Visita à Torre do Cairo: preços, como chegar e se vale a pena

Com 187 metros de altura, a Torre do Cairo oferece uma vista 360 ºC da cidade. Do mirante, dá pra enxergar o Rio Nilo e outros dos principais pontos turísticos da capital do Egito. Se tiver sorte, até as Pirâmides.

Fiz a visita à Torre do Cairo por conta própria, indo de Uber e comprando o ingresso no local, e agora conto pra vocês como foi essa experiência, e se o passeio realmente vale a pena.

Construída em granito de Aswan e Inaugurada em 1971, a Torre do Cairo tem uma estrutura que remete à flor-de-lótus, planta símbolo do Egito, também conhecida como lótus-do-egito.

  • Horários de funcionamento:
  • No outono e no inverno, das 8h à meia-noite. Na primavera e no verão, das 9h à 1h da madrugada.
  • Todos os dias da semana, de segunda a domingo.

Como chegar à Torre do Cairo

O tour ao principal mirante da cidade do Cairo está incluso em muitos pacotes de viagem, e também está à venda aqui no Get Your Guide, em passeios realizados em diferentes horários, incluindo transporte.

Mas eu preferi ir de Uber, que é muito barato no Egito, e me pareceu seguro no Cairo. O carro me buscou no meu hotel (Swiss In) e me deixou bem na estrada do complexo da Torre do Cairo.

Outra possibilidade é ir a pé. A torre fica na Ilha Zamalek, a região mais rica e segura do Cairo. Tem bons hotéis perto da torre, como o Novotel Cairo El Borg, o Cairo Marriott e o Sofitel Cairo Nile. Caso esteja hospedado em algum deles, pode considerar ir andando.

Não cheguei a utilizar o metrô do Cairo. Se quiser tentar, a Estação Opera fica a 900 metros da torre.

Preço do ingresso da Torre do Cairo

Comprei o ingresso diretamente da bilheteria da torre, por 225 libras egípcias (EGP), valor equivalente a R$ 35 na cotação do dia.

Paguei em dinheiro, pois não estavam aceitando cartão. Não sei dizer se foi algo do momento ou se realmente não aceitam cartão de crédito.

Por isso, recomendo que você também leve dinheiro em espécie. Apesar de cartão ser aceito em muitos lugares no Egito, o uso ainda não é tão amplo quanto no Brasil.

Nessa base da torre, há também um café, um loja de presentes e um estúdio de fotografia. Um lugar bem simpático.

Subida ao observatório da Torre do Cairo

O observatório não fica exatamente no topo da torre. Enquanto a torre tem uma altura total de 187 metros, seu mirante está a 143 metros de altura.

Mas não se preocupe em subir escadas. O acesso ao mirante é de elevador.

O elevador é pequeno e antigo, com uma ascensorista que ocupa boa parte do espaço. Tive a sorte de ir num dia sem movimento, no meia da tarde. Para fugir das filas, evite horários próximos ao pôr-do-sol.

Na saída do elevador, está um café, que também é panorâmico. Tomei um café lá e tentei lanchar, mas não tinham nenhuma comida disponível.

Para acessar o piso do observatório, aí sim será preciso subir um único lance de escadas.

A vista do mirante da Torre do Cairo

A torre fica num ponto privilegiado do Cairo. Lá do alto enxerguei uma grande extensão do Rio Nilo, a Praça Tahrir e o Museu Egípcio, entre outros dos principais pontos turísticos do Cairo.

Mas não consegui ver as Pirâmides de Gizé.

A poluição extrema que paira sobre o Cairo forma uma névoa que impede a visão de locais mais distantes da torre. Alguns blogs estrangeiros conseguiram fotografar as Pirâmides a partir da Torre do Cairo, mas são poucos.

Imagino que seja muito raro conseguir visitar a Torre do Cairo num dia de céu limpo, por exemplo após um boa chuva, pois os índices pluviométricos da região são baixíssimos.

Repare que estava um dia de sol e céu aberto, com poucas nuvens. Mas essa fumaça de poluição no horizonte bloqueia muito a visão. Se você for num dia em que se enxerga melhor, talvez valha a pena tentar usar os binóculos disponíveis.

Vale a pena visitar a Torre do Cairo?

Sim, sem sombra de dúvidas.

Depois das Pirâmides, de Sacara e do Museu Egípocio, foi o melhor passeio que fiz no Cairo.

Pra mim, conhecer a Torre do Cairo foi muito mais interessante do que ir ao Mercado Khan El Khalili e à Mesquita de Alabastro.

Um dos motivos para isso, além da vista, foi o preço. Ter feito esse passeio por conta própria, sem agência de turismo, foi um dos poucos momentos de liberdade que tive no Egito.

Além disso, foi um passeio muito barato, um dos únicos em que paguei um preço real pelo transporte e pelo ingresso, afinal, as atividades com as agências de turismo no Egito tiveram todas um custo muito acima do razoável.

Continue planejando sua viagem ao Egito

Aqui no blog você encontra dicas sinceras e objetivas para sua viagem ao Egito. É um dos poucos lugares de internet com informações reais, pois paguei por minha viagem e NÃO fiz parceria ou visita patrocinada a nenhum local.

Por isso, aproveite a honestidade e veja também nossas outras dicas e informações relevantes para sua viagem ao Egito:

Desejo a você uma excelente viagem!

Créditos: todas essas fotos da Torre do Cairo pertencem ao acervo do blog e possuem direitos autorais protegidos por lei. Portanto, não podem ser reproduzidas sem a nossa autorização. Caso queira utilizar alguma imagem, fale comigo pelo email nivaldo@buenasdicas.com.

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *