Porto Seguro

Um roteiro diferente em Porto Seguro

Porto Seguro além das praias. Conheça lugares históricos e vilas pouco visitadas.

Para você que já visitou Porto Seguro uma ou mais vezes, a dica é fazer um roteiro diferente na próxima viagem. Afinal, Porto Seguro é muito mais do que as animadas barracas de praia da Avenida Beira-Mar.

Selecionei os melhores passeios para fazer em Porto Seguro, Santa Cruz de Cabrália e região. Alguns deles já são um pouco conhecidos, outros, nem tanto.

Por isso mesmo, confira do início ao fim nosso roteiro diferente em Porto Seguro, incluindo dicas de praias, lugares históricos e vilas próximas para visitar e quem sabe até passar algumas noites.

Agilize seu roteiro: para visitar Porto Seguro além das praias centrais, a dica é alugar um carro. As principais locadoras tem unidades no Aeroporto de Porto Seguro (preços aqui). Fui dirigindo a todos os locais indicados e acho que compensa, e saiu mais barato do que ir com agência de turismo.

Porto Seguro além das praias: um roteiro diferente pela cidade

Aqui no blogs, além da lista com as Melhores praias de Porto Seguro, também o post O que fazer um Porto Seguro, um guia completo com os lugares mais visitados da cidade. Caso busque os principais pontos turísticos, leia esses conteúdos.

Agora, vou apresentar a você atividades menos clichês, por lugares menos conhecidos da região de Porto Seguro e Santa Cruz de Cabrália. Selecionei apenas passeios possíveis pra fazer em um dia, o que fica ainda mais fácil se estiver de carro.

Santo André

Entre a foz do rio e o mar, Santo André é uma pequena vila de Santa Cruz de Cabrália. Possui poucos e bons restaurantes e pousadas pé na areia, tanto na praia de mar aberto, quanto na praia do rio.

É um passeio para aquele dia em que você estiver cansado das praias lotadas e barulhentas de Porto Seguro. Faça como a seleção da Alemanha na Copa do Mundo de 2014 e vá descansar com tranquilidade e comida boa em Santo André.

↪ Como chegar: Santo André fica a pouco mais de 1h do Centro de Porto Seguro. Siga pela Avenida Beira-Mar até Santa Cruz de Cabrália e faça a travessia de balsa, que funciona o dia todo. Do outro lado do rio, a estrada está em ótimas condições.

Gostei tanto de Santo André, que passei 4 noites por lá, hospedado no Resort Vila Angatú, que é pé na areia e possui café da manhã e jantar inclusos no valor da diária. Gostei bastante.

Santo Antônio

Pouco depois de Santo André, a vila de Santo Antônio é ainda menos visitada pelos turistas. Mas é um passeio que vale a pena fazer.

O principal motivo é que Praia de Santo Antônio tem águas mais calmas e rasas do que Santo André, sendo assim mais segura para banhistas. Não há grandes barracas de praia. O principal ponto de apoio é o Maroca Praia, restaurante pé na areia, muito bem estruturado, com estacionamento e cardápio de comidas regionais.

↪ Como chegar: Santo Antônio fica 11 km à frente de Santo André. Para chegar à praia, é preciso seguir alguns minutos por estradas de terra. Fui em dias de chuva, em carro de passeio, e passei com facilidade pela lama.

Centro Histórico de Santa Cruz de Cabrália

Além da Praia de Coroa Vermelha, onde foi celebrada a primeira missa no Brasil, Santa Cruz de Cabrália possui outro ponto turístico importante: o Centro Histórico localizado no topo de uma colina, onde estão a Igreja Matriz, o cemitério e ruínas desconhecidas.

Mas o melhor mesmo é a vista do Mirante do Centro Histórico de Cabrália, que alcança o Rio João de Tiba, as praias da cidade e até Coroa Alta, já em alto mar.

Centro Histórico de Porto Seguro

Nem todo mundo que visita Porto Seguro sabe que a cidade tem um simpático centro histórico. Isso porque ele fica afastado do centro comercial da cidade, no topo de uma falésia.

Distante da especulação imobiliária, a “Cidade Alta” de Porto Seguro se manteve preservada ao longo dos séculos. Lá estão o Museu de Porto Seguro, uma paróquia e outros edifícios e casarios históricos. E também lojinhas e restaurantes de comidas típicas.

  Saiba mais: Aqui no blog expliquei tudo sobre o Passeio ao Centro Histórico de Porto Seguro, com dicas relacionadas a transporte, preços e o que fazer por lá.

Arraial d’Ajuda e Trancoso

É inacreditável, mas tem gente que viaja a Porto Seguro e nem sequer visita Arraial d’Ajuda e Trancoso. Mas, vai por mim, são passeios indispensáveis.

Vale a pena conhecer Arraial d’Ajuda por ser uma vila histórica e super charmosa. Além do famoso Mirante das Fitinhas, Arraial possui um centrinho comercial cheio de lojas e restaurantes. E descendo a rua principal, está a Praia do Mucugê, que apesar de não ser das melhores para banho, é animada e bem estruturada.

Já as Praias de Trancoso são muito melhores e mais bonitas. A vila, bastante frequentada por celebridades, tem bons restaurantes e bares, muitos deles no emblemático Quadrado de Trancoso.

↪ Vá além: Conheça também Caraíva, que também fica no município de Porto Seguro, mas é um pouco mais distante. Inclusive passar a noite por lá.

Continue planejando seu roteiro em Porto Seguro

Você está no blog especialista em Porto Seguro e Santa Cruz de Cabrália. Fiz várias viagens para a região nos últimos anos, e disponibilizo aqui dicas completas para cada etapa da sua viagem, em guia como as Dicas de Trancoso e O que fazer em Porto Seguro.

Caso não encontre a informação que precisa, basta perguntar, seja pelos comentários abaixo ou para o email nivaldo@buenasdicas.com. Eu mesmo respondo, sempre com a maior agilidade possível.

Deseja a você um excelente roteiro em Porto Seguro e no sul da Bahia.

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

        • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
        • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários