são excelentes destinos para viajar nessa época do ano. Aproveite que acabou a alta temporada na maioria dos destinos e descubra agora para onde viajar em abril no Brasil.

Tem cidades históricas, praias do sul, nordeste e sudeste, parques nacionais, cachoeiras e outros destinos de grande beleza natural. Lugares que são a cara do nosso país e merecem fazer parte da nossa série Viagem Brasil.

Melhores praias brasileiras em abril
Se você quer apenas praia, vou direto ao ponto: as praias com maior probabilidade de sol no litoral brasileiro em abril, estão nos estados de Santa Catarina, Paraná e Espírito Santo. O norte do Rio de Janeiro e sul da Bahia também são boas escolhas. Já o litoral de São Paulo e boa parte do nordeste ainda estão debaixo de chuva. Claro que é possível ter alguns dias de sol nesses lugares, afinal, meteorologia é sempre um imprevisto. De qualquer forma, fique de olho na previsão do tempo.

1. Florianópolis, SC

Depois de uma quente, chuvosa e engarrafada alta temporada, Florianópolis fica muito melhor em abril. Afinal é início de outono, o que significa menos chuvas e menos calor, com as águas ainda aquecidas depois de um longo verão.

Como acabaram as férias escolares, a cidade fica mais tranquila, com menos chances de passar o dia inteiro num engarrafamento a caminho da praia. Então, se tá afim de curtir a Ilha da Magia, vá em abril, porque em maio o frio já começa a atrapalhar a praia.

Aproveite e veja também os preços de hotéis em Florianópolis, assim você comprova que é realmente mais barato viajar na baixa temporada de abril.

2. Chapada dos Veadeiros, GO

Enquanto em março as chuvas fortes tornam os passeios perigosos nas cachoeiras, abril é bem mais propício ao turismo na Chapada dos Veadeiros, principalmente no final do mês. Mas ainda existe a possibilidade de chuva.

Então fique atento às nuvens, pois uma chuva forte em outra parte do rio pode gerar uma tromba d’água. E nunca se esqueça de conferir a previsão do tempo antes de viajar.

3. Foz do Iguaçú, PR

Se em março Foz do Iguaçú já era um bom destino, em abril é melhor ainda. Isso porque chove um pouco menos e as temperaturas máximas médias finalmente ficam abaixo de 30 ºC. Com o menor volume de chuvas e de água no rio, a visibilidade nas cataratas já fica um pouco melhor. Espetáculo garantido. Além da visita às quedas d’água, faça também passeios no Macuco Safari, no Parque das Aves e na Usina de Itaipú.

Dica valiosa: não deixe de conhecer Puerto Iguazú, cidade argentina do outro lado das cataratas. Além da vista privilegiada, aproveite para explorar a boa culinária argentina. Mas a melhor base para hospedagem é do lado brasileiro, nos bons hotéis de Foz do Iguaçú, alguns deles bem perto das cataratas.

4. Ilha do Mel, PR

Outro destino no Paraná que merece ser explorado em abril é a bucólica Ilha do Mel. Assim como Ubatuba, no litoral de São Paulo, a Ilha do Mel é conhecida por ser muito chuvosa. Mas em abril o volume de chuvas historicamente reduz bastante. Afinal é o primeiro mês de outono. Outra vantagem de viajar em abril, é encontrar a ilha menos lotada, o que leva também a gastos menores com hospedagem.

A Ilha do Mel tem duas vilas. Eu fiquei em Brasília e gostei. Tem bons restaurantes e lindas praias. Em Encantadas acontecem dois eventos em abril: o Festival Sul Brasileiro de Parapente e o Fest Pesque, um campeonato de pesca. Encontre sua pousada na Ilha do Mel com antecedência, pois os eventos podem lotar as ilha.

5. Caldas Novas e Rio Quente, GO

Capital das águas quentes, Caldas Novas é um bom destino em qualquer época do ano, mas em abril a cidade fica ainda melhor. Isso porque o clima está mais agradável, com temperaturas mais baixas e menor probabilidade de chuvas. O que combina muito com as piscinas termais. A vizinha Rio Quente tem clima parecido e em abril já passou a tumultuada alta temporada no Rio Quente Resorts (foto abaixo).

Caldas Novas é daqueles destinos onde a escolha do hotel vai influenciar muito na sua experiência. Por isso, antes de viajar, recomendo que conheça os 10 Melhores hotéis de Caldas Novas, espalhados pelas principais regiões da cidade, e todos eles com piscinas de águas quentes.

6. Praias do Espírito Santo, ES

O litoral do Espírito Santo tem um dos melhores climas de praia do Brasil no mês de abril. Abaixo de Vitória, em direção ao Rio de Janeiro, a probabilidade de chover é ainda menor. Então aproveite para curtir as melhores praias do estado, em lugares como Vitória, Guarapari, Marataízes, Aracruz e Linhares. Aliás, nessa última cidade tem a Praia Naturista de Barra Seca.

Vale a pena ver no blog Capixaba na Estrada a lista com as melhores praias do Espírito Santo, onde tem boas dicas para você encontrar praias mais tranquilas e sem aglomeração.

7. Caraíva, BA

Atenção: nem toda as praias da Bahia são ensolaradas em abril. Quanto mais ao norte, mais chance de chover. O sol está mais firme nas praias de Porto Seguro, como Caraíva e Trancoso. Mas, para destinos como Ilhéus, Itacaré, Salvador, Praia do Forte e Morro de São Paulo, melhor esperar até agosto.

Se você quer praia na Bahia, mas quer evitar a todo custo a agitação de Porto Seguro, então siga direto para Caraíva. São apenas 70 km ao sul da vizinha famosa, mas parece um outro mundo. Por mais que Caraíva esteja cada vez mais na moda, ela ainda é tranquila se comparada a Arraial d’Ajuda e Trancoso. E abril é uma boa época para conhecer esse paraíso.

Além de muitas dicas, aqui no blog tem uma lista das pousadas boas e baratas em Caraíva, para você se hospedar bem sem gastar muito.

8. Balneário Camboriú, SC

Considero abril um dos melhores meses em Balneário Camboriú. Isso porque o clima fica um pouco menos quente e menos chuvoso do que março, como acontece em Florianópolis. As temperaturas médias variam entre 20 ºC e 25 ºC. Então dá pra encarar o mar gelado durante o dia, e sair bem vestido para as baladas à noite.

Além de Balneário Camboriú, outras praias catarinenses são excelentes destinos no mês de abril, como Bombinhas, Floripa e Guarda do Embaú.

9. Campos do Jordão, SP

Pra quem mora em São Paulo, Campos do Jordão é um dos melhores destinos para passar o fim de semana. Dependendo da distância  até a cidade de origem, é possível até fazer um bate e volta. Se for o seu caso, aproveite para conhecer a cidade e explorar a Serra da Mantiqueira antes da alta temporada, que começa em meados de maio. Pois, junto com o frio, aumentam os preços e a lotação de turistas em Campos do Jordão.

Se vai passar pelo menos 1 noite na cidade, veja nossas dicas sobre onde ficar em Campos do Jordão, com dicas de melhores lugares e pousadas.

10. Chapada Diamantina, BA

Nem só de praia vive o turismo na Bahia. A maior prova disso é a Chapada Diamantina, parque nacional com 152 mil hectares e inúmeras cachoeiras, cavernas e rotas pra trilhas. Abril é o início da estação seca na região. O que significa trilhas com menos lama e menor probabilidade de chuva.

O site Guia da Chapada Diamantina é o mais completo sobre a região. Lá você encontra dicas de restaurantes, guias turísticos e pousadas. Recomendo começar por esse ranking com as 11 maiores cachoeiras, pra sentir ainda mais vontade de viajar em abril.

Para onde viajar no Brasil em cada mês do ano

Janeiro  •  Fevereiro  •  Março  •  Abril  •  Maio  •  Junho

Julho  •  Agosto  •  Setembro  •  Outubro  •  Novembro  •  Dezembro

Aproveite o clima favorável em alguns dos melhores destinos do Brasil em abril. E se tiver dúvida, basta perguntar. Boa viagem!

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

        • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
        • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO
Autor

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários