Onde ir em Buenos Aires sem gastar seus queridos pesos? A dica é fazer estes passeios grátis em lugares incríveis da capital argentina. Alguns são pontos turísticos clássicos da cidade. Outros, nem tanto. Vem com a gente!

Pois é, você não precisa torrar milhares de pesos em casas de tango, restaurantes, teatros, museus e cafés para ser feliz em Buenos Buenos. Se quer economizar, ou simplesmente variar, faça estes passeios grátis em Buenos Aires.

Selecionei 7 lugares que não cobram entrada e são ótimos programas para fazer em Buenos Aires. Então, não fique na dúvida sobre onde ir. (Para economizar muito também com hospedagem, veja onde ficar em Buenos Aires)

 

1. “Circuito Papal” / Roteiro Papa Francisco

monumentos buenos aires catedral
Em frente à Plaza de Mayo, a Catedral Metropolitana de Buenos Aires já foi local de trabalho do Papa Francisco.

Para católicos e outros fãs do Papa mais Pop de todos os tempos, seguir os passos do Papa Francisco é um bom programa grátis a se fazer em Buenos Aires. E você pode conhecer os lugares mais importantes da sua trajetória em uma caminhada guiada grátis.

papa francisco torcedor san lorenzo
O Papa Francisco é torcedor fanático do San Lorenzo

Começa pelo bairro Flores, onde o papa argentino passou sua infância. Foi lá, na Basílica de San Jose, que o jovem Jorge Bergoglio disse ter tido uma epifania durante uma confissão. Veja também a casa onde ele nasceu, a escola em que estudou e outra casa em que morou.

Depois, o circuito segue para o Santuário de Maria, onde o Papa foi seminarista.

Por fim, o passeio acaba na Catedral Metropolitana, onde o hoje papa celebrava suas missas quando era Arcebisbo. Aliás, a catedral está na nossa lista de monumentos imperdíveis em Buenos Aires.

As fotos mais legais e informações sobre como agendar o passeio, estão lá no AiresBuenosBlog.

 

2. La Boca

passeios gratis buenos aires la boca
Maradona é onipresente em La Boca | Foto de Leandro Ciuffo

Já falei aqui no blog que La Boca não é Buenos Aires. Não vou desdizer isso, mas, ainda assim, La Boca merece uma visita.  Explorar o bairro é realmente um bom passeio grátis em Buenos Aires.

caminito buenos aires passeios gratis
Não faltam lojas de souvenir em La Boca | Foto de José Arlindo

Pelas ruas coloridas de La Boca, você vai ver desenhos e pinturas que são a cara da argentina. Tem estátua de Maradona, tem dançarinos de tango na rua e tem a rua museu mais famosa da Argentina: o Caminito, uma verdadeira galeria de arte a céu aberto.

E se você gosta de futebol, o estádio La Bombonera fica no bairro e tem uma loja própria, com tudo o que você imaginar estampado com as cores do time, desde camisetas e bonés a chaveiros e bugingangas. Se quiser entrar no estádio, a vista guiada é paga.

Atenção em La Boca: fique atento aos seus pertences e aos restaurantes, que costuram ser caros e de baixa qualidade.

 

3. Reserva Ecológica Costanera Sur

reserva costanera sur buenos aires argentina
Ao lado dos canais de Puerto Madero, está a Reserva Ecologica Costanera Sur, a grande área verde da foto | Foto de Diego Silvestre

Já pensou em fazer um piquenique às margens do Rio de la Plata? Ou um trilha pertinho do centro de Buenos Aires? Provavelmente não. Isso porque Buenos Aires esconde sua orla na maior parte da cidade. Pois saiba que, além de ter Praia em Buenos Aires, a cidade tem essa reserva ecológica de 360 hectares que você pode explorar sem gastar nada. E, melhor ainda: fica praticamente dentro da cidade, colada no bairro de Puerto Madero.

reserva costanera sur buenos aires argentina rio de la plata
Rio de La Plata, na Reserva Costanera Sur | Foto do Governo de Buenos Aires

Por ter uma localização tão central, ao lado de bairros nobre em Buenos Aires, é considerada a reserva ecológica com o metro quadrado mais caro do mundo. Um passeio grátis em Buenos Aires em que é possível fazer diversas atividades, como trilha, ciclismo, observação de aves e, como falei no início, um belo de um piquenique em meio à natureza.

 

4. Casa Rosada

casa rosada buenos aires argentina plaza de mayo
A fachada da Casa Rosada todo mundo conhece. Diferente mesmo é lá dentro. | Foto de Geoff

A casa que é símbolo de Buenos Aires, onde vivem os Presidentes da República, abre para visitas gratuitas aos sábados e domingos. Uma boa dica de passeio grátis em Buenos Aires, numa região cercada de outras atrações turísticas, como a própria Catedral Metropolitana.

Vale mesmo a pena entrar na Casa Rosada, onde estão presentes luxuosos que a Argentina recebeu de países como Itália, França e Espanha.

No Pátio das Palmeiras, sinta-se numa grande casa colonial. No Salón Blanco, observe o luxo e a ostentação, uma lembrança dos tempos em que a Argentina foi um dos países mais ricos do mundo.

dentro casa rosada passeios gratis buenos aires
Salón Blanco, dentro da Casa Rosada, com seu piso importado de Bruxelas | Foto de Dani Oliver

Li que, recentemente, o presidente Mauricio Macri teria retirado os quadros de Che Guevara, Perón e Bolívar da Galeria dos Patriotas. Sobre os pertences de Evita Perón, não sei dizer se ainda estão à mostra. Prova da total falta de companheirismo entre os populistas argentinos.

Para fotos legais da casa e informações detalhadas, recomendo ler o post A Casa Rosada é colorida por dentro.

 

5. Feira de San Telmo

feira san telmo buenos aires argentina
Músicos na Feira de San Telmo. Também não faltam dançarinos de tango por lá | Foto de Lauro Maia
banca feira san telmo buenos aires passeios
Banca de jornais e desenhos antigos na Feira de San Telmo | Foto de Rogério Tomaz

Jornais antigos, gibis, calcinhas, relógios, tapetes, instrumentos musicais… A lista do que se vende na Feira de San Telmo é interminável. Entre os passeios grátis em Buenos Aires, esse é um dos mais cheios de vida.

Todos os domingos, das 10h às 17h, acontece essa que é a feira de rua mais famosa de Buenos Aires. Frequentada por moradores e, cada vez mais, por turistas. Gente que vai para comprar artigos antigos, coisas diferentes ou simplesmente para observar o que rola por lá.

E também tem bancas de comida na Feira de San Telmo. E também tem músicos por toda parte, cantando, tocando e passando o chapéu. Dançarinos de tango também aproveitam pra faturar uns pesos.

Endereço: Defensa, 1098 – San Telmo, Buenos Aires

 

Mais Buenas Dicas em Buenos Aires:

Gostou dos passeios grátis em Buenos Aires, mas ainda precisa de mais dicas para montar seu roteiro na cidade? Então confira as dicas mais legais sobre Buenos Aires e outros artigos aqui do blog.

Pontos turísticos essenciais de Buenos Aires

Onde ficar em Buenos Aires

Os melhores hotéis 5 estrelas de Buenos Aires

Todas as dicas de Buenos Aires.

 

Viajar com tudo reservado é bem melhor
  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  • Touron: agência de turismo online para reservar passeios e traslados
  • RentCars: aluguel de carro pelo menor preço nas principais locadoras do mundo

Descontos para economizar na viagem

 
Autor

Criador e principal editor do Buenas Dicas, o blog do viajante inteligente (que é você 😄). Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários