Nápoles ou Florença, qual é o melhor destino?

Tão próximas, tão diferentes. Nápoles e Florença estão entre as cidades mais bonitas e interessantes da Itália. Mas se você pode visitar apenas uma delas na sua viagem, este comparativo vai te ajudar.

Para quem está em Roma, a visita a Nápoles ou Florença é fácil e barata de fazer. Inclusive, é possível fazer uma viagem do tipo bate e volta, ou seja, sem precisar dormir.

Mas são destino tão incríveis que o melhor mesmo é passar no mínimo 2 noites, seja em Florença ou Nápoles.

O que Nápoles tem de melhor do que Florença

  • A comida (pizza!) e o café expresso
  • Os destinos próximos
  • Os preços muito mais baixos

O Reino de Nápoles dominou por séculos o sul da atual Itália. Como sede de um poderoso império, a capital ganhou palácios, teatros e castelos, que ainda hoje compõem a paisagem da cidade, de ares medievais, com o poderoso Vulcão Vesúvio ao fundo.

A pizza foi inventada em Nápoles. E até hoje lá são feitas as melhores pizzas do mundo. Quem prova a legítima pizza napolitana, em alguma das melhores pizzerias de Nápoles, comprova que o nível é muito acima ao de Florença ou de qualquer outra parte da Itália.

Falando em comida, logo me lembro do limoncello, licor de limão produzido no Golfo de Nápoles. E do cremoso café expresso de Nápoles, o melhor da Itália, servido em qualquer boteco da cidade.Acompanhando de um doce típico, fica perfeito.

A posição de Nápoles no mapa da Itália possibilita passeios imperdíveis, como para a Ilha de Capri, Sorrento e as ruínas de Pompéia.

E na própria Nápoles, há passeios insólitos, como o para a Nápoles Subterrânea.

Apesar de muitos não gostarem da atmosfera caótica de Nápoles, ninguém questiona o que a cidade tem de melhor: a comida, a receptividade e os preços, sendo um destino muito mais barato do que Florença e qualquer outra cidade ao norte de Nápoles.

O que Florença de tem melhor do que Nápoles

  • Os museus
  • As degustações de vinhos
  • A organização

Florença foi a sede da República Florentina e berço do renascimento, movimento cultural que moldou o mundo ocidental a partir do século XIV. E lá nasceram figuras célebres como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Dante Alighieri e Nicolau Maquiavel.

A vocação cultural de Florença atravessou séculos. Ela abriga alguns dos museus mais importantes do mundo, como a Galleria Uffizi e a Galeria da Academia de Belas Artes de Florença, onde está exposta a Estátua de Davi.

Com uma imponente arquitetura, em Florença se destacam a majestosa catedral do Duomo de Florença e a histórica Ponte Vecchio, que conecta os dois lados da cidade desde a Idade Média.

A gastronomia de Florença é famosa na Itália, em especial a Bisteca Fiorentina. E seus vinhos, produzidos nos vales da Toscana, estão entre os melhores do mundo.

Inclusive, visitar vinícolas é o principal passeio a partir de Florença. Mas também vale a pena conhecer a cidade de Lucca, cercada por uma muralha medieval, e Pisa, onde fica a famosa torre torta.

Afinal, qual é melhor, Nápoles ou Florença?

Depende da sua motivação.

Pra comer as melhores massas e pizzas, Nápoles é melhor. A variedade de passeios também é superior, incluindo lindas praias da Costa Amalfitana, a ilha de Capri, a cidade romana de Pompeia e até atividades no Vulcão Vesúvio. Além de tudo, Nápoles é a capital da “verdadeira Itália”, com uma atmosfera vibrante e peculiar.

Prefere carne em vez de pizza, e vinho em vez limoncello? Gosta mais de museus do que de castelos? Sente-se melhor numa cidade organizada do que num caos italiano? Seu destino é Florença.

Já tem termos de segurança, Nápoles tem uma pior fama, por conta da sua conhecida máfia. Mas Florença, assim como boa parte da Itália, enfrenta uma onda de roubos. Independentemente se escolher Florença ou Nápoles, tenha atenção aos seus pertences.

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários