Argentina

Turismo na Argentina: conheça o melhor das 6 regiões, do gelo ao deserto

A Argentina é um dos países mais visitados por brasileiros. Mas quase todo mundo conhece apenas Buenos Aires. Mas saiba que que há muito mais para explorar no país vizinho. Conheça os principais destinos turísticos da Argentina, que é dividida em grandes regiões. E aqui vai o melhor de cada uma.

O mapa de turismo da Argentina está dividido em 6 grandes regiões, cada uma com suas principais cidades e atrações. Entenda o que fazer em cada uma e para onde viajar na Argentina.

1. Patagônia – Geleiras, esqui e esportes de aventura

A grande estepe gelada ocupa a maior parte do território argentino, mas tem o menor número de habitantes. Em compensação, não faltam turistas. No inverno, o principal destino é Bariloche, além de outras cidades com estações de esqui, como Caviahue e Chubut. No verão, o clima ameno é ideal para conhecer as geleiras e fazer trilhas em El Calafate, Ushuaya e El Chaltén.

  • Principais atrações: Canal de Beagle, Perito Moreno, Laguna Esmeralda, Trem do Fim do Mundo, Cerro Catedral etc.
  • Melhor base: a região é imensa e os pontos turísticos estão bem espalhados. Pra conhecer um pouco de tudo, melhor passar algumas noites em Bariloche, El Calafate e Ushuaia.

2. Cuyo – Vinho, esqui e esportes de aventura

Lar dos picos mais altos da Cordilheira dos Andes, a região de Cuyo se especializou na produção de vinhos. Aqui fica Mendoza, especialista em uvas Malbec e vinhos tintos. Outro destaque da a região são as estações de esqui, como Las Leñas e Los Penitentes. Além dos próprios destinos argentino, é fácil combinar o turismo nessa região com uma passadinha em Santiago do Chile, do outro lado da montanha.

  • Principais atrações: Puente del Inca, Aconcágua, estações de esqui e vinícolas
  • Melhor base: Mendoza

3. Buenos Aires – História, arquitetura e praias

A região mais populosa da Argentina é também a mais importante para o turismo. Lá está a capital, Buenos Aires, com sua arquitetura grandiosa e farta gastronomia. Mas há mais lugares para visitar. Na mesma província estão as praias de Mar del Plata e Baía Blanca, além de cidades históricas

  • Principais atrações: Delta do Tigre, San Isidro, Pinamar, Mal del Plata, Villa Gesell, Miramar e Buenos Aires
  • Melhor base: Buenos Aires, obviamente

4. Córdoba – História e natureza

No centro da Argentina, a província de Córdoba é forte no turismo histórico. A melhor base para conhecer um pouco de tudo é a capital, de mesmo nome, segunda maior cidade da Argentina. Entre pampas e vales, veja pinturas rupestres, as cinco estâncias jesuítas e se acabe em cerveja em La Cumbrecita, onde acontece a melhor Oktoberfest da Argentina.

  • Principais atrações: Mina Clavero, Villa General Belgrano, La Cumbrecita e a própria cidade de Córdoba.
  • Melhor base: Córdoba

5. Litoral – História e uma natureza poderosa

Se pensou em mar, se enganou. A província Litoral está na verdade às margens dos rios Uruguay e Paraná. A principal atração turística da região é dividida com o Brasil: as Cataratas do Iguaçú, que na Argentina estão no Parque Nacional Iguazú. Outro lugar que merece uma vista é a bela cidade de Rosário, famosa pelo agito universitário e por ser a terra natal de Lionel Messi e Ernesto Che Guevara.

  • Principais atrações: Cataratas del Iguazú, Ruinas Jesuíticas Guaraníes, Esteros del Iberá, a região dos sete parques nacionais e roteiros de agroturismo.
  • Melhor base: as atrações estão bem espalhadas. Pode fazer uma viagem de carro de Rosário a Puerto Iguazú.

6. Norte – História e um deserto multicolorido

O desértico norte argentino tem algumas das paisagens mais incríveis do país. De belezas similares ao vizinho chileno, o Deserto do Atacama, no norte da Argentina estão lagunas com flamingos e longas planícies cobertas de sal, como o salar Salinas Grandes de Jujuy, na Quebrada de Humahuaca. Além de ser uma região de rica gastronomia, especialmente a cidade de Salta, famosa por suas empanadas.

  • Principais destinos: Purmamarca, Cafayate, Quebrada de Humahuaca e Cerro de los Siete Colores
  • Melhores bases: Salta é a maior cidade e deve ser visitada. Mas San Salvador de Jujuy tem melhor localização em relação aos pontos turísticos da região.

Mapa de turismo na Argentina

Veja mais dicas de viagem para a Argentina aqui no blog:

Viajar com tudo reservado é bem melhor
  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  • Touron: ingressos e tours em Buenos Aires e em todo o Brasil
  • Confidence: compra de moedas e cartão pré-pago internacional

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

→ Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguro Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem

→ Acesse o Airbnb por esse link e ganhe mais de  R$ 150 em crédito  de hospedagem se ainda não for cadastrado.

→ Chip internacional de dados e voz com  15% de desconto  se usar o cupom CHIPMAISBARATO.

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários