| | |

5 destinos para viajar em julho na Europa – E onde evitar

Julho é verão na Europa. Calor e alta temporada. O sul do continente está fervendo de calor e de gente nas praias. Nesse que é o mês mais quente do ano, é preciso escolher bem para onde viajar. Aqui vão 5 dicas de destinos que são perfeitos para conhecer no mês de julho.

Mas onde o clima está melhor? Onde ir para evitar a superlotação? Como economizar? Vou responder todas essas perguntas com dicas de praias, capitais e destinos clássicos para visitar no mês das férias no verão europeu.


Melhores destinos na Europa em julho

Escolhi apenas 5 destinos para destacar, indicando médias de temperaturas e algumas dicas de viagem, como o que acontece de melhor e o que fazer em cada um. Após a lista, veja outros lugares que também são uma boa pedida para o mês de julho.

1. Londres, Inglaterra – Poucas chuvas, Wimbledon e mais eventos

Temperaturas médias: entre 14 ºC e 25 ºC / Chance de chuva: pouca a moderada

Julho é o mês menos chuvoso do ano na capital inglesa, o que favorece as caminhadas. Pode até fazer muito calor, mas isso não acontece todo ano, sendo mais comum máximas por volta de 25ºC. Clima agradável para conhecer os parques e experimentar cervejas na área externa dos pubs. Além de pontos turísticos básicos, tem muitos eventos importantes no mês de julho em Londres, como o Campeonato de Tênis de Wimbledon, a Parada Gay e muitos espetáculos ao ar livre.


2. Ilha da Madeira, Portugal – Praias, trilhas e piscinas naturais com clima agradável

Temperaturas médias: entre 19 ºC e 25 ºC / Chance de chuva: pouca, quase zero

Mais perto da costa de África do que de Portugal, o Arquipélago da Madeira é um bom lugar para quem gosta de praia, mas prefere evitar o calor excessivo. Além de chover muito pouco nessa época. As atrações são diversas. Trilhas cruzam a mata fechada e chegam à costa rochosa. O vinho local é dos bons. E as praias, apesar das estreitas e escuras faixas de areia, tem águas mais agradáveis que o Mediterrâneo. A capital Funchal, onde nasceu Cristiano Ronaldo, tem um pequeno bairro histórico e ótimas opções de hospedagem.


3. Berlim, Alemanha – Dias longos, praia de rio e cerveja quase gelada

Temperaturas médias: entre 13 ºC e 24 ºC / Chance de chuva: pouca a moderada

Até a metade de julho, o verão costuma ser ameno em Berlim, com dias ensolarados sem muito calor. O povo fica feliz e celebra à moda alemã: os “biergartens” (jardim da cerveja), se espalham pela cidade. O Rio Spree vira a praia do berlinense, com direito a essa bela piscina flutuando, a “badeschiff”. Além da animação de época, a Berlim de sempre funciona normalmente em julho, em atrações como a Ilha dos Museus, o Tiergarten, a East Side Galley e memórias da Segunda Guerra Mundial. Confira os principais pontos turísticos de Berlim.


4. Cracóvia, Polônia – Para não se congelar em Auschwitz

Temperaturas médias: entre 14 ºC e 25 ºC / Chance de chuva: moderada a muita

Famosa e temida pelo clima quase sempre gélido, a Polônia tem um verão ameno. Julho é um mês chuvoso, mas como é uma cidade barata para comer e se hospedar, pode se programar para ficar muitos dias e não perder nada. Outra vantagem são os dias longos, com claridade até altas horas. O centro histórico é simpático e a vida noturna é animada. Cracóvia fica a apenas 70 km de distância de Auschwitz, campo de extermínio nazista da Segunda Guerra Mundial e hoje principal ponto turístico da região.


5. Reykjavik, Islândia – Sol da meia-noite e a beleza de sempre

Temperaturas médias: entre 8 ºC e 14 ºC / Chance de chuva: pouca a moderada

Se na maior parte da Europa o verão torna os dias longos, na Islândia simplesmente não existe noite. Os dias intermináveis causam insônia em muita gente. Por outro lado, dá mais tempo para o turista admirar as belezas do país, como na famosa Ring Road, estrada que dá a volta na ilha e passa pelos principais pontos turísticos. Outro vantagem da Islândia em julho é o clima agradável. Não deixe de visitar lugares essenciais, como a Blue Lagoon, uma grande lagoa com águas aquecidas naturalmente. Veja como é o sol da meia-noite no vídeo abaixo:

Para onde NÃO viajar na Europa em julho – Lugares quentes e lotados

Prefere evitar calor excessivo e superlotação? Então FUJA de alguns lugares da Europa em julho. No geral, evite países do sul da Europa, mais precisamente na Costa Mediterrânea, como Espanha, Itália e Grécia, além de outros lugares que podem enfrentar temperaturas acima de 40 ºC. Destinos a evitar:

  • Roma, Veneza e Nápoles, na Itália
  • Barcelona, Madrid e praias da Espanha
  • Lisboa, Algarve e praias de Portugal
  • Malta, Chipre e outras ilhas no Mediterrâneo
  • Paris e praias do sul da França
  • Dubrovnik e outras praias da Croácia e dos Bálcãs

Saiba para onde ir na Europa em outros meses do ano:

Créditos das fotos: Buenas Dicas e fotos com direitos autorais livres, como estas de Cracóvia (@dylu) e Ilha da Madeira (@republica, @monikawll, @upstairsgbr, @domeckopol).

Reserve hotéis, ingressos, passeios e seguros com os parceiros do Buenas Dicas.

Você não paga nada a mais, e o blog recebe uma comissão.

Conheça nossos parceiros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comentários

  1. Adorei suas Dicas Nivaldo!
    A gente sempre pensa que não dá pra viajar em julho na Europa!!!
    Mas as suas dicas são muito esclarecedoras!!!

  2. Oi Nilvado,
    Achei interessante as suas dicas. Efetivamente em julho faz muito calor na Italia e a gente acha que em Veneza não faz calor até começar a derreter por lá.. kkk
    Como eu amo praia, eu não acho ruim a ideia de visitar cidades de praias italianas no verão não… Sempre que posso dou uma escapadinha para o sul, especialmente para a Sicília. Existem praias de um turqueza incrível e a vantagem é que dá para aproveitar a viagem para curtir praia com história, tipo de manhã vai curtir o mar em Castellammare del Golfo e no final do dia vai para os templos de Segesta…
    Gostei da sua dica para conhecer Madeira… já coloquei na wishlist.
    Saudações da Toscana para você,
    Barbara

    1. Oi Bárbara! Obrigado pelo comentário e pelas dicas de praias na Sicília. Tenho um amigo de Gela, um hora quero ir lá fazer uma visita e um tour geral na ilha. Parece que a comida é excelente né. Abraço.