Santorini ou Atenas, qual é o melhor destino?

Santorini e Atenas são destinos incríveis, e estão entre os lugares mais visitados da Grécia. E é muito fácil combinar ambas no mesmo roteiro. Mas se puder conhecer apenas um deles na viagem, para onde ir?

Afinal, Santorini ou Atenas, qual é o melhor destino de viagem?

Para responder a essa pergunta, fiz este comparativo entre a capital grega e a ilha mais famosa do país, para ajudar você a decidir para onde viajar.

Santorini ou Atenas, qual é melhor para você

De acordo com suas preferências e necessidades, entenda qual é o melhor destino para incluir na sua viagem, se Atenas ou Santorini.

Avaliamos comidas, preços, atrações, clima e hospedagem, entre outros tópicos, para você decidir qual deles mais combina com você e a época da sua viagem.

1. Época da viagem

Atenas pode ser visitada em qualquer época do ano, pois suas atrações principais são os museus e monumentos históricos. Inclusive, nos meses frios é mais agradável fazer esses passeios e há menos filas.

Já Santorini fica praticamente fechada para turistas nos meses frios, entre novembro e fevereiro. Se quiser ir nessa época, mesmo sem nada pra fazer, vai ter dificuldade para encontrar voos, hotéis e restaurantes.

✔️ Vai para a Grécia entre novembro e fevereiro? A melhor escolha é Atenas.

Viaja em julho ou agosto? O calor é infernal em toda a Grécia, e cada lugar tem desvantagens específicas. Em Atenas, há longas filas nas atrações, muitas delas com longas escadarias. E Santorini, que tem apenas 30 km de uma ponta à outra, fica intransitável, com engarrafamentos de carros e de gente. Se eu fosse você, iria pra outro lugar nessa época. Aqui tem dicas: Julho na Europa.

2. Onde a comida é melhor

Rica em frutos do mar, saladas, iogurtes e assados, a comida grega é boa em qualquer lugar do país, das ilhas ao interior.

Em Santorini se come muito bem, especialmente peixes. Inclusive, veja nossas dicas de restaurantes em Santorini. Mas fica complicado para a ilhota numa comparação com Atenas. Afinal, na maior cidade da Grécia, há muito mais restaurantes e diversidade de pratos.

✔️ Pela maior variedade de restaurantes, Atenas é melhor para comer.

3. Qual tem as melhores atrações

Tanto Atenas quanto Santorini são destinos únicos, cada um por seus motivos.

Atenas é mais conhecidas por suas ruínas e monumentos milenares, como a Acrópole. Mas também tem boas praias e um simpático centrinho histórico, como o bairro de Plaka, repleto de bares pelas famosas escadarias.

Santorini também é peculiar, pois é uma ilha vulcânica, com praias de todos os tipos, inclusive de areias pretas. Embora seja mais conhecida por suas casinhas brancas e pelo pôr do sol em Óia, que já foi eleito o mais bonito do mundo.

✔️ É apaixonado por história? Escolha Atenas.
✔️ Prefere paisagens surreais? Vá para Santorini.

4. Facilidade de acesso

Logicamente, Atenas é um destino muito mais fácil de chegar. Afinal, é uma capital, está no continente, e recebe voos regulares das maiores cidades da Europa, de janeiro a dezembro.

Enquanto isso, Santorini é uma das mais remotas das Ilhas Cíclades. Entre março e outubro, recebe muitos voos, alguns deles diretos das metrópoles europeias. Mas as rotas mais baratas exigem conexão em Atenas.

Também é fácil chegar em Santorini usando o excelente sistema de balsas na Grécia. Na alta temporada, há linhas regulares entre Santorini, Atenas e as principais ilhas gregas.

✔️ A frequência de voos é muito mais para Atenas, e as passagens são mais baratas.

Confira preços de voos para a Grécia, simultaneamente para Atenas e Santorini, pelas principais cias que operam na região, como Aegean, Ryanair, Volotea e Transavia, entre outras.

5. Qual destino é mais bonito

Santorini, Grécia

Com suas colinas, ruínas da Grécia Antiga e ruas de mármore, Atenas tem um centro histórico bonito e peculiar. Fora desse miolo, é uma cidade comum, que inclusive lembra grandes cidades brasileiras.

Já Santorini é um destino de belezas naturais impressionantes. Com suas famosas casinhas brancas sobre as falésias e praias de beleza única, essa ilha vulcânica está entre as mais bonitas da Grécia.

✔️ Prefere belezas naturais do que museus e ruínas? Vá para Santorini.

6. Qual é mais barata

A Grécia é um destino relativamente barato. Em comparação com países como Itália, Alemanha e França, se gasta muito menos em terras gregas, principalmente com alimentação e hospedagem.

Já entre Santorini em Atenas, os preços de modo geral são mais baixos na capital. Mas é preciso considerar a época da viagem.

Por exemplo, comida é sempre mais caro em Santorini. Mas, numa viagem em baixa temporada para a ilha, como em março e outubro, os hotéis ficam muito mais baratos do que em Atenas.

✔️ Viagem na média ou alta temporada? Atenas custa menos.
✔️ Vai na baixa temporada, como março e outubro? Tem boas promoções nos hotéis de Santorini.

Afinal, viajar para Atenas ou Santorini?

Dos cinco tópicos acima, Atenas vence quatro. Mas Santorini ganha por larga vantagem na categoria belezas naturais.

Portanto, numa escolha mais racional, seu destino provavelmente será Atenas, onde há maior diversidade de restaurantes, atrações para todos os gostos (inclusive praias) e ainda se gasta muito menos.

Mas a gente sabe que destinos de viagem geralmente são escolhidos com o coração. E Santorini, com suas paisagens de beleza surreal, conquista milhões de visitantes só por linda.


Continue planejando sua viagem à Grécia

Sabia que eu comi muito melhor na Grécia do que na Itália? E a gastronomia é apenas um dos motivos para visitar esse país de belezas únicas e históricas milenares.

Aqui no blog já temos muitas dicas de viagem para a Grécia, com informações relevantes para o seu planejamento de viagem.

Então aproveite e veja também:

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *